Não lembro bem quando, talvez há uns quatro meses, concedi entrevista em que o tema central não me dizia respeito, pois não havia participado do episódio em que torcedores rubro-negros contestaram, ao vivo e a cores, a contratação de Waldemar Lemos como treinador do time.
Esta minha entrevista, somada a inúmeras outras, acabou se transformando em um seriado, exibido na Apple TV + e, se não me equivoco, também na ESPN.
Nada contra o pitoresco ser explorado no mundo do futebol, só que, de forma organizada, onde não paire qualquer dúvida, até por uma questão de justiça e respeito ao passado.
Da forma como é apresentada a minissérie, a conclusão é que o Flamengo ao longo do tempo foi uma verdadeira bagunça. Todos os personagens foram colocados em um único balaio, como se tivessem agido da mesma forma e na mesma época.
No que me compete, na condição de ex-presidente, no período de 1995 a 1998, deixo claro que:
1 – Neste período o Flamengo manteve a dignidade, honrando com seus seiscentos funcionários e profissionais do Departamento de Futebol, os seus compromissos contratuais e trabalhistas, onde os salários eram pagos, religiosamente, em dia.
2 – A sede da Gávea e a ex-Sede Nova, no Morro da Viúva, foram recuperadas. Idem o nosso estádio, com arquibancadas modulares e vestiários dignos.
3 – A autoestima rubro-negra foi resgatada com a contratação de Romário, o melhor jogar do mundo, sem que o Flamengo tivesse investido um único centavo. Só no jogo de estreia de Romário, em Goiânia, contra a seleção do Uruguai, o Flamengo, em 1995, teve o faturamento líquido de um milhão e quinhentos mil dólares.
4 – O marketing foi decisivo para a manutenção da dignidade e da retomada da auto estima. Neste período, as sementes do sócio torcedor e da FLATV foram plantadas, além de verdadeira revolução nas parcerias, patrocínios e convivência comercial com as redes de televisão.
5 – Shopping Center aprovado em todas as instâncias, com a consequente mudança do departamento de futebol para o Fla-Barra, complexo custeado totalmente pelo grupo Multiplan, de acordo com contrato entre as partes.
Em síntese, neste período, o Flamengo foi muito além de manter a dignidade.
O problema é que nesta série, tudo aqui relatado foi misturado com a mais perversa página da nossa história, que envolve corrupção e desvio de recursos. No momento em que o Flamengo deveria “nadar de braçada” com os quase 90 milhões de dólares injetados pela ISL, dos quais só 61 chegaram aos nossos cofres, além de, ao invés de acionar judicialmente o grupo Multiplan por ter dado causa a não construção do shopping, foi aceito, da forma mais absurda, negociar uma dívida que não existia e, ainda por cima, com a falência da ISL, houve a inadimplência, gerando dívida colossal. O tiro de quase morte na imagem do clube foi o despejo do Fla-Barra, com o consequente retorno para a Gávea, àquela altura, totalmente abandonada.
Os jogadores citados estavam se referindo a este período, fato que na edição da minissérie não ficou bem claro, comprometendo a verdade.
Mudando de assunto, dentro do mesmo tema: Tenho respeito a todos os profissionais. Nada pessoal contra o treinador Waldemar de Oliveira, porém, como vice-presidente de futebol, entendi que a mudança no comando seria fator decisivo para conquistar a Copa do Brasil de 2006. Como jamais pequei pela omissão, fiz o que tinha que ser feito. Não me arrependo. Aliás, a torcida do Flamengo também.
Sugiro aos queridos companheiros responsáveis pela minissérie, uma ajeitada na edição, em respeito ao princípio básico do jornalismo que é a verdade.
Desculpem o desabafo. Era necessário. Pela preservação da sagrada imagem do Flamengo e em respeito à verdade dos fatos.
Concordo com vc Kleber que vc aumentou e muito nossa autoestima com a contratação do Romário e tudo que vc falou em relação credibilidade e tal. Acho apenas que na presidência exageramos muito na quantidade de jogadores contratados e na gestão do departamento de futebol como um todo. Mas é apenas minha opinião e respeito quem pense o contrário.
Dito isto, sua vice-presidência acho eu que de 2005-2009 na minha opinião foi espetacular, nos salvando de rebaixamentos certos e nos presenciando com vários títulos, e como vc disse sem medo de tomar decisões.
Muito obrigado.
SRN
Eterno Presidente Kleber Leite, concordo com suas palavras e realmente este documentário está distorcendo alguns fatos!
TIVE A HONRA DE TRABALHAR COM O SENHOR E SEMPRE QUE ME PERGUNTAM QUEM FOI O PRESIDENTE QUE MAIS AJUDOU OS EMPREGADOS DO FLAMENGO DESDE 1970 até 1998 eu falo KLEBER LEITE!!!
Sem mais
SRN
Querido Kleber , concordo integralmente com suas palavras.
Sou testemunha , convivência de uma vida com vc , de seu amor sua dedicação e sua correção em todos os aspectos da sua vida , não só com o Flamengo.
Seus esclarecimentos são mais que pertinentes são fundamentais para separar o joio do trigo.
Bjo no coração
Kleber
Obrigado pela citação das atividades de marketing. Com seu apoio fizemos uma “virada” no conceito de marketing dos clubes de futebol. Ali começou a ser dada a devida importância aos profissionais que trabalham pela marca e trazem receitas consideráveis para o clube, e viabilizando a contratação de craques como Romario, Bebeto, e Edmundo. Tenho orgulho de ter sido seu VP de Marketing
duas questões:
– o documentário iguala episódios de naturezas distintas. o desrespeito desferido contra o ser humano Valdemar quando anunciado treinador numa determinada epoca e a demissão do treinador Valdemar em outro período, oportuna ou nao, mas prerrogativa da diretoria, sem qualquer desrespeito pessoal;
– o documentário ouve todas as partes sobre o episódio específico no q se refere ao anúncio mas não ouve o kleber leite especificamente sobre a demissão, o q não é próprio do bom jornalismo.
era diretor executivo do departamento de futebol . não tenho rigorosamente nada contra o Valdemar. mas acho q era indispensável e justo q o Kleber fosse ouvido sobre o fato concreto e não genericamente.
Amigo KLEBER ,
Perfeito seu relata em correção a realidade e o passado ! Houve sim , momentos difíceis e principalmente com nosso direito mais rentável, o de imagem, por venda dos seus jogos , por mais de três décadas mesquinhamente rentabilizada pela tirania da FIFA e pela exploração de um monopólio que só depois de muita pressão , passou a ser melhor paga a partir dos anos 2013/ 2014 em diante ! E fazer justiça a todos fatos aqui relatado como testemunho , e enaltecendo por justiça as também heroicas administração, a SUA , a de HELIO PAULO , a de MARCIO BRAGA e de DELAIR DUMBROVSKY , quando entre outras sandices , nos defrontamos historicamente com os custos dos nossos ingressos vendidos , onde pagávamos mais
45 % de taxas e ainda rachávamos o restante com os nossos adversários .
Alias, todos os CLUBES no BRASIL foram vitimas dessa truculência autoritária , advinda , da CBF , da FIFA , da POLÍTICA , que a tudo endossava , e aos monopolistas de DIREITOS DE IMAGEM ! Felizmente atravessamos TODO esse período ,como também a do desastrado contrato com a ILS , sócia do bando da FIFA , falida dois anos depois da formalização contratual com o FLAMENGO !
A nossa enorme TORCIDA , nossos SÓCIOS , nossos HERÓIS do CAMPO , como ZICO , RONDINELLE , DOVAL , DIDA , BEBETO , ROMÁRIO , ANDRADE , CARLINHOS , JUNIOR , CAPITÃO CLAUDIO COUTINHO , PET , FIO MARAVILHA, NUNES , ADILIO e centenas de outros , nossos ABNEGADOS , como VOCÊ , desde os nossos FUNDADORES passando por inesquecíveis EX-PRESIDENTES , nossos CONSELHEIROS, enfim TODOS , nos fizeram SUPERAR os obstáculos e as limitações impostas contra nossa própria grandeza ! MAS A GARRA DESSA ENORME COMUNIDADE RUBRO-NEGRA nos deu as indispensáveis energia e inspiração que agora com gestões VITORIOSAS e PROFISSIONAIS , estamos delineando um futuro IRREMEDIAVELMENTE VITORIOSO , com as bençãos do nosso SÃO JUDAS TADEU !!
MENGOOOOOOOOO
🙏🙏🙏❤️🖤⚽️🏆⚽️🏆❤️🖤🙏🙏🙏
SRN
Do amigo
JOCA
Caro Presidente,
O fez muito bem!!!!
Vivemos tempos perigosos na comunicação.
Não há mais o compromisso com a verdade real.
Isso, outrora essencial, como checar a fonte, ficou secundário.
Falou, escreveu e não leu mas publicou.
Vivemos isso no dia a dia.
A verdade virou mentira e a mentira virou verdade.
Espero que a produção faça as necessárias adaptações.
Vivemos a falta de comunicação, Presidente.
Hoje vivemos a era das narrativas.
Marcos Motta diz:
Quem controla o jogador, controla a operação.
Eu digo:
Quem controla a narrativa, controla o mundo.
Caro Kleber e amigos!
Eu sou fã do Kleber Leite, desde o tempo que ainda um adolescente, ouvia os jogos pela Rádio Globo. Passei a ser mais fã ainda quando fiquei sabendo que o Kleber, Jorge Curi e o saudoso Gilson Ricardo eram irmãos da mesma paixão.
Tudo se fala e faz parte da modernidade intelectual, onde alguns se acham superiores, e pouco são o que tem uma luz concreta de pensamento.
Anos passados, o futebol era muito pobre. Imagine o passe do Zico nos dias de hoje. Imagine o Leandro nos dias de hoje. Vou citar apenas esses dois.
lá atrás, não existia a força do dinheiro que hoje existe.
No passado, se lutava para o dinheiro chegar. Hoje, se para o dinheiro fácil ser rasgado. Não podemos em momento algum lembrar das multas milionárias dos técnicos recentes do Flamengo.
A vida é assim e os tempos são outros. Mas, o tempo será sempre o tempo certo para se respeitar e quem não o faz, paciência.
Eu sempre ensino aos meus filhos: cada um dá o que tem e não espere nada daqueles que nada tem a lhe dar.
Grande Kleber: sua história é impagável e você nem precisava da ajuda do Romário. Já que teve, fica como brinde.
SRN
Realmente ficou tudo no meio desse plasma sem distinguir as coisas
Kleber meu queridão!
O que é pior, o Waldemar ou o Dunshee de Abrantes em 2024? Ou o Bap?
Landin esta morrendo de medo do EBM, e vem ai nova tentativa de rasteira com nova emenda ao estatuto proibindo posse de dirigente em exercício de cargos públicos eletivos.
Os mais chegados comentam que o Landin esta tristonho!
Landin deve esta vendo que esta em um mato sem cachorro com a popularidade de seus dois candidatos.
Tem ai o Marcos Brás, mas além de estar literalmente com a imagem “toda cagada”, processo na justiça, esta vindo de um ano desastroso no futebol, além do Brás ser de outro grupo político.
O Landin deve pensar assim, “se eu bloqueio o EBM e ele sair de cabo eleitoral do Wallin, dá na mesma!”.
Mas o Landin esta triste, deve ter os seus motivos, sei lá! Não aprovou prorrogação do mandato, sofreu linchamento da opinião pública rubro-negra, SAF tá vazando água, talvez veja o Fluminense campeão da Libertadores no Maracanã, ou Botafogo campeão Brasileiro, enfim.
“Dunshee de Abranches”
Meu sempre e eterno presidente
Suas colocações foram mais do que perfeitas !
A sua gestão foi de conquistas em todos o sentidos para o nosso Flamengo
Totalmente distorcida tal série
Vc tem uma vida de conquistas , seriedade e um exemplo a ser seguido !
Eles , os produtores desta série tem a obrigação de fazer os ajustes necessários para corrigir e fazer prevalecer a verdade !
Estou com vc e não abro mão
Um bj do seu sempre amigo
Celinho
Querido amigo,
fui testemunha de todos os fatos relatados e os avalizo. Sua gestão, efetivamente, retornou com a dignidade ao nosso clube. Sou eternamente grato ao amigo. SRN
Kleber meu querido…..
Te convido a olhar por outro ponto de vista.
Se estas pontuando que….
1 – Pagar em dia;
2 – Cuido da sede
3 – Restabeleceu os nossos
4 – Alicerçou dignidade
…E que na sua gestão, foi diferente, sinal que em outros tempos, essa não era uma constante.
Caso contrário, tudo que listaste, não passaria de um mero cotidiano presidencial.
Quem assistiu Márcio Braga na tv dizendo a ícone frase ” Acabou o dinheiro”, enxergava o Flamengo como uma zona.
Meu querido presidente Kleber Leite,, nem precisava de explicações, quem viveu seu mandato de 95 a 98, sempre.viu seu esforço, para tornar o Flamengo cada vez maior. Erros , tentando acertar, talvez o maior que nos impediu títulos, a saída de Luxemburgo em 95.
Mas pra mim, um simples torcedor do interior de Minas, seu maior legado e sinceramente heroico, foi nos salvar em 2005, ao lado de Joel Santana da maior vergonha que poderíamos ter passado , o rebaixamento. Se não.fosse sua cirurgica intervenção, teriamos rebaixamento no.curriculo e uma mancha que jamais poderia ser limpa.da nossa história.
Intervenção essa.que.culminou com uma.copa.do Brasil, 3 cariocas em.uma época que estadual valia muito e que culminou com um Brasileiro em 2009, mesmo.com sua saída antes do título, foi um trabalho seu.
Um gigantesco e marcante rubro negro, meu muito obrigado presidente pelo feitos, que muitos jovens não sabem .
Liliano,
parabéns pela lembrança. Efetivamente, 2005 foi um feito inesquecível. Kebler, entrou e consertou tudo que estava errado, conseguindo nos livrar de um rebaixamento iminente. Ele sabe o quanto lhe sou grato por ter nos livrado de um grande vexame. Forte abraço.
O Salvamento de 2005 foi um título tb…
Mas em 95, foi um tempo inesquecível, uma esperança dominava nossos corações, um sentimento de um Flamengo forte, com os melhores jogadores do momento, foi um marco, embora sem títulos.
Aquele Flamengo x Uruguai em Goiânia, estréia de Romário, foi uma lição a um marketing que ainda hoje não sabe fazer coisas parecidas…
Num tempo sem internet, o rádio e o Jornal dos Sports, eram as fontes de notícias do nosso Mengão para quem morava fora do RJ, como eu em Brasília, era entusiasmo diário com os times montados pelo Kléber, o de 95 o de 97/98, uma seleção tb…
Como tenho saudades desse tempo…
SRN
Colega Adriano, sinto saudades não kkkkkkk, tudo isso que vc falou é verdade.
Mas não ganhávamos título importante nenhum.
Saudades tenho não kkkkkkk
SRN
Outros tempos, realmente.
Sou amplamente a favor da gestão que está à frente da nossa maior paixão desde 2013.
Mesmo assim, volta e meia, fico aqui a imaginar o que KL faria à frente do Flamengo do Bilhão!?
Pano rápido, como diria RMP.
SRN!!!!
Amigo Leandro
KL com 1 bi seria covardia…pobre dos demais
Este dia vai chegar…KL+Pelaipe+ EBM+ Sua Santidade JJ?
Seria como um ancião saindo na porrada com Mike Tyson…
Amigo Paulo,
A Saudade é daquele tempo, era uma época mais romântica no futebol, a contratação de Romário comemorei quase como um título lembro bem, era um feito mto distante se lembrarmos o time de 94… Ainda chegou Branco, que tinha sido campeão do mundo tb.
Em 96 tb foi formado um grande time com Amoroso, um craque, Mancuso, uma questão errada era que os times duravam mto pouco tempo, trocava demais, isso atrapalhou o conquistar com certeza.
Em 97 foi brincadeira, Zé Roberto, Palhinha, Rodrigo e Romário…
Palhinha foi um craque de bola, sem glamour.
Hoje não temos mais nomes desse porte como Romário, Bebeto, Rivaldo, Ronaldo, pesados , pro Kléber Leite ir buscar…
Tenho mta curiosidade em quem ele iria nos tempos de hoje, que nome teria um impacto próximo do que tínhamos naqueles tempos, sinto saudades de termos tantos nomes grandes…
Tinha uma história naquele tempo que KL tentou trazer Eric Cantoná rs, não sei se foi verdade, mas gostava mto da forma de pensar em nomes de impacto, futebol é tb entretenimento, precisa de forma constante do mexer com a imaginação, com o sentimento, com a autoestima, com os sonhos das pessoas, como a Disney faz, o marketing é primordial penso eu…
SRN
Tranquilo amigo Adriano ! entendi…
SRN
Pessoal, muito boa tarde.
Kleber Leite, querido presidente.
Por favor, poderia nos elucidar o que ocorreu em 2009, quando o Ronaldo Fenômeno, treinando na gávea, e num piscar de olhos foi parar no Curintia ??
Aguardo.
Obrigado.