Para começar, quem perde dois pênaltis em um jogo duro, com o adversário fazendo uma partida quase perfeita, o final do filme não poderia ser bom.
Aliás, por falar em pênalti. Entre os que estavam em campo, realmente, Bruno Henrique e Pedro eram nossas melhores opções?
Sei lá, mas tenho a sensação de que é tudo meio “à Bangu”, ou seja, meio bagunçado, sem que estivesse definido o batedor. Vocês vão achar graça, mas nosso melhor batedor, entre os que estavam em campo, era Vitinho. Talvez pela timidez ou, pelo fato dos outros terem mais prestígio, não se posicionou.
Roger Flores foi muito feliz ao afirmar, ainda no primeiro tempo, que o Flamengo fazia a marcação alta, mas não pressionava, ao contrário do time do São Paulo, que mordia o tempo inteiro.
A nossa recomposição, muito lenta. Em várias oportunidades o São Paulo chegava em contra-ataque, com quantidade maior de jogadores atacando do que o Flamengo defendendo.
Gustavo Henrique e Natan, para muitos, falharam. Não achei. Gustavo Henrique e Natan foram vítimas da péssima recomposição do time. Ambos conseguiram, um com o pé, outro com a cabeça, aliviar o perigo, só que, nas duas oportunidades, na sequência, sempre um são-paulino e nenhum jogador rubro-negro.
O único que rendeu o de sempre foi Gérson. Embora tenha tido uma boa atuação, por necessidade e pelos desfalques, jogou muito mais atrás do que joga normalmente.
Hugo, sem nenhuma culpa nos quatro gols. Ainda salvou uns três ou quatro.
Na hora que Lincoln entrou no lugar de Éverton Ribeiro, desisti…
Tomara que esta derrota não desestabilize nosso ambiente.
Há de se ter calma, juízo e sensibilidade. Com os retornos de Thiago e Arão, mais alguns que estavam contundidos, vamos reencontrar o nosso caminho.
Estou muito preocupado com a queda de rendimento de Bruno Henrique. O que estará havendo?
Para encerrar: no momento em que estiver pronto, Gabigol tem que jogar. No lugar de quem? Problema do treinador. Gabigol é incisivo e decisivo. Neste jogo fez uma falta danada.
Bola pra frente…
Pessoal, publiquem suas opiniões sobre o jogo/time, sem questões/agressões pessoais, por favor.
Ofensas não serão aprovadas.
Há de se ressaltar que o Felipe Luiz não acerta um cruzamento de quer.
Maikon, o problema é do outro lado!
2o. jogo consecutivo que o Isla falha defensivamente. Contra o Inter ele cortou em direção ao gol, hoje ele cortou para o meio, nos dois casos perdendo a bola que resultaram em gols, hoje o 1o. do SPFC.
Aliás já chega a preocupar as falhas defensivas do Isla. Mais de 70% dos gols que tomamos saem pelo dado direito da nossa defesa.
Saudações!
Nino, também concordo com o seu ponto de vista. Porém, ultimamente venho observando que o Felipe Luiz também não acerta nada.
Maikon,
É Rodrigo Caio, Felipe Luis, Isla, Arão, BH, sem contar os de sempre Vitinho, Michel, Lyncon.
É muita gente que esta jogando bem menos que em 2019. Ai tem aquela história meu caro, tem técnico que faz o jogador render mais, entretanto o oposto tbm existe.
Esse time ontem foi a cara do seu treinador, apático, sem fibra, não convincente.
Saudações!
Desde o primeiro jogo do Dome contra o Atlético MG, em que perdemos por 1×0, eu falei com meu sogro exatamente o qu você falou agora. Esse técnico é muito apático e isso faria o rendimento dos jogadores cair drasticamente. O JJ os tirava da zona de conforto e um técnico apático os coloca novamente nesta condição.
Tanto é que durante o período em que o JJ ficou apático a beira do campo nos jogos contra o Fluminense, devido a tomada de decisão de sair, nosso rendimento caiu.
Maikon meu caro!
Estou inteiramente de acordo, e digo mais, faltou critério para a contratação desse auxiliar de grife.
Pelos menos os critérios que acho pertinente, a saber:
– Esquema de jogo (Não é funcional e sim posicional, erro)
– Experiência zero (Erro)
– Temperamento apático (erro)
A gente fica imaginando o que havia de pertinente na contratação do Domènec?
Como diz sempre o nosso guru, “Pode até dar certo, mas tem tudo para dar errado” (KL).
Saudações!
Nino, caso desse certo, pois penso que já não deu, o crédito seria única e exclusivamente dos jogadores, tal como foi em 2009, onde o carro andou sem motorista. Porém, depois que o Schumacher dirigiu nosso carro fica complicado aceitarmos que o Barrichello o substitua.
Já tive diversos professores ao longo da minha vida onde era notório seu conhecimento técnico, porém o dom de repassar a informação aos seus alunos era algo que notoriamente não dominavam. Penso ser esse o caso do Domenec.
Kleber, também não vejo essa terra arrasada. Tem dias em que nada funciona para um lado e tudo dá certo para outro. Deu tudo errado pro Flamengo, tudo certo para o SP. Time muito desfalcado, jogadores importantes fora, sorte sorriu hoje para o adversário. Paciência, futebol é assim. Contra o Corinthians deu tudo certo pra gente.
Mas, sim, acho que há necessidade de se saber o que houve com Bruno Henrique, parece que ficou em 2019…
SRNs!
Amigo Marcus,
Em relação ao Bruno Henrique eu já havia comentado, lá no início do ano, que temia que o BH fosse o que o meu saudoso pai chamava de “jogador de temporada”, que é aquele cara que vive o ano de ouro (2019) e depois retorna ao futebol comum.
Vale lembrar que ele já está com 29 anos (faz 30 em dezembro) e na carreira viveu dois razoáveis anos (Goiás e Santos) e o fantástico 2019. Queria (e ainda quero) estar errado, mas chegamos em outubro e ele continua “fora de patamar”. Uma pena!
Amigo Diego, penso não seja o caso de ser jogador de temporada, mas há um claro problema com o BH que, me parece, seja físico. Pq ele não dá mais aquelas arrancadas? Pq não bota na frente e ganha? Não pode ser meramente a falta do Gabigol, já que o Pedro está lá para guardar as bolas e tem feito isso. Ontem o BH também falhou ao não acompanhar o Tche Tche no primeiro gol do SP. Por mais crédito que se tenha, não se pode escalar jogador se ele não render. Claro que ninguém ia perdoar o treinador se BH não fosse titular ontem, mas desde os gols perdidos no início do campeonato (quando chutou na trave, mesmo tendo Gabigol livre e que motivou até pedido de desculpas), o BH não vem mostrando mais o futebol que vimos em 2019. Talvez o JJ tenha sabido como extrair o melhor futebol dele, mas não é possível que ele tenha desaprendido só com troca de treinador…
SRNs!
Amigo Marcus, de acordo com vc.
Dá pra ver assim, porque hoje demos azar mesmo. Mas também dá para tirar lições mais profundas desse jogo. Meus comentários aleatórios…
1) Pedro e Bruno Henrique bateram os pênaltis rigorosamente da mesma forma. Não é só que bateram no meio do gol, em cima do goleiro…faltou leitura, concentração. Inaceitável. Já devíamos ter aprendido com o vexame da disputa de pênaltis contra o Pathetico Paranaense na Copa do Brasil do ano passado. Pênalti é sempre muito sério. Decidem jogos, classificações e campeonatos. ISSO É FALTA DE TREINAMENTO!
2) Gustavo Henrique, MEDONHO. Já tinha oferecido pontos importantes para o Inter-RS na semana passada. Na minha opinião, ele foi o principal responsável pelas falhas defensivas. É um jogador que está sem confiança e fora de forma técnica. Precisa sair do time imediatamente. Espero que o Dome não escale esse jogador contra os Alteticos. São jogos decisivos na quarta e no domingo.
3) Não queria criticar o Dome novamente, mas achei a substituição que ele fez do Leo Pereira pelo Natan muito ridícula. O Natan falhou no quarto gol. Qual é a mensagem que o técnico quer passar para o menino? Há que se ponderar que do seu lado o GH errou todos os botes, cometeu pênalti irresponsável, entregou bola para atacante e seguiu em campo!! A atuação do Natan foi muito prejudicada pelo seu tosco companheiro de zaga, porque muitas vezes ele foi obrigado a cobrir as asneiras e as subidas estabanadas do GH.
4) Não sei se é teoria do apocalipse ou terraplanismo da minha parte, mas o que está acontecendo com o Depto. Médico do Flamengo? Ano passado ninguém ficava lá por mais de duas semanas. O pior caso foi a gravíssima fratura do Diego Ribas, que foi resolvida em menos de 3 meses. Por exemplo, eu lembro do ER7 jogar com problema no pé praticamente o segundo semestre inteiro. Sei lá…mas a real é que ninguém dava “migué” com o Mister.
5) Boa partida do Gerson, Gomes e ER7 (primeiro tempo). Pedro estava muito bem, até perder o pênalti que mexeu no jogo e talvez na cabeça dele.
6) Boa entrevista coletiva do Dome. Gostei de ver ele puto da vida. Só é perigoso (e covarde) achar que perdemos apenas por erros individuais (defensivos e ofensivos). Certamente foram motivos bem importantes, mas o time precisa evoluir MUITO taticamente e fisicamente. O Flamengo tomou mais uma goleada. É importante escancarar esses problemas, porque havia muita coisa debaixo do tapete dos “12 jogos sem perder”. A fábrica de doces Willy Wonka está interditada, depois de hoje – aliás, quem levou o chocolate (de novo) fomos nós.
7) Vamos combinar que Michael também não dá, né?
8) Hugo sem culpa nos gols – e chegou a fazer boas defesas, mas eu ACHO que quarta feira o Diego Alves volta para o time, até mesmo pela experiência e pelo espírito de liderança.
9) Uma cornetinha de leve: hoje o banco do Flamengo tinha dois goleiros, dois laterais direitos, três zagueiros, dois laterais esquerdos + Lincoln, Michael e Daniel Cabral. Isso não dá praticamente nenhuma alternativa do meio pra frente. Nosso técnico escolheu mal o banco. Sei que a garotada jogou (e ganhou de 4X1 o Santos), mas Lázaro, Richard e Guilherme Bala poderiam / deveriam ter sido convocados para esse jogo de hoje. Já sabíamos que não teríamos Diego, Thiago Maia, Arão, Arrasca, Pedro Rocha, Gabigol…
10) Essa veio do Twitter: esse trio de ataque do Diniz com Brenner, Luciano e Gustavo Henrique é melhor que o MSN. 🤬
S.R.N.7
Amigo Marcello, claro que agora poderíamos supor outros jogadores no meio de campo, na defesa e tudo o mais, mas acho importante lembrar que quase todos os flamenguistas com quem conversei sobre os desfalques (importantíssimos, diga-se de passagem) do Arão e, principalmente, do Thiago Maia, estavam confiantes de que a base daria conta, fosse Gomes, fosse Daniel Cabral, Richard Rios ou qualquer outro. O problema é que a base chegou bem sim, mas infelizmente não são infalíveis. Ontem não vi falha do Hugo, que até nos salvou, mas que podia ter tido melhor leitura da penalidade do terceiro gol, além de que, talvez, pudesse pegar o chute do primeiro e do quarto gol, apesar dele não ter culpa direta em nenhum. Natan falhou no quarto gol e talvez esse tenha sido seu “pior” jogo pelo Flamengo. O Gomes não jogou mal exatamente, ele tentou, mas, assim como o meio campo criativo é completamente diferente quando Arrascaeta e ER7 não jogam, também fica quando só o Gerson joga ou quando temos que posicionar algum jogador da base para fazer as vezes do Thiago Maia, que é um jogador acima do normal naquela área onde atua. Conhece os movimentos, tem bom posicionamento, rouba bolas e sabe sair jogando. Coisas da prática, é experiente. Um jovem pode ter boas características, mas não será experiente, acaba faltando quando o titular não joga. Não sei se recuar Gerson para primeiro volante seria a melhor ideia, mas ao menos seria alguém experiente para cobrir aquela parte do campo. O mal é o cobertor curto de tantos jogadores fora do time titular, pois aí precisaríamos de outro na frente. Com o Diego fora de combate, eu não sei qual seria a melhor tentativa a se fazer. Se houvesse tempo para treinar, talvez também houvesse como preparar melhor o Gomes para o jogo de ontem.
Enfim, águas passadas. Agora é esperar que seguremos as galinhas mineiras paraguaias, afinal, o fato de se perder um jogo não significa perder o próximo…
Agora, que eu estou rezando para pedir a volta rápida de Rodrigo Caio e Arrascaeta, ah, isso eu estou…
SRNs!
se quer*
Robert, nem sei se volto para ler os comentários desse post. A galera vai se rasgar, não sabem mais perder.
SRNs!
—-
Marcus,
Já havia feito a correção em seu comentário! Cabeça fria, meu amigo!
Abraço
Robert
Amigo Marcus!
Quem perde dois penaltis num único jogo, merece perder mesmo..
Esse goleirinho na semana passada, tomou nove gols do Fortaleza na disputa de penaltis que deu a vaga ao São Paulo…
O Flamengo não soube fazer dois…
Sendo que o primeiro nos daria a vantagem de 2×1.
Ou seja! O São Paulo teria que sair pro jogo.
Perdeu! Deu moral a eles e brochura pra nós.
Feio… mas faz parte…
Apoiado amigo e guru
Ninguém perde duas penalidades impunemente
Segue o barco
No irmão
Falei exatamente isso para minha mulher! Tomou gol até do goleiro reserva do Fortaleza. Parece que nós estamos mais atentos aos nossos adversários que o pessoal de scouting do Flamengo… SRN
Grande Egon!
Vou escrever aqui o que senti ontem vendo o jogo e, do alto da sua sabedoria e sendo rubro-negro experiente, vai me entender: o Flamengo tem essa característica extremamente chata de deixar bem claro quando o dia não está bom para peixe. Ontem fizemos 1×0 no início, parecia estar indo bem. Empate não demorou, até aí, ok. BH bate a penalidade mal como só ele. Quando o juíz confirma a falta do Gustavo Henrique, mesmo antes da batida, eu já li que o Flamengo não ia voltar para o jogo nem se o cara perdesse. Quando fez, eu já me desliguei um pouco da partida. Aí o Pedro consegue me repetir o BH, foi só a pá de cal na partida do Flamengo de ontem.
É claro que há sempre um adversário do outro lado que, especialmente contra o Flamengo, joga sempre a final de campeonato. O SP ontem não foi diferente. Fizeram ontem o que estão tentando fazer há 2 anos e não conseguem. O SP tinha apenas o potencial de jogar como jogou ontem. Para nossa infelicidade, ontem, o SP jogou firme e acertou tudo. Tarde iluminada do goleirinho deles (por mais que BH e Pedro tenham batido muito mal as penalidades), a defesa fraca deles conseguiu se seegurar, o time deles jogou mais compacto, achou buracos na nossa zona defensiva e foi, em resumo, mais eficiente. Muitos “se” poderiam mudar a partida, mas agora já era. Tanto que nem dá pra ficar reclamando de nada, é bola pra frente e continuar a torcer. Não tendo tempo pra treinar nem pra descansar, nem repetindo time 2 jogos seguidos que seja (por inúmeros motivos), fica bem difícil ter performance sólida 100% do tempo. Mas creio que o nosso elenco é experiente para não se abalar e reagir. Hoje o elenco do Flamengo tem vergonha na cara, disso não tenho dúvidas.
SRNs!
Exatamente, Egon!!
SE o Flamengo não perde o primeiro pênalti, tinha sido bem diferente. O São Paulo ia ter que deixar de lado um pouco o sistema de jogo 100% armado para o contra-ataque.
SE o Flamengo não perde o segundo pênalti, com 3X2 no começo do segundo tempo – daria para equilibrar melhor as ações em busca do empate e até a virada, sem ter que partir na loucura pra tentar descontar (como aconteceu no 4o gol do SPFC).
Mas esse “SE” é o que faz o futebol ser bacana. Infelizmente ontem foi tudo contra a gente. Demos azar e fomos (bastante) incompetentes. É pra não esquecer e tirar lições de mais uma goleada sofrida.
S.R.N.7
Obrigado pela correção, Robert.
Minha cabeça estava tranquila desde ontem, apesar da derrota do jeito que foi. Minha experiência já me diz quando não é dia e ontem isso ficou claro a partir do terceiro gol do SP. Claro que não gostei do jogo, mas nem consegui me revoltar. Tem dia que não adianta teimar…
Abraço e SRNs!
Muito feliz em suas colocações Kleber! Muito obrigado pela palavra de força e esperança. Seguimos ainda temos mais 19 rodadas pela frente! 🔴⚫🔴⚫🔴⚫🏆 EU ACREDITO
Amigo Robson temos mais 19 ridadas para passarmos vergonha.
Para mim Gustavo Henrique errou no pênalti e no corte ruim. Natan errou no último gol, na minha opinião. Sobre o pênalti, Vitinho não tem a confiança necessária para bater. Não sei quem poderia ser o batedor, talvez Gerson ou Filipe Luis. Sei que precisa estar definido o batedor oficial, que não deve ser Pedro nem Bruno Henrique. Acho que Gabigol pode alternar com Pedro ou Bruno Henrique. Quando houve a substituição o jogo já estava perdido e os jogadores pendurados. Dia de desastre, mas espero que o time dê a resposta nos dois próximos jogos. Torcer para Rodrigo Caio se recuperar logo para ver se arruma a zaga e Arrascaeta também para Vitinho voltar ao banco. Hoje acho que a culpa maior foi de Gustavo Henrique e Bruno Henrique. Lembrando que o jogo estava empatado quando Bruno Henrique perdeu o pênalti e os dois gols do São Paulo posteriores ao pênalti perdido foram por falhas de Gustavo Henrique. Não há treinador e esquema tático que resista a falhas assim. Como disse um colega no outro post, nem Guardiola, nem Jorge Jesus, nem Klopp. Terrível!
De bom, fico com Hugo e Gerson. Pedro estaria entre eles se não fosse o pênalti muito mal batido.
Kleber e amigos,
Acho que realmente,há dias em que nada dá certo .
Temos que recuperar os nossos principais jogadores e ter calma, temos todo o segundo turno para a recuperação.
SRN
Flamengo perdeu quando podia perder e continua com a mesma pontuação do internacional. O Atlético é que pode encostar. Perder dois penaltis é demais pra quem quer ganhar o jogo.
Eliel,
Mas o São Paulo que preocupa, pois têm 3 jogos a menos – e contra três adversários fraquíssimos. Caso ganhem, podem chegar a 39… Vale lembrar, ainda, que o Tricolor paulista não joga mais copas, foco apenas no Brasileiro.
Jogam a sulamericana
Joga sim, Eliel. A Sul Americana. Vamos torcer pra eliminar o Lanús na quarta.
Dois concorrentes diretos jogando só nos fins de semana vai dicar difícil.
Eliel, o que vc escreveu é bem verdade meu caro, mas talvez esse não seja o ponto!
O ponto principal são os erros de jogo do Domènec, já passou a muito tempo da hora dele fazer um bom trabalho defensivamente, no entanto ele recorrentemente comete os memos erros.
Outro dado é que foi uma derrota desmoralizante, tomamos um nó tático, perdemos totalmente o meio campo e tbm perdemos na disposição, na atitude!
Saudações!
Este desastre em algum momento iria acontecer. O Daniel G ja havia falado insistentemente sobre a nossa fraquissima defesa e eu concordei e concordo com ele. Quando se toma gol todo jogo, ainda mais com falhas individuais, isso sempre pode acontecer, sendo fatal em mata-mata.
Perder e ruim mas a derrota traz muitos ensinamentos. Espero q aprendam. O São Paulo virou o grande favorito ao campeonato pela moral q ganhou, por ser o time do presidente da CBF e por fazer a final em casa. Flamengo tem excelentes jogadores, tvz o melhor plantel mas nao tem uma equipe competitiva e dependerá sempre do talento individual. Simples assim.
Quanto ao Dome, acho q ele nao foi culpado hoje, mas tb nao ajuda. Ja tinha ficado claro q a melhor zaga e Natan e Noga mas ele insiste com o boneco de posto e deu no que deu. Ha o risco de o Natan sair chamuscado tb.
A partida de hoje foi um desastre, tomamos um baile e fomos atropelados em casa. Todo mundo foi mal, sem exceção. Nao cou comentar para nao ser repetirivo, tudo q importa ja foi ou sera dito.
De qq forma, esse time nao parece ter a alma de campeao do ano passado, ja q sempre arrega em jogos grandes. Foi assim no turno contra Atlético-MG, Inter e hoje. Quando tem q passar o carro, ele treme. Isso nao tem nada a ver com o Dome e sim com os jogadores q parecem enfastiados, sem disposição para buscar o algo mais.
Amigo Alexandre!
Não é novidade pra ninguém, que após a saída do Mari, cravaram uma placa na Gávea: “procura-se quarto zagueiro.
A pedido do Jesus, o clube partiu para um canhoto que jogasse por ali. Contratou o zagueiro Léo Pereira que vinha muito bem no Atlético. Não satisfeito, ainda tiramos Gustavo Henrique do Santos, onde fazia ótima dupla com Veríssimo.
Nenhum dos dois correspondeu no Flamengo.
Nos dois últimos jogos, Gustavo falhou em três gols.
Hoje, não só deixamos de passar a frente no placar, como de entrar novamente no jogo quando estava 3×1.
Não lembro na minha vida de torcedor, o Flamengo perder dois penaltis num único jogo.
Quem jogou bola, sabe perfeitamente, que a defesa de um penalti pode mudar a cara de um jogo.
Independente de qualquer coisa, Diniz sabe jogar contra a gente e, não é de hoje.
Ano passado também não ganhamos deles, nem no Rio nem em SP.
Muito feio tomar de cinco do Del Valle e quatro do São Paulo. Mas existem detalhes nisso tudo, que devem ser costurados.
A escolha do batedor, na ausência do Gabigol, deve ser definida rapidamente. Não pode ser, quem perdeu bate outro…
Nem em pelada de final de semana é assim…
Kleber, seu post perfeito.
Não existe terra arrasada, mas o Er7 jogou hoje ? Desde que foi ver o Gargamel não vem jogando absolutamente nada.
Hj eu to de dieta. Sem doce!
ANDERSON amigo claro que existe terra atrasada o flamengo não evolui, teve 2 chances de liderar e toma pancada, se o flamengo quiser ser ll campeão fora urgente domenec, tomou um varejo tático, aliás do Atlético PR também.
Pra mim dnao foi novidade nenhuma essa surra
Caro José, o Flamengo evoluiu no ataque e teria melhor desempenho no meio se Thiago Maia tivesse jogado. É fato que a transição defensiva tem falhas e por isso eu lamento demais a falta que o Rodrigo Caio está fazendo.
Sobre a troca de treinador urgente, penso que não há como ser feita. Principalmente pq não há tempo para treinos e sequer há como estabelecer um time-base no Flamengo atualmente. A cada jogo são novos lesionados, suspensos, convocados etc. e isso não vai mudar com outro treinador. Não existe melhorar time na conversa. 2020 é um ano atípico e só vai melhorar quem tiver talento (nós temos) e tempo (nós não temos), por isso, os ajustes acabam ficando somente para os jogos. Longe do ideal, obviamente, mas é o que há para hoje.
No mais, não vejo nenhum treinador estrangeiro livre e disponível para comandar o Flamengo. No Brasil, nenhum com tarimba sequer para olhar para o nosso elenco.
SRNs!
Amigo Marcos hartfelder, o problema defensivo do flamengo não é a falta do Rodrigo Caio, é o sistema defensivo como um todo, estamos tomando muitos gols sempre, todos os jogos nosso goleiro é o melhor jogador do flamengo em campo, concorda?!
Se o o auxiliar não conseguir acertar o sistema defensivo pode jogar quem jogar lá atrás, ao vai resolver.
Outra lesão covid todos os clubes estão tendo maratona também, isso nao é mais desculpa, os outros técnicos também não tem tempo pra treinar com exceção do Sampaoli.
Vamos tomar mais uma surra dos Atléticos , escrevão aí
Amigo José, acredito que temos pontos de vista diferentes, o que não é demérito a nenhum deles.
O Flamengo está passando por uma maratona maior que os demais. Chegamos a jogar em pouco mais de 48 horas! Não me lembro de outro time ter passado pelo mesmo. De qualquer forma, estamos disputando 3 campeonatos, se não me falha a memória, somos os únicos a fazer tal.
Sobre o Hugo sair sempre como melhor goleiro pois há falhas defensivas, não há como negar. O problema, a meu ver, passa, sim, pela saída do Rodrigo Caio do time, pois costumava ser o mais regular e até “mascarava” eventuais problemas do Léo Pereira e até mesmo do Gustavo Henrique. Quando jogaram com Rodrigo Caio, jogaram melhor, até gols fizeram! Para acertar um sistema defensivo onde a cada jogo tem um volante suspenso, um zagueiro machucado etc., precisa de muito treino. O Flamengo praticamente não treina e isso não é culpa de ninguém. É falta de tempo que, no nosso caso, disputando 3 campeonatos é, de certa forma, uma “honra”, pois estabelece o nosso patamar diferenciado dos demais. Mas também provoca desconfortos, um deles é a falta de tempo, já que toda hora tem viagem pra lá, pra cá, inclusive na América do Sul. Como eu escrevi em outro comentário, treino é repetir, repetir, repetir. Assim se aprende posicionamento, movimentos, o que fazer com e sem a bola. Teoria sem prática é tão ineficaz quanto o contrário. É preciso haver equilíbrio e é isso que falta ao Flamengo e aos demais. Os que tiverem bons treinadores (teoria) com tempo (prática) tendem a evoluir mais rápido. Maus treinadores com tempo não fazem nada e bons treinadores sem tempo também não.
Não acredito que o Flamengo tenha um elenco tão passivo a ponto de perder de vareio para o Atlético. Se jogarem melhor e ganharem, vou ficar muito P da vida, mas ainda vai. Idealmente, sairemos de BH com uma vitória que vai inverter a polaridade da nossa reconhecidamente bipolar torcida.
SRNs!
Kleber, quer saber minha opinião sobre Bruno Henrique? Ele é um jogador “físico” e este ano preparação física não existe. Mas a verdade em que eu acredito é a seguinte: ele é esse jogador que estamos vendo mesmo, por isso saiu do Santos facilmente e não foi tão assediado por outros clubes. Ano passado foi uma exceção em sua carreira! Mas ainda assim um grande jogador. SRN
Caro Eduardo, compartilho da sua opinião sobre o BH. Falta preparo físico. Talvez falte a até mais jogadores, já que os desfalques acabam sendo os únicos momentos em que o jogador descansa. Porém, todo jogo requer alteração no time, o Dome nunca consegue repetir uma formação. E não tem nada disso de não repetir pq não quer, basta ver o histórico de lesionados, suspensos, convocados etc. de jogo para jogo…
Enquanto BH fez muita falta (a meu ver) contra o Inter, o Thiago Maia fez muita falta ontem. Sem falar no Rodrigo Caio e Arrascaeta…
SRNs!
Realmente foi vergonhoso, a defesa foi mal , meio de campo ausente, o São Paulo engoliu o Flamengo, parece que estavam jogando com 15 jogadores. Agora perder dois penaltis num jogo decisivo é lamentável. Acho que falta raça Vitinho e Bruno Henrique estavam desligado, teve jogadas que Vitinho e Bruno Henrique estão parados em campo. Agora o Gustavo Henrique foi muito mal. Um jogo para ser esquecido.
Hoje o treinador não tem culpa, venho falando que o flamengo precisa de um volante , foi nítido o time todo aberto, a saída de bola comprometida . acho que o técnico poderia ter mexido em dois jogadores no intervalo, tirando o Vitinho e o Gomes , colocando um meio campo mais criativo e experiente , trazendo o Felipe Luis para meio, junto com Gerson e Everton Ribeiro, colocando o Michael, apesar que não tem atuado bem , mas daris mais trabalho e o Ramon na lateral. Estou muito preocupado, o flamengo tá parecendo aquele time de 2018 que nunca chegava. Que Domingo horrível !
Sobre os pênaltis, o Pedro sempre bateu bem. O BH nem tanto, mas já tinha batido e feito contra o Atlético Paranaense.
O nosso problema é a defesa, não só os nomes, mas o sistema.
E hoje Arão e Maia fizeram falta.
Bola pra frente. O importante é liderar na última rodada .
Precisamos melhorar a defesa!
Pela maioria dos comentários que estou vendo, o Abel tinha razão. Perder é normal. A passividade da maioria dos comentários não vai esconder mais essa vergonha. Fenanado Diniz engoliu o Catalão.
Eu vejo como uma derrota vergonhosa, como o melhor time, o pseudo melhor elenco perde de 4 X 1 ?
Vejo o primeiro turno como terra arrasada sim. Não vencemos de um candidato ao título, só vencemos de baba, Levamos 25 gols em 19 jogos, ficamos três pontos apenas na frente dos flores !!!
O time de muito que vem mal técnicnicamente, fisicamente e TATICAMEMTE. Estou decepcionado com esse primeiro turno, um dos campeonatos mais fáceis da história. Não me venham coisas conversa de torcida, COVID, convocações , entre outras. Todos tiveram mesmo problema. A maioria com salários atrasados e sem a estrutura que temos.
Outra idéia: manda o time do Flamengo ir se tratar no SUS, tenho certeza que já estariam em campo.
Fica aqui minhas convicções, não temos técnico, não temos preparador físico, não temos nem um batedor oficial de pênaltis. Uma demonstração da bagunça que hoje impera no futebol do Flamengo. Enquanto isso nosso vice segue em campanha.
Saudações de um rubro negro envergonhado.
Muito bem!!!
Sergio
Eu ia falar justamente isso: Estamos somente 3 (três) ponto acima do Fluminense. Não ganhamos de nenhum adversário que briga pelo título. Não acho terra arrasada, mas sim decepcionante o primeiro turno.
Vou aumentar minhas orações a São Judas Tadeu, afim de melhorar no returno, principalmente a defesa.
Se nosso sistema defensivo continuar assim, não chegaremos a lugar algum.
Força MENGÃO.
Fluminense tem tempo pra treinar.
Fluminense não disputa Libertadores.
Fluminense não joga Copa do Brasil, tendo sido eliminado pelo Atlético-GO.
Fluminense não defende o posto de melhor time do Brasil (aquele que todos querem vencer).
Fluminense joga sem pressão por qualquer conquista que seja (franco-atirador).
Fluminense nunca é prejudicado por arbitragem.
Fluminense sequer joga um bom futebol. Tem tido muita sorte.
Fluminense, a longo prazo, sequer pega G6 no fim do campeonato. Aguardem.
SRNs!
Assino embaixo em tudo
Caro Sérgio, estou apenas tentando entender o seu comentário: que outros tiveram os casos de COVID no elenco quase inteiro no campeonato além de Goiás e Flamengo? Quem mais teve QUATRO convocados AO MESMO TEMPO sem parada para datas FIFA (Arrascaeta, Isla, ER7 e Rodrigo Caio), sendo que 2 deles (Arrascaeta e RC) sequer voltaram a campo por estarem machucados?
É óbvio que o Flamengo é extremamente superior em elenco aos demais e, por isso, deveria conquistar o campeonato com o pé nas costas. É óbvio também que ninguém está dizendo que 4×1 não foi uma derrota acachapante. Acontece que o Flamengo ontem deixou nítido que não era dia. Não adianta ficar P quando o adversário joga melhor, é um fato que temos que aceitar, ainda que o SP, como todos os outros, seja tecnicamente inferior ao Flamengo. Mas o Flamengo desfalcado e com falhas.
Sobre o Diniz ter engolido o Dome, eu discordo em todos os aspectos dessa afirmação. O SP foi superior ao Flamengo apenas no número de gols (e penalidades convertidas). Os gols do Flamengo TODOS saíram por falhas individuais, sendo a primeira do BH, que largou o Tche Tche sozinho, a segunda do Gustavo Henrique, que se postou incorretamente, logo, rebateu mal a bola no pé do Brenner, o terceiro foi um movimento imprudente, mas que não sei se poderia ser evitado, já que o jogador do SP se enfiou (corretamente) na frente do Gustavo Henrique para proteger a bola e, no quarto gol, falha do Natan. Isso sem falar em DUAS penalidades PERDIDAS. Treinador nenhum tem culpa em penalidade perdida, qualquer jogador tem que estar preparado para bater e saber bater. BH cantou o lado da batida e Pedro fez praticamente igual. Foi um péssimo jogo sim, mas há que se considerar alguns aspectos relevantes na campanha do Flamengo. Claro que Dome tem desempenho inferior ao JJ, não estou maluco, mas, aos trancos e barrancos, ainda somos melhores que (ao meu ver) todos os times da série A, pois a maioria tem jogado sempre “inteiro”. Nenhum outro time renderia o que o Flamengo rende, se passasse pelos problemas que o Flamengo enfrenta, independentemente de salário em dia.
Sobre o DM, realmente algo parece errado quando comparamos ao ano passado, quando todos voltavam antes do previsto. Ou, quem sabe, os casos tenham sido mais graves esse ano?
Envergonhado eu estou pelo resultado de ontem, não pela campanha.
SRNs!
Ninguém comentou, mas eu estava preocupado antes do jogo com as ausencias do Arao e Tiago Maia, quando um não joga o oiutro da conta, mas ficamos sem os dois hoje e ai o Sao Paulo deitou,pois nossa pegadano meio nao existou, perdemos o jogo alí !!
Esse Aldair da base kkkk tá ae se mostrou contra o primeiro time mais duro….a zaga eh RC e Léo Pereira !gh não existe !dome levou um baile….uma vergonha hoje
Concordo.
E acrescentaria: Também ia de Diego Alves (apesar das boas atuações do Hugo, experiência em jogos difíceis, é muito importante)
Esse é o motivo principal pelo qual a base pode, sim, chegar, mas não pode ficar indiscriminadamente e nem os mais experientes podem ser chutados por causa da base. Há que se ter equilíbrio. Eu também voltaria com o Diego Alves, assim como teria escalado o Diego Ribas, se estivesse disponível ontem. Base é pra entrar em jogo bom, fácil, ganho por 2×0 ou mais para ir se adaptando. Hugo mostrou apenas que Diego Alves tem um reserva de luxo. Rodrigo Caio ainda precisa de um, assim como Arrascaeta e ER7.
SRNs!
Diogo, desculpa, mas eu discordo muito.
Acho o Natan um bom zagueiro. Tem muito potencial. É infinitamente melhor que o Leo Peneira – que é lento, desengonçado e só marca a bola…
Ontem realmente o garoto falhou no último gol. Mas o cara veio de trás e o Natan estava prestando atenção em um outro jogador do São Paulo que estava voltando do impedimento e não participou da jogada (chutão do goleiro que deu certo). Talvez fosse o caso do Gomes (ou quem estava no setor) ter acompanhado o Luciano. Quando o Natan foi atrás, já era tarde, a bola e o adversário ja tinham passado.
Mas um lance anterior a esse, só como exemplo, foi o Natan que cobriu (mais) uma falha bisonha do GH, que permitiu um jogador girar no meio de campo e a bola foi no pé do atacante sozinho pela direita. Natan teve explosão para ainda dar o bote na bola e o jogador do São Paulo não conseguiu concluir direito, mesmo estando praticamente cara a cara com o Hugo.
Se é pra ter tolerância, eu prefiro mil vezes um moleque nosso, da base do que esses dois zagueiros medonhos que contratamos nesse ano.
O pior foi ter visto o Domenec tirar o Natan do jogo, sendo que o GH foi um desastre completo. Recado muito errado para o garoto…
Abraço,
S.R.N.7
Lógico que quando toma muitos gols a culpa é da defesa, mas acho que faltou pegada, o São Paulo ganhava todas as divididas. Concordo que falta ao elenco do Flamengo um volante e um meia para substituir Arrascaeta e Everton Ribeiro. Esse jogador não pode ser Vitinho.
Boa noite!
Me preocupa a queda de rendimento do Everton Ribeiro.
Realmente o Arão e o Thiago Maia fizeram muita falta.
O garoto é bom, mas não ajudava na saída de jogo!
Vamos Flamengo…
Na conta de Dome eu colocaria o fato de assimilar TODO jogo nos pontos corridos com a mesma importância/peso (o que de certo ponto de vista, pode até ser correto) independente do adversário e da tabela. Credito a isso aí sim, um pouco de desconhecimento de nossas peculiaridades tupiniquins.
Essa frieza é importante sim mas em excesso pode ser prejudicial. O peso de um time multicampeão na liderança desanima e muito os concorrentes. Isso Dome parece não perceber…
Concordo com KL, mas faço uma ressalva um time que quer ser campeão não pode ter uma sequencia de tomar por baixo 6 a 7 gols gols infantis em 5 jogos. O elenco do Flamengo é bom do meio para frente, as laterais, mas falta zagueiros,quando dois garotos da noite para o dia são chamados de melhores zagueiros do time- excessão RC, mostra que o erro na contratação de GH e Leo P. foram gritantes. SRN
Ps:contra os principais concorrentes ao título não ganhamos uma:perdeu pro galo e sp,empatou com palmeiras e Inter….já diz tudo
Perdemos em função de falhas individuais, cansaço e falta de treinamento.
Mesmo assim, tivemos chances de fazer mais gols. Gomes perdeu um, que bateu na trave e Vitinho outro, por demara no chute, quase na pequena aera. Falta de confiança, cansaco ou lerdeza mesmo? Não sei.
Kleber, a rebatida do GH foi bisonha, o penalti? Desnecessário e infantil. O atacante estava de costas pro gol!
Falta de treinamento? Como pode um time como o Flamengo não ter um batedor oficial de penaltis, que treine muito, e que não nos faça tremer ao assistir as cobranças.
Memorizem amigos, quantas disputas perdemos nos ultimos anos? Atletico Paranaense e Cruzeiro nos tiraram de copas do Brasil.
O Dome tem que escolher batedores e fazerem com que treinem exaustivamente.
Era o que tinha pra hoje, agora é torcer pro Pameiras!!
SRN
Todo alerta é válido, avisei aqui que o jogo seria duro, pois o jogo do SP do Diniz costuma encaixar bem com nosso estilo de propor. Quando alertei isso aqui responderam que estava maluco e que “SP não mete medo”, e digo, concordo com vocês, o SP não mete medo, pois o Flamengo tem elenco muito superior, o medo que tenho é do Flamengo mesmo, pois o único que pode tirar nosso título somos nós mesmos.
Insistir em Gustavo Henrique, insistir em Michael quando estamos atrás no placar, dentre outras teimosias, são erros cruciais. O SP mereceu a vitória, tivemos azar em alguns lances? Sim, mas também tivemos sorte em vários outros jogos que ajudaram a mascarar nossa atuação ruim.
Amigos, que tristeza!
Conclusões:
1) GH, Léo Pereira, Vitinho e Michael não dá! Contabiliza o prejuízo e vende, empresta, manda pro inss, faz qualquer coisa, mas AFASTA pro técnico não cair da besteira de escalar;
2) O que mudou no departamento médico/preparação física do Flamengo de 2019 pra 2020? Ano passado, os jogadores faziam cirurgia e voltavam voando. Hoje fica essa pasmaceira de machuca, volta, sente e machuca de novo;
3) São Paulo não tem nada demais. Nosso adversário é (continua sendo) o palmeiras. Vamos nos balizar pelo que eles façam. Amanhã, um empate será muito bem vindo pensando na sequência do campeonato;
4) Fora isso, sigo confiante! Com os retornos de Arrascaeta, RC e Gabigol, seremos campeões! DE NOVO! Mas afastem esses caras do item 1 (ponham jogadores da base, são MUITO melhores que esses aí);
SRN!!!!
Gustavo Henrique teve uma falha infantil no segundo gol do São Paulo e no terceiro fez um penalti desnecessário. O Flamengo perdeu principalmente por falhas individuais.
1. O que me incomoda é que o fla não venceu nenhum dos seus concorrentes diretos: sp, palmeiras, inter e atlético mg. Isso está me lembrando a época do cheirinho, na qual o fla não ganhava os jogos “grandes”
2. Ao meu ver o problema da defesa tem nome e sobrenome: Marcação Pressão. Ela é boa mas precisa ser bem treinada. Desde que JJ foi embora o flamengo tem jogadores apenas “cercando” no campo de ataque. Aí estoura na defesa… O campo fica muito grande e o time fica muito espaçado. Ou vai lá em cima tomar a bola do adversário ou fecha as duas linhas de 4 na humildade. Do jeito que tá não dá.
Fazer com que treinem…kkkk
GLORIOSA NAÇÃO,
Na última postagem eu alertava que não deveríamos encarar este jogo como sendo de vida ou morte, tampouco a tábua da salvação. Me parecia óbvio que os desfalques no meio-campo, principalmente, cobrariam seu preço. Alguns colegas já vinham apontando a fragilidade do sistema defensivo, não apenas a qualidade dos zagueiros, o que também é verdade. Reparem que raras vezes ganhamos disputas físicas; de velocidade então, temos apenas o Bruno Henrique, que mesmo jogando 20% do que pode, continua insubstituível. Idem para Rodrigo Caio
1. Se o domenec não entender que o g.Henrique é um merda destro e o Léo peneira é um merda canhoto, vamos sofrer muito.
2. Quem viu b.henrique em 2019, Viu, quem não viu, não verá mais.
3. Que covardia que esse técnico doente fez com o Natan, era pra ter tirado o lixo do g. Henrique.
4. Quanto tempo o domenec vai precisar pra acertar nosso sistema defensivo, um ano?
Acho que o Natan saiu porque estava pendurado e o jogo já estava 4 a 1.
Precisamente. Idem o ER7.
SRNs!
Wanderson em sua entrevista explicou que tirou o Natan pois ele estava com 2 cartões amarelo e poderia pegar o terceiro e não jogar o próximo jogo.
Assino embaixo, Trivilim.
Grande abraço
S.R.N.7
Ficou claro que além de faltas , nosso time também não treina pênaltis. Aliás , a bagunça mencionada pelo KL se reflete nas cobranças de escanteios, qualquer um cobra de qualquer jeito. … Enfim, um time que perde dois pênaltis no mesmo jogo não merece ganhar.
Quanto ao jogo em si, mais uma péssima atuação dos nossos laterais, assim como mais uma atuação ruim de Vitinho, GH e Bruno Heineken..este atacante precisa frear as noitadas e as cachaças,pois nem longe lembra aquele do ano passado…
Há tempos Venho alertando O excesso de espaços entre nossas linhas, quando pegamos um time que sabe quebrar uma linha, fica fácil chegar na cara do nosso gol . E hoje , não podemos queixar de cansaço, pois o SO também está nessa maratona e nos engoliu fisicamente e taticamente..
O pior é que no próximo final de semana deveremos levar outra goleada, do time do Sampaoli..
Será que não tinha nenhum jogador de criação para por no banco hoje??
Ilustre KL, quando saiu ER7 para entrar Lincoln também desisti e fui beber uma cerveja..
Infelizmente esse foi um jogo transmitido em rede nacional, dou muita importância para isso, pois a audiência da Globo é monumental.
Me entristece levarmos um vareio para o Brasil todo ver, assim como também fico feliz com vitória em rede nacional. Minha preocupação são com as criancinhas que vão escolheram seus clubes.
Não me recordo da última vez que levamos de 4 no Maracanã. Dessa vez não teve Hugo que salvasse a humilhação.
São Paulo sempre foi um time durissimo para o Flamengo, depois do Corinthians, considero nosso maior rival. Temos uma freguesia enorme.
Aquele 6×1 em 2005 no RJ machucou demais.
Depois tomar de 4 no mesmo Maracanã em 2008, quando eramos líderes, também foi de doer.
Agora mais uma vez tomamos de 4 no Maracanã, mas digo que agora minha indignação é maior, pois diferente das outras vezes, temos um elenco infinitamente superior, o que torna esse vareio indesculpável.
Flamengo 1×6 São Paulo
Flamengo 2×4 São Paulo
Flamengo 1×4 São Paulo
Derrotas em casa na era dos pontos corridos que doem.
Era de se esperar, infelizmente a conta ia chegar, chegou.
Essa “superação” não era normal, time que perde seus melhores jogadores sente , sentiu e isso é normal.
Juntar os cacos e continuar, seremos campeões.
SRN!
Concordo, Adriano. Esquecem-se de levar isso em conta, mas que afeta, afeta…
SRNs!
Quando se vence a nossa moral cresce e se distrai. Ditado bom pede pra se tomar cuidado com o porre do sucesso. Quando se perde a gente entende que existe futebol inteligente também em outros times. Receita boa para se aprofundar nos fundamentos. Neném Prancha dizia que pênaltis são tão importantes que quem deve batê-los são os Presidentes dos Poderes do Clube. Esse jogo de hoje foi mais uma lição do Futebol. Uma entre tantas onde se aprende que Cada Jogo é Uma Nova História
Hoje confesso que pela primeira vez vi o excelente Luis Roberto deixar escapar a empolgação de seu clube de coração. Foi uma alegria atrás da outra, 4 gols narrados com paixão.
Mas, ninguém é perfeito, Luís continua um dos melhores.
Caros amigos do blog,
Um time como o Flamengo não pode tomar a quantidade enorme de gols que vem tomando!
Quanto tempo o Dome vai demorar para acertar a defesa?
O resultado do Flamengo contra adversarios do G4 é pífio! Isso é preocupante!
Precisamos urgentemente corrigir os erros do sistema defensivo! Se levar uma sapecada como a de hoje contra o Racing já era!
Filipe Luís já poderia ter sido testado no lugar do Vitinho!
Por que GH? Thuller ou Noga não seriam melhores opções?
Sinal amarelo ligado! A defesa toma muitos gols!
SRN!
André CRF,
Acho que agora vc esta entendendo a preocupação dos detratores do trabalho do Domènec.
Estas falhas defensivas no sistema de jogo dele não são por acaso, ao contrário, é uma característica do trabalho do técnico, o mesmo já havia sido observado em seu trabalho no NY City.
Domènec é um técnico muito, mas muito desequilibrado nas ações ofensivas e defensivas, e técnico que não alcança o equilíbrio não tem futuro meu caro!
Saudações!
Caro Nino!
O sistema defensivo está muito mal!
Precisamos dar um desconto porque estávamos desfalcados do R Caio, Arão e T Maia.
O desgaste também conta. F Luis e Isla têm mais de 30 anos.
Vamos deixar o catalão trabalhar, mas ele precisa acertar a defesa!
SRN!
Não tem como meu caro, eu não tenho esperanças…
A defesa é a 1a coisa que um técnico arruma qdo chega no clube, é o mais fácil de arrumar, qdo se sabe!
Já são 2 meses e 23 jogos e o time não apresenta a menor evolução no sistema, todo jogo é uma peneira com falhas gritantes na compactação defensiva do time.
O time esta muito mal treinado pq o treinador.
Saudações!
Não é por estar mal treinado. É por simplesmente não treinar, por mudar todo jogo, pelo time inteiro mudar a todo jogo e não conseguir ser coeso na hora de recompor defensivamente. Tem muito mais do que só os defensores num sistema defensivo. Todo o time tem que saber jogar sem a bola e defendendo, até o Pedro…
SRNs!
Acho importante alguem da diretoria pedir ao Dome para nao falar mais ao fim dos jogos. Fica feio pq todos tem a certeza q ele nao sabe nada. E irrita muito depois de uma chinelada dessas, um sacode historico o sujeito vir com discurso politicamente correto, tipico de perdedores sem botar dedo na ferida.
No entanto, acho tambem q algo interno ao depto de futebol se quebrou. O time medra, nao ganha jogos grandes, um monte de jogador machucado, tem jogador se escondendo em campo na dificuldade, as contratações se mostraram um enorme equivoco, enfim, chegamos no ponto em q a sorte nao estara mais ao lado como esteve ate aqui.
Esta mais do q na hora de a diretoria atuar, se e q ha uma de fato. Estamos chegando no ponto decisivo,mata-mata e jogo atras de jogo, nao da para errar. Acho q chegamos muito fragilizados, sem uma equipe, com mental fraco e dependendo só da qualidade individual, com um comando confuso e com evidentes limitacoes. Ninguem ganha titulos assim.
Se for da base o pano eh sempre passado…Natan cabeceou no pé do tchê tchê e perdeu bisonhamente não marcação no quarto gol…se fosse Léo Pereira era o polentao….mas foi o Aldair então pode
Pô Diogo, que é isso amigo?
No primeiro gol o Natan afastou uma bola pra fora da área. Ela foi no Tchê-tchê, porque nenhum jogador do setor estava onde devia estar. O BH chegou 10 minutos atrasado na cobertura.
É bom que se diga que ele deu essa cabeçada na posição do Gustavo Henrique – que também não estava onde devia estar.
Eu juro que não acredito que você ainda consegue defender o Leo Peneira…que já falhou em inúmeros lances, que já entregou diversas partidas, que já foi o pior em campo em dezenas de jogos.
Falando por mim – eu prefiro investir e incentivar um garoto da base – do que ficar dando oportunidades infinitas para um jogador caro e medonho que claramente não se adaptou ao Flamengo. Se isso é “passar pano”, eu não sei…
Acredito que o Natan tem futuro, assim como o Hugo, o Ramón, o Lázaro, o Cabral e o Gomes. É só deixar jogar com a turma mais experiente, que eles nos trarão muitas alegrias.
S.R.N.7
não temos técnico não temos técnico, temos um enganador, eu tinha certeza que fl.enfi leridua pro São Paulo mais um a zero, agora um asirea dessas?!!
Obs: moro em São Paulo vcs não sabem como a torcida do São Paulo e chata, monte de torcedor tatu, so aparece gando ganha,mais enche o saco .
Elogiei a entrevista de Domenec contra o Inter, mas hoje foi um desastre.
Dome diz que hoje o Flamengo não jogou mal! E atribui a goleada apenas a erros individuais. Fala sério, catalão!
Tem de ser admitido que levamos uma surra dentro de casa, que isso é inadmissível, assim como a insistência em Gustavo Henrique e Michael em num estilo de jogo que é tudo que o SP gosta.
Quero ver a mídia paulista criticar o SP agora, os caras tem tudo para serem campeões do turno estando longe de possuírem o melhor elenco, aliás, recheado de meninos.
Kleber, péssima partida do time e do técnico . Em nenhum momento dominamos o meio, onde só tínhamos o Gomes e Gerson, isso sobrecarrega a defesa. Não vejo variações táticas para mudar o curso de uma partida.
Não percebi os jogadores concentrados como se exige um jogo decisivo.
OBS: É a terceira oportunidade que perdemos de assumir a liderança .
Vamos continuar torcendo mas a falta de evolução do time me preocupa.
Creio ser a primeira vez que vejo Mauro Cezar criticar o catalão.
O título é:
“Flamengo é humilhado por um São Paulo impecável “.
Alguém sabe porque até hoje Guilherme Bala e Pedro Rocha estão no departamento médico. Já faz mais de 40 dias que os dois estão afastados.
É importante investigar isso. Nosso departamento médico não recupera ninguém ! Já houve atletas de outra clubes com lesão muscular que já voltaram, porém os nossos nada!
Parece que além do péssimo preparador físico , temos um péssimo departamento médico….
Tem muita coisa errada nesse Flamengo de 2020..
Certa vez, assisti um jogo no camarote do KL ao lado do Dr. Michel Assef e descordei de um comentário dele a respeito de técnicos. Na ocasião, nosso técnico era o Barbiere, e Dr. Michel me disse:”Técnicos são todos iguais”. Discordei(com todo respeito) e continuo discordando.
Aja visto o sucesso da nossa comissão técnica anterior.
Para mim, vestiu o manto, eu torço e muito independente de quem estiver no cargo.
Mas continuo com a mesma opinião. Não adianta ter o melhor elenco da América Latina se não tiver um comandante que saiba usá-lo e potenciar as características de cada jogador.
Adoro o trabalho de Marcos Braz fora de campo, acho realmente muito bom. Mas desta vez, acho que ele errou de espanhol!
Saudações rubro-negras!
Resumo de hj
Perdemos de 4×1 más podríamos ter ganho tbm de 6×4 se as 3 chances despediçadas tivessem entrado + os 2 penaltis
Temos 1 time DEFENSIVAMENTE + FRACO que o do ano passado ( Isla defensivamente abaixo do Rafinha e a zaga sem Pablo Mari tbm)
POREM temos 1 elenco melhor num todo
SRN
HC
Toda entrevista do domenec é isos perdemos por erramos , pelo amor acerta esse sistema defensivo essa peneira.
Mauro Cezar: “Dome tem parcela no fiasco do Maracanã “.
Repito, Mauro é um dos maiores defensores do espanhol, dessa vez percebo que está mais incisivo.
Querido Kleber, vamos rezar com muita fé para o retorno de nossos desfalques, principalmente o JJ, porque nessa posição está nosso maior problema…
Sem mais!
Primeiro gol erro de posicionamento do BH que parou de acompanhar o Tchê tchê, no segundo GH mal colocado não observou que por trás dele haviam dois rubro negros e se afobou, ainda fez o pênalti do terceiro gol, o quarto foi consequência da subida no abafa e sem posicionamento defensivo correto. SP fez um bom jogo desde o início e não conseguimos neutralizar esse jogo.
Achei que só eu tinha colocado na conta do BH o primeiro gol.
Domènec rebate críticas após derrota para o São Paulo: “Aqui você perde um jogo e já está tudo ruim”.Ele tem certa razão,mas em nossa cultura perde de 4 a 1, não é apenas perder um jogo,e com certeza Braz e BS, quando o contratou deve ter falado isso,que faz parte de nossa cultura, se não falaram erraram feio.
Nobre Kléber e companheiros,
Falhas individuais e um que para mim é fundamental: a ausência de Arão e Thiago Maia. Vamos sempre sofrer se não pudermos contar com um desses 2 em jogo contra time candidato ao título. E o São Paulo é. A ausência deles atrapalhou toda a dinâmica do jogo.
O jogo é jogado e o lambari é pescado, mas e se não tivéssemos perdidos as duas penalidades?
Sinais muito confusos para a trajetória do Flamengo nesse ano de 2020 .
SRN
Caro Kléber e companheiros de Blog,
Em algum momento iria chegar a hora e chegou hoje, hoje “PAGAMOS A CONTA” de tudo que vem se acumulando há muitos jogos, surto de covid, contundidos, convocados, jogo em cima de jogo, quase nenhum treinamento, condicionamento físico desnivelado entre os jogadores, enfim além disso tudo, hoje ocorreram ERROS TÉCNICOS INDIVIDUAIS, tanto ofensivos como defensivos, ERRAMOS 2 pênaltis e DEMOS 4 gols, não tem time que resista a isso em um único jogo…
Momentos como esses, de derrotas contundentes, são importantes para que se façam avaliações mais profundas e reflexões sobre o momento e suas consequências…
Podemos citar alguns pontos para serem aprofundados:
1 – Porque tanta demora na recuperação de jogadores contundidos?
2 – Porque o Pedro Rocha, o Rodrigo Caio e o Arrascaeta, depois de estarem recuperados, voltaram a sentir problemas físicos diferentes, mesmo sem terem jogado?
3 – Porque o time não consegue manter o ritmo físico durante todo o jogo?
4 – Porque o Éverton Ribeiro jogou tão mal os últimos 3 jogos?
5 – Porque o Bruno Henrique, desde a volta das competições, vem jogando tão abaixo do seu “patamar”? (hoje, ele foi péssimo em campo)
6 – Temos condições de jogar as 3 competições simultaneamente, trocando apenas 3 a 4 jogadores por jogo?
7 – Nathan, João Gomes, Ramon, Noga, Hugo, estão realmente TODOS TOTALMENTE PRONTOS para atuarem juntos em campeonatos de tanta exigência?
Acredito que ainda tenham outros pontos, com certeza vários outros, não podemos ver o Felipe Luis tão mal, sem acertar um único cruzamento, não podemos ver o Isla totalmente sem “gas”, andando em campo no 2° tempo, não podemos não ter um batedor oficial de pênaltis e faltas, e por aí vai…
Jogamos hoje contra um time muito jovem, com muita condição física e muito bem armado taticamente, e num dia que TUDO DAVA CERTO PARA ELES, e numa conjunção desastrosa erramos tudo num mesmo jogo?
ENFIM, PERDEMOS DE 4 HOJE E NÃO É TERRA ARRASADA, DA MESMA FORMA QUE GANHAMOS DE 5 DO CORINTHIANS O QUE TAMBÉM NÃO É UMA “GLORIA ETERNA”, PECISAMOS NESSE MOMENTO TER MUITO EQUILÍBRIO, MUITA CONVERSA E ALGUMAS DEFINIÇÕES, POR EXMPLO:
QUEM SABE JOGAR NA 4a FEIRA COM UM TIME TOTALMENTE RESERVA E PRESERVAR O TIME TITULAR PARA O JOGO CONTRA O ATLÉTICO MG.
Continuamos na briga, agora temos que, repito, ENTENDER O NOSSO MOMENTO E TOMAR AS NECESSÁRIAS DECISÕES QUE NOS RECONDUZAM AO CAMINHO RUMO AO OCTA !!!
Para lembrar, estávamos há 12 jogos invictos, 9 VITÓRIAS E 3 EMPATES, uma derrota, seja lá como ela for, não pode decretar que tudo esteja errado…
E para não esquecermos,
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
>>> DEIXEM O CATALÃO TRABALHAR !!!
SRN
Deixar..deixamos amigo.
E até torcemos muito.
O problema é que não adianta deixar trabalhar, se ele não sabe fazer.
O sistema defensivo é um caos, desde quando ele assumiu.
Flamengo toma gols em todos os.jogos, Hugo Souza é.exigido no mínimo 4 vezes por partida.
Flamengo não tem padrão tático definido, não sabemos em qual esquema jogamos.
Flamengo não tem recomposição, é extremamente lento na volta, sistema ofensivo depende de jogadas individuais, não existe mais.jogadas trabalhadas, entradas em diagonal, voltaram o toca, toca , para cruzamentos na área.
Futebol do Flamengo, regrediu assustadoramente nos últimos meses, me lembra muito o estilo Barbieri.
Hoje no primeiro tempo, Flamengo foi atacar tocando, nenhum jogador de ataque saiu da sua posição.
Treinador dizer no vestiario” vocês vão vencer, porque são melhores que eles” ( vide vídeo do Domenec no vestiário quarta) é muito pouco.
Hoje perdemos pênaltis, temos desfalques , mas o padrão apresentado foi de dar medo.
E lembrando que o Flamengo não venceu nenhum jogo grande.
Paulo , talentoso amigo, deixar nós deixamos o Catalão trabalhar.. mas infelizmente ele não sabe trabalhar.
Perder de goleada voltou a ser normal.
Eu não sei nem se o Dome sabe fazer, sequer deve estar tendo tempo para treinar. Como eu já escrevi antes: Dome não fez nem metade do que o JJ fez, mas duvido que tenha tido sequer metade do tempo que JJ teve para treinar quando chegou…
SRNs!
Amigos, nada a acrescentar depois do desastre.
A culpa é de todos, treinador, jogadores ( já tinha gente saudando o novo Aldair, um menino de 18 anos, um novo Júlio Cesar; calma com a garotada ) e do dM que não recupera ninguém.
Mas algo chamou a atenção : a UNANIMIDADE em escolher o Volpi como melhor em campo.
Segue o barco, quarta tem mais Mengão.
Saudações
Muito time para pouco técnico.
As vitórias e empates aos trancos e barrancos estão mascarando as deficiências.
As virtudes ofensivas não serão suficientes para compensar as deficiências ofensivas do trabalho do Domènec Torrent.
Hoje tava na cara que seria um erro entrar com o Gustavo Henrique, outro erro jogar com a marcação alta com a falta de pegada, espaçamento entre as linhas e falhas da defesa.
Saudações!
“As virtudes ofensivas não serão suficientes para compensar as deficiências DEFENSIVAS”.
Vc tem toda razao Nino, quando as competicoes terminarem vamos de fato fazer uma analise mais apurada.
Mas ai ja pode ser tarde demais.
Gostaria de ver o Landim mais presente assim como ele era em 2019.
Enquanto isso vamos nos deliciando com as pixotadas de GH, Leo Pereira, Vitinho, Michael…
SRN
Jogadores contratados em 2020 pelo Flamengo: Léo Pereira (R$ 32,4 milhões junto ao Athletico), Gustavo Henrique (livre no mercado), Isla (livre no mercado), Thiago Maia (empréstimo), Michael (R$ 35 milhões junto ao Goiás), Pedro Rocha (empréstimo) e Pedro (empréstimo).
Até o momento, apenas Isla, Thiago Maia e Pedro se firmaram no time rubro-negro. Se, em 2019, a diretoria do Flamengo se destacou pelo índice de acerto nas contratações, o mesmo não se pode afirmar neste ano.Ou seja aproximadamente 67 milhões mal investidos, com esse dinheiro dava para comprar JR. Alonso do Galo,Keno do Galo e Alan Franco do Galo, ou seja um zagueiro, um volante e um atacante de lado.O DF tmb erra,SRN.
Nunca joguei profissionalmente mas sempre ouvi de alguns bons treinadores da época de juvenil que o jogador mais importado time não é o “camisa 10” e sim o número 5! Saída de bola, cobertura de zagueiros e laterais e ainda chutar de fora da área, esse é o coração (e pulmões) do time. Nós brasileiros sempre valorizamos os times do meio pra frente e hoje vimos a falta que nos fez um número 5. Perdemos os DOIS que possuímos e coisas assim acontecerão outras vezes, haja vista a arbitragem tétrica do Brasil.
Nossa defesa é frágil, isso é ponto pacífico. Ano passado levamos menos gols pois nossa melhor tática defensiva era o ataque e a compactação das linhas. Esse ano, Arão e Thiago Maia deram a falsa impressão que teríamos uma defesa protegida e poderíamos assim, abrir mão da compactação. Pois deu tudo errado, a defesa se mostrou frágil mesmo protegida (Arão virou abóbora) e totalmente inexistente sem um número 5 de respeito como vimos hoje.
Espero que Dome se dê conta disso e apronte o time com linhas baixas e compactas contra o CAM, exatamente como fez nos jogos vitoriosos da Libertadores. Essa parece ser a melhor opção. SRN
Dias atras a solução eram os jovens que encantaram, e a realidade é totalmente outra: não temos sistema defensivo confiavel. A defesa mal armada, mal colocada e tomando gol demais.
Fernando Vasconcellos amigo,
Vamos falar sobre o jogo/time e não sobre outros participantes do blog, por favor.
Abraço,
Robert – Moderação
Grande Robert, com todo respeito, mas eu so questionei o tal doce. Me parece que hoje foi amargo!
Mas eu entendo seu trabalho e respeito acima de tudo!
SRN
—–
Obrigado por entender e respeitar.
Forte abraço, Fernando.
Robert
Agora fugindo um pouco do assunto atual, alguém consegue me explicar a total falta de lógica nesse esporte a parte que é o futebol brasileiro? Como times com salários atrasados, diretorias em total confusão, treinadores em fritura jogam com uma dedicação e intensidade assustadoras (Vasco, São Paulo, CAM, etc.) e outros como Flamengo, Palmeiras, Grêmio, etc. não conseguem 50% da mesma dedicação em seus jogos? Dúvida cruel…SRN
Perfeito Nino, muito time pra pouco técnico
José Agil, meu caro, eu te pergunto:
“Afinal, que técnico?”
Com esses desequilíbrios defensivos no seu jogo esse tal de Domènec nunca vai passar de um teórico, de um auxiliar de luxo.
Eu te pergunto, se ele fosse demitido hoje, quem o contrataria?
Ninguém!
Amogos já vinha alertando, dedes o jogo contra o Atlético pr, time muito espaçado não marca ninguém..
Aliás hoje o projeto de comentarista Roger flores foi feliz no que falou, o flamengo não morde, o time adversário faz o que quer.
O Flamengo perdeu cinco pontos nos últimos dois jogos, Gustavo Henrique falhou em 3 gols, sendo 1 contra o Internacional e 2 gols hoje contra o São Paulo, tem que ser barrado urgentemente.
Flamengo não ganha de praticamente nenhum dos concorrentes diretos.
Não tenho dúvidas que o SP se tornou nosso pior algoz, foram inúmeras humilhações que sofremos deles, goleadas sofridas dentro do Maracanã. Antigamente diziam que era o Atlético do Paraná. Mas hoje não tenho dúvidas que é o tricolor paulista.
No confronto direto o spfc é soberano, infelizmente. E olha que não é de hoje que temos mais elenco que eles.
Ninguém comentou, mas eu estava preocupado antes do jogo com as ausencias do Arao e Tiago Maia, quando um não joga o oiutro da conta, mas ficamos sem os dois hoje e ai o Sao Paulo deitou,pois nossa pegadano meio nao existou, perdemos o jogo alí !!
Flamengo totalmente desorganizado defensivamente, deu espaços inaceitáveis em um jogo de alto nível e foi punido. Desfalques e erros individuais até pesam, mas uma goleada vai além disso. E lembrando que esse time do SP saiu na 1a fase da libertadores, quase eliminado na Copa do Brasil pro Fortaleza e quase caindo na sul-americana. Derrota inadmissível.
Primeira participação nesse blog. Vou colocar minha opinião, sabedor que muitos pensam de forma contraria. Nao faz mal, espero q desse debate saiam ideias ou questionamentos validos capazes de nos tornar vencedores na proxima temporada, pois essa já era.
Diretoria errou muito e deixou que o sucesso do ano passado subisse a cabeça. Planejamento falho, passando pela contratação de um cara que nem técnico era, como se fossem capazes de transformar um desconhecido em um genio da bola.O Flamengo virou auto-escola.
Obvio que em uma situação problematica um cara sem experiência e competência nao consegue performar, dai muitos compararem o Dome ao Barbieri. Faz sentido, sao iguais mesmo. Perderam tempo no passado com um monte de tecnicos ruins, sendo que o clube apenas ganhou algo quando teve um técnico de verdade, nao invencoes malucas.
Resultado de hoje escancarou todas as mazelas de um time que empatava/ganhava no apagar das luzes, jogando mal e tomando sufoco de times apenas medianos. Defesa fraca, ataque estatico, meio-campo sem dinamismo, isso e o que vejo na era Dome, fatos que se repetem todos os jogos, e alem disso, uma apatia grande, nao ha sangue nos olhos como no ano passado.
Parece claro q esse time esta fadado ao fracasso nos jogos eliminatorios e no Brasileiro, vai depender mais da incompetência dos outros. Lamentável jogar fora uma temporada com uma brincadeira dessas de técnico e gastando milhões em salarios e contratacoes fracassadas.
Se quiserem salvar o ano, devem se despir de arrogancia e orgulho, reconhecer o erro e demitir esse irresponsável para que se possa trilhar o caminho certo. Acho que o risco é o Flamengo ficar fora ate do G4. Hoje parece maluquice, mas o caminho trilhado ate aqui aponta para essa dura realidade.
Caros amigos, não quero alimentar o pessoal que acha que em toda derrota há de se fazer terra arrasada, mas perder de quatro, de virada e dentro de casa para um adversário mais fraco e recheado de garotos é absolutamente inadmissível. O Fla estava bem desfalcado? Sim, mas não é de hoje que nomes como Arrascaeta e Gabigol estão de fora, sendo que ainda assim estávamos há 12 jogos invictos. Além disso, o São Paulo também não contou com alguns jogadores importantes, tais como Hernanes e Pablo – sem contar que Daniel Alves está nitidamente fora de forma.
Gostaria de aproveitar o encerramento deste primeiro turno de Brasileirão para propor algumas reflexões. Seria ótimo se elas chegassem à nossa diretoria, para que ela se atentasse a estes temas, todos essenciais. Tratam-se de problemas graves que venho notando em diferentes esferas do Flamengo nos últimos tempos:
1) Força Política do Flamengo: Há alguns meses, o Fla pressionou pela volta do futebol. Agora, busca acelerar o retorno do público aos estádios. Sem querer entrar no mérito de se essas atitudes são razoáveis ou não, percebe-se que a diretoria buscou liderar tais discussões. Em contrapartida, o Fla foi o único clube a realizar sua partida no Brasileirão em atraso em semana de data FIFA. Outros adversários também possuem jogos pendentes e não o fizeram naquela semana. Isso foi especialmente ruim para o Fla porque, como teve muitos atletas convocados, foi obrigado a atuar uma partida a mais do que os demais com desfalques por conta das seleções. Portanto, é importante perguntar: por que a diretoria toma a dianteira em determinados assuntos políticos, mas em outros é totalmente omissa?
2) Centro de Inteligência de Mercado (CIM) e Contratações: No ano passado, o Fla adquiriu oito reforços: Rodrigo Caio, Pablo Marí, Rafinha, Filipe Luís, Gérson, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Todos se destacaram e foram titulares do time campeão brasileiro e da Libertadores; o CIM teve 100% de acerto. Neste ano, foram sete contratações: Gustavo Henrique, Léo Pereira, Isla, Thiago Maia, Michael, Pedro Rocha e Pedro. Até o momento, podemos dizer que apenas Isla, Thiago e Pedro corresponderam às expectativas; o CIM teve 43% de acerto. O que explica a queda drástica no percentual de sucesso nas contratações de um ano para o outro? Os membros integrantes do CIM mudaram? A metodologia adotada na seleção e aprovação de jogadores foi brutalmente modificada? O CIM apenas teve muita sorte na temporada passada? Ou, do contrário, teve muito azar neste ano?
3) Departamento Médico: Na última temporada, o departamento médico do Flamengo foi extremamente elogiado: Diego recuperou-se em tempo recorde de uma fratura; Arrascaeta atuou em alto nível poucas semanas após uma artroscopia; Rafinha entrou em campo poucos dias após uma cirurgia na face; etc. A qualidade do trabalho foi tamanha que os torcedores o apelidaram de departamento “mágico”. Neste ano, no entanto, infelizmente o que era “oitenta” parece que virou “oito”, pois os jogadores lesionados têm sua situação física piorada após passarem por tal departamento: Diego Alves machucou o ombro e, após muitas semanas de tratamento, teve uma segunda lesão; Arrascaeta voltou machucado da seleção uruguaia e, às vésperas de voltar a atuar pelo Fla, teve nova lesão; Rodrigo Caio perdeu diversos jogos após retornar da seleção brasileira porque vinha fazendo fortalecimento muscular, até que, também prestes a voltar a ser relacionado, se machucou. O que se passa com o departamento médico rubro-negro? Como situações similares ocorreram com três atletas quase que em simultâneo, é difícil acreditar em coincidência ou azar. Tudo ficou ainda mais estranho quando, após estes três casos, ocorreu uma mudança radical na estrutura do departamento, com várias chegadas e partidas, sob a vaga justificativa de “se buscar profissionais com novas ideias”. Ué, ideias que eram excelentes há um ano, hoje não são mais?
4) Cobranças de Falta e Pênalti: A última vez que o Fla fez um gol de falta foi em Junho de 2018. Mais de dois anos se passaram e o jejum persiste, sendo que em todo esse tempo o clube teve à disposição atletas como Éverton Ribeiro e Diego, que são muito técnicos e possuem vários gols do tipo ao longo da carreira. Vitinho, Arrascaeta e Gérson estão todos há mais de um ano no time e nenhum deles marcou dessa forma vestindo rubro-negro. Levando em conta que mesmo clubes com elencos fracos, sem estrutura e com salários atrasados não ficam tanto tempo sem fazer gols de falta, o que se passa no Fla? Antes que alguém sugira ser culpa do Dome, é bom lembrar que sob o comando do Dorival e do Jorge Jesus também não tivemos gols desse tipo. Só posso imaginar que ou os jogadores não têm se concentrado direito na hora das cobranças, ou não têm as treinado no dia a dia. No futebol, é tão comum ouvir relatos de atletas que chegam mais cedo nos treinos, ou então saem mais tarde dos mesmos, para treinar cobranças de falta… Ninguém no Flamengo faz isso? Se não faz, por qual motivo? De todo modo, o departamento de futebol e a comissão técnica já identificaram esse sério problema nas cobranças de falta? Acho impossível que não, então já agiram no sentido de superá-lo? Se não, o que estão esperando? E se sim, por que não há qualquer melhora? Agora, após a derrota para o São Paulo com direito a dois pênaltis perdidos, uma nova dúvida se apresenta: os jogadores do Fla têm treinado cobranças de pênalti? Porque se não treinam faltas, para não treinarem pênaltis é um pulo… Bom lembrar que esta semana temos decisão de vaga para as quartas de final da Copa do Brasil, e que em caso de derrota por um gol de diferença, a definição se dará nos pênaltis. Coincidentemente, contra um adversário que nos eliminou nos pênaltis nesta mesma competição há um ano…
5) Gramado do Maracanã: O Fla atualmente administra o estádio mais famoso do mundo e tem interesse em renovar este vínculo. No entanto, há meses que o estado de seu gramado é deplorável, o que é nítido para todos e não é negado sequer pelo departamento de futebol e os jogadores do clube. Considerando que times técnicos como o nosso atuam melhor em gramados de bom nível, como a diretoria deixou que a situação chegasse a este ponto? Não bastasse os pontos preciosos na tabela que isso pode estar nos custando, a situação ficou ainda mais grave quando o principal jogador do clube, com salário na casa dos R$1.6 milhões mensais, atual “Rei da América”, artilheiro das duas últimas edições do Brasileirão e da última da Libertadores, teve a pior lesão de sua carreira justamente devido às más condições deste gramado. Repito: como a diretoria deixou que a situação chegasse a este ponto?
SRN
Luiz Felipe, brilhante!
Ótimas perguntas – essas sim deviam ser feitas por jornalistas sérios para a Diretoria e para o Técnico.
Acho que ainda falta no item 3, entender a falta de condicionamento físico do elenco. Ano passado a gente sobrava – e esse ano várias vezes vimos o time se arrastar em campo, tendo jogado com uma marcação infinitamente mais frouxa que a de 2019.
Muito bom mesmo.
Grande abraço.
S.R.N.7
Olá, Marcello! Que bom que concorda. Realmente, a queda física vertiginosa de 2019 para 2020 chama muito a atenção. Os jogadores têm sido poupados com muito mais frequência do que no ano passado e não mais realizam a marcação-pressão, mas parecem se cansar muito mais fácil e rapidamente. Marcos Braz chegou a ser indagado sobre isso em uma de suas coletivas recentes e respondeu que a preparação física após a volta do futebol está mais “leve” do que antes da pandemia porque essa temporada é mais longa (até fevereiro) e desgastante (com menos semanas livres), mas desconfio que o buraco seja mais embaixo.
O que me chama muito a atenção é essa questão do fracasso nas cobranças de falta, não vejo jornalista nenhum indagando a diretoria sobre isso. É algo extremamente importante e que decide campeonatos (como flamenguistas, sabemos disso melhor do que a maioria, devido ao gol do Pet em 2001), como pode passar batido? Caramba, são mais de 2 anos de jejum, sendo que tivemos em todo esse intervalo de tempo um timaço, cheio de bons batedores!
SRN
Gostei das considerações do Kleber.
O jogo hoje foi péssimo, mas não é o fim do mundo.
O nosso time foi muito mal. Não conseguiu controlar o jogo em momento algum.
O pior é a saída de bola. Há vários jogos o time mostra essa deficiência. O espanhol está lá para resolver isso.
As falhas defensivas foram muitas. Eu só não entendo por que só culpam o Gustavo Henrique e o Léo Pereira (o coitado hoje só jogou alguns minutos e o Flamengo não levou gol com ele em campo). O Gustavo Henrique falhou e o Natan também.
O João Gomes jogou direitinho, mas ainda não tem a qualidade do Arão e do Thiago Maia.
Hoje só o Neneca jogou alguma coisa. A derrota poderia ter sido pior.
Evérton Ribeiro e Gérson conseguiram dois pênaltis, mas Bruno Henrique e Pedro bateram mal.
Discordo de alguns colegas. O Bruno Henrique é craque, é decisivo e vai voltar a jogar em grande estilo em breve.
Rodrigo Caio, Arrascaeta e Gabigol fazem muita falta! E o Jorge Jesus também! Com ele, já seríamos líderes com alguns pontos de vantagem.
O espanhol tem uma leitura de jogo muito ruim e mexe muito mal no time. Hoje, de fato, ele não tinha boas opções no banco. Porém. ele quase sempre mexe mal.
Hoje, por exemplo, o Vitinho, mais uma vez, estava jogando mal. Mesmo assim, eu não teria colocado o Michael no lugar dele por uma única razão: o Vitinho poderia acertar um chute de longa distância, o Michael não.
“Encerrado” o 1º turno e dada a disparidade de jogos disputados pelos clubes, melhor critério para avaliar desempenho é o da eficiência (pontos alcançados/pontos possíveis):
1º Atlético MG 62,75%
2º São Paulo 62,50%
3º inter 61,40%
4º Flamengo 61,40%
Inter melhor do que o Flamengo no saldo de gols.
Outro detalhe. O Flamengo é o 14º colocado no critério de gols contra. Desempenho pífio em termos defensivos. Mostrando o desequilíbrio, somos o ataque mais positivo.
Em resumo, temos que melhorar nosso desempenho em relação aos concorrentes diretos e acertar nosso sistema defensivo, o que passa por uma melhor recomposição de nossos atacantes e meio campo. Embora a defesa tenha mostrado falhas individuais, penso que o principal erro é a marcação frouxa dos atacantes e meio. Ainda não perdemos a temporada inteira, só a metade, mas estamos (muito) longe de sermos a pule de 10 anunciada aos quatro ventos no início. Sinal de amarelo para vermelho foi fincado na Gávea. São muitas goleadas sofridas em tão pouco tempo.
Amigo Yvan, eu concordo em gênero, número e grau com o que postou.
Mas como se corrige tudo isso estando em 3 competições e com 6 desfalques?
Esse é o “x” da questão.
Talvez não ganhemos mais nada até que a temporada termine. Pois são muitos os problemas.
Talvez sejamos campeões de tudo. Pois uma hora isso tende a acabar.
Por uma questão de escolha minha, prefiro sempre ” me iludir” e ver o copo “meio cheio”.
Será esse um erro grave meu e que preciso corrigir? Não sei !
Eu vejo o Dome hoje, no mesmo momento tenso em que passava Abel Braga, quando treinador do Flamengo.
Abel já tinha em mãos um time excelente, mas que tinha na sua estrutura algumas deficiências. Tanto é verdade que contratamos Mari, Rafinha, Filipe Luiz e Gérson.
Aí eu pergunto: Será que o Abel Braga tiraria o Arrascaeta do time, tendo uma defesa tão arrumada?
Nunca saberemos, pois ele foi limado antes.
Esse sempre foi o meu questionamento em relação a diretoria do Flamengo. Porque não deu as peças que faltavam para um time se tornar vencedor………..como o foi?
Tendo isso posto, afirmo aqui, categoricamente, que acho JJ muito mais técnico que Abel Braga.
Como é que eu posso “medir” o potencial do Dome, se ele ainda não teve em mãos todo o time titular com a sua capacidade?
Quando ele teve em mãos o time titular, o time inteiro estava muito mal fisicamente, por conta da lacuna deixada por JJ.
Temos um elenco maravilhoso. Mas que anda destroçado por lesões, suspensões e desgastes físicos.
Dome vai montando o time, não por convicções, mas pelo que o departamento médico determina.
Ainda assim passamos por um mês de outubro invicto. Aos trancos e barrancos, mas invicto. Foram 83,3 % de aproveitamento.
A nossa defesa ontem foi uma peneira, muito por conta dos erros de Gustavo Henrique.
Mas e os erros de Pedro e Bh nos pênaltis?
Então amigo Yvan, temos que buscar ao máximo o equilíbrio. Como, sinceramente, eu não sei.
Abçs!
Desculpa discordar Anderson. A defesa não foi uma peneira ontem, a defesa é uma peneira desde que Domenec assumiu.
Ele não consegue estabelecer um sistema de defesa eficiente, simples assim.
Se agente analisar, até qd ganhamos os jogos percebe-se claramente os erros defensivos.
Parece claro que na parte ofensiva o Dome leva mais jeito,entende mais do riscado, mas na parte defensiva ele parece que ter muita competência.
SRN
Caro Paulo, como é possível ajustar uma defesa / sistema defensivo quando os jogadores mudam praticamente todo jogo e sem tempo para treinar? O maior problema que o Flamengo tem é falta de tempo para treinar. Não tem e vai continuar não tendo esse tempo. Vai dar certo? Vai dar errado? Ninguém sabe. Mas acho que a firmeza da zaga passa pela volta, não só aos campos, mas também a forma, do Rodrigo Caio.
SRNs!
Caro Anderson, no que postei não fiz qualquer menção ao nosso técnico. Apenas apontei algo que está claro para todos. Nosso sistema defensivo é pífio.
Você questiona como consertar. Na minha experiência ao longo dos anos vendo futebol, encaro com muita seriedade duas máximas do Neném Prancha: ““Futebol é muito simples: quem tem a bola ataca; quem não tem defende”, ou “Arrecua os arfes para evitar a catastre”. Frases simples que retratam estratégias do futebol. No caso do Flamengo, a primeira explica o que vem acontecendo com nossa defesa. Nossos atacantes e a grande parte do meio campo não estão defendendo quando não têm a bola, ou o fazem de forma frouxa. A segunda explica como o time deve se comportar quando falta a confiança. Jogar com (muito) mais prudência. Entendo que está faltando tempo para treinar, mas os comandos mencionados podem e devem ser colocados junto aos jogadores como dever de casa, nas preleções, etc . Mesmo no período com 83,3% de aproveitamento ficou claro que algo estava errado quanto ao posicionamento dentro de campo. Não à toa, o Hugo vem sendo considerado quase sempre nosso melhor jogador, até nos 5 x 1 contra o Corinthians.
Sobre os pênaltis desperdiçados, ambos foram cobrados sem confiança, sem técnica, principalmente o do Pedro. Todos os exímios cobradores correm para bater de olho no goleiro, não na bola, como foi o caso ontem. É questão de insistência nos treinamentos e esses podem ser feitos mesmo com o pouco tempo que temos. Outro detalhe, o time tem por obrigação ter um batedor escalado, oficial. Pelo visto, na ausência do Gabriel, não temos. Faço essa dedução pela troca ontem. Se é o BH o batedor escalado e treinado, porque não executar o segundo? Lá em 2009, contra o próprio São Paulo, jogo decisivo, o Rogério Ceni defendeu uma cobrança do Pet. O juiz mandou repetir e quem cobrou? O próprio Pet que mudou o estilo e fez o gol de cavadinha. Afinal ele era o batedor oficial. São pequenos detalhes, mas importantes, que podem decidir um jogo.
Em resumo, o que mais me preocupa não é o resultado amargo de ontem, mas a insistência na forma de jogar. Nossa defesa está muito exposta e algo precisa ser feito com urgência, por exemplo, jogar com mais cautela. Quando voltar a confiança, pra cima deles. SRN
Lá vou eu ter q concordar com cada palavra que escrevestes.
Só volto a questionar, que não é simples ajustar tudo isso, a cada jogo, e com jogadores diferentes.
Porque se tudo ocorrer bem, o próximo jogo, estará em campo um time totalmente diferente, desse que levou 4 do São Paulo.
Dome é obrigado a mudar 4 ou 5 a cada jogo, e nem Cristo resiste a isso.
Abçs
“Só volto a questionar, que não é simples ajustar tudo isso, a cada jogo, e com jogadores diferentes.”
Exato em cada palavra.
SRNs!
E adiciono: sem tempo suficiente para treinar.
SRNs!
Ok, meu caro Anderson! Só acho que é mais um motivo para jogar com mais cautela. Nosso elenco é superior? É. Mas, estamos no limite. Enquanto essa fase de muitas ausências perdurar, vamos usar o feijão com arroz. O técnico do Fluminense está mostrando isso na prática. SRN
Anderson começando a acertar o sistema defensivo, esea peneira que o flamengo
Amigo Anderson, com todo respeito:
Concordo com você com relação ao Abel.
Mas, quanto ao Dome, acho você muito otimista. Diga-me os pontos que você acha que o Dome é bom.
Não consegui encontrar qualidades nele.
Abraços.
As contradições aqui são muitas. Vejamos: antes eramos o melhor plantel do Brasil, o segundo melhor time é do Brasil era o time B do Flamengo, chegaram a sugerir um jogo no Maracanã Flamengo A X Flamengo B.
Agora ficam com essa choradeira de desfalques ? O São Paulo também jogou desfalcado e mal tem um time titular.
Quanto aos jogadores da base, podem retornar, quebraram um galho na hora certa, jogaram devido a COVID, agora é hora de retornar e amadurecer mais. Jogaram bem,muito obrigado. O problema é que acharam Aldair, Mozer, Garrimcha, se bobear até um Pelé. Supervalorizamos esses meninos que entraram, ainda tem muito que se fazer na base. Lembrando que Hugo não é mais da base.
Em relação a esse incompetente treineiro, cansou de mostrar que não entende absolutamente NADA !!!!! O que venceu foi pelos bons jogadores que temos. Escala mal , Rodrigo Caio chegou a ir parar na lateral direita, substitui mal, não temos nenhum padrão de jogo. Fez merda o tempo todo, uma atrás da outra , e levaram na brincadeira. Ele que vá estagiar na casa do cacete !!!!
Fico pensando quanto os flores gastaram para chegar apenas 3 pontos atrás do Flamengo . Acho que é simples, até agora uma coisa chamado técnico vem funcionando. pq não existe outra explicação para um time tão fraco ficar colado ao Flamengo.
Os dirigentes SUMIRAM !!! Cadê o Landim puxa saco ? No BAP nem se houve mais falar, o nosso Vice Presidente de futebol, continua em sua escalada de usar o Flamengo em proveito próprio e se eleger. Do futebol ele Sumiu.
O que estaria acontecendo com o nosso departamento médico? Não eram os gênios da medicina ? Os jogadores não voltavam em tempo record ? Desaprenderam ou era tudo mídia? Então siga meu palpite anterior, vai para o SUS, esse vem salvando muitas vidas, fatalmente já teria colocado esses chinelinhos em campo.
Antes era só o JJ. Agora alguém tem que tomar decisões no futebol, tá notório que todo mundo está fora de forma, o São Paulo foi agressivo o jogo todo. Estou cansado de ver o Flamengo feito um cachorrinho acuado em seu campo. As rédeas estão soltas e falta autoridade para colocar as mesmas no lugar.
Que chegue definitivamente ao fim a era desse Catalão !! Já perdemos de 3 de quatro é de cinco, só falta meia dúzia. Já basta de brincadeirinha de técnico.
Dormi mal, com insônia e levantei 5h da manhã.
Bom dia de um flamenguista envergonhado, que não tem o espírito de Abel. Perder não é normal, ainda mais de 4 disputando liderança do campeonato. Que alguém assuma urgentemente toda bagunça que se encontra no futebol do Flamengo!!!
Sergio Vital, meu caro. Concordo em tudo que você ai colocou, tudo.
Sérgio vital concordo
Perfeito!!!!!
O triste é que vamos ficar com esse me engana que eu gosto.
A pergunta que eu fiz, repito aqui: Esqueçamos o valor financeiro, algum time da série A gostaria de ter Dome como técnico??? D U V I D O!!!!!
Nem jogadores para estar no banco ele sabe escalar!!! De que adianta ter 2 goleiros 4 laterais 2 zagueiros 1 cabeça de área e apenas 2 jogadores de frete (ruins) no banco?? Tá na cara que rezava para um gol perdido e novamente tirar um atacante e colocar o time todo atrás!
Aposto que o Renato (não acho ele o salvador!!!), com esses jogadores do Fla, faria muito mais!!!
Agora, teremos que rezar muito na quarta….
Caro Dr. Leonardo,
Eu sou capaz de apostar que NENHUM treinador brasileiro, com os mesmos problemas que o Dome teve, seria capaz sequer de levar o time ao G4. Nem mesmo os “menos piores” que a mídia adora e parte da torcida replica. Sou muito mais um “estagiário” estrangeiro do que um “motivador” brasileiro por questão de falta de conhecimento mesmo…
SRNs!
“Antes éramos”, não. Continuamos sendo. O problema que vc aponta, de todo mundo achar isso quando ganha, eu retruco quando perde: é sempre a mesma coisa, ninguém presta, troca o treinador e essas coisas que não ajudam o time a evoluir em nada. Eu sei que é apenas paixão e vontade de ver o time ganhar todas. Eu também quero isso e não estou relativizando derrota. Eu acho que o Flamengo perdeu ontem pq o SP jogou melhor, ponto! O monte de “se” que podemos enumerar para ontem não muda absolutamente o fato de que perdemos os pontos e nem de que o SP foi melhor e menos ainda de que “perder é normal”, mas, diante do quadro que 2020 mostra para todos, qualquer time vai ter seus altos e baixos.
Discordo que faltem rédeas, acho que falta preparo físico, acho que falta jogador sair mais rápido do DM e acho que falta um pouco de método ao treinador. Mas não tem treinador com método melhor disponível no momento. E, ainda que tivesse, não é hora de trocar, seria reiniciar um trabalho e – pior – sem qualquer certeza de que poderia dar certo, já que o novo treinador chegaria como o Dome sairia: sem tempo de treinar o time.
SRNs!
Quero saber até quando o Flamengo Já vai começar o jogo perdendo?! Pq é certeza levar gol no jogo, todos os times já entram em campo sabendo q vão fazer um gol. Tá fácil demais jogar contra o Flamengo, principalmente o quando o zagueirao entrega a rapadura!!
Flamengo ontem começou ganhando o jogo. Contou, a meu ver, com falhas individuais, especialmente nos gols da virada do SP, quando o BH simplesmente deixa de correr para marcar o Tche Tche no primeiro gol e quando o Gustavo Henrique, mal posicionado, deixa de rebater bem a bola cruzada da esquerda. A penalidade ainda tenho dúvidas, pois ele ia espanar a bola quando o jogador do SP entrou na frente dele (corretamente, se deu bem) e o quarto gol foi falha do Natan. Não é que eu vá condenar ninguém, mas não se pode entregar assim como Isla, Gustavo Henrique, BH e Pedro fizeram nos 2 últimos jogos. Ontem foi a prova de que não se perde apenas por falhas da defesa. Quando BH deixou de marcar o Tche Tche e o SP empatou, o próprio BH teve a chance de se “redimir” botando o Flamengo na frente de novo. É claro que o SP poderia até empatar novamente (e mesmo virar), mas o Flamengo teria ganho um pouco de espaço com a saída do SP para tentar o empate.
O SP ontem foi mais eficiente que o Flamengo. Ponto para eles. Apesar dos erros, no caso de ontem, dou méritos ao adversário, que soube vencer o jogo.
SRNs!
Flamengo do Dome me lembra a Ferrari do Barrichelo. Você sempre achava que o cara com o melhor carro venceria e daria show…. No fim, não ganhou nada, mas está bem rico.
Uma análise completa e precisa do jogo de ontem, com espaço para mostrar o quanto a compactação defensiva foi mal feita. Claro, sem Arão e Thiago Maia ao mesmo tempo, não temos outro para substituir à altura. O Gomes foi mediano, mas é muito jovem para segurar um rojão desse tamanho. Com Thiago Maia em campo, o jogo seria outro.
https://mobile.twitter.com/teofb/status/1323020790145687552
SRNs!
Marcus o sistema defensivo não foi ruim só ontem não, vem frequentemente todos os jogos tomamamos gols
Exato, José. Eu esqueci de mencionar isso, mas o texto descreve o fato.
SRNs!
“Balanço sinistro do ano”
1o. Paralisação devido a Covid
2o. Falta de apoio da torcida nos jogos
3o. Abandono do Jorge Jesus
4o. Hiato na preparação técnica
5o. Contratação de um estagiário de grife como técnico
6o. Jogadores com Covid
7a. Falha na preparação técnica com demissão em massa de preparadores.
8o. Contusões repetidas e jogadores que nunca voltam.
9o. Candidatura do VP a vereador
10o. Presidente do clube? Discretíssimo!
11o. Contratações que não funcionam
12o. Jogadores de 2020 rendendo muitíssimo menos na mão do Domènec.
O elenco é mostro, mas sinceramente são muitos problemas e erros! Nossos problemas em 2020 são complexos e variados.
Saudações!
Grande Nino! Aproveitarei essa lista para mostrar que a minha questão não é puro e simples apoio ao Dome, mas, sim, entendimento do quanto 2020 está sendo extremamente diferente de 2019 em inúmeros aspectos.
Como todos devem lembrar, JJ chegou e, nas primeiras partidas, muitos já pediam a troca. Veio a pausa do campeonato e o Flamengo voltou outro completamente diferente. A torcida sabia que dava pra ganhar títulos, que se concretizaram ao final do ano. Em 2020, após fortalecer o elenco, pedir jogadores e planejar toda a temporada e renovar contrato, eis que JJ rescinde o contrato (direito dele, diga-se de passagem) e chega o Dome para iniciar um trabalho sendo exigido minimamente que mantivesse o nível do JJ! Obviamente que o Dome não chegou nem na metade disso, mas ele tem tido problemas que nem JJ talvez conseguisse fazer o elenco driblar.
Há muito o que melhorar no time do Flamengo? Claro! Mas há de se entender que treinamento é repetição. Repetir, repetir, repetir, até que tudo se acerte. É possível fazer isso numa conversa apenas? De forma nenhuma! É preciso treinar. Mas o treinador não faz isso? Gostaria de saber quando ele PODERIA TENTAR treinar o time… é jogo pra lá, jogo pra cá, nos enfiaram numa maratona, tivemos muitos desfalques, que mudam a cada jogo, sequer sei dizer quantas vezes o Flamengo atuou nesse Campeonato Brasileiro com a mesma escalação. Até isso era diferente em 2019, não pq JJ não fazia rodízio, mas pq eram menos jogos, os poupados eram pontuais, havia muito mais tempo para treinar e assimilar posicionamento, movimentos etc. O que JJ teve foi TEMPO para implementar seu trabalho. É aí que vejo o pedido de troca de treinador como injusta. Dome não treina mal o time, o tempo é que é escasso para que ele o faça apropriadamente. Assim como o Dome não chegou nem perto da metade do que o time do JJ jogava, aposto que também não chegou nem perto da metade do que o time do JJ conseguia treinar.
Mas, sim, em 2020 há algum problema no DM e na preparação física.
SRNs!
Marcus tá perfeito do seu ponto de vista!
Do meu ponto de vista é o seguinte, de todos estes problemas o principal é o treinador, acontece que o elenco tem minimizado em muito as deficiências no conceito de jogo do treinador, mas isso não vai acontecer contra times mais gabaritados!
Por outro lado o treinador não sendo solução, transforma-se ele em própria parte do problema.
A gente já teve no passado técnico como o Domènec, foi o caso do Cristóvão, e é o caso do Diniz do SPFC, muito bons ofensivamente e péssimos defensivamente, assim não vai dar!
Ai o Domènec poderia minimizar suas deficiências, mas com rodízio da zaga isso só piora! Piora o entrosamento no posicionamento, na marcação e na saída de bola, ai o cara me põe Gustavo Henrique?
Gustavo Henrique ontem comprometeu a própria atuação do Natan, não acompanhou a linha de impedimento deixando o Natan na maior roubada! Além de falhar em mais outros gols na partida, tá difícil.
Saudações!
Nino, o seu ponto de vista não é de forma nenhuma incorreto. O que eu penso é que, quando vc cita o rodízio, ele não é um mero capricho do treinador. Fora os desfalques já sabidos (Diego Alves, Diego Ribas, Rodrigo Caio, Gabigol e Arrascaeta), ainda jogamos sem BH contra o Inter e sem Thiago Maia e seu reserva imediato ontem contra o SP. Me arrisco dizer que perdemos o meio-campo aí e essa foi a maior razão para a derrota, juntamente, é claro, com os erros individuais. Para além disso, ainda houve jogos em que tivemos fora Isla e ER7. O elenco do Flamengo é bom e numeroso, mas nenhum entrosamento passa incólume por 5 ou 6 trocas de jogadores de um jogo para outro. Isso também sem citar desgaste pelo pouco tempo entre jogos e outros problemas. E aí eu digo: NENHUM outro time no Brasil (ou até na América) seria capaz de enfrentar a maratona, os problemas e tudo o mais e ainda se manter na parte alta da tabela e nas outras disputas quando troca meio time todo jogo. Repito, não é mais uma vontade do treinador rodar o elenco, é uma NECESSIDADE que deixou, inclusive, de ser pontual para ser variada. E aí entra o DM, pois quase ninguém mais sai de lá…
Claro que há problemas, como não haveria? Teríamos que pensar em tudo estar na condição ideal (sem COVID) para sabermos como seria. Mas mesmo todos os “se” que pudermos pensar não mudam nada na prática. É como eu escrevi anteriormente, falta tempo para treinar. Só quem tem é quem só disputa brasileiro, ou seja, quase todos os nossos adversários, já devidamente eliminados dos mata-matas.
SRNs!
Marcus,
A porrada de ontem abalou em muito a convicção de todos, tanto os que apoiam Domènec quanto os que não gostavam do seu trabalho mas tinham esperanças…
Amanhã tem coletiva do Bombeiro Marco Brás! Vai tentar ponderar mais uma vez aquilo que depois de ontem parece imponderável, ou seja, ou arruma essa defesa ou já era meu caro.
Saudações!
Repito aqui o que venho escrevendo há tempos:
1) podemos até ter mais elenco que quase todos os outros clubes, mas temos graves deficiências em certas posições como lateral direita e esquerda, zaga e meias criativos onde, na minha opinião, só temos o Arrascaeta, que se machuca muito e está sempre servindo à Seleção;
2) À exceção dos 5 x 0 para o Del Valle , quando achei que o Dome tinha perdido o vestiário (posteriormente os fatos demonstraram o contrário), não vejo como trocar o treinador agora, sem tempo para treinar;
3) Há que se ter uma cobrança mais dura dos dirigentes e do treinador para um comprometimento maior dos jogadores. Não dá pra perder a bola e ficar todo mundo olhando, sem pressionar, deixando enormes espaços no meio e possibilitando chutes de fora da área, o que nunca existiu ano passado;
4) Não temos tempo para treinar, é fato . Mas o pouco tempo que temos tem que ser maximizado para acertos no posicionamento defensivo e para treinar à exaustão faltas na entrada da área e pênaltis.
E, para terminar, há algum tempo atrás comparei esse time à Seleção em Copas do Mundo: vai ganhando das babas, jogando mal e empolgando os menos atentos ou os que preferem se enganar. Na primeira sequência difícil veio a decepção.
Ainda bem que não foi 7 x 1…
O Futebol é a arte popular e a paixão do brasileiro. A torcida do Flamengo transborda em paixão e vive 24 horas por dia pensando e exercendo esse sentimento.
Quando o Flamengo vence todo jogador é craque e o time é imbatível. A vida se torna agradável, um verdadeiro mar de rosas , porém quando perde, o mar da vida transforma-se em verdadeiro tsunami. Procura-se sempre um ou mais bode expiatório. É a paixão levada a loucura dos sentimentos .
Depois desse introito psicológico , vamos analisar a derrota de 4×1 para o São Paulo. Temos que reconhecer que o time Paulista jogou bem. Ficou difícil vencer com a perda dos 2 pênaltis cobrados bisonhamente. A primeira critica construtiva é que o nosso time tem que Em segundo lugar treinar batidas de pênaltis e faltas com barreiras. Precisamos corrigir falhas seguidas de alguns jogadores que são problemas pontuais. Ontem no jogo contra o SP tivemos além das ausências de Rodrigo Caio, Arrascaeta, Gabigol e Diego ficamos sem os 2 volantes Arao e Tiago que desarticularam o meio de campo que não conseguia se entrosar.
A perda dessa batalha está longe de perder a guerra . Estamos em 3 frentes : Campeonato Brasileiro Copa Brasil e Copa Libertadores.
Sabemos que estamos enfrentando dificuldades como Maracanã sem a torcida, pandemia, jogando desfalcados, jogadores convocados para a Seleção Brasileira e jogando o campeonato nacional equilibrado do planeta Terra.
Não podemos deixar que a paixão não permita enxergar essas dificuldades. Não adianta apontar culpados e crucificar o técnico Dome sem ter a visão da globalidade dos problemas apontados. Críticas construtivas serão sempre bem-vindas, porém as movidas pela paixão cega leva ao desastre. Vamos em frente porque a Torcida do Flamengo, o manto sagrado e o Maracanã transformam jogadores comuns em verdadeiros heróis e campeões.
Pensamento positivo e unidade, essa é a nossa melhor tática para a vitória.
Esse é ano confuso no mundo inteiro. Os grandes clubes europeus com altos investimentos estão perdendo até de goleada para clubes pequenos e os calendários deles não são loucos como o nosso.
Ilustre Walter Oaquim,
Sua sensibilidade e sabedoria sobre o Flamengo e sua torcida dispensam os meus comentários. Vou focar aqui na questão da finesse de se reconhecer o mérito do adversário. É óbvio que nenhum torcedor brasileiro gosta de dar o braço a torcer para seus rivais, mas, apesar de todos os problemas do Flamengo no jogo de ontem, eu diria que perdemos porque o adversário aproveitou os espaços e as oportunidades e jogou melhor. Não acredito em “nó tático”, que, para mim, só acontece quando o adversário não joga por ter todos os espaços e oportunidades negadas, o que nem de perto aconteceu com o Flamengo ontem. O Flamengo poderia ter tido melhor sorte, a começar por converter a primeira penalidade. O Flamengo jogou, foi pra cima, tentou. Não foi anulado, errou muito, e, desta vez, não apenas na defesa. O ataque só acertou mesmo o chute do 1×0 com o Pedro. Fora isso, um festival de falhas. Há dias em que nada parece dar certo, há dias em que a bola não entra e há dias em que o adversário joga melhor. Sem esquecer que há dias em que mais de um desses fatores se apresentam…
Há quem acredite que 2020 não tem nada de atípico e nos acuse de “passar pano” ou usar desculpas, mas o fato é que, como descrito no seu comentário, mesmo os grandes times mundiais estão passando apertos. O Flamengo já foi campeão em cenários muito mais adversos. Agora, ser o vice-líder sem jogar bonito passou a ser inaceitável. Claro, não estou dizendo que a derrota por 4×1 em casa seja aceitável, longe de mim dizer uma heresia desse tamanho, mas há cobrança por uma soberba campanha do Flamengo sem levar em conta o que 2020 nos “oferece”…
SRNs!
Anderson começando a acertar o sistema defensivo, esea peneira que o flamengo
Entendo que a falta de opção em algumas posições como volante, fica aqui minha crítica a Diretoria de Futebol que vendeu Vinicius Sousa, emprestou Hugo Moura e Pires da Mota. Ontem qualquer um dos três poderiam substituir Arão e Thiago Maia. A forma de atuar do Isla avançando muito, deixando uma avenida aberta para que os adversários possam entrar facilmente na defesa do flamengo. É preciso fazer um ajuste ai, colocar alguém para cobrir Isla, quando este avançar. Ontem também senti que Bruno Henrique estava muito desligado no jogo, tinha momento em que ficava inerte em campo olhando o adversário pegar a bola. Vitinho também foi outro jogador que não evidenciou que estava com vontade de jogar, não ia para dividida. Senti que ontem faltou ao Flamengo inspiração e transpiração. Agora esta da Marco Braz dar entrevista na quinta feira é caso pensado, pois o Flamengo classificando na quarta feira fica mais fácil justificar. Mas se perder para o Atlético o tiro sai pela culatra. Não seria mais fácil marcar a entrevista para amanhã. Agora uma das coisas que Marco Bráz tem que justificar porque o Flamengo emprestou três e ficou sem volantes para a reserva.
Os problemas do Flamengo vão além das 4 linhas , e também do banco de reservas….
Diretoria omissa, pois nosso VP está em eleição, nosso presidente cada vez mais sumido, os outros dirigentes desapareceram… Ninguém cobra comprometimento dos atletas, exemplo Gabgordo que desfila sua ” contusão” nas noitadas carioca..
Para piorar, departamento médico incompetente, além de não recuperar ninguém , ainda não explicou o caso do Covid na viagem ao Equador, Nesse caminho torto, segue uma comissão técnica estagiária e aprendiz , pois fisicamente e taticamente o time não engrena….
Tá difícil! Haja ajuda de São Judas Tadeu!
Teremos uma semana de confrontos contra os Atléticos, no papel , podemos vencer dois , caso contrário será mais uma semana de vexames…
Flamengo perdeu por falta de meio de campo, pênaltis mal batidos, Gustavo Henrique e pelo estranho comportamento do Bruno Henrique. Com torcida no estádio esse Gustavo Henrique não vestiria nunca mais a camisa do Flamengo, me lembrou os Wallace, Wellington, brrr, deu até calafrios. Achei Bruno Henrique a meia bomba, para mim, jogou sentindo ainda alguma coisa do jogo de 4a feira passada quando sentia algo na virilha. Ele deveria ter acompanhado o Teretete (isso é lá nome de jogador) no lance do gol primeiro. Achei que o Dome não acredita mais no Lincoln e nem no Michael, demorou muito para mexer. Uma 2a feira bem fúnebre para nós rubro-negros. Saudações!