André Durão / Globo

Mensagem ao Bap e aos amigos do blog

Bap, amigo,

Quero começar as minhas desculpas por você, o que posteriormente estenderei a todos que leem e participam do blog.
Não tive, no Maracanã, a percepção exata da dimensão e consequente influência da arbitragem no resultado do jogo.
A verdade é que, de forma equivocada, justifiquei o resultado ruim dando mais peso a outros fatores, como o exagerado preciosismo do time e o comportamento “morno” de Filipe Luís à beira do campo, do que a esta suspeita formação de quadrilha responsável pela arbitragem e pelo VAR.

Em casa, indo deitar às três da madrugada, após rever todos os lances, fui tentar dormir com o peso na consciência da certeza do quanto dimensionei de maneira incorreta o que foi visto no Maracanã.
Poucas vezes, ao longo de 76 anos de vida — onde, aos seis, já era um torcedor de arquibancada e, na sequência, como jornalista e dirigente de clube — constatei esquema de arbitragem (árbitro + VAR) tão suspeito como esse.

Sugiro, independentemente da perfeita nota oficial, desembarcar em Assunção, na sede da Conmebol, para exibir ao vivo e a cores as provas desta pouca vergonha, além de exigir a suspensão do cartão vermelho dado a Plata, o afastamento de todos os que participaram da arbitragem, com imediata e rigorosa investigação policial, pois há cheiro no ar do que imaginávamos ter ficado no passado do futebol.

Enfim, é isso. Analisei imaginando que este passado nebuloso tivesse ficado para trás. Não ficou.

Forte abraço, reiterando minhas desculpas.


Amigos,
Recebi a mensagem abaixo, do vice-presidente de Relações Externas, o competentíssimo Carlos Peixoto. Retirado o cartão para Plata. Faltando agora a investigação para fatos tão suspeitos.


Observações sobre o jogo mundo afora: