1 – Para começar, faço questão de deixar bem claro que nada tenho contra Jorge Jesus, porém, não há como não inclui-lo no pacote de equívocos na triste noite de quarta-feira.
Há quem ache que o time que goleou na manhã de domingo deveria ser mantido para a noite de quarta-feira. As entradas de Cuellar e Renê, para as saídas de Arão e Trauco, considero como opções naturais. A invenção foi a escalação de Lincoln que, já estamos cansados de saber não ser uma boa opção.
Perdemos quinze minutos de jogo para que Berrío entrasse. Ao invés de fazer a substituição, tirando Lincoln e colocando Berrío no intervalo, o nosso Mister esperou até os 15 minutos do segundo tempo.
Berrío, ao invés de jogar pelo lado direito, foi colocado como centroavante…
Rafinha, que no segundo tempo tem que pedir um “Uber” para voltar, deveria ter sido sacado no intervalo. O resultado é que o gol foi nas costas dele.
Na cobrança de pênaltis, o primeiro batedor – sempre – deve ser o melhor cobrador. Como então começar com Diego?
Para finalizar o tema Jorge Jesus: Precisa mesmo toda aquela pirotecnia e show à parte na beira do campo?
2 – Se há uma posição em que a juventude favorece, ou melhor, é fundamental, é a lateral, onde quem ali joga passa o tempo todo beijando a boquinha e o pezinho da girafa. Não consigo entender a contratação para esta posição de jogador com 34 anos.
3 – Aliás, se o “rabo de cavalo” resolver aceitar a proposta do Flamengo, a curto/médio prazo, teremos o mesmo problema nas duas laterais.
4 – O fator sorte não esteve do nosso lado. Perder Arrascaeta, bem no início do jogo, foi fatal.
5 – Apesar das explicações de Diego sobre o pênalti, dizendo que bateu daquele jeito após ter estudado o comportamento do goleiro do Atlético, fica a clara sensação em cada um de nós de ter sido uma enorme irresponsabilidade.
6 – Além de perder Arrascaeta, Éverton Ribeiro, nosso melhor jogador, talvez tenha feito sua pior partida pelo Flamengo.
7 – Sei que é difícil, mas importantíssimo é virar a página, pois no domingo pegamos o Corinthians num campeonato em que estamos vivos e com boas possibilidades. Certamente, em função do jogo de quarta que vem, pela Libertadores, já se questiona sobre a melhor estratégia de escalação. Sugiro, no domingo, ir com o que tivermos de melhor e, claro, abrindo mão de quem não esteja bem fisicamente. E que se aplique a mesma estratégia para quarta, pela Libertadores.
A eliminação da Copa do Brasil nos obriga a mergulhar de cabeça com o que temos de melhor, no Brasileiro e na Libertadores.
Vi um bom jogo do Flamengo novamente e um gol tomado numa falha do Rafinha que errou ao dar o bote no meio-campo.
Jogamos bem e tudo parecia controlado até o empate.
Sobre os pênaltis, muito se fala do Diego, mas e as cobranças do Vitinho e Everton Ribeiro? Ridículas!
Agora é levantar a cabeça e voltar a realidade do vice no Brasileirão.
Triste sina desse Flamengo que quando parece que vai, empaca e volta à estaca zero.
Realidade de que vice Henrique?se vc acha que já está definido não precisa mais acompanhar ué,eh pra sofrer?
Concordo quanto ao bom jogo do Fla, mas não considero exatamente uma falha do Rafinha. Rafinha não é mais um garoto e ainda está sem o preparo físico ideal. O nosso rival saiu de forma atabalhoada, com um chutão do zagueiro naquele lance. Mérito deles que encaixaram uma boa jogada em um lance que em princípio não daria em nada.
E concordo plenamente quanto aos penais. Falar mais o quê depois de 3 penais batidos daquela forma?!
Falha foi de quem não matou a jogada com falta. O CAP cansou de fazer isso o jogo todo. Tem que ter mais malícia.
Kleber
O grande problema ontem não foi pirotecnia, Lincoln e muito menos Berrio de centroavante e sim a saída do Arrascaeta e a nulidade do Everton Ribeiro. Controlamos o jogo todo e o Diego alves não fez uma defesa sequer. Infelizmente, o Rafinha deu o bote errado e falha no gol deles. Fora isso, se tecnicamente não foi perfeito, mas jogamos compacto sem dá chance ao adversário. Erramos uma única jogada e fomos castigado. Falei no meu comentário anterior: o melhor jogador tem que bater primeiro. Agora, o Everton Ribeiro não pode bater um penalti com tanta soberba.
Amigo Denis!
“Rafinha deu o bote errado e falha no gol deles”
Pior que ele nem força tinha pra dar o bote…
Rony recebeu no corredor e acabou dentro do gol.
Rafinha morto com Léo Duarte na cobertura, para um velocista como Rony, é só lançar e correr pro abraço.
“Erramos uma única jogada e fomos castigado”
Comentário PERFEITO…
Obrigado! Achei que ninguém tinha percebido que o Léo Duarte não fez a cobertura na jogada. Pelo contrário, correu para o lado oposto com o Rodrigo Caio.
ELE… SEMPRE ELE…
Uffffa!!!! alguem tambem viu!!!!
Egon,não aguento mais receber watsap do maldito nariz.
Amigo Kleber acho que atitude mais digna que Diego
e Everton Ribeiro deveriam tomar era pedir desculpas e sair do Flamengo pois foram inrresponsaveis, se não respeitam o club que respeitem os milhões de torcedores do Flamengo. Errar faz parte do jogo como Moisés do Palmeiras errou, más errou com respeito com responsabilidade ao contrário dos jogadores do Flamengo
Meu caro Presidente, nada como esperar a cabeça esfriar. Seu post pós jogo passou a impressão de que toda, ou quase toda, a culpa pela eliminação era do técnico. Somado ao fato de suas várias opiniões contrárias à contratação de técnico estrangeiro, principalmente em meio de temporada, concluía-se que havia “quase tudo” contra o Jesus. Melhor hoje com seu preâmbulo dizendo não ter nada contra o gajo. Se ele cometeu equívocos? Claro:
1. escalação do Lincoln. Acho que para ele a alternativa seria o Vitinho. Mas, com o pouco tempo no comando, já deve ter percebido que é um jogador com confiança zero, dificilmente rende. Ontem, quando entrou foi decisivo na hora do gol, no restante, não existiu em campo. No meu modo de ver, contrariando seu esquema de jogo, deveria ter começado com o Arão e adiantado o Diego.
2. Rafinha ainda não tem condição de atuar os 90′. Deveria ter sido substituído logo após o nosso gol. Por ali, saiu o empate, com contribuição decisiva do Leo Duarte que é péssimo no alto e na cobertura.
3. Diego jamais poderia ser escalado para bater qualquer dos 5 pênaltis iniciais, quanto mais para o 1º. Bastava consultar a estatística recente, que mostra ter perdido mais de 40% dos que bateu. Aliás, quem é o batedor oficial de pênaltis no Flamengo? Não ter essa definição beira o absurdo!
De outra parte, não considero erro a tentativa do Berrio centralizado. Aliás, no nosso gol, seu posicionamento dentro da área foi fundamental para facilitar a conclusão do Gabriel. Posteriormente, com o jogo já empatado, fez um cruzamento precioso para trás que o Diego desperdiçou.
Sobre a “pirotecnia”, é característica do JJ. É técnico há cerca de 30 anos e sempre se comportou dessa forma, não está iniciando o processo no Flamengo. Aliás, temos vários com estilo semelhantes, alguns brasileiros, como Renato Gaúcho, Mano Menezes, etc.
Finalmente, sobre o Everton Ribeiro, da minha forma de ver futebol, está longe de ser o melhor e mais importante jogador do Flamengo. Bom jogador, mas estilo vaga-lume, principalmente em jogos mais renhidos, ou na casa do adversário. Hoje, nossos principais jogadores são Cuellar, Bruno Henrique e, ultimamente, com destaque, Arrascaeta.
Vamos juntar os cacos rapidamente, pois em seguida temos o Corinthians na Arena e o Emelec fora. Provavelmente, sem Bruno Henrique e Arrascaeta. SRN
Amigo Yvan, não entendi alguns pontos de seu comentário. O Vitinho fez apenas uma jogada que se converteu em gol e foi uma nulidade e Berrio com um cruzamento que não deu em nada fez uma boa partida?
Foi um desastre completo e escancara que o JJ não tem um conhecimento mínimo sobre os jogadores do elenco…
Meu caro Márcio, sobre o Vitinho disse que é um jogador inconstante, pouco produtivo e, por justiça, fiz a ressalva que foi decisivo no gol do Flamengo. Ou seja, tem futebol e se jogasse com confiança poderia ser muito útil. Mas, não tem sido assim. Sobre o Berrio, não disse que fez uma boa partida, apenas ressalvei que a tentativa de jogar centralizado não foi um erro do técnico e dei, como exemplo, duas participações importantes na função em que foi escalado. Se o cruzamento não deu em nada, foi por incompetência do finalizador, Diego. Respeito sua opinião, mas não vi desastre completo. Pelo contrário, apesar de perder nos pênaltis, vi evolução na forma de jogar e crescimento de produção de alguns jogadores, mesmo com o pouco tempo de trabalho. Vamos aguardar um pouco mais e torcer para voltarmos aos tempos de conquistas. SRN
Yvan fez a única ressalva que eu faria ao post do KL.
Todos sabemos que é dificil mudar velhos hábitos!!
Cara sempre acompanhou suas equipes a beira do gramado da mesma maneira, tratar como pirotecnia foi desnecessário!!
Até porque se ganha tudo vira exemplo de intensidade!!!
Kleber se me permite concordo em partes e discordo em outras l….1-qual o mal de Jorge Jesus ser ativo durante todo jogo?discordo frontalmente da sua cornetada na contratação do Rafinha.Acho ele um excelente lateral e não nos torna mais refem de Para e rodnei que tem mt saúde e pouca bola….concordo que agora nas 2 frentes tem que se ir com o que se tem de melhor não há mais pq fazer time alternativo….quanto aos pênaltis a impressão que fica eh que nem pensaram que haveria,Ribas fez um EXCELENTE jogo fora a estupida cobrança do pênalti.
Grande presidente,vejo um time organizado,com variações ofensivas,que Joga buscando o Gol e vi um jogo pelo qual o nosso melhor jogador em campo foi o Diego.
Fico triste pelo fato de Diego,jogador que nunca foge às suas responsabilidades não ter ganho um título de expressão.
Triste também pela atitude da torcida que mesmo com a linda festa,achei que não deveria vaiar o time,pois não faltou comprometimento e futebol.
Obs:Aliás presidente,ontem tive o prazer de estar sentado num setor à frente do senhor e de elistrrs figuras do nosso clube como o Luiz Augusto.
Srn e acredito em coisas boas esse ano.
Comentário perfeito, amigo Vili!
Em menos de um mês, o time já mudou completamente.
Por cansaço natural, perdemos as rédeas do jogo nos últimos 20 minutos.
Mesmo assim, sofremos o gol no único ataque efetivo deles. Aliás, jogaram por essa bola.
Por mais de 70 minutos colocamos o adversário atrás do meio de campo, a ponto do Tiago Nunes berrar para o time sair e eles não conseguiam.
Evidente que Jesus ainda não ajustou nosso sistema defensivo.
Contra um time que tem dois velocistas pelas pontas, é obrigatório ter mais laterais e menos alas.
Rafinha – ainda se adaptando – não deveria ter voltado do intervalo.
Não aprendemos com o jogo na Baixada! Pra jogar com a defesa adiantada, é necessário prender os laterais.
É por ali que o contra-ataque acontece
Abraço.
Perfeitos…. tenho certeza que ontem o JJ tirou várias lições.
Eu sinceramente ainda acho que o maior erro foi na substituição do Arrascaeta. Ali era pra ter feito o feijão com arroz, pra não perder o time, entrando com Arão e adiantando o Diego.
Vitinho tem que tomar um choque…. a cara dele de sono é contagiante!!!
“entrando com Arão e adiantando o Diego”
Também seria minha escolha…
Perfeito!
Também concordo
Exato! E, Arão, ainda ajudaria na cobertura, já que atua pelo lado direito.
Um jogo de final triste, mas que serviu de grande aprendizado para os próximos difíceis duelos pela Libertadores e o grande e cansativo Basileirão.
Meu caro Egon, peço licença para assinar. Acho que vimos o mesmo jogo. SRN
Saudades, amigo Yvan!
Seu comentário acima reflete justamente o que vimos…
1 – “Ontem, quando entrou foi decisivo na hora do gol, no restante, não existiu em campo.”
2 – “Deveria ter sido substituído logo após o nosso gol.”
3 – “Diego jamais poderia ser escalado para bater qualquer dos 5 pênaltis iniciais, quanto mais para o 1º.”
Por fim, o meu 4º item.
Com 1×0 no placar, portanto classificado, nada de lateral avançando. É jogo pra marcador e não pra ala.
Ainda mais com dois atacantes velocistas.
Egon, concordo plenamente. Já no 1 x 0 o time dava sinais de cansaço, portanto, mais um motivo para seguir a regra do Neném Prancha: “arrecua os alfis…”. Grande abraço e SRN.
Nao esta achando nosso goleiro muito chama gol nao mestre Egon?
Contra o.goias duas.bolas uma gol…outra na trave.
Contra o.atletico…uma bola ..um gol.
Goleiro decisivo faz.defesas impossíveis….cassio em 2012 deu o titulo ao Corinthians numa defesa cara a cara contra diego souza , nas quartas de.final. Goleiro bom , decisivo pega bolas impossiveis…o nosso , esta muito comum.
Lance do gol ontem, cuellar tambem deu mole.
Grande Liliano!
O amigo conhece muito bem minha opinião sobre Diego Alves. Pra mim é um goleiro mediano que leva nota 6.5
Goleiro bom tem a obrigação de sair do gol e saber jogar com os pés.
Diego não sabe!
Em 1983 tomamos um gol do Assis aos 45 minutos, num lançamento do Delei, que nos custou o Carioca.
Nosso goleiro Raul ficou pregado na risca do gol permitindo que Assis chegasse na cara dele.
Diego Alves é bem isso! Demora pra sair…
Veja o lance abaixo e o erro cabeludo do bandeirinha.
Arnaldo deu impedimento do Adílio com dois jogadores dando condições…
https://youtu.be/Xb4mK1hEtiY
Me lembro bem desse jogo.
1983, flamengo.fez.um pessimo primeiro turno.
No turno,.flamengo trouxe tecnico do fluminense Claudio.garcia, remontou o time pos a saida de Zico, contratou ums penca de.jogadores, entre eles Lucio ex.guarani, claudio.adao, Cleo, enfim deu uma rearrumada na casa.
O empate ali.seria bom resultado, pq ainda enfrentariamos o Bangu, que por sinal vencemos por 2×0 no ultimo jogo do triangular, mas.o maldito gol do assis.aos.45 minutos, apos um impedimento.absurdo em que adilio sairia na.cara do gol.
Mais uma vez nas costas do Junior…e Raul que ca pra nós, era um goleiro bem mais ou menos…mas acho que.aquele time ate sem goleiro ganhava.
Muito bom rever esse lance, mestre.
Que beleza Liliano!!!
Perfeito kkkkkkk
Abraço, me amigo
Estava no Maraca e quase enfartei de raiva sabe de quem? Do Junior, que era tipo Rafinha. O gol foi nas costas dele. Aliás, o Mendonça do Bota fez um gol em cima dele que foi um esculacho
Kleber a questão dos laterais com idade avançada pode ser um problema atual, agora imagina daqui 1, 2 anos como vão ta esses caras. 35, 36 anos, são bons jogadores tecnicamente falando, mas esse esquema de jogo privilegia jogadores rápidos e portanto mais jovens, agora se o Léo Duarte com 22 anos já não consegue acompanhar as linhas imagine um gigante de 1,93 correndo atrás de atacante.
Um outro assunto é o Vitinho, que decepção esse cara, 50 milhões em jogador sem sangue, vontade, tá sempre no mundo da lua, uma das piores do Flamengo, na base tem quem faça melhor.
Caro Kleber, a opção por Lincoln foi por total falta de opção! com a contusão de Bruno Henrique sobrou quem? O Mister era contra a saída do desprestigiado (até mesmo por vc E POR MIM TAMBÉM) Uribe. Não sobrou mais ninguém… por isso ele está atrás de um homem GOL de verdade. E as laterais não serão problema pq Jesus pretende linhas altas e para isso zagueiros mais velozes e aptos na cobertura. Rodrigo Caio Ok mas Léo Duarte… como tem gente nova chegando na zaga acredito que irá funcionar.
P.S. ninguém perde dois de seus principais jogadores pra um jogo decisivo e ainda assim joga sem sofrer. Foi uma tremenda fatalidade e falta de sorte!
Muito melhor escrever com a cabeça fria. Assim na minha opinião não cometo a injustiça de creditar apenas ao Mister a nossa derrota.
Com 20 minutos, tivéssemos convertido em gols as jogadas que criamos, mesmo já sem Arrascaeta, o jogo poderia estar liquidado com 3 X 0. A cabeçada de Arrascaeta em cima do goleiro, a bola na trave do Lincoln e o gol absurdamente perdido por ele mesmo quando, se categoria tivesse, bastaria encobrir o goleiro, transformariam o Maracanã em uma grande festa. Mas, o “se” continua não jogando.
Jesus errou na minha opinião ao colocar o Vitinho. Deveria ter feito o Arão entrar no jogo. Afinal, ele no domingo não era o Patinho bonito? Não entendi a mudança, nem na escalação, nem na alteração. Não dá pra ter num jogo decisivo um jogador tão desligado e apático. Fez a jogada do gol, é verdade. Mas muito pouco pra um investimento tão alto.
Quanto ao Diego, pelo jeito nosso Centro de acompanhamento de desempenho não passou para o Jesus que ele tinha perdido 5 pênaltis em 13 batidos, agora 6 em 14. Sem comentários.
Mas, dava pra ganhar no tempo normal, não passamos sustos, à exceção de um chute de fora da área depois do gol.
Não vamos crucificar Jesus logo de cara, aguardemos os próximos capítulos.
Carissimo presidente e amigos do blog,
Me permita, pela primeira vez, discordar integralmente de sua opiniao a respeito do nosso treinador. Como alguns amigos aqui ja disseram, o Flamengo vinha fazendo uma partida se nao excelente (em funcao das ausencias), muito boa.
O gol nao foi uma falha simples do Rafinha que, alias, foi uma excelente aquisicao e me alegra muito ver tamanha qualidade na lateral, apos tantos anos de pura mediocridade. Ao contrario, o gol foi fruto de ausencia de marcacao no meio campo, o que permitiu ao atleta do Athletico ter o tempo mais que necessario para posicionar o corpo, pensar e enfiar a bola entre a defesa que, por concepcao de jogo, joga adiantada e em linha. Pra jogar assim, eh necessario marcacao perfeita no ataque e meio campo, o que, eh claro, nao aconteceu.
Voltando ao nosso treinador, Mr. JJ eh o que de melhor aconteceu no Flamengo nos ultimos anos e os tres primeiros jogos, frutos de treinamentos extensivos (fato rarissimo no Flamengo) e regras implantadas por nosso novo tecnico.
Portanto, infelizmente mais uma fatalidade aconteceu e eh muito frustrante, pra dizer o minimo. No entanto, pela primeira vez em, talvez, duas decadas, vejo o time tendo uma nova filosofia de jogo e uma nova mentalidade profissional no futebol, o que poderah nos levar aos titulos tao desejados e tao esperados. Basta esperar um pouco mais.
Finalmente, o que a nossa torcida fez ontem foi, uma vez mais, indescritivel!
SRN
PS. Perdoem pela ausencia de acentuacao e pelos “typos”
Amigo Orlando!
“No entanto, pela primeira vez em, talvez, duas décadas, vejo o time tendo uma nova filosofia de jogo e uma nova mentalidade profissional no futebol.”
É justamente sobre essa afirmação que venho tentando debater.
Sabemos que nossa torcida é imediatista ao extremo e a paciência dura no máximo um mês.
As mudanças são evidentes, apesar do pouco tempo que Jesus desembarcou na Gávea.
Até os 70 minutos – quando cansamos – poucas vezes vi o Flamengo rodando a bola com tamanha objetividade, marcando o campo inteiro com dois ou até três jogadores.
A intensidade esquecida voltou pelas mãos do Genérico.
Nós torcedores, apesar das várias expectativas frustradas, também temos que nos “educar” para aceitar novos métodos e, até mesmo entender, que apesar de mais uma vez ter que juntar os cacos, dessa vez acreditando que estamos no caminho certo.
Ignoramos a bola que decide. Aconteceu!
Por outro lado, mostramos que com um pouco mais de tempo e poucas mexidas, vamos estar voando em breve.
Sou católico e, consequentemente… estou adorando Jesus…
Caro amigo Egon,
É isso! Sem tirar nem por!
SRN
O Rafinha não acrescentou muita coisa ao time, até o momento. Mas a responsabilidade no gol do Athlético é dividida com Léo Duarte. Basta ver como ele estava mal colocado no lance. Colado na marcação de um atacante, juntamente com outros dois companheiros. Enquanto isso, o Rony avançou sem que houvesse cobertura, deixando um enorme corredor.
Mas devemos ter um pouco mais de paciência. Acredito no trabalho de Jesus. É mais querer que corrija todos os problemas desse time que antes era treinado por Abel. Ou seja, era um grupo sem qualquer organização tática em campo.
Eduardo será que foi fatalidade, ou essa intensidade toda não cobra seu preço, o jogo contra o Goiás quando tava 5×1 eu comentava com meu pai, podia tirar o arrascaeta, quarta tem jogo difícil, podia tirar 3 jogadores e poupá Los. E daqui pra frente que se atente a isso, o JJ disse que o Arrascaeta vinha demostrando desgaste.
Acho que foi fatalidade sim. Já viu que nessas horas nunca são os cabeças de bagre os machucados? Também acho que outros sofrerão pelo desgaste mas sacar o Arrascaeta do jogo anterior não teria evitado o ocorrido já que ele poderia ter se contundido no treino ou até no aquecimento, o que é muito comum…
Mas 4×1 meu craque desgastado eu também teria poupado 45 minutos de jogo dele num Domingo ao meio dia!!
Boa tarde amigos,
Em relação ao JJ, ele é um sopro de ar fresco, dentro da mesmice que são os treinadores brasileiros (exceção de Diniz e Thiago Nunes).
Abel Braga, por exemplo, à despeito de ser uma boa pessoa, hoje é digno de pena, no quesito treinador de futebol.
É lógico que o trabalho do nosso treinador está apenas começando e sua metodologia levará algum tempo pra ser totalmente assimilada. Agora, se começarmos a cornetar desde já, infelizmente ele não terá este tempo, para implantá-la. O que a meu ver será uma pena.
Tristes SRNs
A questão da eliminação do Flamengo na Copa Brasil, passa por 3 variáveis que contribuíram sensivelmente para isto. Primeira a falta de planejamento desta Diretoria, que não contratou jogadores para ser inscrito na Copa América, vem cometendo os mesmos erros da Diretoria anterior. A contratação dos jogadores deveria ter acertado com os jogadores até o dia 01 de junho, mesmo que a janela de transferência em julho. Os diretores permaneceram na Europa por quase trinta dias e trouxeram apenas 02 jogadores é muito pouco. Entendo que o Flamengo precisa trazer jogadores para serem titulares e não precisamos ficar na mão de Felipe Luís, tem lateral esquerdo mais novo e melhor do que ele, acha que é a última bolacha do pacote. Segunda variável é a falta de vontade de determinados jogadores, como Diego, Vitinho e Everton Ribeiro na cobrança dos pênaltis, acho que deveriam ser multados, pois entendo que foi falta de concentração. A terceira variável foi o erro do Jorge de Jesus em escalar o time, deveria ter começado com Vitinho no lugar de Lincoln, Rodinei ou Pará no lugar de Rafinha que ainda não tem preparo físico para jogar um jogo eliminatório, colocaria o meio de campo mais fechado com Wiliam Arão e Cuelar, na substituição do Arrascaeta colocaria o Lucas Silva.
1. Concordo sobre o equívoco na escalação do Lincoln no lugar do Bruno Henrique. O jogo era muito importante para colocar um garoto como titular, que não vinha sendo aproveitado. Ele perdeu um gol no primeiro tempo que não se pode perder em decisão. Entendo que a posição centralizada do Berrío foi correta. Concordo que o Rafinha deveria ter sido sacado no intervalo, mas pela entrevista do JJ, entendi que ele não o fez pensando nas penalidades. Com relação ao Diego, concordo que não deveria ter sido escalado como primeiro batedor. Com relação a pirotecnia, não atrapalha em nada.
2. Prefiro o Rafinha com 34 anos do que o Pará ou o Rodinei. Com relação a parte física, o Rafinha ainda não está 100%. Gostei da contratação dele.
3. Prefiro o “rabo de cavalo” com idade avançada, do que o Rene ou o Trauco. Agora concordo que os dirigentes precisam buscar novos nomes que possam substitui-los lá em 2021/2022.
4. Realmente, perder o Arrascaeta foi muito ruim.
5. Não entendo como irresponsabilidade do Diego Ribas. Ele tomou uma decisão de bater no meio na certeza de que o goleiro iria se antecipar para um dos lados, enquanto o goleiro tomou a decisão de ficar parado no meio do gol esperando a batida. Acredito também que ele tenha se desconcentrado pela demora do árbitro em autorizar a cobrança. O Diego jogou muito nesses três últimos jogos e não é o culpado pela eliminação. O time deveria ter conquistado a classificação no tempo normal.
6. Acho que o Éverton Ribeiro não estava 100% (condicionamento físico). Aliás, percebi que o time deu uma cansada no final do primeiro tempo e no segundo tempo.
7. JJ já falou que vai escalar o melhor, poupando os jogadores que estiverem com muito risco de lesão. Me preocupa a lesão do Arrascaeta. O atleta de futebol profissional tem que ter um tempo para recuperação e jogar domingo, quarta, domingo é um risco. O Arrascaeta jogou quarta lá na arena da baixada, jogou domingo contra o Goiás e ontem, no jogo mais importante, sentiu uma lesão e teve que ser substituído. Ele poderia ter sido poupado em um dos dois últimos jogos. Comparando os três jogos, o de ontem era o mais importante.
Acho estranho a nossa defesa não jogar com um defensor na sobra.Parece que está sempre em linha, o que favorece os atacantes que avançam em grande velocidade,a exemplo de ontem.
Uma dúvida, no lance que originou o gol do Atletico,Berrio não sofreu falta,em disputa de bola no lado direito do ataque? A bola foi recuperada e lançada para frente…e daí ????
Achei um deboche,desrespeito,a mímica do “cheirinho” dos jogadores do Atletico ao final do jogo.Para torcedores contrários nada demais,mas para jogadores rivais não fica bem.O que são afinal,”peladeiros remunerados “…?
SRNS.
1) Parece quase que um consenso do Blog que o JJ está apresentando um trabalho que começa a dar uma “cara ao time”. Isso, nós não tínhamos. Como o nosso querido Kleber disse na Segunda Feira, o F.Diniz deu uma cara ao Fluminense. É isso que estamos buscando. E com um elenco muito superior, podemos ficar otimistas. Paga-se um preço, e é preciso tempo, para dar um padrão a um time.
2) O Everton Ribeiro é um bom jogador, (para os nossos padrões) que às vezes joga muito bem, e, várias vezes, como ontem, não se faz notar. Outra coisa, não faz gol. Jogando na posição que joga tinha que fazer gol com frequência. Teria sido muito melhor termos tentado o Tiago Neves, mesmo mais velho. Jogador de meio campo tem que fazer gol, não basta ser armador. E. Ribeiro jamais foi cogitado para jogar na Europa. Não deve ser à toa.
3) O Arrascaeta, a meu ver, é o único jogador do elenco com o toque de craque. É diferente dos outros. Aos 25 anos, só tem a progredir. Tem tudo para ser um dos pilares do time no futuro. A saída dele ontem foi determinante para não ganharmos o jogo. Aparece na área para fazer gol, como fez no Domingo e ontem obrigou o goleiro deles a uma grande defesa. Fez 50 gols no Cruzeiro, mesmo com pouca idade.
4) O Rafinha foi uma boa contratação, dá no máximo 3 toques na bola. Inteligente, dá ritmo ao time. Trabalhou com o Guardiola e outros ótimos treinadores. Só vai somar, e muito.
5) Nós não temos um reserva para “pensar o Jogo”, como tem o Palmeiras ( Scarpa). Acho que temos que ter esse nome. Ontem, por exemplo, no banco, só volantes, zagueiros e atacantes.
6) O Gerson pintou muito bem no Fluminense. É possível que tenha sido um acerto. Quanto a ter sido um bom custo/ benefício, só o tempo vai dizer. Mas, tem 22 anos.
7) Quanto aos pênaltis, o JJ disse que os 3 melhores batedores nos treinos não estavam em campo. B.Henrique, Rafinha e Arrascaeta. O próprio Diego, a partir de agora, deveria se tocar a não bater mais.
Não há outra saída, como disse o Kleber. Agora, é olhar pra frente, e focar nas duas competições que restam.
Abraço a todos.
Rapaz…………….em 3 jogos o portuga foi de gênio a jegue.
Alô……………ALô……………………Alôoooooooooo caiu a ligação!
Acho não!
Tá indo muito bem.
Depois de Zé Ricardo, Carlos Egon Prates tem uma nova paixão! Luzitana desta vez…
“lusitana”
Ainda não tenho!
Mas estou realmente apaixonado pelas inovações do gajo…
Detesto mesmices que não dão em nada.
Perdemos meio ano com um técnico ultrapassado. Pra arrumar isso é um parto.
Tbm detesto mesmices meu caro viking, mas jogar sem meio de campo não dá.
Avisa lá para o gajo opá!
Apenas mais um dado, aos 35 anos e meio, Léo Moura foi Campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo e ninguém falava em aposentadoria. Deixou o clube em 2015, com 36 e meio, e ainda joga no Grêmio aos 40. Portanto, Rafinha , que faz 34 em Setembro, joga fácil mais dois anos em um nível competitivo. O mesmo vale para o Felipe Luis, que tem apenas um mês de diferença de idade para o Rafinha.
“Considerações lusitanas”
Uma coisa é certa, se o tal do gajo lusitano não fizer adaptações ao seu sistema de jogo, vai ser difícil.
Nem que sejam temporárias ou ocasionais. Me lembro como foi a implantação do 4 3 3 pelo Muricy Ramalho, não foi fácil, e creio até mesmo que ele nem conseguiu, o que só foi se materializar nas mãos do ZR.
Em tempo, espero que o mister saiba o que esta fazendo….eu não estou gostando, visto que o que vale para mim são os jogos contro o Atlético PR.
Saudações!
Amigos
Se intensidade for um grande problema então coitado do City e do Liverpool, que são os dois melhores times do mundo. Temos que ter uma melhor cobertura na defesa? Claro que sim, mas o nosso treinador tem apenas três jogos. O ex treinador passou 6 meses nos enganando e isso ninguém se lembra. Ontem, apesar da saída do Arrascaeta e o Everton ter sido uma nulidade, jogamos uma partida segura, sem riscos. Diego alves não fez uma única defesa sequer. Erramos no gol dos caras e ponto. Mas podemos olhar pra frente ….ao contrário de 6 meses atrás. Agora, a diretoria comeu mosca em não contratar um grande zagueiro para jogar ao lado do RC .
SRN
Perfeita análise.
Em 3 jogos, 1 goleada e 2 empates, sendo 1 fora contra o Athlético que, ano sim, outro também, nos espanca na Arena da Baixada.
Deixem o homem trabalhar.
Enquanto continuarmos a trazer jogadores de 300 anos de idade para serem titulares, só porque jogaram na europa, não ganharemos nada. São jogadores que nunca foram sucesso no auge das carreiras, quanto mais agora no fim de carreira. Mas a nossa diretoria gosta do disperdício de dinheiro, fazer o que?
O Flamengo que na administração anterior havia recuperado a competência na formação de jogadores, pelo andar da carruagem, logo perderá isso e voltaremos a não aproveita-los no time principal ou a vender jogadores como no passado. Todo o foco agora é nos medalhões. Que tragam o Leo Moura então. Ah esqueci, não jogou na Europa, não conta.
Mesmo de cabeça fria, continuo acreditando que o portuga treineiro não chega ao fim do 1ª turno do brasileirão, com essa zaga em linha e marcando alta, vai levar muito mais gols que a era Abel Braga, alias este deve estar rindo muito, pois ganhou tudo que disputou pelo Flamengo esse ano, e o portuga ilusionista ja foi eliminado da CB…Lembrando que com o ilustre Marcelo Sales o time ja vinha sofrendo tantos gols assim…
A trazer o Rafinha carona, era mais lucro repatriar Léo Moura, apesar de ambos serem idosos, o Leo joga muito mais que o “alemão”…
Diego Ribas já é inútil jogando livre no meio , de segundo volante é muito pior…Ontem , ainda conseguiu ser ridículo ate cobrando pênalti..
Obvio que quando da saída de Arrascaeta deveria ter entrado o Arão…E o Lincon? piada ! este deve estar uns 10 kg acima do peso…
Com a eliminação do Palmeiras, essa seria a competição mais fácil de ganharmos nesse semestre, Mas agora? Creio que ja devemos pensar 2020, pois com esse portuga treineiro , nem do fraco Emelec passamos, e no brasileirão a duvida é saber em qual rodada o time da Crefisa será o campeão…
Diogo, querido,
Nada tenho contra o Rafinha. O que disse e, repito, é que jamais contrataria um lateral, pela peculiaridade da posição que exige um desgaste físico superior a todas as outras posições, com 34 anos de idade. Vale para Rafinha, Leandro e Carlos Alberto Torres. Aliás, os dois últimos e extraordinários jogadores aqui citados, nesta idade, já jogavam na zaga, o que para Rafinha é improvável pela sua baixa estatura.
A minha colocação é conceitual. Aprendi com João Saldanha.
Forte abraço.
Diego, líder e capitão da geração “cheirinho”. Talentoso, mas não propriamente um vencedor. Na conquista do Estadual de 2017 estava ausente, lesionado. Seu currículo, computando perdas de pênaltis e títulos com o manto é considerável. No fundo, no fundo, se nos deixar logo, não fará tanta falta. E talvez as aguardadas voltas olímpicas de títulos importantes voltem, nossa ansiedade é grande. Confesso que há muito tempo não sentia um golpe, com uma derrota, como ontem.
Na minha opinião faltou mais uma vez ao Flamengo contundência.
Nos primeiros 20 minutos de jogo desperdiçamos duas chances claras. Uma com o De Arrascaeta e outra com o Lincoln onde o goleiro deles fez mais uma vez a diferença. Lá em Curitiba já havia defendido chute do Gabigol no início do segundo tempo, ou seja, não bastasse a frieza durante os pênaltis foi decisivo com a bola rolando.
Enquanto isso, nosso Diego Alves continua sendo apenas um goleiro regular. Pode não comprometer mas também não nos salva quando precisamos.
Praticamente não fez nenhuma defesa no Maraca e quando a bola foi em nosso gol aos 30min do segundo tempo ele aceitou.
No meu modo de ver o Jesus em nada comprometeu nesta derrota. Corrigiu o posicionamento em relação ao primeiro jogo e nossa defesa praticamente não sofreu pressão. Berrio entrou bem mas o Vitinho… Tenho impressão que o Vitinho não tem condições de jogar no Flamengo, acho que é pressão demais pro psicológico dele.
Enfim, mais uma desclassificação em pleno Maraca lotado, como tem sido recorrente nos últimos anos.
Mudando um pouco de assunto acho que deveríamos desistir do Filipe Luís. Primeiramente não é nenhum jogador com Status de craque. Em segundo lugar, este tipo de negociação pelo fato de estar se arrastando demais demonstra que o jogador só vai acertar com o Flamengo se só restar esta alternativa.
SRN
Caro Kléber e amigos!
Eu já fiquei de cabeça fria após o jogo. Fiquei tranquilo e apenas um pouco triste.
Apesar dos abalos antes e durante o jogo com as ausências do BH e Arrascaeta, confesso que achei que fizemos um bom jogo.
Tenho gostado muito do JJ e diferente do KL, tenho admirado o seu estilo, bem parecido com Sampaoli. São apenas características.
O nosso grande erro foi não ter feito gol no primeiro tempo. Tivemos chances boas e essa ida para o intervado zerado fortalece muitas vezes o adversário, que na verdade, não tem uma grande equipe, mas, sabe se fechar. O futebol é bom e por vezes ingrato. Passou nos pênaltis um adversário que tinha pouca possibilidades de passar. São as traições que o futebol causam. O improvável entra no campo e até faz jogador escorregar na batida de pênalti ou termos uma noite em que a bola parada foi nosso maior adversário.
Saiu Arrasca e eu teria colocado o Arão. Acho que o estilo do JJ não lhe deu essa luz. O Rafinha cansado imagino que o próprio atleta sinalizou muito tarde a substituição.
Tambem fui a favor do Berrio pelo meio e até melhorou um pouco mais. Não foi melhor porque o dia era para ser de dor.
Após fazermos o gol teria esperado mais o Atlético e saido nos contra ataques. Não é vergonhoso recuar.
No mais e já nos pênaltis, imagino que o Diego decididamente não é jogador para esse fim, apesar de ter na minha opinião feito um grande jogo.
Concordo com os que dizem que perder o primeiro pênalti afeta psicologicamente a todos, e pior ainda, batido da forma que foi. O Diego jogou muito e deveria ter agido de outra forma ou mesmo, nem ter batido na primeira relação. Ficou a sensação que treinamos poucas penalidades ou que ontem os Santos ajudaram o Santos.
É a vida precisamos saber suportar aquilo que não é bom. O Atlético não é aquilo que pensa que é. E lógico que o futebol nem sempre faz vencer o melhor. Maracanã lotado, torcida maravilhosa e uma decisão por pênaltis que puniu uma equipe que merecia continuar a embelezar os estádios.
Que venha o próximo jogo.
Amanheci mais FLAMENGO ainda.
SRN
Uma coisa ficou bem claro: a culpa de tudo de ruim não era apenas do Abel, aliás, o Abel se propos campeonato estadual e entregou; copa do Brasil e nos deixou classificado; campeonato brasileiro e estamos caminhando e finalmente libertadores e estamos disputando, portanto o que foi proposto aconteceu com titulo. Significa que o Abel foi be? Não, em nenhum instante disse assim, apenasd mostrando que é muito facil julgar quando se usa de dois pesos e duas medidas. Quero ser campeão brasileiro e se libertadores der ótimo, mas para o ano que vem sim, quero brasil,eiro e libertadores pois teremos time formado e compacto. Não coloco culpa em ninguem, apenas acho que penalti não é para o Diego. Outra coisa: o FELIPE do Atletico dce Madrid tem o direito de estudar o que melhor lhe convem, mas o clube tambem e por isso melhor procurar outro, porque 800 mil para ele é um absurdo.
Gustavo,
Com todo respeito, tá de sacanagem!
É por causa do Abel, esse técnico que não gostava do clube, que não gostava dos jogadores que tinha, é que estamos nessa situação de ter perdido 6 meses do ano cara!
Com Abel o time era uma bagunça, entretanto a grande reflexão é que estamos saindo de uma bagunça tática para algo extremamente organizado, e essa percepção não é coisa fácil de se fazer.
Saudações!
Kleber,
Me perdoe, mas colocar culpa no JJ pela eliminação de ontem chega ser até covardia…
JJ não tem nada a ver com essa desclassificação, muito pelo contrário, como citei em um post anterior, que estávamos com a chegada do JJ, saindo da mesmice dos técnicos brasileiros do modelo “JOGAR PARA FECHAR A CASINHA” para o modelo “JOGAR FUTEBOL”, e continuo com essa mesma avaliação, mesmo após essa desclassificação.
O Flamengo hoje já é um time completamente diferente, um time que tem claras jogadas de triangulações, jogadas treinadas de bola parada, jogadas treinadas de presão na linha alta e RESSALTO nada de chuveirinhos da intermediária…
Isso tudo em menos de um mês, com jogos decisivos de 3 em 3 dias, agora vale ressaltar e isso é fundamental, que caso não tivéssemos perdido por contusão o Bruno Henrique e o Arrascaeta, não tenho a menor dúvida de que estaríamos classificados até com certa facilidade, ou alguém duvida disso???
Só para exemplificar, com 15 minutos do jogo de ontem já tínhamos perdido 3 chances claras de gol, sendo a última, através do Lincoln, conquistada através de uma marcação pressão na linha alta, que foi treinada no CT.
O que temos que ressaltar a meu conceito, é muito mais profundo do que essa desclassificação, caro Kleber não é razoável, para não dizer outra coisa, o fato de já termos gasto quase 200 milhões de reais esse ano em contratações e ainda não termos contratado um jogador inquestionável para o nosso maior problema que é a ZAGA, a chegada desse Pablo Marí, que sinceramente torço para que dê certo, não nos dá a menor certeza de que irá vingar.
SRN
Paulo Edson, amigo,
A desclassificação do Flamengo ficou por conta de uma série de fatores, inclusive da noite de pouca inspiração de seu treinador. Isto foi o que comentei e, confirmo.
Aquí, de minha parte não foi imputado a ele a culpa exclusiva a que você se refere.
Abraço.
Kleber meu nobre,
Convenhamos, o gajo errou feio!
Vitinho, esse sangue de barata não é meia, é um ponta estático que facilitou a marcação.
Já tinha tomado uma pranchada lá no sul no jogo de ida, saímos com empate sabe-se lá Deus como, ai o gajo me vêm jogar sem meio campo?
Ai não dá!
Minha ex-namorada, fanática por Flamengo me falou que saiu no intervalo do jogo. Ai eu perguntei: “Mas como, tem premunição agora?”.
Ela: “Senti que ia dar merda e fui embora”.
Não preciso dizer mais nada né?
Saudações!
Caro Kleber,
Abaixo, segue o texto copiado do item 1 do seu comentário, dizer que isso não é imputar culpa EXCLUSIVA pela derrota ao JJ, mais uma vez me desculpe, não me parece correto, até porque não fosse por esse “ácido” item, os demais não seriam suficientes para configurar nossa derrocada…
ITEM 1 DO SEU COMENTARIO:
“1 – Para começar, faço questão de deixar bem claro que nada tenho contra Jorge Jesus, porém, não há como não inclui-lo no pacote de equívocos na triste noite de quarta-feira.
Há quem ache que o time que goleou na manhã de domingo deveria ser mantido para a noite de quarta-feira. As entradas de Cuellar e Renê, para as saídas de Arão e Trauco, considero como opções naturais. A invenção foi a escalação de Lincoln que, já estamos cansados de saber não ser uma boa opção.
Perdemos quinze minutos de jogo para que Berrío entrasse. Ao invés de fazer a substituição, tirando Lincoln e colocando Berrío no intervalo, o nosso Mister esperou até os 15 minutos do segundo tempo.
Berrío, ao invés de jogar pelo lado direito, foi colocado como centroavante…
Rafinha, que no segundo tempo tem que pedir um “Uber” para voltar, deveria ter sido sacado no intervalo. O resultado é que o gol foi nas costas dele.
Na cobrança de pênaltis, o primeiro batedor – sempre – deve ser o melhor cobrador. Como então começar com Diego?
Para finalizar o tema Jorge Jesus: Precisa mesmo toda aquela pirotecnia e show à parte na beira do campo?”
SRN
SEXTOU………….PINGOU
1 – Flamengo arrecada R$ 4.106.610,40 no último jogo da Copa do Brasil. O lucro líquido foi de R$ 2.402.695,72, o que representa 58,5% da renda.
Falta muito pouco, para o que eu, considero o mínimo ideal de 66,6% de renda líquida. Mas para quem saiu de uma renda líquida de 8% quando da parceria com o Maracanã, já podemos considerar uma vitória.
# Caminhando rumo a vitória
2 – 🔢 9 – Gabriel Barbosa
🗓️ Desde 2019 no Flamengo
📊 Números totais: 29 jogos – 18 gols – 4 assistências – 10 CA e 1 CV
⚽️ 15 com o pé esquerdo – 1 com o pé direito – 2 cabeça
Fez 8 gols nos últimos 8 jogos disputados. 💪🏽🔴⚫️
#HÁ NECESSIDADE DE OUTRO MATADOR?
3 – Sobre pênaltis, Diego cometeu equívoco grande na escolha de cobrança que a meu ver, saiu ridícula. Mas displicência não pareceu ser, inclusive pela explicação que tinha estudado o goleiro q caía. Aí é escolha da torcida do Flamengo se vai perseguir um jogador que está bem e é importante no esquema.
3 – Fato curioso, #Flamengo corre contra o tempo para inscrever reforços na Libertadores. Equipe tem até HOJE , por volta das 15h, para deixar tudo certo.
O prazo poderia ser maior, já que a Conmebol tem expediente no sábado, mas como a CBF não tem, o deadline é HOJE.
4 – Eu sou apaixonado por Gerson de Oliveira Nunes…. o Canhota de Ouro.
Ontem deu mais uma aula de futebol na Fox no programa Debate Final.
Me pergunto como pode um cara de 78 anos ser tão atualizado.
#GENIALIDADE NÃO TEM EXPLICAÇÃO
5 – Ontem teve ” apuradores ” acordando cedo e chorando desesperado porque a situação de Filipe Luis ainda não foi concretizada.
#Nem chegou e eu já tô com raiva.
#Pode isso Arnaldo?
6 – Arrascaeta tem lesão na coxa e pode desfalcar o Flamengo na Libertadores por 3 semanas.
#Fodeu né!?!?
7 – Everton, da Inglaterra – clube da cidade de Liverpool – sinalizou com proposta de 40 milhões de euros (cerca de R$ 168 milhões), incluindo bônus e variáveis, para tirar o garoto do Fla.
A informação foi divulgada pelo GloboEsporte.com.
Segundo o portal, as negociações esquentaram após a ida de Marcos Braz e Bruno Spindel, dirigentes do Flamengo, até a Inglaterra, onde tiveram conhecimento da proposta do Everton.
#ACHEI POUCO
#SOBE MAIS ESSE $$$
8 – O Bahia anunciou a contratação de Ronaldo por empréstimo. O volante, que pertence ao Flamengo, ficará no tricolor baiano até o final de 2020.
Boa sorte, Ronaldo!
Anderson,
Maracanã: A receita líquida do Palmeiras com bilheteria em 2018 foi de 140mi contra 80mi líquidas do Flamengo. Julgando que temos um estádio bem maior, com a administração do Maraca em 2019, devemos ultrapassar os porqueiros com sobra nesse quesito.
Arrascaeta: O Egon me zoou qdo eu disse, que a lesão do uruguaio poderia ser nível 2, portanto três semanas de recuperação, logo agora que o cara pegou ritmo.
Bruno Henrique: O Egon tbm me zoou qdo comentei da lesão do BH nos tendões do calcanhar, tbm não é coisa simples não.
Saudações!
“tornozelos né?”
Nino …..até por ter um estádio menor, o Palmeiras tem a ”capacidade” de ter um ingresso mais caro.
Demanda maior que a oferta, logo……
Levaste em consideração que o Palmeiras em SP tem uma torcida com um poder aquisitivo maior, na sua média?
A realidade de lá não nos cabe , cá.
Pelo que conheço, e pouco, você iria gritar se o ingresso no maraca custasse 85 reaussss
Por Rodrigo Capelo
Jornalista especializado em negócios do esporte
As finanças do Flamengo em 2018: após seis anos de reestruturação, chegou a hora de se impor
Rodolfo Landim herdou um clube com receitas em alta, dívidas controladas e R$ 100 milhões para investir – e decidiu ser ainda mais agressivo. Será possível bancar tanto investimento?
Rodolfo Landim se elegeu presidente do Flamengo em dezembro com uma aura, digamos, para lá de arriscada. Em oposição a uma diretoria que ficou marcada por ter feito uma excelente porém pouco vitoriosa administração, a de Eduardo Bandeira de Mello, a chapa de Rodolfo levou a campanha adiante como aquela que finalmente daria títulos ao clube rubro-negro.
“Din, din, din, campeão é o Landim” era o canto da torcida pessoal do candidato no dia da eleição. Personificar o dirigente vitorioso antes mesmo de sê-lo representa um risco para qualquer um. Nada garante títulos. A felicidade de Landim, pelo menos, é que dinheiro para aumentar a probabilidade há.
Raridade na história do futebol brasileiro em geral, Bandeira de Mello entregou para Landim um clube com R$ 100 milhões separados para investimentos em jogadores – de acordo com o orçamento feito ainda pela diretoria antiga para a temporada seguinte.
A previsão só pôde contar com uma cifra tão expressiva porque, depois de seis anos de reestruturação administrativa e financeira, o endividamento foi controlado e as fontes de receita foram todas ampliadas. Paquetá ainda foi vendido, com a maior parte do valor a receber só em 2019.
A nova diretoria foi ao mercado de transferências com uma agressividade que a anterior, até porque nunca teve tanto dinheiro quanto agora, só demonstrou no semestre final de sua jornada.
Landim tirou jovens talentos de adversários diretos, como Arrascaeta, Bruno Henrique e Rodrigo Caio, trouxe Gabigol por empréstimo da Inter de Milão, e mais recentemente comprou da Roma os direitos federativos de Gerson. De modo que a pergunta passa a ser outra, sobre as finanças: não há risco de desarrumar as contas com tantas contratações?
2014
● Faturamento: 342
Fonte: Balanços financeiros
A relação entre faturamento e endividamento no Flamengo estava saudável até o ano passado, com mais dinheiro para entrar do que compromissos a pagar. É importante colocar um asterisco na receita, que aparenta ter levado um tropeço, mas na verdade está menor do que o valor arrecadado por uma questão contábil. Paquetá foi vendido para o Milan e terá a sua transferência inteiramente registrada em 2019, mas R$ 21 milhões foram recebidos ainda no segundo semestre de 2018.
Nas outras receitas, o clube carioca leva a melhor na comparação com adversários em quase todas elas. O faturamento com televisão é o maior do país. O departamento comercial também gerou a maior renda – na soma de patrocinadores do futebol, patrocínios incentivados e licenciamentos. Maior até do que o Palmeiras, que ganha na camisa com a Crefisa, mas perde no fornecedor e nos licenciamentos.
Num ano marcado por dificuldades no relacionamento com a Odebrecht, então concessionária do Maracanã, receitas diretamente ligadas aos torcedores caíram em relação ao ano anterior. Ainda que o programa de sócios torcedores tenha melhorado seu desempenho financeiro, e que o quadro social tenha se mantido praticamente no mesmo valor, a redução de quase R$ 20 milhões na renda com bilheterias prejudicou. Mesmo assim, só o Palmeiras faz mais dinheiro do que o Flamengo nesta área. Ambos disputam o topo em quase tudo.
O detalhamento das receitas do Flamengo em 2018
A televisão é a maior entrada de dinheiro, mas o quadro está bem distribuído entre as fontes
Televisão: 222
Marketing e comercial: 118
Torcida e estádio: 106
Outros: 33
Atletas: 59
Marketing e comercial
Em R$ milhões 118
Fonte: Balanços financeiros (em R$ milhões)
Mesmo tendo os seus primeiros grandes investimentos em 2018, como a compra de Vitinho por um valor que até aquele momento era recorde na história rubro-negra, o Flamengo manteve custos muito abaixo de suas receitas durante a temporada. Basta ver que a folha salarial do futebol profissional era apenas a quarta maior do país. A diretoria vinha operando com cuidado pois ainda tinha de gerar sobras para pagar dívidas do passado. Entre 2014 e 2018 foram registrados mais de meio bilhão de reais em superavit, sinal mais claro de que a relação receitas-despesas esteve ajustada durante esse tempo todo.
O resultado mais claro desta filosofia está na redução do endividamento flamenguista. O valor bruto ficou estável na casa dos R$ 450 milhões devidos, e na realidade ele nem precisaria baixar mais do que isso para ser considerado saudável.
Mais de 65% deste valor correspondem a impostos não pagos no passado e estão equacionados pelo Profut, de modo que basta manter os pagamentos de suas parcelas em dia para não ter de se preocupar com eles. Empréstimos bancários foram reduzidos, dívidas trabalhistas baixaram muito. Nada grave sobrou.
O Flamengo chegou àquele momento tão aguardado desta década em que fará dívidas, sim, com as contratações de jogadores para reforçar seu futebol. É preciso lembrar que jogadores comprados nunca são pagos à vista. Os desembolsos para a compra de seus direitos federativos e econômicos são parcelados, portanto representam dívidas no sentido mais literal da palavra.
2014
● Curto prazo: 206
Fonte: Balanços financeiros
A esta altura do campeonato, precisamos extrapolar um pouco a base que temos como referência para todo o estudo sobre as finanças dos clubes. Uma vez que o Flamengo publica demonstrações financeiras trimestrais, e a referente ao primeiro trimestre de 2019 já está disponível, temos dados suficientes para ter uma noção do risco assumido pela nova direção nesta temporada em andamento.
A linha do endividamento que interessa neste caso é a das “contas a pagar na transferência de jogadores”. Em 31 de dezembro de 2018, havia R$ 43 milhões a pagar por jogadores contratados até aquela data, sendo Vitinho o responsável pela maior parte. Esta dívida aumentou consideravelmente após as primeiras contratações da nova temporada. Com Arrascaeta, Bruno Henrique e Rodrigo Caio, esta linha passou para R$ 114 milhões em 31 de março de 2019. Gabigol não está incluído nesta dívida porque, emprestado, não houve compra de seus direitos.
Se o torcedor considerar que recentemente o Flamengo também comprou Gerson por R$ 50 milhões, da Roma, e ainda o zagueiro espanhol Pablo Marí por quantia não divulgada oficialmente, o investimento em atletas com certeza passou dos R$ 160 milhões.
A pergunta é: dá para bancar esse investimento?
E a resposta, para alguém que não trabalha no departamento financeiro rubro-negro e se baseia em balanços, provavelmente é “sim”.
O orçamento projetava R$ 100 milhões para investimentos em jogadores, então, desde que se cumpra a previsão, receitas cobrirão a maior parte. O restante pode ser pago de dois modos. Se o Flamengo fizera alguma receita não prevista, como a venda de um jogador, ou se pegar dinheiro emprestado com instituições financeiras.
Hoje o clube tem credibilidade para conseguir crédito com taxas mais baixas e condições facilitadas. ( 0,71% MÊS )
Depois de seis anos de reestruturação, nas mãos dos aliados de Eduardo Bandeira de Mello, o Flamengo começou a impor a sua capacidade financeira pelas mãos de Rodolfo Landim. Ao mesmo tempo em que a nova diretoria precisa ter a cabeça no lugar para não por o legado em risco, não há sinal de que esteja assumindo compromissos impagáveis.
Coisas que pareciam impossíveis há seis anos hoje têm sido feitas pelo Flamengo: a contratação de um técnico estrangeiro de primeira linha, a chegada por um zagueiro europeu, a competição financeira com clubes de porte intermediário da Europa por jogadores. Só faltará a Landim conquistar, enfim, os títulos que a sua campanha prometeu.
O perfil do endividamento do Flamengo por tipo em 2018
Mais de 65% das dívidas estão equacionados pelo Profut e não precisam ser pagos no curto prazo
Bancária: 25
Fiscal: 306 PROFUT
Trabalhista: 60
Outros: 64
Fonte: Balanços financeiros (em R$ milhões)
@rodrigocapelo
——————————————————————–
Essa é a diferença da dívida do Flamengo e as dos demais clubes.
O Profut, parcelado em 20 anos, tem um montante de 65% do total da dívida. Logo, como sugere a matéria, basta pagar para que a situação financeira continue agradável.
Quando que poderíamos imaginar que a dívida bancária do Flamengo poderia chegar na casa dos 25 milhões anuais? E isso só acontece por uma questão de fluxo de caixa, e não por endividamento. QUE FIQUE CLARO !
Com esse artigo do Capelo, e o artigo postado anteriormente pelo Itaú/BBA by Grafietti, espero que os amigos se convençam que financeiramente o Flamengo NÃO ESTÁ FAZENDO LOUCURAS.
ABÇ/SRN
Amigos , agora com a cabeça fria :
Claramente o time morreu nos 20 minutos finais e foi engolido por Atlético com mais fôlego. Ponto a ser avaliado.
Contusão muscular do Arrascaeta. : azar ou resultado de uma Inter puxada demais.
Não concordo com defesa ao Diego. O cara tem bagagem suficiente para entender a importância do primeiro pênalti. Tinha que chegar e dar uma porrada na bola. Aquele momento não é para inventar.
Éverton Ribeiro será esse jogador todo que falamos ? Tem que ser decisivo.
Flamengo contratou 3 jogadores decisivos que faltavam em nosso plantel : Gabigol que tem correspondido , BH e Arrascaeta. Sem dois deles fica complicado. Esperar de Diego, Vitinho e Éverton definições?
Finalmente o soprador de apito. Esse Qilton é o pior juiz do Brasil. Não deixa o jogo andar , conversa muito e aceitou que o atlético baixasse o sarrafo sem mostrar cartões.
Enfim vida que segue. Domingo tem outra pedreira. São Judas vai ter trabalho.
Saudações
Octavio,
O problema do Diego Ribas é que chegou no Flamengo vestindo a 10 e com esperança de ser protagonista (dos torcedores, e um papel assumido por ele), PORÉM, basta uma simples análise da carreira dele para perceber que NUNCA foi protagonista por qualquer clube por onde passou.
Acho que ele é útil ao elenco, mas jamais deveria vestir a camisa 10, bem como jamais poderia ter recebido o papel de protagonista do time – e até mesmo a condição de titular absoluto.
Paulo Edson, amigo,
Estamos falando a mesma coisa. Cometemos equívocos neste jogo da desclassificação da Copa do Brasil. Reafirmo que não imputei culpa exclusiva ao treinador, tanto é que enumerei os itens, num total de sete, além de afirmar que fazia ele parte de um pacote de equívocos.
Sinceramente, não entendi o seu último texto.
Abraço.
Kleber, meu caro,
Me desculpe se não me fiz entender, o que eu quiz dizer é que o “peso” do seu texto no 1o item, foi muito mais relevante que a soma de todos os outros 6 itens que vocês descreveu, pelo menos na minha modesta avaliação.
Enfim, não vamos ficar nesse entendeu, não entendeu, o que eu quero deixar claro é que a meu conceito, estamos efetivamente iniciando uma nova era, como já citei anteriormente, saindo do modelo “VAMOS FECHAR A CASINHA” para o modelo “VAMOS JOGAR FUTEBOL”, ou seja sair da mesmice dos ultrapassamos técnicos brasileiros, para, pelo menos tentar, uma era de inovações táticas, de postura mais agressiva e acima de tudo do que sempre deu certo no nosso Flamengo, qual seja: JOGAR PARA GANHAR, JOGAR PARA FRENTE, JOGAR EMPURRADO PELA MAIOR TORCIDA DO MUNDO !
Entendo que hoje temos elenco para isso, mesmo ainda com algumas carências como zaga, lateral esquerda e centro avante, temos um elenco que, se bem treinado, e acho que o JJ tem tudo para nos garantir isso, com certeza poderemos estar iniciando um nova fase de vitórias como nos anos 80 !!!
SRN
Os números do gabigol são bons inegavelmente, e ainda com 22 anos. Na minha opinião separava o dinheiro do Pedro e comprava o Gabigol.
Agora se mostrarem um jogador com 22 anos que faz mais gols que ele ….
Mudando de Assunto!!
Ja vendeu Vinicius e Paquetá!!
Se vender o tal Reinier é Burrice!! Tem é que renovar com a multa la em cima!!
Flamengo ta precisando mais de titulos e jogadores que de dinheiro no momento!!
Alguém tem duvidas que esse Flamengo sem Gerson, sem Vitinho, e com Vinicius Jr e Paquetá seria campeão da Libertadores!?
Foram gastos 100 milhões nos 2 pra ganhar 3x mais que ganhavam Vinicius Jr e Paquetá na época!!
Burrice!!
Santos só vendeu Neymar depois de ganhar Libertadores
Robinho após Brasileiro
Grêmio ganhou Libertadores e Copa do Brasil segurando Luan, Geromel, Artur!!
Ou admite que não quer titulos e vira banco apenas pelo dinheiro!!
Se o cara tem 17 anos e tem gente querendo pagar 150 milhoes eh porque ele pode vir a valer 300!!
Entao segura!! Se nao chegar a valer isso, valeu o risco e o retorno, do craque e do ídolo no clube??
Se quer ser grande tem que começar a agir como grande!! Craque só sai pela multa!! Ou quando o cara quiser sair!! Conversado!! Com a multa valendo 3x mais que o valor do cara!! Voce vende ele pela metade da multa!! Do contrário!! Só depois de ganhar titulos importantes!! Ou o jejum vai seguir aumentando!!
E vamos vendendo Paqueta por 140 e pagando 40
Em Gerson!! Garantindo o Vice!! 3º, 4º!!
Campeonato Grande se ganha com Craques!!
Porque será que o Palmeiras ainda nao vendeu Dudu??
Ou voce vende o Reinier!! Converte tudo em Euros e vai la buscar o Ibrahimovic!! Neymar!! Por empréstimo!! O que seja!! Agora vender por 150 e comprar de 50!! Voce ta vendendo alguem que pode vir a valer o dibro (300) e comprando alguem pelo dobro do que vale!!
Dividindo-se consequentemente suas chances de titulos por 2 também!!
Rick,
Acompanho o voto do relator!!! Se ainda estivéssemos na época das vacas magras, até entenderia a necessidade de venda do Reinier… Mas um clube que gasta 50 milhões no Vitinho, 24 milhões no Piris da Motta, 55 milhõe sno Gerson e 75 milhões no Arrascaeta (este último ótimo jogador, mas não vale a metade), vender um jovem com um talento absurdo (maior do que o do Vinicius Jr., inclusive) certamente é uma enorme BURRICE!!!
Vamos ver se essa Diretoria, que nas eleições ficou chorando a venda do Paquetá, venderá de forma precoce o nosso futuro craque…
Esse tempo vai chegar……………mas ainda não é o momento.
Não confunda decepção futebolista…. com decepção no departamento de futebol.
São coisas totalmente diferentes.
Se você muda a sua linha de conduta porque os resultados não chegaram , não pode reclamar depois que a nossa dívida possa voltar aos 750 milhões de outrora.
Abçsss
Rick,
O problema é o primeiro contrato do Reinier só pode ter 3 anos de duração. Então se o jogador e staff não quiserem renovar o contrato, não há o que fazer. Inclusive, daqui um ano, o Reinier poderá assinar um pré-contrato com qualquer clube, caso não renove com o Flamengo.
O Paquetá e Vinícius Júnior saíram porque quiseram. O Vinícius Júnior e staff ao menos renovaram o contrato aumentando a multa de 30 milões de euros para 45 milhões de euros.
Não foi o Santos que segurou o Neymar. Foi o Neymar que quis se manter no Santos, amadurecer e sair na hora certa.
Infelizmente essa é a realidade do futebol brasileiro, mas concordo que o Flamengo precisa tentar segura-lo.
SRN
Pessoal, sinceramente devo ser totalmente leigo sobre futebol. Vejo a maioria aqui afirmando ter cisto evolução no time com o novo treinador, o jogo contra o Goiás fi um ponto fora da curva no qual contamos demais com a sorte, basta lembrar da bola na trave quando a partida aunda estava empatafa e o jogo igual até os 40 da primeira etapa. No jogo anterior fomos engolidos pelo furacão, apesar de eu achar que o campo de plástico é fator preponderante.
Na quarta pasada não jogamos nada demais e todos afirmam que o único susto foi no lance do gol, devem ter visto outro jogo… Pior, imputam a culpa apenas ao Rafinha. Sim ele ertdeu o bote errado na intermediária adversária, mss ligo a segui o Leo Duarte também deu bote errado e o meia do furacão recebeu sem NENHUM volante na marcação e com um atacante veloz nas costas do lateral sem cobertura.. Depois vimos a palhaçada dos pênaltis…
Isso passa sim pelo técnico que é quem organiza a equipe, mas não é exclusiva e é , ainda, aceitavel em função do pouco tempo de trabalho, por outro lado mostra que não evolução alguma.
O que vemos é que temos um elenco desequilibrado e fraco e com jogadores totalmente descompromissados sem a minima condição de defender o Flamengo; deveriam estar no CSA ou Avaí, se tanto!
Anram o olho, o portuga, por enquanto, é só mais do mesmo…
Perdoem os vários erros, mas o teclado do celular é um martírio para mim…
Quero avisar que a casa caiu pra quarta!! Emelec ja sabe como vamos jogar!! Kkkkkkkk
……Aí o Marcos Brás vem a público dizer que o Filipe Luis pode chegar, como pode não chegar.
……esses apuradores………………ai ai ai ai ai !
Tweet
Conversation
Vinicius ❗ Retweeted
✅DA(se ofereceu ao Flamengo)
✅Rafinha
✅RC
✅Pablo ou LD (base)
✅FL
✅Cuellar (quase emprestado ao Vitória)
✅Gérson
✅Ribeiro
✅Arrascaeta
✅BH
✅Gabigol
Reparem como o Marcos Brás limpou as bananices do Rodrigo Caetano.
Wanderson Trivilim….
Se o Marcos Brás tivesse todo esse poder, que você acha que tem…
Não teria renovado com Diego Ribas, Rodinei, e outros mais…..só para dar um exemplo.
Abçsss
Aos que estão lamentando as saídas de Arrascaeta e BH, vale ressaltar que o Atlético Pr jogou desfalcado de seu melhor jogador…. A Grama Sintética!!
Insisto, é melhor planejar 2020…. Esse ano acabou….
Esse elenco de mercenários não passa pelo Emelec…