Confesso que fui pego de surpresa, com muitos telefonemas de companheiros de imprensa querendo me ouvir sobre a data histórica de 10 de Janeiro de 1995, quando foi anunciada a contratação pelo Flamengo de Romário que, acabara de ser o protagonista da conquista do tetra com a camisa 11 da Seleção Brasileira e, recém eleito pela FIFA o melhor jogador do mundo.
Muito bom voltar no tempo. Curioso é que todas as imagens que passam na minha cabeça estão tão fresquinhas que não parecem ter 25 anos.
Seria impossível alguém imaginar que um clube brasileiro, com tantos problemas, pudesse em 10 dias retomar a dignidade, honrando os compromissos assumidos com os profissionais do futebol e seus 600 funcionários e, de quebra, anunciar a contratação do melhor jogador do mundo. Tudo isto aconteceu entre os dias 1º e 10 de janeiro de 1995. Romário foi o presente antecipado, no ano do centenário rubro-negro, para a mais apaixonada torcida do planeta.
Papai do Céu e São Judas ajudaram, juntando a fome, com a vontade de comer. O Flamengo precisando dar uma grande sacudida em sua torcida e, Romário, morrendo de saudade de tudo que amava.
Gilmar Ferreira, querido amigo, após ouvir de mim o sonho de ter Romário no Flamengo, deixou a entender que, se o Baixinho tivesse confiança, se houvesse um projeto sério, quem sabe…
Gilmar Ferreira gozava da amizade de Romário e, se deixava no ar esta possibilidade, por que não começar um grande projeto?
Conversei com Romário e, de forma rápida e pragmática, me passou o dever de casa que, em menos de uma semana estava pronto.
O montante para a contratação veio da iniciativa privada. Pool de empresas – Brahma, Banco Real, Pinto de Almeida, Banco Bozzano, Multiplan e Rede Bandeirantes.
A engrenagem, simples. O dinheiro aportado por cada uma das empresas retornava em mídia na Band, além do direito de uso da imagem de Romário.
Na minha chegada a Barcelona, o discurso era no sentido de que o Flamengo lá estava para ajudar Romário, cuja alma pedia seu retorno ao Brasil e, consequentemente ao clube espanhol, que teria uma saída justa e honrosa.
Meio desconfiado, Juan Gaspar, vice presidente do Barça, me recebeu em seu maravilhoso hotel. Fui colocado em um salão enorme, onde no meio, havia uma pequenina mesa redonda e duas cadeiras. Meus amigos psicólogos disseram que esta é uma estratégia para que o “convidado” tenha a noção da grandeza de onde está e, por tabela, se sinta diminuído. Se é isso mesmo, jamais saberei.
O que sei é que Juan Gaspar se apresentou e, sem a menor cerimônia, foi dizendo que sabia da minha condição de presidente recém eleito e, entendia a minha estratégia em querer aparecer. Disse isso sem a menor cerimônia e propôs que ficássemos mais quinze minutos e depois comunicássemos ao batalhão de imprensa que nos aguardava, que, infelizmente, não havíamos chegado a um acordo. Posteriormente, soube que o pessoal do Vasco havia a ele informado que era eu um aventureiro e que o Flamengo estava falido.
Com toda educação, retruquei afirmando que antes de ser presidente do Flamengo já era uma pessoa conhecida no meu país e que a vaidade estava longe de ser motivo para que ali estivesse e que, efetivamente tinha a intenção de contratar Romário.
Juan Gaspar ouviu e de forma, talvez, arrogante, disse o valor a ser pago, em pesetas. Pedi que transformasse em dólares. A resposta foi rápida: – quatro milhões e meio de dólares!
Olhei para ele e disse: – Quer dizer que, por esta quantia, o Barcelona cede Romário ao Flamengo?
Juan, meio desconfiado, disse uma única palavra: – Exatamente.
Estendi a mão direita e disse: – Está fechado!
Ele, de mão mole incrédula, perguntou: – Mas como você vai pagar?
Respondi: – “Con plata. Cuatro millones y quinientos mil dólares americanos en el banco indicado por vos”.
Juan pediu tempo. Sugeriu que não saíssemos logo, pois pegaria mal para ele uma decisão tão importante ter sido resolvida tão rapidamente.
Daí, após quase uma hora, fomos para a coletiva de imprensa e lá, com prazer, enchi a bola de Juan Gaspar, a quem reverenciei como um exímio negociador.
No dia seguinte, várias “cascas de banana” foram colocadas para que o contrato não pudesse ser assinado. Caso a caso, com paciência e a grande ajuda de Branchini, procurador de Romário, tudo foi resolvido e pegamos o avião pelo rabo, já com as portas sendo fechadas. O desembarque no Brasil, uma loucura…
Lembrando aqui do nosso Bruno Henrique, naquele momento o Flamengo mudava de patamar. De quatro, passamos a ter quarenta mil sócios. Dali nasceu o sócio torcedor que, hoje, representa o segundo faturamento do Flamengo. Ali nasceu a FlaTV e, graças a esta ação, o marketing virou arma preciosa, propiciando novas receitas que possibilitaram a manutenção da dignidade do clube que, durante os quatro anos ininterruptos em que lá estivemos, honrou todos os seus compromissos.
Tudo isto foi possível graças à firmeza e retidão de caráter de Romário. Quanto a mim, a alma em festa eterna por ter participado e contribuído para que o mundo entendesse o real tamanho do Flamengo.
E, modestamente, você esqueceu de citar que ficou até famoso em Barça, Kleber! #AchadosdaInternet
Abraços e parabéns!
Sem dúvida alguma, foi a contratação da HISTÓRIA DO FLAMENGO…
Nada chega nem perto….
E presida,posso te garantir que vc esse proporcionou um dos melhores dias da minha vida é minha consolidação rubronegra!e serei eternamente grato a você!srn
Caro Kléber,
A chegada do Romário ao Flamengo depois da Copa de 1994 foi realmente um fato histórico e fantástico! Parabéns pela iniciativa!
Foi uma pena que aquele de ano de 1995 não foi tão bom em termos de resultados no futebol.
O Carioca Invicto em 1996 foi maravilhoso! Estava no Maraca!
Guardo até hoje a minha camisa do Flamengo autografada por todos o jogadores do elenco de 1995 e também pelo Peu que estava na Gavea no dia em que peguei os autógrafos depois de sair do colégio mais cedo para assistir ao treino.
Um abraço.
SRN!
A maior contratação da história do futebol brasileiro. Dificilmente será igualada.
Parabéns, Kleber. Ainda que não tivesses uma carreira brilhante, só esta efeméride já te colocaria na história do nosso futebol.
Saudações coloradas.
Querido amigo,
muito bom vermos as verdades sendo restabelecidas. Como já foi eleita, trata-se da maior contratação do futebol brasileiro. Para sua consecução nos foi dada a felicidade de vê-lo costurar toda a engenharia para tal.
Somos eternamente gratos pela alegria que nos proporcionou ao contratar, na época, o melhor jogador do mundo.
Robert, parabéns pela matéria que nos apresentou, nela estão ratificadas todas as colocações de nosso querido amigo.
SRN
Na época foi uma contratação surreal, espetacular. Parabéns ao ex-presidente.
Infelizmente contratamos Romário e esquecemos o resto do time, se não, com a capacidade fantástica do baixinho em fazer gols o mesmo teria ganho muitos títulos. E infelizmente isso não aconteceu.
Mas foi algo sim, pra dá orgulho a qq rubro negro, mesmo que só fora do campo.
SRN
Paulo, querido,
Não toquei nos resultados, pois o enfoque era outro, mas já que você tocou no assunto, saindo do zero, pois terminamos 94 perdendo duas vezes para o América, esta turma conquistou: Duas Taças Guanabara, campeonato estadual, invicto (96), Copa de Ouro da CONMEBOL, Copa dos Campeões Mundiais e já em 99, mais um carioca e a Copa Mercosul.
Coloco isto pois quem lê o seu comentário, principalmente os mais jovens, podem imaginar que não ganhamos nada.
Forte abraço.
O que eu queria dizer na verdade Kléber é que essa contratação foi tão fantástica na época, tão assim encantadora na época que mereciamos ter ganhos títulos de expressão, como brasileiro e copa do brasil pra época.
Quando digo que no campo não foi como esperávamos não falo em tom de crítica, falo com tristeza porque essa contratação merecia um destaque muito maior d imagina se tivéssemos ganho esses campeonatos ? Não teria sido um verdadeiro sonho ?
Esses títulos são taças e isso é claro. Mas fica a pontinha de que mereciamos mais, vc merecia mais d o Romário merecia mais.
Grande abraço !
SRN
Eu entendi Kleber o que o Paulo quiz dizer e concordo , uma contratação como a de Romário teria sido muito legal ganhando um Brasileiro ou uma Libertadores , mas infelizmente o time não era do mesmo nível do futebol do Baixinho . Tínhamos um bom time , e nada mais . A pouco tempo perguntaram ao Edmundo pq não deu certo , e ele respondeu q era muito Oba Oba , não sei se é verdade , mas como torcedor veio uma frustração por fazer um ataque c Edmundo , Romário e Sávio e não termos conquistas mais relevantes , mas isso não tira o mérito da grande contratacao do Baixinho , parabéns !!
Kléber, uma imagem não sai da minha cabeça quando leio sobre esta contratação bombástica de 1995: eu e meu filho, então com 11 anos, nos abraçando em frente à TV comemorando o gol da vitória por 3×2 sobre o Botafogo, final da Taça GB, terceiro gol do baixinho após uma generosa assistência do zagueirão do Bota, Márcio”Teadoro”.
A vinda de Romário sedimentou o amor daquela criança pelo nosso Fla e me fez sentir com o dever cumprido.
Realmente, trazer Romário com a expressão que ele tinha à época, foi realmente “otopatamar” com a devida licença do Bruno Henrique.
Parabéns!
Lembro perfeitamente deste dia, realmente foi um divisor de águas para o nosso clube.
SRN
#tragaooPEDRO
Kléber, meu presidente.
Que delícia de história!
Muito obrigado por dividir ela comigo, me fez reviver as emoções daquela época.
Talvez o Flamengo ganhe o mundo de novo, mas dificilmente algum dirigente consiga repetir o seu feito, e trazer o atual melhor jogador do mundo, ainda mais depois de uma copa do mundo.
Mais uma vez obrigado!
SRN!
Presidente foi de fato uma coisa maravilhosa, como fiquei feliz, depois de Zico , Romário é o meu maior ídolo, pena que Edmundo s.silva estragou tudo ,mandando Romário embora e indo para Vasco. É bom lembrar que aqui já avisei , não de moleza para o Vasco porque pode virar arma contra a gente . Esse negócio do Vasco estar morto e que estamos em outro patamar (que é verdade) mas todo cuidado é pouco. Muito obrigado presidente , sou seu fã de carteirinha !
O melhor foi ter escutado essa história, contada pelo próprio presidente ao vivo, nunca me esquecerei!!!! Parabéns presidente, tinha 15 anos na época e liguei na época no 0800 para me tornar sócio torcedor!!!
Kleber e amigos, somente para situar os que não eram nascidos ou esquecidos : seria semelhante a contratarmos o Messi atualmente e com a diferença que o Romário era campeão do mundo.
Uma tacada de mestre, resgatou o orgulho da nação.
Saudações
Olha essa, irmão!
“Flamengo acerta pendências, e Michael, do Goiás, será mais um reforço rubro-negro”…
Michael vai vestir rubro-negro em 2020. O Flamengo, Goiás e o empresário resolveram as últimas pendências nesta sexta-feira parra contratação do jogador, de 23 anos, eleito a revelação do último Campeonato Brasileiro. Agora, só falta as partes oficializarem.
Vamos que vamos, e rezar pra que não seja um novo Lúcio Bala… kkkk
Bjs
Já cravaram na Wikipédia…
“Michael Richard Delgado de Oliveira, mais conhecido como Michael, (Poxoréu, 12 de março de 1996) é um futebolista brasileiro, que atua como atacante. Atualmente defende o Flamengo.”
Lembro bem, o primeiro jogo um amistoso contra a seleção Uruguaia… Romário foi meu maior ídolo no futebol, era gol de tudo que é jeito la pelos 12 anos me marcou muito, a primeira vez que chorei ouvindo o Flamengo jogar a final do estadual de 95 e aquela final de Supercopa, campanha perfeita mas faltou 1 gol. Uma pena.
Minha lembrança dessa contratação é no momento da entrevista do Romário. Ele dizendo para os torcedores do Vasco levarem lencinho para o Maracanã. Rrsrsrsrs.
Caro Kléber!
PARABÉNS sempre por essa conquista que alegrou os milhões de Flamenguistas e fez o mundo olhar de forma diferente para um dirigente.
A contratação do Romário e o milésimo gol do Pelé são fatos que serão sempre lembrados, e fora o Rei, somente o baixinho ultrapassou a marca do 1.000 gols.
A contratação do Romário são aquelas situações que dificilmente alguém ousaria, talvez, um Francisco Horta na sua melhor fase como dirigente.
Gol de placa GRANDE MESTRE Kléber Leite!
SRN e forte abraço!
TEM QUE RESPEITAR.
Kleber, belíssima história! Tinha 13 anos na época e pude ver o Romário de perto na Gávea e no Maracanã. Privilégio!
Parabéns!
SRN
Eu já tinha 27a Luiz Felipe,
Naquele ano de 95 o que marcou foi o show da torcida no antigo Maracanã.
Infelizmente dois fatores foram desastrosos naquele ano, o 1o. foi o Fluminense e o segundo foi a demissão do Luxa após a perda do campeonato Carioca.
O Brasileirão que fizemos naquele ano foi de amargar! Nada que fizesse menção a grande felicidade e alegria que foi a contratação do Romário.
E para fechar o ano com chave de ouro, Apolinho como técnico do time terminou com o ano rubro negro.
Infelizmente a alegria da contratação histórica do Romário só ficou mesmo no fato de sua vinda, visto que o baixinho nunca trouxe as alegrias de títulos que a torcida sempre esperou.
Saudações.
Se tem uma raça que gosta de dinheiro…………é Empresário de jogador de futebol. Pqp ! ! !
Mas dessa vez o Flamengo fez valer a sua força dentro e fora de campo e, mais uma vez, domina o mercado.
É o gelo no sangue mesmo ! Michael vai ser anunciado como jogador do Flamengo por 7,5 milhões de euros, por 80% dos direitos do jogador.
Negociação de gênio. Primeiro afastou as concorrências ( Palmeiras e Corinthians) depois negociou sozinho.
Romário no Flamengo………
Lembro que a imprensa chamava o Kleber de “mentiroso megalomaníaco”
Megalomaníaco pode até ser. trazer o melhor jogador do mundo não é tarefa das mias fáceis. Mas mentiroso, JAMAIS.
O resto todos sabem………
As vezes o sujeito precisa de um único ato para ser lembrado por uma eternidade. Acho que o ”ato” do Kleber foi exatamente Romário.
Fantástica e histórica contratação. Kléber Leite merece mesmo os parabéns! Será eternamente lembrado pelo feito extraordinário. No fim, entretanto, ficou a sensação de que o Flamengo deu mais ao Romário que o Baixinho ao Mais Querido. SRN!!!!
Amigo Leandro!
“ficou a sensação de que o Flamengo deu mais ao Romário que o Baixinho ao Mais Querido. SRN!!!!”
Na relação JOGOS/GOLS, Romário é o maior artilheiro da história do Flamengo…
Até mais que o mito Zico…
O que acontece é que os outros 10… eram ÔTO PATAMAR… kkkkkkk
Anderson, querido,
Só para lembrar que a primeira pedida do Goiás foi de 5 milhões. Ninguém quis pagar, inclusive o Flamengo. O tempo passou, Michael virou sonho de consumo pelos seus próprios méritos e, o final do filme é esse aí.
Talvez a venda de Renier tenha estimulado nossa diretoria. Tenho a quase certeza de que, se Renier não tivesse sido negociado, o Flamengo que nem os cinco milhões aceitou pagar, jamais pagaria estes sete e meio.
O que importa é que tudo dê certo. Levo muita fé no garoto. Aliás, não é de hoje que falo…
Forte abraço.
Kleber……
Acho que o amigo pode estar confundindo os números.
O Goiás nunca pediu 5 milhões de euros pelo jogador.
O Corinthians foi quem ofereceu esse valor por 50% dos direitos, e que não foi aceito, claro.
Nunca soube de outros valores que não esses.
—————————————————————————————-
Estou aqui fazendo a planilha de gastos de 2020 do Flamengo.
No entanto gostaria de pedir ajuda ao Kleber e aos amigos sobre o salário dos seguintes atletas:
Goleiro Hugo Souza
Zagueiro Rafael Santos
Volante Vinícius Souza
Meia Pepê.
Quem puder ajudar, por favor me dê esse help.
Abraços ! ! !!
O Conselho do Flamengo convocou reunião para o próximo dia 15 de janeiro.
Uma das pautas é a votação do patrocínio com a empresa Grupo Total. (Patrocínio Master)
Chiiiiiiiiiiiii!
Seria a Ouro Preto Óleo e Gás??????
Tamos lascados… kkkkkkkkkk
Paulo Nobre, só tem um
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Amigo,
Não é uma opinião. Estou informando. A primeira pedida do Goiás foi de 5 milhões de euros.
Abraço.
Com Michael, Flamengo passa a ter 15 dos 17 troféus do Brasileirão 2019.
São 9 atletas na seleção, além de melhor técnico (Jorge Jesus),
artilheiro (Gabigol),
melhor jogador (Bruno Henrique),
Craque da Galera (Everton Ribeiro),
gol mais bonito (Arrascaeta) e
revelação (Michael).
Só falta contratar o Sampaoli para dirigir nosso segundo time…
Já ouvi essa na Radio Globo….ahuahauhauh
• Thiago ✔️
• Pedro Rocha ✔️
• Gustavo Henrique ✔️
• Michael ✔️
• Thiago Maia ⏳ Loading…
• Pedro ⏳ Loading…
• Gabigol ⏳ Loading…
Lembro bem, após o jogo do Goiás. Jorge Jesus disse, ” tenho uma opinião clara sobre esse jogador, mas vou ficar pra mim “.
Essa contratação tem dedo direto de JJ e minha esperança é justamente essa.
Porque eu que entendo pouco de futebol não vi nada demais nesse Michael.
Mas se Jesus falou tá falado.
SRN
Caros amigos do blog,
O Flamengo contratou o Romário em 1995. Seria possível contratar, hoje, o Cristiano Ronaldo? Seria fantástico o Cristiano Ronaldo como o 9 que o Jesus tanto pede.
SRN!
Amigo André!
Acho que AINDA não é pro nosso bico…
A não ser um presente de um patrocinador master tipo Alibaba Group…
Olha a grana!
A Juve pagou ao Real, R$580 milhões…
Egon, amigo!
Andei pesquisando e descobri que o salário do CR7 é de mais de 10 milhões de Reais por mês. Ainda que fosse um empréstimo de 1 ano, ficaria muito difícil arcar com um salário desse nível. Haveria também uma desproporção desse salário para o do resto do elenco. Difícil gerir tamanha diferença.
Grande abraço!
SRN e Feliz 2020!
Grande Kleber e amigos,
Vejo que alguns chegaram a comparar a contratação do Romário em 95, como se hoje contratássemos o Messi ou Cristiano Ronaldo. Mas, na minha opinião, não daria nem para comparar, pois além do Romário ser o melhor do Mundo na época e Tetra Campeão Mundial, ele ainda chegou na flor da idade (se eu não estiver enganado, ele tinha 28 anos). O Messi e o Cristiano Ronaldo hoje, são bem mais velhos (claro que tecnicamente sobrariam muito), mas o meu ponto de vista é que deveríamos imaginar como se o Flamengo estivesse contratando um Messi no auge e com 28 anos. Essa sim seria a base de comparação.
Realmente, a contratação do Romário foi algo sensacional. Eu tinha apenas 10 anos e lembro muito bem que isso movimentou muito as crianças… todas só queriam ser Romário’s!!!!
SRN
Eu confesso ter minhas duvidas quanto ao real aproveitamento do Michael no Flamengo. Seu estilo de jogo, não me parece o utilizado pelo mister, salvo se houver a saida do tecnico portugues no vencimento de seu contrato e a vinda do Sampaoli. Tomara que eu esteja enganado, mas repito não pagaria tanto dinheiro por esse rapaz.
KLEBER , IRMÃO, e AMIGOS ,
LEMBRO PERFEITAMENTE SEU GOLPE DE MESTRE AO CONTRATAR O NOSSO ROMÁRIO, EM UM MOMENTO DE BAIXO ASTRAL, ONDE A MARAVILHOSA GERAÇÃO de ZICO, JUNIOR , ADÍLIO, LEANDRO e outros FANTÁSTICOS JOGADORES ESTAVAM SE APOSENTANDO .
COMO CONSELHEIRO NA ÉPOCA, SOU TESTEMUNHO DE SUA CORREÇÃO E DA TRANSPARÊNCIA DE COMO VOCÊ AGIU COM COMPETÊNCIA E INTELIGÊNCIA.
NESSAS OCASIÕES DE OUSADIA QUE FIZERAM SEMPRE O FLAMENGO AVANÇAR, ME LEMBRO DE SEU INESTIMÁVEL APOIO E FORÇA QUE NOS DEU , NA OCASIÃO QUE LIDEREI A COMPRA DE RENATO GAÚCHO , COMO VICE PRESIDENTE DE FUTEBOL NA OCASIÃO, QUE POR COINCIDÊNCIA EM UM JANEIRO ,MAS EM 1987 .
O RESULTADO É QUE TANTO EM 1987 COMO EM 1995 , A TORCIDA PELA BILHETERIA E PELO MARKET , PAGARAM INTEGRALMENTE A INICIATIVA DE FAZER O FLAMENGO GRANDE E ELEVÁ-LO DE PATAMAR, QUE É DELE , APESAR DA IGNORÂNCIA EM HISTÓRIA DE ALGUNS POUCOS .
HOJE , VEMOS DE UMA FORMA JÁ MAIS CONSISTENTE COM A BELA REALIDADE FINANCEIRA, NOSSA DIRETORIA COM A LIDERANÇA DE LANDIM E SEUS COMPETENTES COMPANHEIROS FAZENDO O FLAMENGO AVANÇAR NESSE NOVO PATAMAR , COM CONTRATAÇÕES VITORIOSAS EM 2019 e MAIS OUTRAS A TEREM SUCESSO NESSE 2020 , TAL COMO ESTÃO A FAZER .
O FLAMENGO PODE TUDO , IRMÃO E AMIGOS , PORQUE SUA ENORME TORCIDA DE 50 MILHÕES NO MUNDO INTEIRO VIABILIZA SEUS OUSADOS E GLORIOSOS SONHOS .
COMPETÊNCIA E OUSADIA , UM LEMA NOSSO .
MENGOOOOOOOO🔴⚫️🔴⚫️🔴
👏💪🙏🏆🦅❤️🖤⚽️🇵🇹🏆🙏💪👏
SRN
JOCA
Rapazes…………..Pelas barbas do profeta ! ! ! !
Fiquei de queixo caído quando o presidente do Goiás, ontem na Fox, “disse” que o RedBull Bragantino fez proposta de 8 milhões de Euros pelo MIichael.
A história que existia um grupo de investidores que fez essa proposta aos 45 do segundo tempo, foi sabida ontem mesmo. Mas todos achavam se tratar do Corinthians.
De olho neles ! ! ! Vão dar trabalho no brasileirão!
Esse negócio de “Grupo de Investidores” , a despeito dos esforços da Dona FIFA baixando normas para inibir a ação deles, sempre burladas, me remete à hipocrisia dos que querem o fim da corrupção em nosso País, apóiam a Lava Jato mas sequer tocam no assunto quando existe alguma movimentação, sempre abortada, da criação de uma “Lava Bola”.
Vizeu foi embora por 6, voltou de graça pro Grêmio seis meses depois, agora continua por aqui só com salários pagos; Pedro também, foi por 12, vai voltar de graça e se agradar fica por 10. se puxarmos pela memória vamos nos lembrar de muitos outros…