Quando escalo a seleção do Flamengo de todos os tempos – que vi jogar – tendo uma única dúvida no gol, entre Raul e Júlio César, no mais: Leandro, Aldair, Mozer e Júnior; Andrade, Gérson – Canhota de Ouro -, Zico e Paulo César Caju; Bebeto e Romário, deve dar uma noção exata do que cada um destes ídolos representa para mim.
Este post é dedicado a um deles. Acompanhei, como repórter, o esforço dos nossos dirigentes em trazer um menino muito franzino, mas que já era considerado na Bahia um raríssimo talento.
Bebeto chegou para o Flamengo e, muito menino, agarrado à família, teve uma turbulenta fase de adaptação, com alguns ensaios de, pela saudade, voltar para Salvador.
Em uma das quase desistências, e com as malinhas prontas na concentração em São Conrado, um longo papo na cozinha, do qual participei, demoveu Bebeto de largar tudo e voltar. A partir daquele momento, isto jamais voltou a acontecer e o nosso personagem, já com outra cabeça, decolou de vez.
Voou tão alto que chegou à Seleção Brasileira, e lá, sofreu assédio do então diretor de futebol da CBF, Eurico Miranda. Lembro que, no hotel em que se encontrava a Seleção, após flagrar uma estranha reunião em que participavam Eurico, Bebeto e seu procurador, avisei aos nossos dirigentes que abrissem os olhos. Não me levaram muito a sério, preferindo acreditar no depoimento do então presidente Antônio Soares Calçada, que negou com veemência o interesse do Vasco por Bebeto.
Mesmo sem qualquer cargo no Flamengo – e já havia deixado o jornalismo – ajudei a montar uma estratégia para Bebeto renovar contrato com o clube. Dr. Michel, com comitiva rubro-negra, chegou a arrombar o portão da concentração da Seleção, na Granja Comary, levando o contrato para ser assinado. Infelizmente, tarde demais…
Aquela derrota me maltratou de novo. Caramba, já havia sofrido com Gérson indo para o Botafogo e agora Bebeto para o Vasco…
O tempo passou e, presidente do Flamengo, me empenhei muito para resgatar o que era nosso. Com Marcos Felipe Magalhães, o Magrão, nosso vice de marketing, fui aos Estados Unidos para um encontro com o presidente da Umbro, e lá, o convencemos a comprar Bebeto ao Deportivo La Coruña e colocá-lo no Flamengo.
Missão bem-sucedida, lá fomos eu e meu querido amigo Plínio Serpa Pinto ao encontro de Lendoiro, presidente do La Coruña, onde finalizamos o resgate do nosso amor próprio rubro-negro, até então, ferido.
Conto tudo isto para dividir com vocês este vídeo, encaminhado por Bruno Rodrigues, raríssimo talento da nova geração do marketing esportivo, e filho do meu irmão de vida, Washington Rodrigues, o Velho Apolo.
No vídeo, ouvir Bebeto cantando seu amor ao Flamengo… é algo mágico.
Grande Bebeto!
Ídolo!
SRN!
Voltei o vídeo!
Vivi pra ver e ouvir meu ídolo Romário dedicar os gols ao GRANDE Caixa D’água…
Essa é phoda hem!!! kkkkkkkkkk
Guru e Dr. Assef impecáveis na fita…
Quanto ao Bebetinho, meu amor chegou ao fim quando colocou o pano de chão do Chiqueirinho de São Cristóvão, numa jogada pra lá de escrota de Antonio Soares Calçada e Eurico Miranda…
Nosso meigo e bom caráter Gilbertinho, deu muito mole pra dupla do mal…
Falei!!!
Kkkkk a lá Januário cruel mt cruel
Uma pena que a dupla com Romário, no Flamengo, não tenha repetido o sucesso que fez com a Amarelinha. SRN!!!
Prezado KL
Desculpa o comentário que se segue.
Afinal quem sou eu para dar pitaco no seu Flamengo de todos os tempos.
Ia fazê-lo antes, desisti, mas agora vou falar.
Não consigo engolir Gérson na sua seleção.
Com todo respeito maior decepção para mim.
Não o vi jogar, antes que pergunte, pois sou de 75, mas por maior craque que tenha sido, e foi, como sempre ouvi do meu pai e li, vi vídeos etc…. no mengão fez CORPO MOLE na final contra o Botafogo insatisfeito por ter sido escalado fora de posição.
História que vc com certeza conhece mais profundamente do que eu.
Por isso não entendo um cara que se escondeu em plena final, fez força para sair do clube, não honrando nosso manto ser escaldo por voce, já que um dos requisitos para ser ídolo que é honrar o manto sagrado ele passou longe ….
Com todo respeito e admiração que tenho definitivamente descordo.
Grande abs
Rodolfo, amigo,
“Ouvi dizer” é um dos maiores males desta vida. Eu estava no Maracanã, naqueles 3 x 0, no setor 4. O Flamengo jogou muito bem, tendo perdido ótimas oportunidades. Dominamos o jogo, porém do outro lado havia Mane Garrincha que, em três lances, estabeleceu o placar e ganhou o jogo.
Tenha a absoluta convicção de que, naquele jogo se Gerson mais não fez, foi porque não pôde. Nem vou comentar a equivocada decisão do nosso treinador que abriu mão de seu jogador mais criativo. Não comento para não tomar seu tempo. Naquele dia, com Mané em campo, nem com bazuca…
Para encerrar: Gerson foi o mais genial jogador de meio campo que vi jogar. Não bastasse, pela figura humana que é, impossível ter feito corpo mole. Incompatível com seu caráter.
Abraço.
Presidente,a ida de Bebeto para Vasco foi um sofrimento muito grande pra mim , fiquei muito tempo triste ,com raiva do Bebeto e do Gilbertinho. Mas o tempo passou e , você me deu uma grande felicidade, trazendo Bebeto de volta, pena que ficou pouco tempo, a torcida pegou muito no pé do Bebeto. O que me marcou também foi quando a dupla do inferno Edmundo Santos e Gilmar Rinaldi mandaram o Romário embora e , que foi parar no Vasco, que raiva , não gosto de violência ,mas esses dois caras mereciam uma surra , entregando o Romário para Eurico e Cia.
Geraldo, sem contar que depois de despachar o Baixinho para o Vasco essa dupla dinâmica do mal ainda fez o negócio da China (para os dois, é claro): trocaram o Adriano e o Reinaldo pelo Vampeta, aquele que fingia que jogava, que num jogo na Bahia quase me fez entrar TV a dentro depois de perder um gol feito, ele e o goleiro.
Fernando, que dupla né ? O Gilmar era empresário dos dois garotos , o que ele queria era tirar o Romário do flamengo para abrir espaço para Adriano e Reinaldo. e a ida do Romário para o Vasco nada me tira da cabeça, que o Edmundo fez acordo com o Eurico para o Romário disputar aquele mundial que o Corinthians acabou ganhando, como sempre Vasco vice . A troca pelo Vampeta foi a gota d’água. Aí me vem a lembrança de quem é fera para negociar, o nosso presidente Kléber leite vendeu o Sávio para o Real Madri e nessa jogada trouxe Romário, Zé Roberto, Rodrigo Fabri e
acho que palhinha também. Que diferença de presidente !
Que voltasse para onde tinha saído, pro vasco.
Fui um grande fã de Bebeto ( muito mesmo ) entretanto nao sou viuva de jogador nenhum. Se escolher ir que vá . Agora depois de ir pra voltar somente PAGANDO e nao recebendo. So dô moral pra quem me dá moral ( falando um portugues da boleirada ).
Se craque o Flamengo faz em casa, nao tem por que ficar adorando craques dos outros.
Isso é como voltar pra ex-namorada, depois da TRAICAO, repete a figurinha do album sabendo de todos os defeitos dela, só que ainda mais velha e correndo o risco de levar uma bela e frondoza galha novamente. É melhor pegar uma nova figurinha. Pelo menos o album fica mais sortido e ainda corremos o risco de achar aquela figurinha premiada inedita e se a peruca de touro vier pelo menos sera uma novidade. Pelo menos ” vareia” – como diria o Didi Moco ( o Didi dos trapalhoes).
A corrupcao é a VERDADEIRA PANDEMIA BRASILEIRA
Saindo um pouco do tema.
Ver noticias de super faturamentos em itens como RESPIRADORES HOSPITALARES e CRIMES semelhantes em momentos onde TODA A POPULACAO esta submetida a uma pandemia e sendo quase dizimada sendo restringida de suas vidas e seus SUSTENTOS é muito revoltante. Esses criminosos deveriam ser presos e condenados TAMBEM por crime de GENOCIDIO. É muita crueldade, nao merecem misericordia alguma.
Algunas pessoas conseguem ser ainda PIORES QUE O VIRUS e a pandemia, pois a pandemia é temporaria, mas infelizmente essa mazela social da corrupcao nao é. A corrupcao é a unica desestabilizante certeza que temos, infelizmente.
” Ou o Brasil acaba com a sauva ou a sauva acaba com o Brasil “. Essa frase ficou famosa decadas atras. Sorte nossa se o problema do Brasil fosse a sauva pois essa cresce e vira a TANAJURA e muita gente se delicia com a farofa de bundinha de tanajura (que dizem ser deliciosa e nutritiva ).
A verdadeira sauva do Brasil é a GENOCIDA CORRUPCAO, essa sim se reverte em morte e miseria e jamais em farofa. A nao ser na mesa dos genocidas.
.
Lembro muito do Bebeto e da volta dele em 96! Pena que durou pouco tempo!
Bebeto era um craque incomparável e foi muito carinhoso comigo quando (ainda criança) pedi autórgafo!
Saudades dos jogos do Flamengo!
Em relacao a prossibilidade de retorno dos jogos.
Caso isso venha a se concretizar e seja permitida a entrada da imprensa ( dificilmente nao será ), penso que os reporteres e demais profissionais envolvidos deveriam ser distribuidos nas ARQUIBANCADAS DOS ESTADIOS e com barreiras separadoras para evitar alguns problemas, como nao vai haver torcida acredito que essa seria uma boa opcao para TODOS.
Caso seja liberada a imprensa no gramado a aglomeracao vai ser praticamente uma consequencia ate mesmo pelo habito.
Tem ainda o AGRAVANTE da ESCASSEZ de eventos (de forma geral ) para a imprensa cobrir durante a pandemia o que inevitavelmente fara dos TREINOS e jogos um atrativo ainda maior para a imprensa.
Exatamente.
Em campo não jogou absolutamente nada. Aliás passamos vergonha novamente no campeonato brasileiro.
Contratação mais de marketing.
Na minha opinião.
SRN
Pra confortar a gente nesse momento de tragédia mundial e, mais especificamente , nacional, alguém lembra que conquistamos a Copa Sharp em 1990, num 7 x 0 no Real Sociedad com um show de Renato Gaúcho e Gaúcho centroavante?
Eu não lembrava, confesso.
https://youtu.be/XPlmmrjTaCY
Já a minha “bronca” como torcedor foi não ter aproveitado Djalminha, Marcelinho e Paulo Nunes como deveria estes sim foi o maior equívoco de uma diretoria do Flamengo. O pior cada um foi fazer sucesso e merecido no Palmeiras, Corinthians e Grêmio.
Com Kleber isto não aconteceria se ele estivesse lá e tenho certeza com Kleber trazendo Romário e tendo Sávio com estes jogadores não sendo aproveitados seria um Flamengo para bater de frente com o Flamengo de 80.
Iria ganhar pelo menos mais uns 3 brasileiros uma libertadores e um mundia
Perfeito!
Fabiano , sem dúvida perdemos quase todos os talentos feitos na Gávea, aí já foi o Veloso , foi muito incompetente ,inclusive não ganhou nada no flamengo. Sou um torcedor fanático, mas a torcida as vezes faz com que muitos jogadores promissores vá embora por ter pouca paciência, mas Marcelinho, Djalminha , Paulo Nunes e Luis Antônio tinha tudo para arrebentar no flamengo !
Ops: Mundial
Eu não sei se as pessoas tem a mesma visão que eu tenho do Bebeto.
Mas acho que faltou um degrau a mais na sua carreira. Tinha potencial para ser mais do que foi………….. e foi craque !
Também confesso que seu estilo “low profile” pode ter ajudado nisso.
Mas a verdade eu que eu esperava um pouco mais do que o Bebeto deu na sua carreira.
Me chamou muito a atenção a escalação do Kleber.
Acho bonito / saudável / justo escolher jogadores de várias “épocas” diferentes.
Ter esse olhar clínico/ cirúrgico, que não ficou agarrado ao passado, é louvável.
Podemos descordar de um nome ou outro mas, isso nem vem ao caso.
Abraços !
Minha seleção do Flamengo que vi jogar, é Raul, Leandro, Aldair, Mozer e Junior. Carlinhos, Carpegiane e Zico. Renato, Romário e Paulo César. Nenhum dos atuais craques estariam numa seleção, mas é evidente que em breve poderão estar.
kleber, tambem acho Raul e Julio CESAR, os 2 melhores goleiros que eu vi com a camisa do mengo,
Cantareli, foi o goleiro que mais vestiu o manto 549 jogos (338V, 130E, 81D) fonte almanaque do flamengo Roberto Assaf e Clovis Martins, agora eu te pergunto, em qual lista vc o coloca top 5 ou top 10?
kleber, tambem acho Raul e Julio CESAR, os 2 melhores goleiros que eu vi com a camisa do mengo,
Cantareli, foi o goleiro que mais vestiu o manto 549 jogos (338V, 130E, 81D) fonte almanaque do flamengo Roberto Assaf e Clovis Martins, outras fontes diz que foi 557 jogos, agora eu te pergunto, em qual lista vc o coloca top 5 ou top 10?