Nesta segunda-feira pela manhã levei um bom papo com querida e competente figura rubro-negra e, nesta conversa, ficou mais do que claro que foi dada a largada para a corrida presidencial no Flamengo. Até aí, nada demais, até porque julho está batendo à porta e, como as eleições são programadas para o final de novembro, cinco meses nos separam dela. A primeira informação é a de que o ex-presidente Márcio Braga lançou a candidatura de Adalberto Ribeiro, advogado, de finíssimo trato, rubro-negro apaixonado com inúmeros serviços já prestados ao clube, e que atualmente ocupa uma das cadeiras do conselho gestor. Aí, a porca começa a torcer o rabo, pois na esteira desta apuração captei que, como candidato à reeleição, Eduardo Bandeira de Melo, a partir de agora, somente manterá no conselho gestor aqueles que estiverem firmes ao lado dele, o que me parece mais do que justo. Bom não confundir este conselho gestor com o do futebol. Este em questão é mais amplo e diz respeito aos assuntos mais importantes do clube como um todo. O conselho gestor do futebol é composto por uma quantidade menor de pessoas e, lá também, só ficará quem estiver alinhado com o presidente, que tentará a reeleição.
Uma informação que me deixou surpreso, foi a de que Wallim Vasconcelos, ao contrário do que imaginava eu, está ao lado do Bap, que não reza na mesma cartilha de Eduardo, e que poderá lançar um candidato, quem sabe, o próprio Wallim. Na opinião desta dinâmica e competente figura rubro-negra, o panorama pode ser visto neste momento da seguinte forma: se o futebol engrenar, a possibilidade de Eduardo Bandeira ser derrotado é desprezível, pois já está colada em Eduardo a fama de bom administrador. Se o futebol continuar como está, tudo muda, pois também está associada a Eduardo Bandeira de Mello a fama de que de futebol, nada sabe.
Além do que já disse aqui, vão aparecer alguns oportunistas de plantão, tentando com candidaturas nanicas, visando composições para futuros cargos. Se depender da minha torcida, Eduardo já está eleito, nem tanto por morrer de amores por ele como presidente e, sim, pelo fato de independentemente de qualquer coisa, em se tratando de Flamengo, eu só saiba torcer a favor. Muito mais importante do que qualquer nome está a glória do Flamengo e, tão importante quanto, a alegria da galera. Mais uma vez, e tomara que nunca mude, o futebol vai decidir uma eleição no clube mais querido do Brasil.
Em 2009, o futebol não decidiu.
Lamentavelmente foi o que aconteceu,pq vc sabe que futebol na vida societária da Gávea é mero detalhe! O que manda mesmo é o espote amador, neste quesito a Patricia tinha grande trânsito com os atletas, mães de atletas, associados e etc. No departamento de tenis ninguém votou nela.
Kleber em 2009 fomos campeões brasileiros e Delair, presidente do Hexa, não foi eleito… Assim, o futebol nem sempre decide a eleição do clube.
Pois então, se o Bandeira quer ser reeleito, e tudo depende do bom desempenho do futebol, acho melhor ele correr para contratar um camisa 10, porque pelo jeito que está este time, e sem um camisa 10 o bicho vai pegar (no sentido de que vamos sofrer muito).
Não acho que o resultado no futebol vai definir as eleições no Fla não. A própria Patrícia Amorim ganhou a eleição no dia seguinte que o Mengão se sagrou campeão brasileiro e sendo oposição ao Delair. Estou falando, logicamente, contando que o Fla não irá cair, pois acho essa situação quase impossível. Abs.
Kleber o q vc acha da ida do Leo Moura para o vasco?
Nesse caso especifico concordo com o Kleber , a ineficiência no futebol foi a marca antagônica à excelente gestão financeira, e caso tenhamos mais um semestre de decepções a oposição vira sim com mais força.
Muito triste ver a chapa azul se romper dessa forma, a ideia original era fantástica e pra ser concretizada era preciso de todos ,cada um com sua função e talento. Aposto também numa vitória do Eduardo caso o futebol não dê vexame,mas fica a triste sensação de que o poder é sempre mais forte para o ser-humano q o bem comum, no caso o bem do Flamengo.
Independente do resultado do futebol meu voto será no Bandeira. O cara roeu osso durante 3 anos p/ acertar o Clube, agora na hora de comer o Filé vai perder? Ano q vem entra + 70milhões/Globo,fora + arrecadação com Marketing e ST. O Fla finalmente está começando a montar um time decente porque somente agora podê investir. O Bandeira em nenhum momento entrou na pilha da torcida de gastar o que não poderia. To com Bandeira e não abro. BAP se quiser que se junte a ele, se não, se depender de mim, vai perder quem indicar e ficará queimado tentando rachar o grupo. SRN
Qualquer que seja o candidato, o Flamengo já está derrotado. Quando uma associação não permanece unida, ela nunca se fortalece. O Flamengo vem cambaleando há anos exatamente porque não há sintonia interna. Existe uma frase que sintetiza bem o que é o poder: “O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente.” ― John Emerich Edward Dalberg-Acton. Você Kleber, cita os oportunistas que vão lançar candidatura com o propósito de obterem cargos. Isso é o retrato do que se tornou nosso Flamengo e outros grandes clubes. O sentimento que prevalece é: primeiro eu. Todos usam como desculpa a democracia para se acharem no direito de participar, mas, na verdade, querem é levar alguma vantagem pessoal. Isso é Brasil. Isso é nojento. Isso também é Flamengo.
Acredito em você quando diz que deseja que o Presidente Bandeira continue, pois sua gestão vem dando bons resultados e isso premia o clube, nosso bem maior. Por outro lado ficamos preocupados pois tem gente muito boa que pode descer do barco, como o nosso querido Bap. Espero que nesses meses que ainda temos pela frente haja uma profunda reflexão maior por parte de todos e que cheguem a essa conclusão óbvia: o bem maior é o Flamengo. SRN
Discordo do amigo Pedro Cesar, erraram no futebol como qualquer clube sem bola de cristal erra, e como diretorias anteriores também já erraram, ou vamos esquecer que ficamos 17 anos sem ganhar um Brasileiro e a maioria das vezes de românce com a zona de rebaixamento? Os caras pagando dívida adoidado ainda conseguiram beliscar uma Copa do Brasil. Estamos no caminho certo, chega de retrocesso. SRN.
Não podemos agir com a emoção !
Os azuis precisam de pessoas experientes no futebol rubro negro para ajudar a tocar o barco.
Essa hora é de união, sei que a pressão em cima de bons resultados é grande.
Os azuis devem dar tempo ao treinador Cristovão, em relação a treinadores eles são iguais a todas as adm anteriores, demitem mesmo sem pensar.
Sr. Kleber, qual formação de dirigentes (chapa) seria ideal nesse momento ? Aceitaria fazer parte de alguma chapa ? Na sua visão, quais são as prioridades do próximo mandatário rubro negro ?
Ficamos no aguardo.
Abraço
Um cone, mas Wallim… JAMAIS!!!!
Pelo jeito vamos ter que arrumar um candidato.
Bandeira na cadeira de vice de Relações Públicas, é perfeito…
Como presidente, seu perfil é zero.
Realmente, não tem como negar,que o ponto fraco do nosso presidente Bandeira, foi ter montado um conselho gesto de futebol, que não é experiente no futebol.Mas no meu ponto de vista, somente esse argumento não pode ser levado em conta na hora de escolher outro presidente, porque como disse os colegas em comentários anteriores, outras administrações até mais experientes, também brigaram para não cair para a segunda divisão do futebol brasileiro.Para mim, eles deram mole em 2013, aquele time campeão da Campeão da Copa do Brasil, era competitivo, se tivessem mantido o Elias, e o Hernane, e mais algumas contratações o time não tinha passado tanto susto.E talvez teriam até chegado a semi-final da Copa do Brasil 2014, que na minha opinião a desclassificação foi culpa do Luxa.E outro detalhe também, nosso grande presidente Bandeira, tem o apoio do rei da nação, o maior de todos os tempos que é o Zico.Agora,se o senhor me permite? vou brincar com o senhor Kleber.Para mim, não tem Pelé, Romário,Maradona e Messi, Zico é o maior de todos.Com um apoio desse fica difícil para qualquer um brigar com nosso Bandeira.Da-lhe Zicão!!!
Querido Kleber, gostaria de saber do senhor?Se é possível um dia?Sócio-Torcedor votar para presidente do Flamengo?Qual é a sua opinião?srn!
José Carlos, há uma forma do Sócio Torcedor votar sendo sócio offrio pagando o plano de 43 reais, simplesmente porque sócio do clube tem direito ao sócio torcedor de 39,90 reais gratuitamente, ou seja, você pode se associar ao clube como OffRio, caso você more a mais de 100km dos limites da Cidade do Rio de Janeiro, ser sócio torcedor do plano de 39,90 gratuitamente. Sendo assim, você só pagará 3 reais e 90 centavos a mais, para poder votar e continuar sendo sócio torcedor. Acesse este link abaixo e obtenha mais informações sobre os planos.
http://www.flamengo.com.br/site/conteudo/detalhe/16
Antes de qualquer coisa gostaria de fazer uma pergunta: A CHAPA AZUL conseguiu fazer todas as alterações desejadas no Estatuto, são maioria em todos os conselhos, qual o motivo de nunca colocarem em pauta ampliar o direito ao sufrágio ao sócio torcedor?
Argumentos não irão faltar para mascarar o real motivo, o poder. O Flamengo não vive democracia representativa, está longe disso. São 40 Milhões representados por uma burguesia carioca que insiste na manutenção do poder de forma pré-histórica e aristocrática. Por mais que surjam promessas populistas nas eleições, no final não passa de discurso para utilizar a opinião pública como influenciador dos poucos com direito a participar do processo eleitoral.
É perfeitamente compreensível o pensamento do sócio patrimonial, ele investiu uma razoável quantia para ser proprietário de um título para uso do clube e teme que o sócio torcedor votando possa enviesar o pensamento ao desempenho do futebol, enquanto a Gávea correria o risco de ser “abandonada”. Porém, não seria possível, tendo a CHAPA AZUL maioria nos conselhos, propor uma alteração estatutária para votação de “presidente da Sede Social”? Se temos atualmente um CEO abaixo do Presidente e eleições para presidentes de conselhos, qual transtorno teria os sócios elegerem um presidente para sede social?
O que não é justo é 40 Milhões de torcedores terem seu presidente escolhido por pessoas que estão preocupados se há papel higiênico no banheiro, lobbys políticos, promessas de cargos a blogueiros… Como também não é justo que apenas “abonados” possam investir em uma possível candidatura, o que abre espaço para os “nanicos” utilizarem suas chapas minúsculas para acordos políticos e trocas de cargos por voto.
Muito antes de qualquer coisa é necessário mudar o sistema e concluo afirmando que ninguém muda. Não adianta fazer discurso populista e ao perceber que detém o poder por ser maioria em todos os conselhos teme o veto da torcida com a prerrogativa de possuir profissionais preparados, ao contrário do torcedor que toma decisões emocionais. Como toda ARISTOCRACIA chama o povo de ignorante!
Prezado Marcus,
Se informe, há formas de você se associar ao clube para poder votar, frequentá-lo e ganhar GRATUITAMENTE O SÓCIO TORCEDOR DE 39,90.
Acesse este link abaixo e veja os planos.
http://www.flamengo.com.br/site/conteudo/detalhe/16
Gente, todos falam que esta gestao tem uma boa administracao.
Mas…
Como explicar que as cotas da Globo ja foram adiantadas ate 2018.
E que o clube ja pegou 30 milhoes adiantados do consorcio Maracana, o que equivale a quase dez anos de uso?
Isso tudo foi colocado nos balancos coo diheiro em caixa. Dinheiro que seria para o futuro!!!
E agora, como faremos daqui pra frente?
Na Gavea, tudo muito estranho.
Amigo Bruno,
Peço-lhe desculpas se não consegui ser claro na minha explicação, como comunicador entendo que se a mensagem chegou com ruído ao receptor a falha foi do emissor.
Estou ciente da manobra muito bem lembrada por você, ela é sensacional, sem dúvida um dos melhores atos desta gestão. Mas não é uma via de mão dupla, um sócio do clube pode virar sócio torcedor e usufruir destes direitos, no entanto um sócio torcedor não pode, da mesma forma, se transformar em sócio do clube. É concordo com isso, é uma decisão acertada, caso contrário o clube se transformaria em uma verdadeira bagunça. Imaginem 50 mil pessoas na Gávea em um fim de semana, seria um verdadeiro caos.
A minha crítica está pautada em duas questões:
– o sócio torcedor votar para presidente;
– o presidente do clube ser um cargo para a instituição esportiva Flamengo (voto dos sócio torcedores), enquanto para a Gávea elegermos um presidente para a sede social (eleito pelos sócios da sede).
Esta medida evitaria que os sócios que apenas desejam utilizar o clube, ter seus direitos e conforto preservados justamente o tenham. Há casos de pessoas que nem flamenguistas são, pagando e votando porque moram nas redondezas e desejam um clube descente. Eles não podem ser prejudicados pelos pecados cometidos na gestão esportiva profissional. Porém, também evitam a exposição do futebol ao voto das pessoas que não se importam com os resultados, como ocorreu em 2009.
É perfeitamente possível realizar está auteração estatutária quando se tem maioria nos conselhos.
Saudações Rubro-Negras