Como os “gênios” que comandam o nosso futebol não tiveram a sensibilidade de atentar para o momento político pela qual o país passava, tome de futebol num domingo em que o único jogo programado deveria ser em Brasília e, nada a ver com o nobre esporte bretão…
Então foi aquele “se vira nos 30”, para quem, como brasileiro, faz questão de acompanhar este momento decisivo na política e, como rubro-negro, o sagrado dever e prazer, de acompanhar a sublime paixão de vida e, quando possível, dar uma olhadela no clássico entre Vasco e Fluminense.
Aí meu amigo, o jeito é ser craque na arte de “zapear”…
Controle remoto permanentemente na mão e, tendo como base o canal 222 (Flamengo x Bangu), a toda hora, ou seja, a cada lateral, paralisação por contusão, parada técnica etc… direto para ver como as coisas caminhavam em Brasília. Aí, tome de 504 (Globo) e 540 (Globonews) e, quando dava, uma olhadela na decisão da Taça Guanabara (221).
Como nada é perfeito, nesta loucura “zapeativa”, acabei perdendo o segundo gol do Flamengo, que acabei vendo depois. Apesar dos 3 a 0, fica uma sensação de que alguma coisa está faltando. Apesar da fragilidade do time do Bangu, não tomamos gol por milagre…
Embora não seja um jogador luminoso, Marcelo Cirino vem sendo o atacante mais positivo do time, tanto é que é o artilheiro rubro-negro. Guerrero, nos dois últimos jogos, contou com dois erros grosseiros dos adversários. No penúltimo, do goleiro, e ontem, do zagueiro. Continua devendo…
Agora, o Vasco, de novo, na semifinal, e com a vantagem do empate. No meio de semana, Copa do Brasil, e precisando ganhar. Semana complicada…
De positivo, o retrospecto histórico, em que as grandes vitórias aconteceram em meio a momentos difíceis e complicados. No Flamengo, sempre tudo foi mais sofrido. Talvez, por isso, a conquista seja sempre mais gostosa…
A segunda-feira foi de uma avalanche de comentários sobre a reunião de ontem na Câmara dos Deputados. Hoje, o jornal O Globo deu um show, com um leque de comentaristas cada um melhor do que o outro. Nas redes sociais, na televisão e no rádio, muitas observações com relação à postura de alguns deputados, que teriam escorregado na elegância e no português. Não vou aqui entrar no mérito político, até porque este não é o propósito deste blog, onde o respeito à opinião é sagrado, e a educação na hora de discordar, obrigatória.
O que quero dizer, é que em um momento como o de ontem, com a emoção no ar, a forma passa a ser relativa, levando-se em conta a importância do conteúdo. Ao contrário de alguns que consideraram o que vimos um circo, consegui perceber emoção sincera em muitos dos deputados, até mesmo em alguns em desacordo com a língua pátria, mas falando com o coração, inclusive alguns, cujo conteúdo das mensagens fosse inteiramente em desacordo com o que penso. Mesmo pensando diferente, senti por parte deles sinceridade no que acreditavam e diziam. Às vezes, acho que os críticos esquecem que tudo que emana do povo, é reflexo do próprio povo. Como exigir comportamento e linguajar de príncipes e princesas, como se os nossos representantes tivessem formação da Sorbonne?
Companheiros, estamos no Brasil. Antes que alguém pense que não imagino um povo mais politizado e culto, claro que penso e sonho. Bem, mas aí já é outro papo…
Emoções mais fortes nos reservam domingo com a dupla de zaga formada por Wallace e César Martins.
A votação: Não custava muito aos Exmos deputados federais desta nação, um pouco mais de compostura, educação, afinal a galhofa que se formou ficou para a história. Como será que fariam os ingleses? Americanos? Menos ainda, os Chilenos? Mexicanos? Os indianos?
Meu caro Presidente, concordo inteiramente sobre o jogo contra o Bangu. Nada funcionou muito bem, apesar de duas semanas cheias para trabalhar. O comportamento do técnico, na parada técnica do 2º tempo diz tudo: completamente apoplético e com toda a razão. Defesa escancarada, que não levou gol de um adversário fraquinho, porque tivemos ajuda divina e competência do goleiro, de vez em quando. Meio campo com pouca pegada, exceção ao Cuellar, muito lento e sem qualquer criatividade. Mancu, AP e Ederson estiveram muito mal. No ataque, como consequência, poucas opções. Valeu pela velocidade do Cirino e de alguns lampejos do Guerrero, apesar de mais um gol perdido de forma incrível. Pois é, temos que melhorar muito.
Sobre a atração de Brasília, embora aqui não seja o fórum adequado, sem entrar no mérito do resultado, senti claramente a necessidade de uma reforma política no País. Segundo a CBN, dos 513 deputados, 299 tem algum passivo não esclarecido junto ao Ministério Público e/ou à Polícia Federal, enquanto o Presidente é réu junto ao STF, sem falar nas agressões ao nosso idioma. Quem sabe, pelo menos, requisitos mínimos para os que pleiteiam cargos públicos, tais como folha corrida imaculada, escolaridade condizente, etc. Aliás, é assim nas repartições públicas, nos seus concursos. Bem, mas aí, realmente é outra conversa. SRN
Jogo sem graça. Flamengo não forçou, jogou para o gasto. Também, esse time do Bangu é muito fraco. Ainda assim levamos alguns sustos.
Já venho sendo até chato aqui ao me posicionar criticamente contra o Guerrero. Está devendo e muito. Não justifica nem de perto o salário que ganha para o futebol que vem jogando.
Gostei de termos pegado o Vasco na semifinal. Estamos atravessados com as recentes derrotas. É mais do que hora de dar o troco ou ter a certeza de desaprendemos a ganhar do Vasco. Se não ganharmos de um time mediano como o deles, esqueçamos Brasileirão e Copa do Brasil.
Caro Kléber! Nos jogos que acompanhei, Brasília foi de muito mais entusiasmo do que o nosso Flamengo! Ficaram duas sensações diferentes: o Flamengo entrou pouco preocupado com a historia do jogo e Brasília entrou em im jogo para fazer história! E Fez! Tomara que quarta-feira o nosso Flamengo se agigante e se supere! Que use toda força e CONFIANÇA em prol da Vitória! Que no domingo, mesmo sem Juan, possamos avançar para a decisão! Que na quarta-feira e no domingo, não percamos os gols feitos que desperdiçamos ultimamente! Seja uma semana de muitas alegrias! Deus Abençoe a todo povo brasileiro, muito sofrido e desesperançoso quando se busca a combinação da boa gestão com o recurso obrigatório da honestidade! Ainda da tempo! Para o Brasil e para o Flamengo! SRN
Matéria hoje do Globo Esporte.com
Quase que a unanimidade dos torcedores vivem o momento e torcer o nariz para a demasiada e constante regra do Flamengo jogar fora do Rio.
Com isso dito, temos mais algumas verdades.
1 – Nenhum time do rio pode contar com o Maracanã
2 – O Flamengo é o time que mais saiu.
3 – O Botafogo é o que menos saiu.
OLhando a fundo a matéria, cabe aqui uma boa reflexão sobre o tema, e quem sabe possamos discutir isso mais a fundo numa outra opoortunidade
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2016/04/grana-na-bagagem-jogos-fora-do-rio-salvam-clubes-de-prejuizo-na-bilheteria.html
Caro Anderson, somos o que mais saímos, logicamente, é porque somos o time que mais tem torcedores espalhados por aí. Temos essa alternativa diferentemente dos outros clubes do Rio. Se é bom ou não é outra história. Concordo que um clube precisa ter sua “casa”, mas enquanto o Flamengo não se decide, o jeito, caro amigo, é ir como dizia nosso inesquecível Gonzagão “andando por esse país”.
Domingo estive preocupado com as nossas nações, a brasileira e a rubro negra. No meio da tarde, vi o jogo e muita coisa me deixou chateado. A lentidão do time, o excesso de passes errados, as mesmas falhas da zaga (seu afilhado Roger, falando sempre desse problema), jogadores que não sabem cruzar uma bola (parece que falta treino de fundamento), até o Muricy saiu do sério e deu uma esculhambada com todos na beira do campo. A equipe teve tempo para treinar e descansar, não notei nenhuma evolução. O Jorge fez um gol e nem comemorou, acho que ele não imagina a quantidade de pessoas de adorariam estar no lugar dele marcando um gol com a camisa do Flamengo.
Teremos 2 jogos na semana que podem definir o semestre do clube, Confiança no RJ e o Vasco em Manaus, mais uma viagem, bolso cheio de grana, recorde de bilheteria, metas sendo alcançadas pelo financeiro, já pelo departamento de futebol… Eles precisam aprender muito com o futebol.
Abs de Natal
Grande André, comungamos as mesmas idéias e visões do último jogo. Você, inclusive, destacou o fato do Jorge não ter comemorado o gol. Comentei a mesma coisa na hora, no exato momento que acontecia. É algo inacreditável! Um menino, que ainda engatinha no futebol, esnobando um momento especial do futebol: o gol! Alguns argumentam que foi em represália à torcida que vem “pegando no pé dele”. Se isto é fato, motivo deve haver. A melhor resposta é se aplicar mais, ter mais empenho e dedicação e não dar uma de zangado. Aliás, em geral, as comemorações de gol do atual elenco têm sido muito discretas. Sinal que pode estar havendo algo de errado no reino da Dinamarca. Olho no lance! SRN
Sr. Kleber, como sugeri em outro momento, a questão de alguns temas polêmicos para serem tratados no blog. Trago minha sugestão da semana, PV x Muralha ? Quem é o seu titular ? Muralha merece ter mais chances ? Emprestar ou vender o PV para o São Paulo ? O senhor esta feliz com o nosso goleiro titular, lhe passa confiança ? Teria pago uma boa grana em um goleiro para ser reserva ? Fica a dica.
Abs de Natal.
Fugindo do assunto…
Viram a eleição ocorrida entre os goleiros da Série A, para formar o ranking de melhores goleiros brasileiros? O nosso fraco PV não conseguiu um voto sequer! O Muralha apareceu com 3 votos.
Será que só o Muricy não vê que o nosso goleiro é horroroso? Vendam logo para o São Paulo, aproveitem que apareceu um louco interessado!
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/pombo-sem-asa/post/quem-sao-os-melhores-goleiros-do-brasil-na-opiniao-dos-proprios-goleiros-ranking.html
Sinceramente, Diego, também não entendo essa teimosia com o PV.
Já cansamos de ver falhas do mesmo e assim como Alce Wallace segue intocável.
Muricy é técnico padrão. Ele não mexe de jeito nenhum a não ser por força maior. E quando mexe, é sempre a mesma coisa. Se o Cirino vai sair, até o Papa já sabe quem vai entrar. O cara é muito metódico. Sinceramente, agora que acompanhamos mais de perto o trabalho do Muricy, não entendo o porquê dele ter todo esse conceito de que entende de futebol. Não vejo nada de muito diferente no que ele e outros fizeram. Pode até parecer bobagem o que vou dizer, mas até o Cristóvão inovava e arriscava mais que ele. Mas é fato que ele tem um punhado de títulos e isso o credencia, gostemos ou não disso.
Só consigo enxergar, além de preferir acreditar, que essa insistência com o Paulo Vitor seja para uma vitrine até conseguirem algum dinheiro com ele (caso venda para o São Paulo) e para não queimar o Muralha nessa reta final de campeonato. Só essa explicação mesmo pra gastar uma grana com o cara e colocar no banco.
Mas no Flamengo tudo é mais difícil, muitas incógnitas que nunca são culpa de ninguém e além disso ninguém resolve e no final continuamos na mesma… acaba cansando…
– Como pegamos Fernandinho, estamos conversando com Dátolo e nada de um zagueiro? Tá dando até pena do Juan, daqui a pouco ele desiste, na reta final de carreira ficar ao lado daquele jumento do Wallace;
– Palmeiras com estádio novo, Atlético Mineiro aprovando estádio novo com apoio da prefeitura e nós nesse joguinho pelo Maracanã;
– Íamos abandonar o carioca, focar na primeira liga e copa do brasil. Estamos ai preocupados com o jogo contra o vice, colocamos time reserva pra jogar a primeira Liga e perdemos pro Confiança…tá de sacanagem…e o cara culpando o desgaste. Será que é o desgaste que fez o Guerrero ficar com pé torto;
– Cadê a arena Mc’donald?
– O que Rodrigo Caetano está fazendo lá ainda…manda chamar o Zinho de volta…pelo menos ele aparece no campo.
– Não poderia faltar…renovação de Márcio Araujo, Cesar Martins, Pará…
Desculpem o desabafo…
SRN
PV – Qual goleiro que não falhou? Bruno falhava feio, Júlio César falhava, Gilmar falhava, Zé Carlos falhava, Filol falhava, Catarelli falhava, Renato falhava, pronto, listei goleiros até 1976. A diferença do PV é que lhe falta ainda um grande título como goleiro titular do Flamengo, essa é a diferença!
Faltou mencionar o Felipe, que tbm falhava…São 40 anos, e poucos goleiros tiveram a oportunidade de vestir a nr 1 no gol do Flamengo, isso mostra a longevidade que todo goleiro tem na Gávea, mostra que foram grandes goleiros.
Tá maluco Diego, vender o PV para quê? Quanto o SPFC vai pagar nele? 6mi? Duvido…Não se esqueça que o Muralha foi comprado para ser goleiro reserva por 2mi! O Muralha teve todas as chances de ser titular nos treinos de pré-temporada e jogos iniciais, PV foi melhor que ele. Se PV não for titular, e para mim é o titular, tbm é um excelente opção como 2o. goleiro, garoto criado na Gávea, vende-lo, nem pensar, senão que seja uma excelente proposta, caso contrário, não!
É Nino mas contratar um goleiro pagando um bom dinheiro para ser reserva não foi uma ideias das mais brilhantes. Era melhor ter mantido o César, então. PV falhou feio em muitos jogos no ano passado. Ele oscila muito, isso não pode acontecer com goleiro. Olha o goleiro do nosso maior rival no Rio, o cara é muito bom. E você sabe que o Vasco o contratou a preço de banana. Não temos gente ou pelo menos não tivemos a sorte ainda de ter uma contratação que fosse unanimidade nacional. São mais de três anos de EBM e não acertar a mão em um único jogador que seja inquestionável não tem justificativa que explique isso. Vasco acertou em Nenê e Martin Silva. Cadê os nossos olheiros que não enxergaram neles soluções muito melhores do que os que foram contratados na época? PV não é um goleiro ruim, tanto é que dizem que o São Paulo mostrou interesse nele. O problema é a irregularidade, o mesmo que vem acontecendo com o goleiro deles, o Dênis. Poderiam fazer uma troca, vai PV e mandam o Denis pra cá. Quem sabe os dois não se acertam.
Helder, Flamengo 1 Vasco 0 gol de Alexandro 2015, falha do Martin Silva…Então…todo mundo falha!