Divulgação

Vendo por um outro lado

Será que vai dar certo para o Flamengo?
Esta é a pergunta que está na cabeça de qualquer torcedor, seja ele rubro-negro ou não.
Não sei o que está passando na cabeça de Sampaoli, mas torço muito para que a questão seja a seguinte: “o que preciso corrigir para dar certo no Flamengo e, finalmente, ser reconhecido como um técnico confiável e vencedor?”.

Não conheço o treinador argentino, porém, por tudo que tenho de informação – histórico, imprensa e amigos do mundo da bola -, a conclusão que chego é a de que, embora com potencial reconhecido, no final do filme a conclusão é quase sempre a mesma: “a obra fica devendo, e muito, ao trailer”.

Se Sampaoli tiver humildade e sensibilidade para entender que esta passagem pode ser decisiva, representando verdadeiro divisor de águas em sua carreira, o resultado, por melhor que seja para o Flamengo, para ele será ainda mais significativo.
Com o potencial inegável, somado à fissura que tem em trabalhar, além dos conceitos interessantes que demonstra nas entrevistas, e da facilidade na empatia com o torcedor, é de fundamental importância que Sampaoli esteja neste momento se questionando por que, com tudo isto a seu favor, as conquistas foram escassas? Sim, pois além do brilhareco na seleção chilena, ficou devendo – e muito – na seleção argentina e nos clubes que dirigiu.

As inúmeras tatuagens são difíceis de serem retiradas, porém, os equívocos e defeitos desta jornada até aqui, se identificadas por ele, e deixarem de fazer parte nesta etapa profissional decisiva, representarão a felicidade de uma nação e a consolidação de Sampaoli no mais alto patamar dos treinadores.
No fundo, tudo depende dele. Melhor momento, melhor clube, melhor material humano, impossível!
Tomara que Sampaoli consiga identificar e espantar os seus fantasmas.