Mauricio Macri

O presidente Mauricio Macri (dir.) ao lado do ex-jogador Martín Palermo (esq.)

O presidente Mauricio Macri (dir.), com uniforme do Boca,  ao lado do ex-jogador Martín Palermo (esq.).

A Argentina, respirando novos ares, tem um novo presidente. Venho acompanhando há muito tempo a vitoriosa caminhada de Mauricio Macri na política argentina, onde é o atual prefeito de Buenos Aires e, ontem, eleito presidente da Argentina.

Tenho torcido muito por ele, querido amigo, que conheci em 1995, quando aqui eu assumia a presidência do Flamengo e ele a do Boca Juniors, onde oficialmente ficou até 2008. Tentamos criar juntos alguns fatos novos no futebol sul-americano, como por exemplo, a abertura de temporada envolvendo os quatro mais populares clubes de Brasil e Argentina. A Copa seria denominada “Copa do Povo”, sendo disputada anualmente, um ano lá e um ano cá. Claro que, os participantes seriam, Flamengo, Boca, Corinthians e River Plate. Aqui a coisa até que caminhou bem, mas houve um entrave na AFA e, o sonho ficou no papel.

Mauricio foi também um grande companheiro na luta por cotas melhores, mais justas, para os grandes clubes do continente, nas competições promovidas pela Confederação Sul-Americana. Hoje, posso contar que Flamengo e Boca tiveram privilégios. Afinal, com todo respeito a clubes de menor expressão que participaram, e participam, das competições continentais, são os gigantes como Flamengo e Boca, entre outros poucos, que dão força e credibilidade às competições.

Entendemos à época e, acertamos na mosca que, juntos teríamos muito mais força nos pleitos à CONMEBOL e às emissoras detentoras dos direitos de televisão. Mauricio foi sempre um grande parceiro. Lealíssimo. E, além disso, uma doce e agradabilíssima figura humana. Estivemos juntos recentemente em Punta del Este, onde almoçamos no delicioso Hotel Las Cumbres de la Ballena.

Sem medo de errar, este é um dos mais vitoriosos amigos com quem tive o privilégio de conviver.  Presidente do Boca, quatro vezes campeão da Libertadores e duas vezes campeão mundial. Na política, prefeito de Buenos Aires e Presidente da Argentina. Como diria o meu doce “Velho Apolo”, Washington Rodrigues, “É mole, ou quer mais?”

Parabéns aos argentinos. Elegeram, para dirigir o país, um ser iluminado.

Toda sorte do mundo, querido amigo. Pela “herança”, você vai precisar…