O Carioca é barbada?

Primeiro, traduzindo para os mais jovens. “Barbada” é um termo que começou no turfe para indicar o quase certo vencedor do páreo. Como caiu nas graças do povo, migrou para o futebol e, a exemplo das corridas de cavalo, carimba o time provável vencedor.

Se for feita uma enquete entre rubro-negros, com certeza, a maioria esmagadora vai afirmar que este Campeonato Carioca é uma verdadeira barbada.

E, esta conclusão tem como base os altos investimentos feitos pelo Flamengo, a paixão e o desconhecimento ou esquecimento, com relação a fórmula de disputa do Campeonato Carioca e, aí reside o único grande perigo.
Em 96, o Flamengo conquistou um CAMPEONATO CARIOCA, invicto. Doze clubes, um contra todos, em dois turnos. Era de fato um CAMPEONATO. Não lembro a partir de quando a competição estadual deixou de ser um campeonato e se transformou em um torneio, ou em uma Copa Carioca.

Agora, neste novo formato – e já foram vários os regulamentos – não se joga mais um contra todos em dois turnos e, em um determinado momento acontece o mata-mata.

Única e exclusivamente em função disso fico com a afirmativa de “grande favorito” para o nosso time. Fosse um campeonato, diria sem medo de errar que o Flamengo seria uma monumental barbada.


 

Triste ver a abertura do Carioca com o pequeno simpático estádio do Madureira recebendo público tão pequeno. E, não esquecendo que o adversário do Madureira era o Vasco da Gama. Por favor, sem essa de atribuir à “sauna carioca” um público tão reduzido. Com este mesmo calor já vi jogos ali “colocando pelo ladrão”.

A explicação é simples: o torcedor do Vasco não está levando fé. O Vasco venceu por 1 a 0, com o Madureira jogando com um jogador a menos, desde os doze minutos do segundo tempo em função de uma expulsão. Além disso, duas bolas beijaram o travessão vascaíno, uma no primeiro, outra no segundo tempo.

A bem da verdade, Jonathan, goleiro do Madureira, pegou muito. Triste mesmo foi ver uma abertura de Campeonato Carioca com público tão pequeno.

Aliás, por telefone o nosso Bap, vice de relações externas, me dizia que a correria do nosso pessoal era para colocar 40 mil pessoas no Maraca, na nossa estreia no Carioca. Segundo Bap, já chegamos a 35 mil. Esta mescla de saudade e paixão vai empurrar o torcedor para o Maraca.

E pra você, o Flamengo é somente favorito para conquistar o título carioca ou, uma autêntica barbada?


 

E o Fluminense hein?

No Maracanã, empatou em 1 a 1 com o Volta Redonda, que ainda desperdiçou um pênalti.

Meu amigo Lulu Niemeyer, pelo jeito, vai sofrer muito.

Marcado como