Começo pedindo licença ao companheiro Paulo César Ferreira por utilizar a sua genial sacada como título deste post.
No post anterior, tentei colocar o quão importante é a ação do ser humano no dia a dia de um departamento de futebol. Fiz isto, citando exemplos.
Falei da importância da chegada de Paulo Pelaipe para o Vasco. Como é do ramo, em pouco tempo vai conseguindo colocar a pipa no alto, embora os problemas financeiros não sejam pequenos. Citei o Botafogo de 95, que sequer tinha campo para treinar e foi Campeão Brasileiro.
Mencionei o caso do São Paulo, que sempre teve estrutura, mas marcou época quando teve material humano competente e, vem patinando pelo fato destas pessoas estarem fazendo falta, embora a estrutura seja a mesma.
Falei do Atlético Paranaense que, pela estrutura, tinha a obrigação de a cada dez anos, ao menos, conquistar um título brasileiro. Poderia ter citado mais exemplos, mas fiquei nisso.
Fiquei surpreso com alguns comentários:
ANDERSON: “Eu continuo preferindo estrutura”.
HENRIQUE: “Acho que os torcedores também.”
DIEGO: “Também continuo preferindo a estrutura.”
Amigos, por favor, entendam que jamais tentei comparar. O que disse, foi que só a estrutura não basta. Se não houver COMPETÊNCIA, nenhuma estrutura ganha título.
Também sou a favor da melhor estrutura possível. Vai ajudar demais, desde que, as mentes sejam minimamente brilhantes. Será que fui claro?
Li que a diretoria continua correndo atrás do treinador e, que não há uma preocupação imediata, pelo fato de todos confiarem no jovem que trouxeram de São Paulo, Mauricio Barbieri.
Se esta mentalidade impera, é equivocada. O Flamengo é fim de linha para um treinador, e não, etapa de experiência para quem quer que seja.
Já está mais do que provado que esta cadeira precisa estar ocupada. Não se espera por treinador, por mais prestígio que tenha ele. A cadeira desocupada gera insegurança no elenco e, definitivamente, o Flamengo não nasceu para ser comandado por treinadores interinos.
Será que o passado recente não vale como exemplo? Por favor…
Kleber, o Atlético-PR tem uma mentalidade diferente tanto que mesmo na decisão usou os reservas para se dedicar à Copa do Brasil na quarta-feira.
Se me permites, deixa eu copiar o que escrevi no post passado sobre a estrutura:
Sem estrutura, os títulos virão esporadicamente e ficaremos flertando com rebaixamento e sendo motivo de chacota.
Todo domingo eu vejo o Resenha ESPN e constantemente ex-jogadores falam mal do Flamengo. Que não pagava, era bagunça, isso e aquilo. Ontem, o ex-zagueiro do Real Madrid, Júlio Cesar, disse que em 2009 tinha proposta do Flamengo e ligou para o Djalminha para saber se valia a pena. A resposta foi: não vale. Riram um monte. Aí o Djalminha justificou que o clube não pagava, que isso, que aquilo.
No sábado, vi uma reportagem no Sportv com o Ronaldinho Gaúcho. Falou bem do Flamengo, da emoção de jogar lá, da torcida, etc. Aí disse que não pagava, que era bagunça, que a fila de credores era enorme, etc.
Kleber, se não havia nenhum 2°plano para substituir o Carpegiani porquê mandaram o Jaime embora?
pq o Jayme é fraco..
EBM teve 5 anos completos, mais o inicio do planejamento desse 6o ano de mandato para minimamente acertar no futebol. E não conseguiu, nada do que planejou deu certo. Os bons momentos do futebol, foram frutos do acaso. Na CB13 o Mano saiu intempestivamente e perdidos colocaram o Jayme, que acabou encaixando o time, torcida foi junto, no mata mata funcionou ( nos pontos corridos foi a conta do chá). e Depois quando o Muricy vinha fazendo um péssimo trabalho e só saiu pelos seus problemas de saúde, foram deixando o Zé Ricardo e o time fez a melhor campanha da sua história em pontos ganhos. Ou seja, a chance de sucesso agora é remota..dependemos mais uma vez do acaso, pois nosso PR e seu fiel CEO já deram inúmeras provas que não são do ramo
Também sou totalmente a favor de uma boa estrutura, mas só estrutura não nos levará a lugar nenhum. Hoje temos uma dívida escalonada, menor, temos credibilidade no mercado, o clube funciona, os esportes olímpicos vão de vento em poupa, não existem atrasos de pagamentos a quem quer que seja, outros grandes avanços vão sendo conquistados. Mas no carro chefe que é o velho futebol, é o que vemos, UM CAOS…Em 5 anos e três meses, dois estaduais e uma CB, muito pouco para o gigante Flamengo. Estrutura sim, mas com gente competente gerindo o futebol…
Lemos, nesse período o Flamengo ficou em 3º no Brasileiro de 2016, com a melhor campanha de pontos corridos da história, e 6º no de 2017. Depois do muitos anos conseguiu duas idas consecutivas para a Libertadores, algo que não ocorria desde 2007 e 2008. No entanto, em 2007 foi graças a Copa do BR 2006 e em 2008 graças a uma arrancada espetacular no ano anterior num Brasileiro com várias rodadas alteradas, etc.
Não é tão ruim assim no futebol. É lógico que queríamos mais, mas também não é um fracasso. Tem final de Sulamericana perdida num pênalti infantil e final da Copa do Brasil onde o “craque” do time perdeu um pênalti. Ou seja, o Flamengo nos dois últimos anos tem ido bem nas competições. Se não ganhou, foi por detalhes.
Henrique, desculpa, mas a performance esportiva e terrivel. E importante perceber que o Flamengo hj tem estrutura. Falta e conhecimento, gerenciamento. Nao entendo como vc pode considerar a performance boa tendo o maior orcamento do pais! So colecionamos fracassos desde 2014!O propalado 3o. lugar em 2016 teria vindo na forma de titulo de tivessemos uma gestao com alma rubro-negra em vez desta, totalmente pasteurizada. Hj em dia nao temos camisa. Qq um vem aqui e nos detona e o que e pior, isso é considerado normal. Chegar em 2 finais e nao ganhar nenhuma e um grande mico, nao sinal de forca. Mostra o quao estamos descaracterizados. A questao a observar e que, diferentemente dos ultimos 35 anos, agora trmos orcamento poderoso e estrutura, logo nao podemos ser complacentes com resultados pifios. Uma coisa e perder 2 finais com um catado como Vasco e Botafogo atuais, outra e perder escolhendo quem vc quiser.
Henrique é preciso ter a consciência que na época o dinheiro investido pelo Fla era muito inferior, a expectativa era outra. Hoje,com a casa organizada e o Fla batendo recordes de arrecadação os objetivos são outros.
Hoje o Fla tem a maior folha salarial de sua história e a maior do Brasil, o rendimento em campo está muito aquém, os problemas no futebol se repetem ano após ano, ano passado,por exemplo, foi comemorado um 6° lugar como se fosse um título graças ao pênalti ridículo do Vitória no último segundo de jogo para ficar na frente do Vasco do Eurico que não tem 1/3 do nosso faturamento.
É fato que estrutura e dinheiro são importantíssimos, mas se não tiver uma gestão de futebol competente, em que se saiba escolher os melhores profissionais para o centro de inteligência, análise de desempenho, comissão técnica, treinador e jogadores, nada adianta, a prova disso é o próprio Flamengo.
A prova tbm aparece no rendimento em campo de times como Corinthians e Grêmio,com situações financeiras nada favoráveis. Só que o time paulista conta com uma comissão competente desde os tempos de Mano e Tite, e o gaúcho com um dos melhores setores de inteligência/estrategicos do Brasil,vide os jogadores que vão para lá e jogam como nunca, ou vc acha que tudo é obra do Renato? Já viu reportagens mostrando como o trabalho é feito lá? Além disso, todos são cobrados por um bom trabalho e não protegidos.
Talvez o amigo que não vive no Rio não saiba,mas a reestruturação financeira do clube está longe de ser uma obra de EBM.
Graças a uma das piores gestões de futebol que já vi, o poderio financeiro não se reflete em campo, numa gestão ineficiente que gasta muito e conquista nada,um exemplo é Rômulo ganhando 600000, ceifador 500000, Guerrero 1000000 e por aí vai, e se engana quem acha que o fracasso é obra do acaso ou azar, o Fla não ganhou nada pois não apresentou futebol para tal.
Para que a estrutura física e financeira se traduza em títulos é preciso competência no futebol,como bem disse o Kleber.
“Se alguém tinha alguma dúvida sobre o quão perdidos estão os dirigentes do Flamengo e sobre a incapacidade do presidente do clube para administrar o futebol, a entrevista concedida há pouco foi definitiva.”
Nao e tao ruim? nessa decada conquistamos o mesmo ou menos que o vasco. Senao fosse o gol impedido do Marcio araujo eles teriam 4 estaduais e nos 2. Sera que o futebol nao esta tao ruim assim? Essa parcimonia e fruto das planilhas financeiras onde se poe a bola de lado e exaltam-se numeros. Sera que esses numeros sao bons mesmo? E os 2 milhoes do Conca? E o geuvanio, romulo, e mais meia duzia de sangue suga incluindo diego e ERibeiro?
Estou muito preocupado e triste com o Flamengo,esse campeonato fácil de ganhar e jogamos fora. Concordo com o Kleber por sua inteligência , sabedoria e vivência no futebol , não tem essa de teste tem que trazer um técnico de ponta de preferência que conheça bem o Flamengo. Ter estrutura pagar em dia é uma maravilha,mas tem que ter gente com capacidade para tal.se tivesse uma varinha mágica colocaria na mesma diretoria e comissão técnica Kleber leite , Leonardo,Bap, Isaías Tinoco,Plínio ,Renato Gaúcho ou Luxa,Antônio Melo e Michel Assef que time o, que acha Kleber ?????
Por que não convidamos o Alexandre Póvoa a trocar o basquete pelo futebol.
Analisem o timaço de basquete que temos. Doze jogadores de primeira linha, Olivinha transbordando e contaminando todos com sua garra, Marquinhos e Marcelinho: fora de séries, armadores e pivos de seleção.
Que tal a sugestão?
E aí amigo Radamés, quem entende de basquete tbém pode saber de futebol?
SRN
“Prefiro a estrutura”
Tem gente que prefere enviar a cabeça em um buraco.
Eu pessoalmente preferia envia-la em um vaso sanitário e puxar a descarga!
Arrego, que Flamengo é esse minha gente?
Que estrutura é fundamental, ninguém nega, amigos.
Mas é tão verdadeiro quanto que só estrutura não nos levará a lugar nenhum. Se estrutura fosse diferencial tão forte assim, Atlético-MG e Cruzeiro eram os maiores papões de títulos do Brasil, pois sempre tiveram excelente estrutura. É bom lembrar que a toca da raposa já foi até usada pela seleção brasileira no passado.
Entendo que ter um bom local de trabalho é obrigação dos clubes oferecerem aos seus atletas. O Flamengo estava anos-luz atrás de seus adversários nesse sentido. Essa diretoria foi quem tomou a iniciativa e providenciou que isso se concretizasse. Deixamos de ser chacotas e viramos referência. É o mínimo que se espera do clube mais popular do Brasil.
E não podemos deixar de ressaltar que já começamos a colher os frutos dessa boa estrutura formada por essa diretoria. Vinicius Junior já pagou toda ela e ainda sobrou muito troco.
E tem mais gente boa vindo por aí.
“Treinador”
Quem vaia assumir em um contrato de 9 meses?
Li na Coluna do Flamengo que Bielsa foi oferecido.
Estamos inda muito traumatizados pela passagem do Rueda, no entanto Marcelo Bielsa é um nome de muito peso, muito!
Mas depende de quanto ele quer ganhar? Se aceita um contrato até o fim do ano? E com que ambições e entusiamos ele viria.
A princípio, boa pedida!
Nino, há o Bielsa teoria e o prática. O primeiro é um fenómeno, já o segundo um fracasso. Basta pegar os últimos anos dele. É problema atrás de problema na Argentina, Espanha, França.
Furada total, imagina ele passando por uma fase de adaptação, até lá já explodiu uma bomba nuclear na Gávea.
Esqueçam flamengo com EBM, esse cara é um banana ao quadrado, quase chorando de saudade do Caetano na coletiva, cogitar efetivar um cara que nunca treinou um time de série A, isso é o fim da linha desse verme chamado bandeira. Não é possível que esse cara tenha um Espírito tão derrotista, os jogadores folgados que temos vão jantar esse cara.
Kleber, sem estrutura, eu vi o Flamengo ser campeão Brasileiro 2 x em 26 anos. Sem contar que em 2009 foi um Deus nos acuda, quando quase todos abandonaram o barco… Lembra disso!?!?!
Simplesmente não vi e não vejo vantagem a quem espalha ao 4 ventos que a atual gestão é a pior esportivamente falando. A atual gestão, ou o atual modelo de gestão tinha que ter os mesmo 26 anos para ser comparado.
Também não disse que você comparou. Só disse o que eu prefiro.
Amigo, com essa gestao e a atual falta de pele e alma rubro-negra, aposto que viraremos um Bosta em 10 anos. Ou melhor, um Audax. Balanco bacana, muito jogador vendido e 0 títulos. Que novembro traga bons ventos e grstores eficientez e que saibam o que e o Flamengo.
Anderson,
vc tinha que ver era que estrutura tinha aquele Flamengo que ganhou no Maraca do Atlético MG com um gol de Nunes no final do jogo!
Até meados dos anos 80 as coisas começaram a mudar com o SPFC. De lá para cá os paulistas e mineiros se aparelharam bem, e se não fosse o EBM não estaríamos nesse nível tbm.
Agora tem uma coisa, a ESTRUTURA tem que entregar resultados, títulos. Caso contrário o próprio conceito de estrutura perde força, pq alguns irão pensar que sem estrutura era melhor!
Minha visão é que não se deve invalidar as conquistas, mas tbm negar as deficiências na gestão do futebol rubro negro tbm não ajuda.
Se você não conseguiu ou não consegue ver que melhoramos com a estrutura montada, então não há muito assunto p discutir.
Se na primeira gestão do bandeira que foi perto de um caos, para a segunda em que fomos 3 colocado , sexto colocado no brasileiro, disputamos 2 libertadores seguidas, finais de copa do brasil e sul-americana, vendemos o jogador mais caro da história do futebol brasileiro, temos hoje 10 joias na base com valores superiores a 25 milhões de euros – cada , CT, patrocínios, marca forte, credibilidade, pagamento da dívida….etc…etc….etc
Pergunte ao Márcio Braga, se o olhinho dele não brilha p ser presidente do clube hoje?
Mas a 6 anos atras…………… ele e a sua trupe estavam ocupados demais.
O pior de tudo é ver o EBM elogiar o trabalho feito pelo RC. E o pior, o Noval falar que cobrança tem que ser interna… E o Lomba com cara de pastel sentado ao lado… Que Flamengo é esse meu Deus?!?
SRN
Foram 14 competições com 1 título conquistado por RC.
Nino acho que nem preciso listar os perebas que o Rodrigo Caetano contratou, ele fez hora extra no Flamengo, o pior que esses pereba inda estão lá, pra nos fazer raiva.
José o RC entende muito de contratos e negociações, mas não entende muito de jogadores. Ele conduziu algumas negociações complexas, no entanto o resultado esta ai!
Graaaaaaaande José e Nineco…
Vou colar uma coisinha interessante, para os dois…
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/foi-bem-irritou-faltou-algo-avaliamos-todos-os-reforcos-da-era-rodrigo-caetano.ghtml
Anderson. Amigo,
Esta sua conta é muito voltada para o seu tempo de vida. O Flamengo conquistou seis campeonatos brasileiros com a estrutura que era possível á cada momento. Por favor entenda que os momentos, embora distintos, foram somando para um produto parcial – o de agora- ser o melhor que já tivemos.
Isto foi construído ao longo do tempo. Isto não é uma obra exclusiva de quem hoje está no poder. Quem pensa assim, não tem a mínima noção do que foi e, do que é o Flamengo.
Com todo respeito..
Forte abraço.
Kleber, eu só posso falar do que vi, e do que vivi. Caso contrário é no mínimo uma falácia.
Mas seja a conta pró ou contra, é fato e não factoide e é tão somente por isso a minha escolha por estrutura.
Abç
Afinal Cuca foi convidado ou não ?
SRN.
Torço que não…
Pois se vier, Cuca vai se tornar outro problema… Ao invés de ser a solução.
MEU ETERNO PRESIDENTE ACOMPANHEI A ENTREVISTA COLETIVA DA APRESENTAÇÃO DO NOVO DIRETOR EXECUTIVO DE FUTEBOL. NADA MUDOU ESSA TEIMOSIA E ARROGÂNCIA DE EDUARDO BANANA DE MELLO. ELE É REFÉM DE JOGADORES DE FUTEBOL. ESSES JOGADORES MIMADOS E SEM SANGUE. FALAR EM CONTINUIDADE DE TRABALHO. DIRETORIA FROUXA REZAR QUE ESSES 8 MESES PASSE LOGO E QUE GANHE UM PRESIDENTE COM DNA DE VENCEDOR. ELE VAI MORRER ABRAÇO COM ESSES JOGADORES FROUXOS. E COM SUA TEIMOSIA E ARROGÂNCIA. ESTAMOS PERDIDOS SOCORRO PRECISAMOS COM URGÊNCIA DE CUCA PARA SACUDIR ESSE VESTIÁRIO. MAS COM O MODO DE PENSAMENTO DO NOSSO PRESIDENTE BANANA. PROTETOR DE JOGADORES SEM SANGUE. COMO DIZIA MEU AVÔ NÃO EXISTE SOLDADOS RUINS. EXISTE PÉSSIMOS GENERAIS.
Caro Kleber
Obrigatoriamente ter estrutura é fundamental para qualquer clube almejar titulos, sem ela beira o fracasso. Quando fala que o vasco está enpinando a pipa lá no alto para mim não passa de uma figura de linguagem chamada hipérbole. Exagero porque o vasco está com dois meses de salários atrasados, além de dever o seu João da padaria ao lado. Ademais, está na final apenas do carioquinha, este que é um dos piores campeonatos do Brasil. Onde está o vasco na libertadores? E na copa do Brasil? Ha perspectiva de titulos no Brasileirão? O Flamengo hoje tem estrutura, um elenco razoavel. O que falta ao Flamengo é COMANDO, AUTORIDADE, COMPETÊNCIA. A diretoria que não houve o seu torcedor está condenada ao fracaaso. O retrato disso são os estadios vazios nos jogos do Flamengo, o programa socio torcedor despencando, etc. Enquanto isso, o Palmeiras andando de braçadas para se tornar o maior clube brasileiro. E a Leila ainda nem virou presidenta, pois quando entrar no comando vai ser dificil alguem chegar perto do patamar do palmeiras. Haja vista, a tamanha incompetencia e intransigencia dos nossos dirigentes. O Flamengo nunca ganhou tanto dinheiro como nessa gestão. Por outro lado, nunca se tomou decisões tão erradas como nessa gestão. O que falta a essa diretoria é ouvir o torcedor e os grandes rubro negros e não se achar o salvador da pátria como se considera o EBM. Vamos continuar nos iludimos por muitos e muitos anos, se nada mudar. Enquanto tivermos jogadores como Rever, Diego, Juan e Everton, estamos condenado ao fracasso, jogadores que só veem o lado pessoal, criando grupinhos de fofocas.. Aonde ja se viu um vice presidente pedir desculpa a jogadores mecenários? Só no Flamengo.
SRN
O noval vem falar que Barbieri é qualificado, mas qualificado em que o cara pálida, quem ele treinou?, o que ganhou até hoje?. Cara devolvam meu flamengo desgraçados, cambada de derrotistas, em seis anos ganhamos uma copa do Brasil, se essa gente continuar não vamos ganhar nem carioca. Que chegue logo essa eleição, e nos livramos de Pará Renê, Rômulo, arão, geovanio, Trauco, Rodinei, Vizeu, monte de sangue suga do nosso dinheiro.
Até a cara desse Noval é igual a do Bandeira. Outro banana!
Eu disse já há algum tempo, que com essa diretoria e esses jogadores, não ganharíamos nem o Carioca. Estou ainda mais pessimista: Se não houver uma guinada radical e parece que não vai haver, brigaremos pra não cair no brasileiro. Libertadores? Ah, falem sério…
O futebol tem uma série de particularidades e ironias.È feito de detalhes.Momentos.Acidentes.Oportunidades.Se VJ não tivesse “furado”,no jogo com o Bota,diante de Jeferson,e feito o gol,eu acho que tôda esta tempestade não teria acontecido.Não teríamos demissões.Declarações de tôda sorte.Tantos questionamentos.Mas,o gol não saiu.A vitória não veio.Ficamos de fora.Agora estamos reunindo cinzas,brasas que sobraram.Queremos reacender esta fogueira.E vamos conseguir !!!!
SRN.
Feliz 2019 para todos vocês, pois 2018 já deu, se não estivermos as voltas com a Série B, será o nosso grande feito do ano no futebol. Na apresentação do Carlos Noval, quase pediram desculpas aos demitidos, ora se eles eram tão bons assim, porque foram demitidos. No mais , a filosofia irá continuar, que filosofia ? a perdedora….? Não estão com pressa de contratar o treinador, até final da semana teremos um nome, até parece questão de menor importância. Muito morna a fala do EBM, o Lomba parece que colocou o galho dentro, ficou na dele…Tá feia a coisa !
… o último apague a luz!!!
Estou com vergonha do futebol do Flamengo…
Esses caras deveriam sentar a bunda na arquibancada da Arena Carioca 1 e aprender, com o FlaBasquete, um pouco sobre como ter gana e vontade de jogar e vencer com essa camisa…
Já perdi a esperança em 2018 também…
Agora EBM disse que o técnico que vier vai ter que se adequar a filosofia do clube… Meu deus! O que é isso?! Essa filosofia perdedora?! Chega!
Fora EBM!
Mais um que quer usar o Flamengo como trampolim para a política…
A analogia é simples… O q Kleber Leite quis dizer é que não adianta a Mercedes ter o melhor carro se não tiver o Lewis Hamilton para pilotá-lo… O contrário tbm é válido, porém grandes pilotos ganharam com um carro mais fraco… Ex: Senna campeão sobre a Williams do Mansel… Galera, não tem mistério, não precisa polemizar… Hj tenho orgulho do que o Flamengo se tornou como instituição e torço de coração q apareça um piloto bom q ajuste a máquina e o faça campeão!!!
Posso estar enganado, mas essa Diretoria adora uma interinidade: aposto minhas fichas no Barbieri. Aí teríamos uma dupla inexperiência no comando do futebol profissional do Flamengo: Noval e Barbieri. Pode até dar certo, mas as perspectivas são pra lá de desfavoráveis. SRN
“Se alguém tinha alguma dúvida sobre o quão perdidos estão os dirigentes do Flamengo e sobre a incapacidade do presidente do clube para administrar o futebol, a entrevista concedida há pouco foi definitiva.”
Daniel, essa frase é do Mauro Cezar Pereira. Sabemos que ele não gosta do Bandeira, mas quando o EBM foi a Espn ele se calou assim como baixou a cabeça para o Eurico num Bola da Vez. Quase disse amém. Gosto do MCP, mas ele adora uma polêmica para ter audiência. Num de seus tweets, criticou quem diz que o Zé Ricardo não deveria ter saído, mas talvez esqueceu de mencionar que seus colegas como o André Kfouri defendeu essa idéia no lance neste final de semana.
Sempre digo que há o discurso interno e o público. Não acho certo jogar lenha na fogueira pra jornalista, profissão que atuo. E se há críticas, por que não fazê-las pessoalmente nos programas ou nas coletivas? Raros são os colegas que perguntam algo relevante nas entrevistas.
Em tempo: nao conheco o No al, apenas seu trabalho na base. Teve relativo sucesso na minha opiniao ate pq e incipiente.
No profissional, teve pessimo inicio.Comecou falando q esta td bem, q o modelo e otimo e repetiu as sandices repetidas ano apos ano por EBM e sua trupe de fracassados.
Acho q 2018 sera complicado pois a mudanca de espirito parece q foi obstada. Eles estao satisfeitos com o que veem.
E para culminar, elogiou o grande trabalho desconhecido do Barbieri. Enquanto pensarmos pequeno, sera dificil alcancar resultados diferentes.
Tive que ouvir na entrevista coletiva:
” O modelo vitorioso de gestão do Rodrigo Caetano continua,nada mudou ”
Estou desconfiado, após a entrevista de hoje, que todos os demitidos voltem para o ninho, pois da maneira que foi falado, as demissões foram feitas sem a mínima convicção e simplesmente para dar uma satisfação como resposta aos erros que eles próprios não sabem corrigir, afinal, já tiveram anos e anos para isso.
Lamentável…..
E os erros se sucedem ano após ano…..
Tudo fica empírico, será preciso São Judas Tadeu e muita sorte para triunfar.
Prezados,
Essa escolha e entrevista do Noval me lembrou aquele caso clássico do anúncio de efetivação do treinador Sr. Waldemar. Assim que anunciado os torcedores já griravam “ah, ah, ah fora Waldemar” e “o Oswaldo vai comandar pelo telefone!”.
Pelo nível da entrevista e babação ao “vitorioso trabalho do RC”(???), eu gritaria que o Rodrigo Caetano vai comandar pelo telefone!
Mais um ano trágico. Que venha 2019, pois em 2018 já desisti!
A propósito da entrevista na apresentação do Noval, oportuno comentário do Assaf:
http://robertoassaf.com.br/2018/04/de-acordo-com-o-ritmo-conformado-da-coletiva-de-hoje-tudo-ficara-como-antes-na-gavea-e-no-ninho-do-urubu/
Obrigado Yvan
Mais um sub estagiário está prestes a assumir o time do Flamengo. E tem o perfil atual do clube. OUTRO BANANA !!! Lamentável…
É evidente que apenas estrutura não basta!
Caso contrário, clubes como Flamengo e Fluminense jamais seriam campeões brasileiros…
Por outro lado, Galo, Goiás, América Mineiro etc… jamais seriam rebaixados e campeões todos os anos.
Nosso problema é muito mais complexo que isso. Depois que inventaram o nefasto Conselho Gestor em 2013, nosso futebol é só ladeira abaixo.
Na verdade, o Conselho diminui de bonecos. Por outro lado, hoje está nas mãos do CEO Fred Luz e Bandeira de Mello.
Ou seja! Chefe de Estado e Ministro da Casa Civil…
Hoje, temos estrutura e leigos tocando o futebol. Antes, não tínhamos estrutura, mas os cachaceiros, indisciplinados, churrasqueiros de laje… resolviam…
Mas Caro amigo Egon, o que vc entende como estrutura?
Estrutura física?
Quando eu digo estrutura, é ter pessoas que gerencie o “business” como um todo, que vislumbre a estrutura física e dentro do de campo igualmente. Mas se se algum time é rebaixado, falou algo na estrutura. Ou dentro, ou fora de campo.
Acontece Egon, que tirando a “era Zico” fomos campeões sim , mas sempre de forma empírica. Seja em 1992, quando o Maestro Junior comandou uma equipe mediana ou seja em 2009 quando aconteceu uma debandada tanto de comissão técnica e de dirigentes.
Ou mesmo já na gestão atual quando fomos campeões de uma Copa do Brasil em 2013, quando ninguém acreditava numa equipe pra lá de mediana.
Quando eu me refiro a estrutura é ter um time que esteja brigando sempre na parte de cima da tabela. Ganhar ou perder, ser campeão ou vice, é consequência disso.
O rubro negro ficou 17 anos sem ser campeão brasileiro, e já estamos a 9 anos sem gritar. Se essa não é uma agenda empírica, confesso que eu não sei mais o que seja.
Acontece que a grande maioria vive nessa utopia que a qualquer hora e a qualquer momento ser campeão é só contratar mais um craque ou mais algum ídolo. ” Pois o Flamengo vive de idolos”, o que eu acho uma falácia, pois no fim das contas, sobraram 750 milhões de dívida.
Quando eu digo estrutura, é vislumbrar uma maneira de se fazer futebol, sem deixar para as próximas gerações, outros 650 milhões de dívida.
Uma pena, que a Lei de responsabilidade fiscal Rubro Negra, tenha entrado em vigor , somente na gestão atual.
Abç nobre amigo e guru.
Meu caro Anderson! Quem tem estrutura física é fisiculturista…
Estou me referindo a ESTRUTURA PROFISSIONAL.
Não pode um clube do tamanho do Flamengo, não ter estádio e carregar jogadores contundidos em carrinho de cimento.
Não faz muito tempo, não tínhamos nem talão de cheques…
Evidentemente que estamos melhorando! Bem ou mal, temos hoje um belo CT e conseguimos alugar um chiqueirinho muito arrumadinho.
Quando mencionei Galo, Goiás e América Mineiro, falei em Estrutura Profissional. O que não significa que não tenham sido rebaixados, apesar do exemplo em estrutura.
O que o KL quis explicar, e eu entendi muito bem, é que apesar da estrutura profissional, se não houver o recheio, nada feito…
O São Paulo tem uma das maiores estruturas profissionais do mundo. Contudo, não ganha nada faz tempo. Faltam os homens…
Fomos campeões em 2009 com cachaceiros, indisciplinados, arrego de processo (Pet), churrascos na laje, bolhas nos pés etc…
Acontece que nossa estrutura técnica queria ser campeã. Lutaram e correram por isso, independente dos salários atrasados ou, se tinha água ou não no vestiário.
Não houve uma debandada GERAL em 2009. Márcio Braga pediu seu afastamento por problemas de saúde e KL entregou o cargo.
Natural que Delair Dumbrosck tenha assumido e nomeado Marcos Braz para vice de futebol.
O que aconteceu recentemente, foi justamente uma reavaliação dos componentes do Departamento de Futebol. A Estrutura Profissional agradece.
Existe uma diferença abissal entre as estruturas. Campeão do Mundo e da Libertadores, não tinha estrutura nenhuma mas tinha time. O mesmo aconteceu em 2013, quando a Copa do Brasil caiu no nosso colo. Um ano em que vários questionáveis voaram.
Grande abraço, amigo.
“Seja em 1992, quando o Maestro Junior comandou uma equipe mediana”…
Um time que tinha Gilmar, Gottardo, Uidemar, Júnior, Zinho, Paulo Nunes e Gaúcho, fora Marcelinho e Djalminha subindo… está longe de ser um time mediano. Com um detalhe! Um gênio ao lado do campo chamado Carlinhos…
O Corinthians campeão da Libertadores, era muito mais mediano…
Amigo! Encaixe + Bons jogadores = TAÇA…
Com todos esses jogadores, a “maquina da época” era o Botafogo, e quase ninguem acreditava num possível 3×0, podendo entrar no segundo jogo podendo perder de 2.
Masssssssssssss, é so uma questão de gosto pessoal
respeito a sua visão. Mas nao concordo
Amoreco! Acho que o amigo esqueceu o que representa máquina…
Vamos aos times de 1992 no 1º jogo (3×0 Flamengo).
FLAMENGO
Gilmar
Fabinho
Júnior Baiano
Wilson Gottardo
Piá
Uidemar
Júnior
Zinho
Júlio César (Paulo Nunes)
Gaúcho
Nélio (Marcelinho)
BOTAFOGO
Ricardo Cruz
Odemilson
Renê Playboy
Márcio Santos
Válber
Carlos Alberto Santos
Pingo
Carlos Alberto Dias
Renato Gaúcho
Pichetti
Valdeir
Máquina, amigo!!!!
Tirando Renato Gaúcho, Valdeir e Carlos Alberto Dias, o Flamengo tinha MUITO mais time.
Sendo que no 2º jogo, Renato Gaúcho foi barrado…
Festa na casa do Gaúcho.
Mas como você disse, é gosto…
“Uma pena, que a Lei de responsabilidade fiscal Rubro Negra, tenha entrado em vigor, somente na gestão atual.”
… Gestão atual entre aspas, meu amigo?
Bandeira, o mentor do processo (aprovado pelo Conselho Deliberativo em 2015), já estava na chapa e era presidente desde o primeiro mandato. Assim como Wrobel e outros…
“A diretoria rubro-negra pagou R$ 2 milhões de comissão ao empresário Jorge Machado, que conseguiu a liberação gratuita do Rubin Kazan, da Rússia, mais R$ 1 milhão de luvas ao jogador, que receberá salários de R$ 500 mil durante os 18 meses do empréstimo.
Ou seja: Carlos Eduardo custou R$ 12 milhões aos cofres da Gávea.”
Isso aconteceu em 2013…
Esse prejú só na contratação do Carlos Eduardo, né? Mas como agora está sobrando dinheiro, ninguém liga para esse tipo de desperdício, como foi o Everton Ribeiro, e mais uma penca de merdas que temos no elenco, fora outros já dispensados.
Com relação à final de 1992, o Bostafogo teve a melhor campanha, mas é óbvio que o melhor time era o nosso. Um time que tinha Odemilson, Renê Playboy, Pingo e Pichetti,
era, com certeza, uma merda e jamais mereceria ser campeão de porra nenhuma.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Isso aí Fernando! De carrinho no joelho…
Como responsabilidade fiscal, pagando R$43 milhões por um poste peruano, quando Pratto (Vélez) custou R$12 milhões ao Galo…
Li um reportagem em que fala da preferência dos jogadores por um perfil determinado de técnico.
Segundo a reportagem, o elenco prefere um técnico que se envolva, além de campo e tática, com tecnologia e dados científicos.
É, sim, um bom perfil. No entanto, onde tem esse perfil no Brasil!?
Ademais, é sério mesmo que um clube que se diz profissional, tocado por executivos de alto escalão, deixa o empregado (jogador) escolher o chefe (técnico)!?
Espero que seja para vender jornal, pois é o fim da picada…
Quem dera chegar aqui no escritório e dizer: “Quero fulano para ser meu gestor…”
Se for verdade, é a verdadeira história do poste mijando no cachorro…
Acorda, Bandeira, pois a sua excelente administração no âmbito da economia poderá não ser lembrada por conta dos resultados e principalmente as decisões tomadas no futebol!
Caro Carlos,
Infelizmente a situação me parece ser essa. É a versão carioca da “democracia corinthiana”, nada contra esse movimento que a seu tempo teve seu valor. A impressão que tenho é que os jogadores não querem Cuca e estão querendo empurrar pra gente o Barbieri como solução.
Pior que estou achando isso mesmo… Infelizmente…
Carlos, não acredite em tudo que aparece nas mídias. Claro que 90% disso é pra vender jornal ou mesmo um clique nos sites.
Mas Anderson! Se meu xará não for setorista do Flamengo, só pode acompanhar as notícias pela mídia… kkkkkkkk
Como conheço mais ou menos o meio (Bloch Editores durante 30 anos), posso te garantir que jogadores derrubam técnicos, elegem técnicos e, tem suas preferências.
Hoje, não existe o radicalismo da saudosa “Democracia Corintiana”. Por outro lado, em muitos clubes, o rabo continua abanando o cachorro.
Ou você esqueceu da gestão Patrícia Amorim?
Com certeza derrubam… Disso não tenho nenhuma dúvida.
Acompanhar…………..sempre…………….acreditar vez ou outra.
Tirar suas próprias conclusões, é condição ” sine qua non” desde sempre.
Acontece que em se tratando de Flamengo, há especulações para saber se o quero-quero que brinca no campo, é macho ou fêmea.
De forma alguma esqueci a gestão Patrícia Amorim. Nem da p esquecer.
Foi a segunda pior adm do clube
Só por curiosidade, Anderson! Qual você considera a pior administração do clube?
Não acredito em bruxas, mas elas existem? Sim, existem!
É fato que jogadores derrubam, sim, técnicos…
A bagunça começou com as Leis que acabaram com o dito “passe”. Ficamos reféns da boleirada e de seus empresários.
Aliás, eu fui o único doido na faculdade de Direito a fazer o TCC sobre isso, mas é uma coisa que realmente me incomoda.
A notícia do dia no globoesporte.com: “Com dores musculares, Rômulo mais uma vez está na academia”
Esqueceram dele, Marco!
Deveria estar na barca que partiu…
Egon, querido amigo,
Obrigado!!!
Estrutura = Salários em dia – Impostos corretamente recolhidos- Centro de treinamento de bom nível – Estádio disponível, seja próprio ou não – Conexão perfeita entre os departamentos, com marketing e comunicação falando o mesmo idioma.
Isto aí acima, é uma coisa. A outra coisa é conquistar títulos. Para isso, não há como ser feliz sem que o material humano, dentro e fora das quatro linhas, seja competente. Não há estrutura no mundo que, sozinha, garanta qualquer conquista. Ainda bem que o sucesso depende do homem. No caso do futebol, de alguns homens…
Que bom que nos entendemos com tanta facilidade. Afinidade é tudo na vida…
Fortíssimo abraço.
Para a galera que chegou ontem. Tipo Anderson, Henrique e demais “Bandeiretes”, que acham essa a melhor diretoria do mundo.
Teve diretoria do passado, que não gerou dívida e, em APENAS SEIS ANOS, conquistou 4 Cariocas, 3 Brasileiros, 1 Libertadores e 1 Mundial. Isso entre 1978 e 1983. E nessa época não havia essa abundância financeira de hoje.
Como defender o Bananão agora? Parem de endeusar esse perdedor do Bandeira, pelo amor de Deus.
EBM em seis anos: Uma Copa do Brasil e um carioqueta.
Não, o EBM não é o melhor presidente da história do Flamengo. Nem de perto. Essa garotada que nasceu ontem não sabe o que é Flamengo, definitivamente.
Faltou a Taça Guanabara… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E nem Primeira Liga dá pra incluir nessa lista, quando fomos eliminados pelo Paraná. PARANÁÁÁ!!!
acho que o nivel do debate no blog, sempre alto até aqui, tá começando a entrar na vala comum das redes sociais depois dos últimos acontecimentos. Vamos maneirar aí pessoal… realmente o Flamengo não foi fundado em 2013, é forte e continuará sendo forte depois que o EBM sair.. assim como o cara administrativamente teve seus acertos, e tem um papel importante na história do clube. Infelizmente, muito por culpa do próprio, o legado esportivo não vai existir, mas nem por isso precisamos ficar nos dividindo aqui entre apoiadores ou não da gestão EBM. Somos todos Flamengo! SRN
Que estrutura é essa que devora técnicos e ninguém joga bola ?