Tudo passa e tudo muda

Primeiro, o “tudo passa”, que foi o lema de vida de Julio Grondona, ex-presidente da AFA, recentemente falecido. Grondona, ante as situações mais adversas sempre olhava para o seu enorme anel onde estava escrito “tudo passa”, em espanhol.

Foto: Gilvan de Souza

Foto: Gilvan de Souza

Vanderlei Luxemburgo, que não sei se também tem este lema de vida, vem fazendo com seu belo trabalho a torcida do Flamengo entender que dias melhores virão e que o pavor de cair para a segunda divisão é coisa do passado recente. Agora o tema é outro. Há alguns dias ouvi de Vanderlei Luxemburgo e, concordei plenamente que, apesar da importância da Copa do Brasil, a prioridade seria sair do sufoco no Campeonato Brasileiro ou, como diz o treinador se referindo ao perigo de cair, “sair da confusão”. Embora matematicamente não haja garantia de que o problema está superado, quem conhece futebol sabe que confiança é tudo e que, apesar das limitações do elenco, o time está jogando com confiança e, acima de tudo, com inteligência.

Não é qualquer time que ganha consecutivamente quatro vezes neste Campeonato Brasileiro. Acho que esta noite Vanderlei refletirá muito. Quarta que vem já tem Copa do Brasil e o adversário é o mesmo batido recentemente pelo Flamengo. Difícil não imaginar o rubro-negro nas quartas de final e, pelo que vi na tabela, podendo pegar ainda nesta fase adversários que não metem medo. Isto ocorrendo, já estaremos na cara do gol da semifinal da Copa do Brasil ou, a quatro jogos para o título. Bom não esquecer que esta é a competição feita para o Flamengo, onde a sua incomparável torcida não coloca a camisa 12. Ela é a camisa 10, e como joga…

Bom dilema para o competente Vanderlei. Se o conheço um pouquinho, arriscaria dizer que, embora não afirmando, mudará o seu conceito de dias atrás. Tudo passa e, para o Flamengo, tudo é possível.