Casualmente, estive por um tempinho com a dupla peso pesado rubro-negra, Bap e Carlos Peixoto.
Claro que, como o tempo era curto – eles estavam saindo e eu chegando ao restaurante – após cumprimentar, já mandei a primeira e única pergunta: E o Gerson, vai ou fica?
Bap aproveitou a minha curiosidade para uma perfeita dissertação sobre o momento do futebol brasileiro.
Para começar, esta história de que o Olympique chegaria a 25 milhões de euros é conversa fiada. Até agora e, pelo jeito, não haverá nenhuma grande modificação no número final que, não passará de 20 milhões. O Flamengo comprou por 11 e já pagou 6. Portanto, o líquido rubro-negro em caso de venda pode ajudar neste momento de crise, porém, não resolve a vida.
Há um outro tema importante. Em função do calendário, o Flamengo já colocou que não pode entregar Gerson de imediato, o que bate de frente com o interesse do clube francês. Se não me falha a memória, havendo o acerto financeiro, o Flamengo somente liberaria Gerson em julho.
Na pauta, se isto ocorrer, está a compra em definitivo de Thiago Maia e, mais umas duas boas “pescarias…”.
Dependendo da confirmação de Copa América, Eliminatórias e Seleção Olímpica, o Flamengo poderá jogar desfalcado de até seis jogadores, durante mais de uma dúzia de rodadas do Brasileiro. Isto sem falar em Libertadores e Copa do Brasil.
Como Sampaoli quer Gerson de qualquer maneira, acho que o Olympique irá entubar o prazo de recebimento do jogador. Gerson, a meu conceito, é o melhor armador brasileiro. E, quando digo “brasileiro”, estou colocando no pacote, inclusive, os nossos que jogam no exterior.
Embora o elenco continue consistente, o time perderá muita força na criatividade. Enfim, só nos resta aguardar e torcer para Gerson não ir.
Na correria da despedida, com os carros no meio da rua, ainda ouvi a justa reclamação de que, pela cessão de tantos jogadores para diferentes competições da seleção, o Flamengo não receba um único centavo.
Embora não pareça, é dura a vida de dirigente. Principalmente do Flamengo, em que o patamar da responsabilidade é batendo no céu.
Por 20 milhões de euros, EU não venderia nem a porrada.
Triplicaria o salário do Gérson e segurava a pemba…
Isso é troco na Europa. Contratação de sub 15 de qualquer clube espanhou ou francês.
Se houver um movimento com a Nação, com doação de R$1,00, o Flamengo arruma essa grana em uma semana…
Acho um insulto essa proposta do clube francês.
Concordo Egon, mas parece que a diretoria rubro-negra tá precisando fazer caixa.
Ou acharam que iriam arrecadar mais do que arrecadaram ou gastaram além do previsto. Estou curioso para saber o quanto foi o tal lucro espetacular que era esperado nesse formato de Carioca, espero que eles sejam transparentes e divulguem isso.
Mas eu não venderia também! Por 30 MI pensaria…..
Nem adianta contratar mais gente, tenho medo que venha mais um pereba ou senhor de 40 anos. A aventura em Bruno Viana já me traumatizou. Fico até hoje me perguntando onde o tal conselho estava com a cabeça de dar de mão beijada Natan pro Bragantino, comparado a esse Bruno Viana nosso garoto é um Thiago Silva.
Meu caro colega, o Nathan é tão bom,mas tão bom que ainda não foi escalado no Braga.
Ainda não entrou em campo. Para mim um jogador comum, endeusado por ser base.
Qto ao Bruno , assino com o relator.
Saudações
Gabaritou, mestre Egon. Por 20M, eu mandava esses franceses pra PQP com Sampaoli e tudo mais. Alias, se não me engano o Gerson custou 15M,a serem pagos em 3 anos.
Esta venda beira o absurdo. Qualquer meia-boca que o Flamengo quiser contratar vai custar metade. Bruno Viana tem passe fixado em 7M, Rene foi avaliado em 7M também.
Se o orçamento nao cabe aumento pro Gerson, enxuguem, mandem o Isla embora, emprestem o Rene, devolvam Bruno Viana, tem muita coisa para ser feita. Por 20M é tratar como xepa um cara que não é titular da Seleção porque o Tite é um lunatico.
Apenas 20 Milhões de Euros pelo melhor meio campista brasileiro da atualidade ? Mais um motivo para não vender. Seria uma burrice sem tamanho vender o Gerson e usar o dinheiro pra pagar Michael e Leo Pereira.
Realmente menos de 25 milhões de euros para inicio, mais bônus não devem vender. Substitui é impossível, pode jogar Arão de volante e trazer um zagueiro bom, eu para cima do Inter, cedendo Rodinei,Leo Pereira, Michael, Rene e mais 20milhoes e traia Rodrigo Dourado e Victor Cuesta, bom pelo menos tentaria.
No caso 20milhoes de reais.
“O valor da proposta do Olympique de Marselha ao Flamengo, já aceita pelos dirigentes, não são ditas pelas pessoas envolvidas na negociação, mas a reportagem apurou que é de 23 milhões de euros, cerca de 158 milhões de reais, + 5 milhões de euros, em torno de 30 milhões de reais, por metas estabelecidas em contrato, como títulos conquistados, número de jogos disputados e classificações para a Liga dos Campeões.
Outra cláusula exigida pelo Flamengo e que foi aceita pelos franceses foi o de “mais valia” em uma futura venda. Caso Gerson seja negociado pelo Olympique, o Rubro-Negro terá direito a 20% do valor relacionado à diferença na transação do time carioca ao francês. “O Dia
O meu xará gosta de dinheiro, o pai de Gerson, ele que levou a proposta para o Flamengo.
20 Mi = Ridículo
Por 20 não é razoável vender. No mínimo deveríamos exigir uns 30 + bônus e ainda seria pouco.
Falar em 20, trata-se de um valor ridículo.
Essa diretoria é uma piada. Ridícula.
Kléber, você diz que ser dirigente não é fácil. Muito bem, mas quem obriga outrém a ser dirigente? A pessoa somente se torn a dirigente porque assim o quer.
Saudades do EBM.
A atual diretoria comprou o Pedro para ser reserva de luxo e embora grande jogador, saiu caro e jamais será titular, pois Gabigol é o melhor atacante brasileiro depois de Neymar e tem que pagar as contas que tem sido pagas com atraso constantemente.
Continuo achando que é possível os dois jogarem, e não tem essa de que o time ficaria exposto pois já estamos levando uma pancada de gols sem os dois juntos.
Se Rogério fizesse o simples, colocando um zagueiro e voltando com Arão de volante a situação poderia melhorar mesmo com Gabi-Pedro juntos. Gabigol se movimenta, e Pedro mais centralizado.
Mas a teimosia é característica de Ceni, e vamos ficar com essa defesa tomando uma sacolada de gols e sem os dois melhores atacantes do Brasil jogando juntos.
Amigos da GLORIOSA NAÇÃO
Li em algum lugar que a proposta real “chegaria” a 20 em suaves prestações ao longo de 4 anos. Mesmo se a proposta fosse à vista, deveríamos considerá-la ofensiva, pois nem com o dobro conseguiremos repor o nosso Coringa.
SRN
20M em 4 anos é um escárnio. Mas como é Landim & cia, tudo é possível. Daqui a pouco, eles pagam 10M em outro Bruno Viana da vida. Flamengo precisa ser melhor administrado. Esta venda por este valor é esdrúxula.
Kléber, uma eventual venda por 20 é cag*r na cabeça da torcida. Um total e completo desrespeito a nós torcedores.
Os valores da negociação do Gerson, dependendo da fonte, partem de 20 M e chegam a mais de 30 M de Euros e, ainda, em suaves prestações em quatro anos. Ou seja, tem pra todos os gostos.
Por aqui já li que o negócio estava fechado por 25 M, seria anunciado na terça passada, que provavelmente não jogaria nem conta a LDU e Flu. No Futebol a verdade de hoje pode ser a mentira de amanhã. Kleber foi repórter, e dos bons, e sabe bem disso.
Os caça-cliques cada vez mais desinformam o torcedor incauto, que fica pendurado em lives e blogs o dia inteiro.
Tenho mais o que fazer. Acreditarei que foi vendido quando tirar foto em Marseille com a camisa do Bragantino de lá, voltando ao ostracismo de um clube da terceira prateleira européia, mas milionário.
Ah! E tenho a certeza que o filho de uma égua dos extremos desequilibrantes chamará Gerson na primeira convocação após a transferência.
E o nosso técnico ainda deu a “coletiva” no dia que foi Campeão Carioca na mureta, sem máscara, cheio de repórteres à sua volta.
Muito organizado esse nosso Marketing.
A Pandemia acabou e não me avisaram…
Que a diretoria queria vender a preço de banana dá pra entender, pois só veem a parte financeira. Agora sobre o Gerson fico incrédulo que ele aceite ir para Franca, pra piorar no Olympique.
Se de fato se concretizar, prefiro que invistam o dinheiro num ótimo zagueiro, num lateral-direito e tente trazer o Renato Augusto ou Paulinho para recompor com alguma qualidade a eminente saída do Gerson.
Como eu não acredito no Bap sob nenhuma hipótese, fico com as notícias de quem apura o Flamengo todo dia, e que, mais cedo ou mais tarde, saberemos quem tem razão.
O primeiro a trazer sobre o interesse do Olympique foi o Verê Casagrande. 25 milhões de euros mais bônus
Hoje pela manhã o Bruno Formiga do TNT Sports confirmou o interesse do Atlético de Madri, com o valor de 33 milhões de euros.
No fim da noite de hoje, Mauro Naves da Fox/ESPN trouxe o interesse do Real Madri, mas não falou de valores.
Disse que o pai do jogador, estava com tudo pronto para viajar para Madri, mas que foi impedido por conta do protocolo do Covid-19.
https://www.youtube.com/watch?=D8XE01AxGOk&ab_channel=ESPNBrasil
Por 20 milhões de euros, sem bônus, minha opinião é exatamente igual ao do Egon, em gênero, número e grau!
Não vendo não dou e não empresto !
Aguardemos !
Mas no Bap eu não acredito Nem Fud$%#&o ! ! !
Gerson no mínimo 35 milhoes de euros, menos do q isso, empresta jogadores e de aumento p ele, fim de papo. Agora criticar esta diretoria e arte injustiça né ? Podem até nao gostar deles , nao aer simpático a um ou outro, mas trouceram o Mari por preço de banana e venderam super bem, trouceram o Gerson por 11 milhões e estao vendendo por quase o triplo, compearam Gabi e Pedro bem, e ganharam tudo em termos de campeonato. Erraram com gastos no Leo Pereira e Michael,, mas tem muito crédito o serem criticados.
Eu também acho isso, Sergio.
Não sou muito da política. Mas ouvir que estão com saudades do EBM é de doer. Ainda que ele tenha sido fundamental na recuperação financeira do nosso Flamengo (e tem meu eterno respeito por isso), as contratações da gestão dele eram medonhas.
Falam do Leo Peneira, mas o EBM contratou o Donatti e o Erazo. Falam do Michael, mas o EBM contratou Cirino, Carlos Eduardo…a lista de contratações horrorosas é gigantesca: Wallace, Anderson Pico, Feijão, Lucas Mugni, Canteros, Almir, Thallyson, Muralha, Rafael Vaz, Armero, Rômulo – só para citar alguns.
Estou muito apreensivo com a história do Gerson. Espero que ele fique. É um jogador de extrema importância, diria fundamental para o nosso jogo. Concordo com tudo que falaram aqui.
Ainda que possa haver discordâncias de qualquer natureza em relação a essa Diretoria, eu prego que deveríamos ser minimamente gratos por tudo que eles já entregaram. Não me lembro de termos vivido uma fase tão gloriosa, com tantos títulos – nem mesmo nos anos 80 – e isso começa com contratações fantásticas. O nível de acerto é gigantesco.
Ainda que eu possa cornetar eles por qualquer razão (faz parte do lado torcedor), eu vejo uma mentalidade competitiva, obcecada por títulos – e isso é um grande mérito desses caras que estão lá comandando o nosso Flamengo.
S.R.N.8
Amigo Marcello, para completar a lista de horrores, tem o volante clássico Val pedreiro, o fantástico artilheiro Guerrero (média de 18 gols por ano!!!) e o raçudo Vitinho (1 milhão por mês!!!).
Também sou grato ao EBM pela recuperação financeira do clube. Mas, quando o assunto é campo e bola, a história é lamentável.
Amigo Marcello Penna, também eu, obviamente, não apreciei o nosso futebol durante a gestão do EBM, que, aliás, eu chamava de “banana” de mello pelo que ele deixava que o Eurico e os dirigentes da Ferj fizessem com ele.
Mas, quando eu digo que sinto “saudades” dele refiro-me à gestão financeira do clube realizada em seus dois mandatos.
Pensei que isso houvesse ficado claro no meu comentário acima.
Como o amigo não entendeu ( e escreveu :”mas ouvir que estão com saudades do EBM é de doer”), percebi que não ficara claro. Daí este meu esclarecimento.
SRNs
Andre, amigo querido.
Sou seu fã. Tamo junto!!
Eu posso não ter te entendido bem, te peço perdão.
Mas o meu post, no fundo, tem um posicionamento mais abrangente: nós temos o direito e o dever de torcer, cornetar, reclamar, xingar…mas é importante sermos justos.
Com todos os defeitos que possam existir (e eles existem), essa Diretoria entregou um time muito acima da expectativa mais otimista que qualquer um de nós poderíamos ter.
Mesmo com erros, os acertos são bastante superiores. O Flamengo se tornou o maior time das Américas, tendo conquistado uma quantidade absurda de taças – e aparentemente esse panorama está bem longe de mudar.
Entre idas e vindas de jogadores, o foco se mantém em títulos e em responsabilidade na gestão do clube.
Seguimos fortes.
S.R.N.8
É verdade, amigo Marcello Penna, você tem toda a razão.
Abraço grande.
SRNs
Quando falaram das negociações do Mister e do JJ no início de 2020, eu duvidei e achei que era só pressão da mídia, desesperada em tentar nos enfraquecer. Tive que me ver errado nas 2 oportunidades, o que me faz evitar tomar a mesma posição, apesar de, no fundo, achar que o Gerson não sai. Como onde há fumaça, há fogo, melhor não contar com isso até confirmado.
A saída do Gerson, se confirmada, será um grande baque. Especialmente no quesito técnico, mas como deixar de lado a “marca” Vapo? Assim como o Gabigol, o Gerson tem esse marketing, o BH criou o OTO PATAMAR, enfim, há idolatria e identificação da torcida com jogadores como esses.
É claro que o Gerson é jovem, bom de bola e, por isso, tem mercado, mas é extremamente necessário que o Flamengo cuide de si muito bem para não enfraquecer o elenco, que já é populado por alguns jogadores de qualidade duvidosa e ainda conta com o retorno de alguns outros (Rodinei e Piris), portanto, que uma eventual reposição, se não à altura (por impossibilidade), que seja ao menos de respeito para que se mantenha um elenco robusto e que continue a ser vencedor.
SRN8!
O que está bem nitido é que o pai do jogador e o Flamengo estão tentando fazer leilão. Há vontade e necessidade de vender, há vontade de sair e há quem deseja pagar e levar. Gerson é um jogador que fará muito sucesso porque mudou completamente do jogador do Fluminense para agora. O idolo do clube é o Gabigol, o craque de verdade é o Arrascaeta e o maestro é o Filipe. Vamos jogar sem titulares algumas rodadas, e veremos que o Rodinei, tão vaiado, é bem melhor do que o Isla e o Mateusinho.
Concordo com Anderson, acredito numa negociação pelos valores anunciados pelo Vene Casagrande.
Por 20 milhões de Euros nem sentaria para conversar.
Até hoje, a estratégia que eu achei mais acertada de compra e venda foi a do Santos com Neymar e Ganso (na época). Deixa os craques no time, eles valorizam jogadores meia boca (que esses sim, devem ser vendidos). Guardadas as devidas proporções, na época, Neymar e Ganso valorizaram uns 5 ou 6 perebas que foram vendidos a peso de ouro, como Wesley, que foi vendido por mais de 15 milhões de euros.
Eu só negociaria Arrascaeta, Gerson e Gabigol por valores estratosféricos. Temos tantos Vitinhos, Michaeis, Renes, Leo pereira, Bruno Viana, Muniz, o próprio Everton Ribeiro, pra vender no elenco, pra que vender um dos craques?
Bernardo, difícil arrumar comprador pra essa turma aí. E ainda retornam Piris e Rodilindo como disse o Marcus.
Acho difícil segurar essa venda do Gerson, infelizmente. E não adianta sonhamos com Vidal, pois a grana tá curta na Gavea, já que investiram em dragas como Michael, Léo Pereira, Gustavo Henrique, Bruno Viana, etc.
Se o Gerson sair, acho que um bom nome para ocupar a vaga seria o de Patrick, do Inter. Em tempo: precisamos urgentemente de um goleiro reserva experiente e de um zagueiro top. Depois, não adianta chorar nem colocar a culpa no Ceni.
A matéria do Globo on line sobre o resultado financeiro de todos os clubes(à exceção do Flamengo) com o novo modelo de negócio do Cariocão 2021 reforça a tese do Anderson de que a TV aberta é coisa do passado.
Nem vou me ater à opinião do veículo, parte integrante do imbróglio e que ficou pra trás nessa briga. Prestei atenção apenas aos depoimentos dos representantes dos outros clubes, que afirmam que só perderam. Sempre ouvi que o negócio é bom quando é bom pra todos, não só pra um.
As novas ações são voltadas para os que completarão 60, 70 anos daqui a 45 ou 55. A nós, que construímos essa paixão nos últimos 45 ou 55 anos, nos resta a resignação.
Resta saber se nesse período de transição a galinha dos ovos de ouro será atropelada ou não.
https://oglobo.globo.com/esportes/futebol/clubes-avaliam-carioca-que-termina-com-insatisfacao-prejuizo-veja-quanto-cada-time-perdeu-25031079?versao=amp&__twitter_impression=true
Fernando, complementando o tópico.
Uma matéria falando da diferença de audiência entre Globo e Record…
https://www.uol.com.br/esporte/colunas/gabriel-vaquer/2021/05/25/carioca-2021-sobe-ibope-da-record-mas-torneio-perde-ate-57-sem-globo.htm
S.R.N.8
O INGRESSO VIRTUAL.
A Record comprou os direitos de transmissão das FINAIS do carioca.
O problema é que a Record adquiriu o pacote FECHASO, apenas por ser a única alternativa, mas na realidade o que a Record queria era transmitir apenas as FINAIS.
Como eu já havia dito, a Record adquiriu por 2 motivos, IMPEDIR a,Globo de ter e em segundo lugar fazer uma transmissão limitada somente com o foco nas finais.
A Record não CONHECE o produto FUTEBOL, nao sabe nem de longe como extrair o verdadeiro potencial de TUDO que envolve o futebol. Não existe a IDENTIFICACAO nem da TORCIDA, nem da emissora com esse tipo de programação.
Mas a verdade por trás de TUDO isso é que os CLUBES tem e terão, cada vez MENOS INTERESSE de ter seus jogos transmitidos por TV aberta e o motivo é CLARISSIMO. Os clubes querem ser VENDEDORES e DISTRIBUIDORES de SEUS JOGOS. Ou seja querem ouvir o barulhinho do dinheiro caindo no caixa a cada transmissão e não em forma de contratos por campeonato. Vivemos num mundo cada vez mais imediato e o futebol já,se adapta ao sistema ; Quer assistir seu time jogar ? PAGUE por isso.
Não consegui ler a matéria, tem como colocar ela aqui na íntegra ?
————
Usa o outline, Anderson: https://outline.com/
Abraço,
Robert
Obrigado Robert
Tu és um anjo botafoguense, sempre nos ajudando em tudo!
Como é que eu posso ter raiva do Botafogo!?!?!?
Não dá !!!
Robert, SENSACIONAL.
não sabia que existia uma maravilha dessas
brihou muito!!
S.R.N.8
Acho que de alguma forma teriam que manter a TV aberta,visando atender a um público maior,e principalmente que não pode pagar,(caríssimos)PPV,Streamings, e outros parangolès…O futebol tem que ser popular,senão morre.O interêsse da juventude vai para o esporte bretão da Espanha,Itália,Alemanha,França,Portugal,que é exibido na nossa TV aberta a todo tempo.O FLAMENGO se tornou “povão” através das ondas do rádio e depois TV,cujos sinais varriam o país do Oiapoque ao Chuí…
Pelo que jogou no Inter,muito mais do que atuou no FLA,Rodinei tem vaga na nossa lateral direita,revezando ou não com Mateusinho.
A venda do Gerson,que parece certa,não deve ser por menos de 30mi,para início de conversa e vejamos como serão os “variàveis”.
Com este capital,acredito,o caixa do clube esteja recomposto.
Não lamento a cessão do Gerson,vi venderem Zico… Criei imunidade !!!!
RC com as ausências do jogadores cedidos às seleções,será testado na sua capacidade de montar um novo time.Criatividade e acêrto,é o que se espera.
Abs.
Embora eu não tenha conseguido ler a matéria que o amigo Fernando Roberto nos trouxe, afirmo aqui, que não se trata de uma tese minha. Essa é a tendência do mercado!
O texto é longo, requer calma e paciência para entender, mas vou tentar.
1 – O Flamengo não brigou com a Globo, só não concordar com o modelo de negócio aplicado por ela, e nem com os valores.
2 – O fato de não concordar, não significa que a solução chega em um piscar de olhos. Não chega!
Até porque, parte dessa solução significa conhecer um novo mercado que é o streaming.
E porque o streaming é tão importante?
Porque é a maneira que os jovens se conectam a todos os serviços de vídeo no mundo. E se o futebol é uma eterna renovação de torcedores/clientes, no futuro não vai importar se um homem de 70/80 anos prefere ver o jogo na tv. Ou ele se adapta em ver em novas tecnologias, ou não vai ver.
E o número de pessoas, que vão preferir ver pela tv daqui a alguns anos , vai ser tão irrisório, que não será levado em conta!
3 – Ontem, eu confesso aos amigos, que tive o ”atrevimento” de contrariar um texto de ninguém mais , ninguém menos que Cesar Grafietti.
No texto ele dizia dentre outras coisas, que o botafogo estaria sendo otimista demais, em planejar junto ao seu plano de reestruturação da S/A um crescimento de 3x, 4x em 10 anos!
OK, Se em dez anos, ele não acredita que o Botafogo não possa crescer 3 ou 4x, como é que ele pode chegar a conclusão que o campeonato carioca é um fracasso em 4 meses de existência na sua primeira atuação pós Globo?
O Carioca, pós Globo, tem que dar lucro no primeiro ano?
E que números são esses que se avaliam hoje no mercado, se quem de fato responde pela FFerj nesse caso, ainda não se manifestou ?
Eu estou esperando, e particularmente já cobrei ao Fernando Ferreira, os números do carioca. Mas o campeonato acabou sábado, vamos deixar os caras respirarem primeiro, né !?!?!
4 – Dia desses, em algum lugar, li que a pirataria no brasil chegou a 60%
Então vamos entender isso, e trazer para o futebol.
Toda vez que alguém vê um jogo pirata está assistindo em 90% dos casos, via site pirata. E se é site pirata, tem que ser via internet.
Se o usuário de site pirata está assistindo ao jogo, significa que para ele , a internet física não é problema.
Logo, trazer esse usuário de site pirata passou a ser o maior desafio. Pesquisa relatam que mais de 4 milhões de pessoas assistem jogos todos os fins de semana na internet via sites piratas.
Daqui mais ou menos 5 anos, quando o 5G estiver já estabilizado no Brasil, provavelmente teremos um app onde assistiremos a todos os jogos, e de todos os clubes, e de todas as competições, em um só lugar, pagando aproximadamente uns 20 euros por mês( R$130)
Eu adoraria assistir, Libertadores, Sulamericana, Carioca, Paulista, Mineiro, Copa do Nordeste, Copa Verde, Rio-SP, Sul MInas, cuspe a distância, por R$130 mensais, e vocês ?
5 – Monetização:
Já disse aqui antes e repito: Os anunciantes mais antenados com as tendências tecnológicas, não estão preocupados se o jogo do Flamengo ou de qualquer outro time vai passar na Globo ou na Record. Eles querem e querem muito, é que passe no maior número de plataformas possíveis
É sabedor que a audiência em Tv aberta ou fechada perde público a cada dia. Isso é fato !
Um dia a Globo já deu 90% de audiência em um final de novela. Hoje dá 40%. Os tempos mudaram!
Então se possível for, o anunciante quer que hoje o jogo passe na Globo, na Record, na Amazon, na Net Flix, Facebook, TicToc, Insta, e onde mais for possível, para que ele se conecte ao jovem que não assiste esse conteúdo.
Estamos falando de jovens de 18 a 30 anos , que preferem os games e as lives do youtube, do que jogos de futebol.
Faça uma pesquisa na sua casa. Se você tem um filho abaixo de 30 anos, ele assiste mais ou menos tv do que quando vc tinha a idade dele?
Fatalmente ele assiste menos tv, menos rádio, e assiste mais internet !
É aqui que mora toda essa mudança de mercado. Não é mais tese, não é mais tendência, é uma realidade!
E tem mais, quando a Globo diz que deu por exemplo 50% você é obrigado a acreditar no Ibope/Kantar.
Na internet, há 750 mil ferramentas que medem a ”audiência” em tempo real! OTO PATAMAR!!!!!
O caso mais palpável é a nossa camisa que vale 132 milhões, muito por conta do engajamento que temos na internet
Então vamos pensar o seguinte:
No meio do campeonato carioca, onde o Flamengo não se acerta com a Globo, é justamente o tempo exato onde temos a camisa mais valiosa do Brasil
Chegaram no meio do Carioca: Mercado Livre, Moss, Havan, e Rede Abc
Todos os anunciantes sabendo que a Globo não passaria o jogo, não era mais fácil esperar terminar o cariocão e pagar menos ”cotas” no ano?
Um mês de cota do Mercado Livre custa 1,5 milhão !!!!!!!!!
Sem dúvida alguma a Globo leva a marca do anunciante muito bem….mas na tv aberta.
Em todo o resto precisa da internet!
Até porque, tv fechada e PPV, voltamos a cair nos sites piratas, não é mesmo?!?!?!?
E vou dar um spoiler, de uma novidade……
Ano que vem, carioca na Amazon, pode escrever !
Anderson,
“Faça uma pesquisa na sua casa. Se você tem um filho abaixo de 30 anos, ele assiste mais ou menos tv do que quando vc tinha a idade dele?”
Na casa do meu avô tinha o rádio da sala, um portátil na cozinha e o velho radinho de pilha.
Na casa do meu pai tinham 4 televisões, uma em cada quarto e outra na sala.
Na minha casa (tenho 34 anos) não tenho rádio e apenas uma TV, que uso apenas para espelhar os aplicativos que tenho no celular.
Acredito que na casa de meus filhos, caso os tenha, o aparelho de TV já terá desaparecido – bem provavelmente haverá um smartphone capaz de projetar o “jogo” ou “filme” na parede.
Nos orgulhamos de dizer que o Flamengo foi o primeiro clube, lá na década de 70, em brigar com a TV para buscar os direitos de transmissão (“briga” que na época foi criticada por todos os outros clubes rivais). Talvez possamos, novamente, nos orgulhar por ter sido o Flamengo o primeiro clube brasileiro a partir para o streaming.
Isso de chama Evolução!
Fernando Roberto, que matéria boa …..
Obrigado por compartilhar!!!
Se o Kleber deixar, e se for de interesse, eu depuro ela toda para os amigos do blog explicando ponto a ponto !
Abraços !!
Amigo, toda vez que leio uma matéria sobre esse assunto penso em pedir a sua avaliação pelo seu grande conhecimento sobre o tema. Nem sempre coloco o link aqui pois pode ser cansativo para os demais.
Li atentamente toda a sua postagem e sigo uma tendência a me resignar com a “evolução”, como você mesmo denominou esse movimento.
Demorei a só ouvir rádio e música nos aplicativos e podcasts do celular. Lembro uma vez há alguns anos quando meu filho colocou pra eu ouvir no celular dele um comentário pós-jogo do Apolinho: som digital, limpinho… . Hoje é rotina.
Mas que sinto falta dos jogos em TV aberta, após a novela ou no domingo à tarde, ah…sinto.
Domingo começa nossa caminhada rumo ao tri, boa oportunidade pra começarmos a nos despedir desse modelo, 2024 é logo ali.
Grande abraço, parabéns pela análise.
Tamo Junto !
Fernando Roberto,
Também sinto falta dos bons programas da TV, como também do antigo “Panorama Esportivo”, que eu ouvia todos os dias. Não peguei a geração mais antiga do rádio, nasci em 1987.
Uma lembrança que tenho forte na minha memória é de acompanhar aquele time de 2007 (aquela arrancada), pois na época não tínhamos em casa TV por assinatura.
Tempos bons!!!
Verdade, Diego. Meu filho é da sua geração, de 83, sempre diz que só dormia ouvindo o Panorama com Gilson, Elso Venâncio. Naquele tempo ainda não tinha coletiva pasteurizada , com as mesmas perguntas e respostas em todas as Rádios e TVs, como hoje. Bons tempos mesmo.
E o HOJE ? Por 20 milhões eu, no máximo, deixava o Gerson participar do BBB.
Estamos RICOS ? Só que não.
A imprensa já começa a dizer que o Flamengo ficará rico com a venda do Gerson.
Se bobear a vencedora do BBB, já ganhou mais de 20 milhões, ou já se encaminha pra isso .
Melhor que vender por 20 milhões é colocar o Gerson no BBB . Tô falando sério. Kkkkk
Pato a francesa.
Os franceses são renomados mundialmente por saberem COZINHAR bem. Parece que estão querendo preparar um belo refogado de pato a francesa.
Quêm, quêm !!!!
Todos sabem aqui que não morro de amores por Landim&cia. Mas eles estão absolutamente certos em buscar uma nova forma de venda do produto Flamengo. A TV aberta é um modelo esgotado, daqui a 10 anos nem sei se vai continuar a existir. O streaming está passando o carro, as pessoas não tem mais saco e nem tempo para acompanhar novelas, minisséries, elas querem ter a possibilidade de ver o que elas quiserem na hora que desejarem. Quanto aos esportes, o streaming será mais democrático porque nem TV precisa ter, basta um celular e uma tecnologia apropriada, com o gatonet rolando solto.
Curioso ver que agora os demais clubes reclamem, desejando a volta da mamãe Globo que diziam favorecer o Flamengo. Agora, é o papai mercado que manda.Quem tiver produto para vender, vai se dar bem, quem não tiver, vai micar.
Na verdade, o que os outros cclubem querem é molezinha. Recursos fartos, mas não querem cortar despesas, renegociar dividas, passar o ajuste que enfrentamos desde 2013. O Botafogo, por exemplo, quer se locupletar de uma lei feita pelo Pedro Paulo e viabilizada politicamente pelo Botafogo, popularmente conhecido como Rodrigo Maia, que dá a possibilidade de transformação em SA, com uma série de beneficios fiscais, às custas da combalida União. E nem assim parece haver interessados, já que as perspectivas de negócio no futebol brasileiro são péssimas. O produto não é vendável da forma como está estruturado, o clubismo impera, a desorganização e a roubalheira estão no DNA.
A própria Globo já percebeu que no custo/beneficio, talvez seja melhor comentar de forma parcial, clubística e fomentar fofocas do que transmitir jogos. Taí o valor de Andre Rizek, Ana Thais Matos e outros.
Não sou viúva da Globo. O MercadoLivre se interessou mesmo com o campeonato na Record.
Na verdade, o que os clubes precisam é agir para diminuir o % da federação e de todos os custos relatados na matéria que pareceram muito altos, afinal, os clubes são os protagonistas. Mas eles preferem achar que o Malvadão é o culpado. Inadmissível que algo entre 80-90% da arrecadação não fique com os clubes.
A organização precisa melhorar, colocar arbitragem profissional, criar uma liga profissional, sem clubismo, calendário decente, sem provocações cafajestes como a feita pelo Fluminense, enfim, a falta de receita tem muitas causas. Um campeonato que paga 2 milhões de premio não poderia nem existir. Isso não paga a folha de 1 mês do Botafogo, quanto mais dos outros.
E para ter PPV é preciso produto. Com aquela molambada do Botafogo, não da para vender nada.Ninguem vai pagar para ver jogador que mal consegue ficar em pé. Nem os abnegados e sofredores botafoguenses-raiz. Aí a saída é reclamar, mas projeto de ajuste do clube nunca ninguém viu, a não ser a estratégia do Rodrigo Botafogo Maia de entubar a pemba na União, facilitando a entrada de um capitalista.
Verdade, amigo Cristiano Carlos. Aquela lei foi vergonhosa, como foram muitíssimas -e terríveis- as vergonhas patrocinadas pelo rodrigo “botafogo”.
SRNs
Futebol brasileiro x europeu, vida no Brasil x vida na Europa, real x euro. Não tem como segurar o jogador, ainda mais que ele não tem nem 25 anos. É a nossa realidade. O negócio é fazer o máximo de dinheiro possível para contratar medalhões que ainda sobram no Brasil como Filipe Luís, Diego Alves, Rafinha, entre outros.
Fazer um sub40. Ficaria mais parecido com showbol. Dificil ganhar titulo relevante com time com mais de 5 jogadores de linha acima de 30 anos.
E essa vitória do Flu nem pra eliminar o River serviu.
River que, descontado o surto de Covid, não vem jogando absolutamente nada hoje e ainda caiu na pilha do Caio Paulista!
Tá cheirando a Fla-Flu no mata-mata ou Fla x River já que não temos a sorte do Palmeiras nos sorteios.
Amigos da GLORIOSA NAÇÃO
Tenho lido críticas, exageradas a meu ver, a respeito da nossa base, embora concorde que pelo alto investimento, deveríamos colher melhores frutos. Lembro a todos que desde o Neymar nunca mais surgiu nenhum craque no país; tampouco na América do Sul, portanto fica claro que os excepcionais são levados antes dos 14 anos. Voltando ao MAIS QUERIDO, assistí 3 das 4 vitórias consecutivas do Sub 17 que é o lider isolado do Brasileiro. Ressalto que ser campeão tem pouca valia nestas categorias, pois o que de fato interessa, é revelar bons jogadores. Para não me estender muito, vou citar alguns do sub 17: Peterson – o melhor, evoluiu muito e parou de chutar todas no gol; Vitor Hugo – camisa 10 clássico, Mateus França e os 2 laterais titulares.
Agora me perdoem porque não consegui segurar uma crítica: os jogadores camisa 5 e 8 precisam melhorar bastante, mas o camisa 4, Darlan, capitão do time, é um daqueles casos recorrentes de zagueiros que não são muito habilidosos das nossas categorias inferiores. Dentre os zagueiros que já vi atuar, salvem-se: Carbone – sub 16, Marcos Paulo que era do sub 17 ano passado e Otávio.
SRN
Clubes ao mar.
Não adianta rezar, TENTAR manter o Titanic navegando, o iceberg já atingiu, o colosso, a maioria nem o viu chegar e muitos ainda continuam no salão de festas imaginando, foi apenas um susto. Enquanto isso nos porões e no comando, o pesadelo já começa a tomar conta de todos. Enquanto uma maioria segue à parte, totalmente alheia aos fatos.
O iceberg TECNOLOGICO, já atingiu o Titanic das TVs abertas, o gigante que parecia inaufragavel, já começa a inclinar-se e muitos já começam a babando ar o navio. Ouvem-se os gritos, pula que está afundando.
Os clubes começam a se preparar para abandonar o navio, mas como abandonar o navio que tradicionalmente carregava a todos durante décadas e simplesmente pular em um mar gelado, escuro e desconhecido ?
Os clubes do Rio já pularam e já sentiram a água fria e uma leve sensação de hipotermia intensificada pelas incertezas do desconhecido. Os passageiro do camarote de SP já pensam em também pular.
Em meio a todo o desespero, ouve-se os gritos, uns gritando; … voltem para o navio … outros gritando; … voltar como se ele está afundando ? SOCORRO ….
O Flamengo um dos primeiros a perceber e a gritar que o Titanic das tvs abertas e das COTAS de TV estava AFUNDANDO, já lançou seu bote salva vidas ao mar. Um singelo bote salva vidas com a inscrição FlaTv. O gigante estava corajosamente navegando em um pequeno bote salva vidas em um oceano de incertezas a procura de um novo horizonte.
De dentro do seu barquinho salva vidas com com seus remos de ASSINATURAs e “payperview” o gigante olha o navio adornar, e junto com outros que também se lançaram ao mar com seus bolinhos, olham para o desconhecido. De seu botinho o Gigante Flamengo visualiza uma bela ilha muito, muito, muito distante e se pergunta; será uma miragem ou realidade ? Será que só eu vejo isso ?
E agora, remar para aquela ilha que parece existir ou tentar sobreviver, como e para onde remar ?
Mas a pergunta que deve ser feita é; Como o Titanic das TVs abertas com toda aquela estrutura gigantesca e pesada conseguia navegar tão possantemente e levando a todos com tanta estabilidade e força ?
A resposta é ; PUBLICIDADE alavancada pela AUDIENCIA.
O Flamengo precisa guiar seu barquinho digital da Fla TV para as correntes das audiências elevada e assim, criar força publicitária. Não para o perigoso e gélido mar das ASSINATURAS, esse mar pode ser friamente letal, entorpecente lentamente. O que levará o botinho digital da FlaTV aquela linda ilha repleta de cachoeiras de águas cristalinas, com ouro e pedras preciosas espalhadas pelo chão é o remo da AUDIENCIA ELEVADA, que possibilitará o barquinho da FlaTv navegue usufluindo das correntes marítimas dos altos índices de AUDIENCIA.
A correnteza INTERNETICA da AUDIENCIA/ACESSOS/LIKES/VIEWS ELEVADA é milhares de vezes mais poderoso que o das assinaturas. O remo das assinaturas é fraco, limitado e limitante. O da AUDIENCIA ABERTA é exponencialmente mais poderoso.
O Flamengo tinha a seu favor toda a força descomunal da AUDIENCIA ABERTA NA FLATV, entretanto preferiu remar com os remos das assinaturas, afastando -se assim da verdadeira CORRENTE DIGITAL MUNDIAL. Nosso botinho se deixou levar em direção a ilha sombria e gelida das assinaturas e se afastou da ilha tropical e paradisíaca da AUDIENCIA ELEVADA, cheia de frutos doces e saborosos, ainda virgem e INEXPLORADA, banhada e rodeada por um lindo oceano azul de POSSIBILIDADES.