O meu está e, muito! O Botafogo caiu para a segunda divisão.
Com certeza, muitos amigos e companheiros do blog, provavelmente os mais jovens, podem até estranhar, motivados pela rivalidade, que ao invés de estar gozando meus amigos botafoguenses, esteja eu dando o ombro para eles.
Vocês mais jovens um dia irão entender que o gigantismo do Flamengo está diretamente ligado aos seus principais rivais. Não tenham dúvidas de que, Botafogo, Vasco e Fluminense, foram ao longo do tempo, para o nosso crescimento, muito mais parceiros, do que propriamente “inimigos”.
Vamos ao Botafogo. Após o nosso tricampeonato – 53,54,55 – vimos o Botafogo se transformar em nosso maior rival e ser a base para a Seleção Brasileira que, muitíssimo graças a ele, conquistou as Copas de 58 e 62, além de muito ter contribuído para o Tri, de 70, no México.
Neste período, sofremos muito. Em 62, no setor 4 do Maracanã, vi um gênio de preto e branco ganhar o campeonato. O Flamengo até que jogou bem, mas como segurar Garrincha?
E o sofrimento não parou aí. Até o surgimento de Zico e Cia… o problema era como parar o time do Botafogo. Uma vez ou outra até conseguimos, como no jogo em que Tim, Elba de Pádua Lima, arquiteto maior entre os treinadores, anulou Paulo César, com Luiz Cláudio fechando o espaço para o mais talentoso jogador do Botafogo. Vencemos um jogo com sabor de título. Ganhar do Botafogo era mais ou menos isso.
De Garrincha, Didi, Quarentinha, Amarildo e Zagalo – até, Rogério, Gerson, Roberto, Jairzinho e Paulo César, tivemos o nosso maior aprendizado de superação. Se conseguimos encarar esta usina de craques e sobrevivemos, era uma questão de tempo para que encontrássemos nosso caminho de glória. Em síntese, o Botafogo foi um baita sparring, nos fez mais fortes, mesmo apanhando muito.
Talvez o tempo tenha a ver com o meu sentimento de hoje. Pode ser. O que não posso a esta altura da vida é deixar de dizer o que penso e o que meu coração dita.
Ver um gigante do futebol mundial, nosso parceiro de casa, do dia a dia, sucumbir de forma tão melancólica, caindo pela terceira vez em sua história para a segunda divisão, é triste.
Que inspirados no passado, os dirigentes que hoje comandam o Botafogo tenham vergonha na cara e entendam de uma vez por todas que um gigante não pode se apequenar.
A sensibilidade que nós no Flamengo tivemos, entendendo a incompatibilidade entre a nossa grandeza e – com todo respeito – a segunda divisão, infelizmente, o mesmo não ocorreu nos nossos co-irmãos cariocas.
Momento triste para quem verdadeiramente ama o futebol.
Aos torcedores do Botafogo a minha solidariedade e torcida para que o passado de tanta importância e dignidade seja regatado ainda este ano.
Sinceramente, prefiro ver o Flamengo enfrentando time grande do que médio. Acho que valoriza mais o campeonato. O problema é que alguns times e, parece ser o caso do Botafogo e outros, parece que se acostumaram em brigar para não cair. O Flamengo passou uma fase assim, na qual tinha comemoração por ficar na primeira divisão. A diferença foi que o Fla conseguiu se organizar ( obrigado Bandeira) e, saiu desse digamos “loop”.
Força aí , Robert.
SRN
MTO RUIM PTO FUTEBOL BRASILEIRO PERDER NO 1o PELITÃO DA ELITE CLUBES COMO CRUZEIRO, BOTAFIGO, ETC….
Por mais que queiram atribuir SÓ as más administrações o fracasso do Botafogo
EU Ñ concordo,
ACHO que a torcida (que até os anos 80 era fanática)
Tbm ABANDONOU SEU CLUBE e sem esse apoio da torcida somando aí sim com as más adm
tudo piorou
Bem! Um clube que consegue a proeza de vencer apenas 4 jogos em 34 rodadas, não pode chorar pela queda pra segundona.
O fiutebol hoje não aceita amadores, muito menos aventureiros.
Na verdade, o “projeto” para a queda, já estava a todo vapor desde o Carioca.
Pra subir, vai ter que refazer seus conceitos e atitudes.
Grande Mestre Egon, exatamente, os caras mereceram, incompetência pura e ainda fizeram mais dívidas buscando dragas como Kalou, Honda e ainda queriam aquele outro que já até esqueci o nome. É muita falta de gestão competente, e olha que o Fla esse ano não me agradou, mas o Bota se supera e muito no quesito incompetência.
Diferente do amigo, acho que nem refazendo conceitos e atitudes eles voltarão, inclusive falei aqui ano passado que acreditava ser aquele Fla X Bot o último do Brasileirão. A situação dos caras parecer ser irreversível, a não ser que apareça alguém, o que acho difícil.
Sinto pelo meu avô que se foi, ao menos ele viu esse Botafogo de Garrincha que o Kleber fala. Mas eu, só vi um clube decadente, com a torcida minguando dia após dia e agora em estado de insolvência fiscal. A ladeira abaixo veio com tudo depois da loucura de gastar rios de dinheiro em Seedorf para pegar um misero quarto lugar em 2013, dali pra frente o clube acabou.
Não dá para ter pena, de quem opta pelo populismo.
Quem acreditou no fanfarrão do Montenegro, que por hora, faz questão de sumir dos noticiários?
Quem acreditou na marmota de que os Irmãos Moreira Sales e o YouTuber Felipe Neto, iriam salvar o Botafogo?
Pois é …. populismo é assim.
Mas a receita é fácil.
1 – Gastar menos do que arrecada.
2 – Do montante que sobra, 50% em pagamento de dívidas e 50% em investimento de estrutura.
3 – Esperar de 6 a 7 anos para sair do buraco do populismo que outros ex presidentes deixaram lá.
O resto é HIPOCRISIA.
Exatamente Anderson.
Concordo que com os rivais fortes, nós acabamos crescendo também. Vejam o futebol paulista, todos os 4 sempre brigando, um puxando o outro, ou seja, se o SPFC vai bem, o Corinthians começa a se mexer para melhorar, afinal, ver o rival crescer dói e te tira da zona de conforto. O maior exemplo é Grêmio e Inter.
Aqui no RJ até certo tempo foi assim, mas isso acabou. Lamento pelo meu querido avô que se foi ano passado, mas acredito que o Botafogo desceu para não voltar mais, disse aqui que o Fla X Botafogo desse ano foi o último do Brasileirão. O futebol do RJ não impõe respeito em ninguém, quem é de outro estado sabe disso. Aquele futebol vigoroso que rivalizava com os paulistas acabou.
Força ao Robert e boa sorte ao Botafogo, apesar de achar que a situação se tornou irreversível. Veremos.
Jairzinho meu amigo pessoal, de me hospedar no apto dele no Leme.
Outros amigos também como Gonçalves, lamentável.
Mas no geral, estou feliz, se fosse ao contrário, todos estavam vibrando com a queda do Mengão.
Torço contra tudo e todos.
Quero que caia Vasco, Flu,Libertadores queria final Boca x River.
Nao tenho pena nenhuma do Botafogo. Suas diretorias ha pelo menos uns 8 anos vem se especializando em hostilizar o Flamengo de forma escancarada. Tratam-nos como inimigos, nao como parceiros/adversarios, incitando seus torcedores e/ou permitindo que estes tomem ações negativas e até desumanas, como no episodio dos meninos do Ninho.
Acho q este rebaixamento é fantástico para pessoas como o Montenegro, q muito contribuiu para este estado de coisas.
O Botafogo compra uma passagem só de ida para a B e se nao aparecer um Moreira Sales da vida e botar um caminhão de dinheiro lá, a C é logo ali.
A chance de o Botafogo virar o América ou a Portuguesa é real.
Que sirva de lição a quem devia muito e deixou de alugar o Engenhão para o Flamengo por puro capricho. O resultado destas gestões catastroficas e incompetentes apareceu hoje.
Nossa…tô 100% de acordo, Alexandre.
Acabei de escrever algo bem parecido com isso.
S.R.N.7
Assino embaixo!
As últimas diretorias do Botafogo se especializaram em ODIAR o Flamengo.
O caso do aluguel do engenhão é de uma imbecilidade enorme.
Outro caso mencionado na mídia, foi que na contratação do zagueiro argentino Joel Carli, a principal exigência era ganhar do Flamengo.
Eles não se preocuparam em administrar, mas sim ODIAR o FLAMENGO.
Apesar de gozar os botafoguenses, também acho que o FLAMENGO é grande porque teve adversários fortes em sua trajetória.
Que o Botafogo possa voltar a série A, afim de fortalecer o Futebol Carioca.
Mas, que venha com outra mentalidade.
Abraços aos amigos RN
Concordo com você Alexandre e digo mais ,com o ódio que eles propagaram contra o Fla eles incitam a violência entre as torcidas.
Comentário preciso.
Não dá para ter pena, KL. Esses caras não tem nada de parceiros, muito pelo contrário. A queda pra outra divisão é um “presentinho” para o Montenegro, que tem compulsão em atacar o Flamengo.
A única coisa ruim dessa notícia é que teremos mais uma viagem interestadual para fazer no próximo Campeonato Brasileiro.
A verdade é que o Botafogo já não era pra estar jogando a Primeira Divisão há tempos.
S.R.N.7
Kléber, te conheço há vários anos e sei o homem inteligente é justo q és. Muitas pessoas não têm o conhecimento da dura realidade q enfrentastes para manter o Flamengo sempre em lugar de destaque que merecia, acompanhei de perto duas gestões suas e apesar de ser declarado torcedor do Botafogo FR, essa proximidade me deixou uma marca rubro-negra no meu coração.
Torço e sempre torci pelos times do Rio de Janeiro, seja em qualquer competição, qdo joga com meu time, não o traio… vibrei intensamente com as conquistas do ano passado, pq tivemos nossa cidade e país dignamente representados… como comentastes, não somos inimigos, somos parceiros, a cada conquista nos eleva a níveis de importância no futebol mundial que muitos não têm ideia, isso agrega muito para todos.
Infelizmente, o remédio correto é amargo, o Botafogo só tem uma forma de se recuperar, reiniciar cortando na própria carne e terminando com gestões que só interessavam à alguns.
O novo Presidente Durcésio, com quem estive reunido no último mês de outubro, ainda não tinha sido eleito, tem um projeto de gestão excelente, mas todo projeto tem três fases, idealização, sistematização e execução, como um empresário de sucesso em seus negócios pessoais, creio q irá conduzir com muito profissionalismo em cada setor estratégico do Clube para reerguê-lo, as ideias já estão sendo sistematizadas e creio que, apesar dos pesares, reiniciar da série B, não será nenhum demérito, pelo contrário, nos dará mais forças, com menos recursos e aproveitando melhor nossa fábrica de talentos, poderemos voltar a ser um adversário a ser temido!!! Amém…
Forte abraço Campeão!!!
Assino embaixo, amigo Alexandre.
Robert, querido. Meus sentimentos!
SRN!!!!
O Flamengo é do tamanho que é , não por si só, do Botafogo podemos dizer o mesmo.
Sao duas instituições mais que centenárias que nasceram de uma rivalidade de bairros, primeiro o Botafogo e depois nosso querido Flamengo.
Botogo e Flamengo estão mais próximos de si do que Flamengo e Fluminense, tem raízes geograficamente vizinhas e sentimentalmente parecidas.
Nos aventuramos ao mar quando perdíamos nossas meninas para os remadores do Botafogo, em nossa primeira regata oficial fomos socorridos por uma embarcação alvi negra.
Em 1903 antes do departamento de esportes terrestres do Flamengo, e antes do time de futebol do Botafogo existir, já nos confrontavamos em campo de futebol.
Não é a toa que o clássico entre as duas equipes, é conhecido como o Clássico da Rivalidade.
Kleber citou os anos 50 e 60, mas ainda antes disso na década de 30 o Botafogo nos deu um de nossos maiores craques: Leonidas da Silva, que fora “substituído” por Pirillo fundamental em nosso primeiro tri, que jogou no Botafogo em 48 e deu a ele seu primeiro título depois de sua unificação.
Sao muitas as passagens e histórias, aonde Flamengo e Botafogo só acrescentam um ao outro.
Eu estou triste com o que acontece por lá, o Botafogo de Carvalho Leite, Mimi Sodré, Nilton Santos, Garrincha, não merece passar por isso.
Certamente entre uma bebida e outra no Lamas, e um susto e outros nas freiras, na 22 , os rapazes do Flamengo pensam o mesmo.
Eu como sou da velha geração concordo com Kleber, temos que ter times fortes no Rio, bater em cachorro morto não tem graça. Quanto o futebol carioca com o rebaixamento do América. O América trouxe ao mercado tantos craques. Eu até acho que o Flamengo poderia emprestar alguns jogadores de graça para o Botafogo, principalmente alguns que não estão sendo utilizados, jogadores jovens para desenvolverem seu potencial e depois renderem recursos para o Flamengo. Seremos fortes se tivermos concorrentes fortes.
Digo “quanto o futebol perdeu com o rebaixamento do América”.
Caro Kléber e AMIGOS!
Pela crise financeira a série B será interessante ao Botafogo.
Ninguém cai da noite para o dia. Isso é fotografia de tempos de pessima administrações.
Lamento pela torcida que certamente está sofrendo.
Lamento por dirigentes honrados, mesmo que um ou outro fale além da conta. A paixão pelo futebol cega a língua.
SRN
A despeito de todo o despeito que os ultimos dirigentes tiveram do Flamengo, já citados pelos amigos acima, a queda do Botafogo, e talvez do Vasco, vai enfraquecer demais o futebol carioca. Todos perderemos com isso. Os mais jovens talvez acreditem ser puro saudosismo, mas sem uma rivalidade sadia não há futebol. Como vamos saborear a graça de uma gozação qdo vencíamos um Botafogo ou um Vasco no dia seguinte à vitória?
Me lembro de uma vez que, dia seguinte a uma vitória nossa por 4 a 1 contra o Botafogo escrevi um cartaz, com letras garrafais em meu trabalho, VENDE, SE UM FOGÃO DE 4 BOCAS, coloquei o valor, um décimo do preço de um novo, e o telefone de um amigo, dono de uma Farmácia….o telefone do distinto tocou o dia inteirinho, kkkk
A graça do futebol acaba sem rivalidade!
Temos rivais sim, como grêmio inter, Palmeiras, Corinthians, santos, são Paulo, Atlético MG. Sou de SC, estado majoritariamente flamengo, 80-90% da torcida nossa eh de fora do Rio. A meu ver temos rivais sim e eles nos forçam a continuar na luta pelo topo. Os demais cariocas cavaram a própria cova, e até 2016 nós jogavam era pra baixo. Ganhavamos o carioca e chega no Brasileirão e aquele choque de realidade.
Não gosto de ver clube carioca na segunda divisão nacional. Os clubes cariocas deveriam ser mais unidos para enfrentar o rolo compressor vindo de SP que hoje domina a cúpula do futebol brasileiro.
De fato Oaquim, isso é muito ruim.
Claro que como torcedores, vibramos com as derrotas dos adversários, seja dentro ou fora de campo. Mas a verdade é que isso é muito ruim para o futebol carioca. Pegue o exemplo dos times do Paraná: 1 na séria A, outro indo pra B e o Paraná que já foi pra C. Como o Atlhético vai negociar direito de imagem com qualquer TV? Vai negociar pensando apenas em sua torcida??? Que TV que vai pagar para passar jogo de um time que praticamente não tem a rivalidade saudável de torcidas? Aí vc começa a entender pq nunca o Athélico está satisfeito com as propostas que recebe de transmissão. E as coisas só vão piorar dessa forma. O Rio está indo para o mesmo caminho e para mim tudo tem um começo e ele tem nome: EURICO MIRANDA.
Grande Kleber, com este sentimento nobre. Já tive este mesmo sentimento, mas infelizmente não dá, estes caras só querem o mau do nosso Mengão, fazem de tudo para nos prejudicar . Agora,concordo que a união dos clubes tornaria o futebol carioca mais forte. O que pega nos clubes do Rio é a inveja e não reconhecer que o Fla é maior. Em vez de pensarem em melhorar seus clubes, pensam em prejudicar, haja visto o acidente do ninho. Saudações rubro negras e rumo ao octa.
Não adianta nos iludirmos de que haverá união no futebol carioca. Nos últimos anos, penso que os clubes do Rio tem sido sistematicamente prejudicados pela arbitragem no Brasileiro. Mesmo assim, apavorados pelo sucesso do Flamengo, dirigentes como Montenegro, Mofarrej, Mario Bittencourt, Peter Siemsen, Julio Brant e outros não param de destilar ódio contra o Flamengo. Esse pessoal sempre votou em linha com os clubes paulistas. Não tem o menor respeito, muito menos espirito esportivo. Torcedores do Botafogo chegaram a espancar um torcedor botafoguense por suspeitarem que ele era flamenguista. Por uma mera suspeita, arrebentaram o rapaz.
O rebaixamento é para ser comemorado como título. Se fosse o contrário, eles estariam em polvorosa. Botafogo tem mais rebaixamentos que titulos brasileiros, mas a unica coisa que peço é que reconheçam que apesar do rebaixamento, o Botafogo tem um Mundial. Fica na Voluntários, perto do sinal.
É isso aí, Alexandre.
Assim como os times tradicionais que vão derretendo com o tempo, o Rio de Janeiro segue um caminho muito triste, de administradores inescrupulosos, que destruíram o nosso Estado.
É um paralelo fácil de ser feito. Na época em que Bangu, América, Madureira, São Cristóvão, Americano, Goytacaz e Volta Redonda tinham bons times, tínhamos uma economia pujante, com bancos, telefonia, grandes empresas de varejo, indústrias e multinacionais no RJ. Os que não quebraram, deram no pé e estão longe do Rio de Janeiro, que sofre com a violência, com a falta de serviços básicos para seus cidadãos, hospitais e escolas em ruínas. Isso sim me deixa triste, aperta o coração…
Quanto ao Botafogo, a impressão é realmente de fim de festa – como os times que citei acima (Bangu, America etc). Sinal dos tempos.
Nos próximos anos, o Campeonato Carioca passará a ser uma competição secundária, disputada por times sub23, por equipes de aspirantes. Essa é uma tendência clara e muito difícil de reverter.
Os rivais do Flamengo cada vez mais estão fora do RJ, porque o Flamengo é a exceção – e ficou grande demais para ser considerado “apenas” um time carioca. O Flamengo é um time brasileiro, a maior torcida e cada vez mais em um processo de expansão.
S.R.N.7
Disse tudo,Marcelo.
Querido Kleber, parabéns! Qta visão do esporte,qta grandeza de espírito, qta categoria ao reconhecer o valor, a torcida e a grandeza dos adversários! Rstou emocionado!
Se tiver dó do rival então acaba a rivalidade. Caiu porque mereceu. Se fosse o contrario eles estariam tripudiando. O Vasco é outro que se não ganhar o próximo jogo é certo a queda. Da minha parte não sinto nada , prefiro ver o Flamengo campeão a torcer pela desgraça alheia mas não tenho pena nenhuma. O que acho meio absurdo é serem rebaixados 4, isso é muito. É percentual enorme, acho que nenhuma liga no mundo é assim. O certo seriam 2 ou no máximo 3, mas este terceiro teria que ser um confronto entre o 17° lugar da primeira divisão contra 3° lugar da segundona. Jogo de ida e volta pra definir quem fica na serie A. Premiar o quarto colocado da série B com o acesso é um absurdo. É ouro-prata-bronze, os 3 primeiros apenas.
Corrigindo, confronto entre 18° lugar da seria A contra o 3° da série B.
Bom dia !
Sempre respeitando opiniões. Vou discordar.
Essa queda do Botafogo não afeta em nada o Flamengo.
Já algum tempo nosso rivais estão fora do Rio de Janeiro e eu estou adorando isso.
Que essa rivalidade foi importante no passado ? Óbvio que foi, claro que foi…
Mas as coisas mudam, o mundo muda, tudo muda e passado como o próprio nome diz é passado.
E viva ao Flamengo que inclusive teve o Kléber Leite como um dos grandes responsáveis pelo Flamengo nunca ter caído para segunda divisão.
No mais, cada um que resolva seus problemas.
SRN
E outra coisa.
Triste amigo Kleber é ver seu amigo Montenegro ao invés de estar resolvendo os problemas do Botafogo, ficar o tempo todo atacando e denegrindo a imagem do flamengo em rede social. Isso sim é triste.
E meu coração está sim apertado, mas com o jogo de amanhã.
Quanto ao Botafogo ? Lugar de chorar é no pé do cruzeiro.
SRN
Grande Alexandre Martins,
Que bom, que alegria ter você aqui nesta nossa família do blog. Obrigado pelo seu carinho de sempre e, que os dirigentes do Botafogo sejam felizes e tenham sorte neste novo desafio.
Forte abraço.
É lamentável para o futebol carioca, principalmente num ano que times paulistas disputam a final da Libertadores em pleno Maracanã….
Botafogo, assim como Vasco, se apequenaram nós últimos anos. Fruto de diretorias incompetentes, amadoras e corruptas. Futebol de sucesso , hoje ,não tem espaço para amadores . Sem dinheiro , sem valorizar a base e sem planejamento , o resultado final é esse : rebaixamento, Vide Cruzeiro e Coritiba.. ..
Não vejo ,a curto prazo, salvação para o Botafogo, e se não abrir o olho e se não unir grandes botafoguenses , a tendência é virar América….
Repito, a sorte do Vasco é que o Bahia está com muita vontade de se juntar ao Vitória, na série B…
Por fim, a arbitragem , nessa reta final de campeonato, está muito tendenciosa. há algo de podre no ar…
Fora Gaciba mafioso !
Desculpe, Kleber. Respeito a sua opinião, mas eu acho é bem feito, sobretudo para aquele dirigentes que não perdem a oportunidade de apontarem o dedo para falar m do Flamengo e não se preocupam com o que deveriam.
Perdoe, ainda, o grande Robert, que é gente boa, mas a maioria dos botafoguenses que conheço merecem o time que tem.
Fosse ao contrário, como já esteve perto de acontecer algumas vezes, eles estariam nos espinafrando, dizendo bem feito, chamando de “clube assassino”, daí para baixo.
Então, viva o Flamengo! O resto que tente fazer gestões decentes para nivelarem a situação e não ficar atacando levianamente quem está por cima…
As últimas Diretorias do Botafogo escolheram dar pau no Flamengo em todas as horas. Agora chegou a conta. Se pudesse queria o Botafogo sendo o velho rival. Aquele 6 X 0 nos devolvemos. Agora é ver o que eles vão fazer. Pode ir pra 3 divisão como pode voltar pra 1 divisão. Só depende da competência deles.
Há um engano enorme de parte de nossos amigos torcedores sobre rebaixamento de nossos rivais: que vantagens o Flamengo terá sem o Botafogo na primeira divisão? Vamos ter que viajar mais uma vez; O Botafogo rebaixado ontem, sempre foi o grande adversario do Flamengo e clube que mais tristeza me causou em minha adolescencia, juventude, pois levavamos surras direto. Tinha um elenco notavel, com muitos craques e era junto com Santos do Pelé e Cruzeiro de Tostão, os melhores times que passeavam, desfilavam nos gramados. Quanta inveja eu tinha dos botafoguenses, incluindo dois irmãos. Daí surgiu o maior jogador do Flamengo em todos os tempos e o selemengo de Zico e cia para comecarmos desbancar o Botafogo. Nada vai melhorar para nós como torcedores sem qualquer dos grandes do Rio, muito pelo contrário. Se fosse presidente de um grande clube do Rio ajudaria o adversario emprestando bons jogadores, ajudando nos salarios para que consiga voltar. O RTio ja anda tão por baixo e precisamos dos 4 clubes na primeira divisão e confesso estar torcendo para o Fluminense na libertadores e o Vasco na primeira. Esses clubes são adversarios e não inimigos.
Comentário que fiz desapareceu.
———————-
Não é esse aí em cima, que tb pode ser visto nesse link?
Abraço,
Robert – Moderação
Tenho um irmão que é torcedor do Botafogo, logo não posso estar “feliz” com essa queda. Vale lembrar que o campeonato carioca rivalizou por muitos anos com o campeonato paulista sobre qual dos dois era o melhor. Afinal, de cada lado, quatro grandes do futebol. O próprio campeonato carioca perde valor vendo seus principais clubes se fragilizarem, e por conseguinte, os clubes recebem menos pelo produto oferecido. Hoje temos o Botafogo destroçado, o Vasco buscando se reinventar, o Fluminense aos trancos e barrancos vai se reerguendo. É muito triste ver um estado que já teve quatro grandes hoje se limitar a um. Como você deixa claro em seu texto, caro Kleber, todos perdem com essa queda.
Vai ser difícil se reerguer. Só com as receitas de TV a queda é gigantesca. Cai de 100 milhões para cerca de 6 milhões. Com uma dívida na casa de 1 Bilhão, tem que ser mágico para inventar um fórmula que ajude o clube e se reerguer.
E o Palmeiras nadando em dinheiro!!! Segura o verdão.
Prezados,
Os comentários do blog evidenciam a decadência do Botafogo, todos os colegas mencionam fatos ocorridos lá nos anos 60, de quando ainda existia uma rivalidade e equilíbrio neste duelo.
Eu, particularmente, nunca considerei o Botafogo um rival. É apenas mais um clube mal gerido do futebol carioca, que por conta disso, merece o destino que procurou: o seu fim.
Vida que segue!
Amigo Diego,
Se vc não considera o BFR rival, é porque vc desconhece a raiz do clube que ama.
Abraços
Texto de Mauro Betting:
Caiu o Botafogo.
Em 2002.
Caiu o Botafogo.
Em 2014.
Caiu o Botafogo.
Em 2020.
Mas será que sobe?
Quem é que sabe? É crudelíssimo. Mas é real a preocupação.
Até por não ter planejamento. Dinheiro. Estabilidade. Elenco. Time. Futebol. Padrão.
Perdão. Com o perdão da rima pobre. Sem recursos como está o clube.
E dificilmente terá em médio prazo. Para pagar o que deve. E o que está devendo não só pra credores, fisco, governo, o que for.
Não é só a pandemia. É o fiasco absoluto de administrações que devem para o próprio Botafogo. Para o botafoguense. Para uma história única como a estrela.
Cada vez mais solitária.
Não como estrela. Mas como um verme que consome entranhas. Que vai tirando peso, saúde, alegria, vitalidade, alma.
Teníase se chama cientificamente a infeção que carcome o clube como outros nomes impróprios que adoecem o clube. Futebol e Regatas que se uniram para formar algo maior. Hoje à deriva. Soçobrando no que sobra da história e glória que ainda rema contra a maré.
No rumo que a estrela ainda guia.
A essência da chama do Botafogo.
E pode chamar a sociedade anônima, os famosos nomeados, os que põe a cara a tapa, os que querem só fogo ou só fama.
O Botafogo caiu. Pela terceira vez.
Mas eu infelizmente não sei mais quando volta. Como volta.
Só sei que o futebol como um todo precisa abrir a mão e os braços. Ajudar a trazer pra nau quem nos levou pra todos os cantos do mundo que o Botafogo ajudou o Brasil a conquistar.
Como?
Não sei.
Queria conhecer o plano administrativo de Carlos Augusto Montenegro, administrador experiente, ex-dirigente do Botafogo, para reerguer o clube.
Ha alguns meses atrás esse senhor dizia literalmente que o Flamengo era um clube de assassinos, que desconsiderava a vida humana.
Hoje, ele poderia nos mostrar seu business plan para um clube absolutamente falido voltar a principal divisao do futebol brasileiro. Ele que estava cheio de opinião, agora se esconde. Uma pena!
E seguimos como na foto, “em outro patamar”!
Lamentável a queda de um grande clube. O Futebol Carioca fica cada vez menor.
Mas, quem planta, colhe. Quem vive dia e noite destilando ódio contra o Flamengo, recusando alugar o “Vazião” por pura rivalidade idiota, quem contrata ex-jogador em atividade achando que vai alavancar o marketing do clube, merece esse castigo.
Boa sorte ao novo president do Botafogo, quem sabe ele não tira da cartola uma ideia genial pra trazê -lo de volta à série A, mesmo com a cota de TV caindo pra míseros 6 milhões.
Vai ter clássico na Segundona este ano, quem sabe até um triangular, se o “pojeto” não sair do papel.
Eu te entendo Kleber, isso com certeza nao mudou em vc c idade, vem mudando desde quando vc passou a ser dirigente e ter amigos em todos os clubes, poiss tenho um amigo q na nossa adolescência era Mengao fanático, Fla perdia ,ele chorava, tinha odio dos adversários. Ao virar adulto passou a ser tecnico de futebol e acabou o encanto, ainda torce p o Fla, mas ja não tem mais aquele romantismo do torcedor raiz, ru tenho ate hoje, amo demais i Mengao e seco todos os clubes , principalmente os do Rio. Eu que sei i que passei com o Botafogo de Rogério, Roberto, Jar, Gerson e PC. Era muita gozação, eu chorava, e depois daquele 6 a 0 com gol de letra do Jairzinho fui a nocaute. A geração Zico descontou tudo c juros e correção, e ate os 6 a 0 c sexto gol do meu amigo de sala de aula Andrade q por sinal era botafoguense quando garoto, nos devolvemos. Enfim , logico q quero ver muitos jogos entre o Mengao e Botafogo, Vasco, Flu be etc pq sao clássicos e é muito bom de se assistir, mas adoro ver o sofrimento deles na segundona e torço p cair p serie C. ABRAÇO !!
Palmeiras continua sem mundial.Rafael Carioca e Gignac dominaram os pepas ,jogou muito esse volante.Agora concentrar para logo mais.SRN
O Palmeiras continua sem mundial.
Que alívio, ao menos desse desgosto nós fomos poupados.
Poderemos continuar cantando ” lá la lá lá lá lá la ia lá lá lá la, o que ?
Completem aí!
A letra foi atualizada: ” O Palmeiras não tem Mundial, não tem Copinha nem chega à final!”
completando:
O Palmeiras não tem mundial, não tem copinha e não tem mundial.
Vai para o Catar e não chega a final.
kkkkkkkkk
🎵🎶🎵🎵 Quer dançar? Quer dançar? O tigrão vai te ensinar! 🎵🎵🎵🎶🎶🎵
🐯🐯🐯 comeu os 🐷🐷🐷
Obrigado Tigres por salvarem a maior piada do futebol MONDIAL.
Quando os amigos ficarem revoltados vendo um jogo do Flamengo na TV narrado pelo “sabe de quem” e comentado por Pedrinho e Roger Flores , lembrem-se que hoje os palmeirenses foram submetidos à humilhação suprema na eliminação do Mundial ao som de Cléber Machado, Caio Ribeiro e…Casão!
Triste né (pra eles, claro).
Obrigado Tigres por manter viva a maior zoação do Futebol Brasileiro .
Tudo muito bom, teremos pelo menos mais um ano com a piada mais clássica do futebol.
Mas vou parar com essa zoação, afinal quem joga daqui a pouco é o Flamengo e infelizmente não tenho segurança nenhuma em nossa atuação. Vem pedreira por aí.
Como sempre diz o Canhota: o jogo é jogado, lambari é pescado!
Vamos pra cima, definir no 1° tempo e administrar no segundo .
O adversário é um bom time, bem treinado pelo Barbieri, mas só tem um jogador de categoria, o Claudinho. Os demais são esforçados. Tivessem qualidade teriam ganho do Inter, do Palmeiras, etc…
Pra cima deles Mengô!
Fernando, amigo, o problema é que o bragantino mereceu a vitória contra o Inter e Palmeiras.
O colorado só ganhou do Bragantino pois a arbitragem colaborou e muito. Por isso considero eles o melhor time do returno.
Tarefa duríssima!
Tem razão Daniel, mas não venceu os dois jogos por falta de qualidade dos jogadores que estiveram cara a cara com.os goleiros nos dois jogos. Mesmo sendo garfado contra o Inter poderia ter vencido.
Mas o time é muito bem treinado, gosta de jogar e não fica atrás mesmo contra os grandes.
Hoje nossa principal preocupação, além do bom time do RB Bragantino é o nosso PREPARO FÍSICO.
Vamos com prudência, mas com fé.
Infelizmente não vamos ter a oportunidade de ver o Palmeiras jogar, provavelmente, contra o Bayern. Acredito que seria um passeio do time alemão. Se o todo poderoso Barcelona perdeu de 8×2, acho que o Palmeiras escapou de uma derrota certa e sabe-se lá de quanto. Mas seria uma excelente oportunidade para compararmos os dois estágios em que se encontram nosso futebol e o alemão.
Antes do jogo começar é bom deixar claro o absurdo de um jogo hoje, com o Internacional jogando no meio da semana.
Depois do resultado não adianta reclamar! Não estou vendo Landim mover um dedo contra esses absurdos.
Bragantino: “Hoje tem gol do Claudinho”, será que terá mala branca para entrarem com todo gás? Não sei, pois se acontecer, vai ocorrer por trás das cortinas. O que tenho certeza é que será um jogo pra lá de complicado, com o Flamengo recheado que sobrecarga física. Não sei se seria prudente manter Arão na zaga agora….
Bragantino é, sem dúvida, o melhor time do returno e mereceu ganhar do Inter inclusive, mas a malandragem dos juízes não permitiu. Outro absurdo.
Referendando, acho um jogo dificílimo.
Acho um absurdo jogar hoje, sendo que o Internacional só joga no meio de semana, ainda não vi Landim tomar uma providência contra isso, depois do jogo não adianta reclamar! Vejo o Flamengo cansado e, apesar de não parecer, vejo nossa defesa insegura. Não sei se valeria a pena deixar Arão na zaga hoje, é preciso prudência!
Olho no Claudinho!
Infelicidade, apesar de fazer um bom jogo no primeiro tempo, a situação se complica e o Flamengo não tem a mínima condição física para correr atrás do resultado.
Lamentável. Em todo segundo tempo do Fla o declínio é certo.
Flamengo pregado de cansaço.
Amigos, o campeonato acabou. Zero títulos.
Everton Ribeiro , Arrascaeta , Bruno Henrique e Gabigol não jogaram bem, mas foi o Isla que entregou o jogo. Rogério demorou para substituir. Perdemos gols e o time estava cansado.
PQP
Sofremos de SÍNDROME DA LIDERANÇA
Toda vez que temos a oportunidade, amarelamos.
Abraços.
Flamengo está como Mike Tyson no seu declínio. Se não definir logo vira presa fácil. O time tem entre 30/40 min de fôlego (já escrevi isso em outro post) para “gastar” entre os dois tempos. Contra o Grêmio segurou o primeiro tempo e deslanchou no segundo. Contra o Sport conseguiu dois gols. Já contra o Vasco e hoje faltou perna, pulmão e eficiência na conclusão. Perdemos os gols que nos compensariam a falta de preparo.
Agora é incrível que o pobre Barbieri consiga ter um time mais na mão e bem treinado que o milionário Flamengo…
A CONTRADICAO do cansaço do Flamengo.
O Ceni reclamou que o time do Flamengo está cansado e com poucos intervalos entre jogos.
Nesse caso então fazer os 11 jogadores JOGARem os 90 MINUTOS não faz o menor sentido. Se o time está cansado então OBVIAMENTE as SUBSTITUICOES mais CEDO são uma NECESSIDADE. Ou não?
Ficar vendo um time PERDENDO CHANCES de gols contínuas tendo um dos melhores DEFINIDORES do Brasil, Pedro, no banco e não colocá-lo em campo é bizarro.
Tudo que eu temia não aconteceu, o bragantino não assustou,tivemos inúmeras chances, mas os caras não conseguem fazer gol. Arrascaeta e BH péssimos, Isla horrível Vamos acreditar até o fim.
Os dirigentes DECRETAM a queda de seus clubes ao permitirem o ENDIVIDAMENTO.
A queda é apenas uma das consequencias. Times mal administrados FINANCEIRAMENTE não tem mais espaço no Futebol.
Cada cachorro que lamba a sua pica…meu foco é o Flamengo e o resto é o resto, foda-se eles.