Demos mole o ano inteiro. No Campeonato Brasileiro perdemos pontos inacreditáveis. Na Copa do Brasil, a proeza de ser eliminado pelo Athletico Paranaense, tomando de 3 a 0 em casa. E, na Libertadores, em falha individual grotesca, entregamos o caneco para o Palmeiras.
Se 2019 foi um ano mágico, 2021 foi um ano trágico, frustrante, onde o somatório incrível de erros, dentro e fora das quatro linhas, fez a alegria de atleticanos e palmeirenses.
O ano acabou! Com a vitória de 4 a 0, o Galo fez barba e cabelo, papando o Brasileiro e a Copa do Brasil. O bigode foi feito pelo Palmeiras, campeão da Libertadores.
Incrível a fase de Hulk, longe a melhor contratação da temporada.
Cuca arrumou bem demais este time do Atlético. Mexeu muito bem com as peças disponíveis. Cuca é um baita treinador.
E, apenas como lembrete, o Palmeiras eliminou o Galo na Libertadores surfando na onda do regulamento, por ter feito o gol fora de casa. E, não esquecendo que, em São Paulo, Hulk perdeu um pênalti. O Atlético sobrou na turma, e o Flamengo, com a folha mais cara do continente sul-americano, foi a mãe do ano…
Por aqui pintou a notícia de que Jorge Jesus será demitido pela direção do Benfica ainda esta semana. Mantive contato com o “doce e inesquecível Portuga”, que estava voltando para Lisboa, após vitória de 4 a 1, fora de casa. Disse nada saber sobre o que se comenta, além de reiterar que deseja continuar dirigindo o Benfica. Em síntese, só sairá se for por decisão dos dirigentes.
Vamos aguardar o noticiário. Na ação que vem por aí dos comandantes rubro-negros já poderemos ter uma noção aproximada do que nos aguarda em 2022. Pelas decisões tomadas neste ano, seja quem for o treinador, não será tão simples arrumar a casa. Optamos em dar continuidade com quem foi importante, mas pouco ou nada acrescentará no ano novo que vem por aí, além de comprometer a folha de pagamento, travando novos investimentos.
Tomara que eu esteja errado…
Kleber e amigos um único comentario: como conseguimos perder em casa por 3 a 0 para essa baba que é o Atlético Paranaense?
Somos a mãe, a avó , a bisavó do ano.
Vade retro 2021.
Conseguimos pq o Renato era o nosso técnico
Simples assim !
Abçs
Verdade Anderson….
SRN
Ae Kleber eh agir como engenheiro de obras prontas….aqui Qd se sugeriu Mariano pra lateral se dizia que Matheusinho estava pronto….Qd se dizia que precisava de goleiro,Diego Alves era o cara….Qd sugerimos o Nacho diziam pra que pois tinham joias como Lázaro pra entrar…..agora vir esse papo ae eh mt fácil….cuca eh tão bom que precisou sair e o Andrade fraquíssimo entrwr pra ganharmos em 2009….enquanto tivermos jogadores com pinta de craque como Vitor Gabriel e ramon não mudará nada….o discurso da geração 85 eh fácil replicar,difícil eh dar a solução
Na super Copa vai ter Flamengo e Atlético MG
Seremos massacrados
Nosso elenco hj esta esfacelado
Além do principal
COMANDO
Td que nos faltou em 2021
As minhas expectativas pra 2022 são as piores possíveis
Tendo que reconstruir o elenco e com a continuação do mesmo “,comando” ( ou falta dele no futebol,)
SRN
HC
Estão obsecado em buscar treinadores estrangeiros, na minha opinião se não conseguirmos o doce Portugal o melhor é tirar o Cuca do galo.Com uma cassetada matariamos 2 coelhos!
Está difícil até fazer comentários, vou esperar 2022.Feliz Natal e um ano repleto de muita saúde e alegrias o todos do Blog.
Desculpe quem discordar, mas não se abre mão de jogadores como os 3 citados da geração 85.
Claro que não precisam ser titular absolutos, mas em um ano com tantos jogos, precisaremos deles.
Ou alguém acha que,por exemplo, dá pra jogar contra o Boca na Argentina com Hugo, Ramon e João Gomes?
Pra mim Alvez é Filipe Luis São titulares. Diego Ribas segundo ou terceiro reserva.
Não é fácil achar goleiro e lateral. Muito menos com experiência de seleção
Exatamente
Luiz Felipe,
O problema é a “influência” que a geração de 85 atingiu dentro do clube… Dos três eu manteria apenas o Felipe Luiz, que julgo ser útil ao plantel. Já Diego Alves e Ribas tem muito pouco a oferecer ao elenco. O goleiro sofrendo com lesões e tomando gols cada vez mais defensáveis, e o meia totalmente inútil – basta ver que nada produziu durante o ano.
O Flamengo não pode ficar refém de ex-jogador. As vezes a renovação tem que acontecer na marra, pois do contrários estaremos discutindo esse mesmo assunto no final de 2022. Time de ponta não pode ter jogador decadente pela idade!
Concordo, Diego!
Seus 02 xarás, não têm mais nada a oferecer.
Aliás, um deles (o frangueiro) nunca teve.
Srn
O que seria essa influência de forma prática ?
Diogo,
Pelas notícias, eles influenciam em nome de treinadores, horário de treinamento, indicação de profissionais na preparação física. O preparador físico Rafael Winicki é amigo indicado do Diego Ribas, por exemplo.
Diogo, amigo,
Estamos falando sobre o tempo do verbo.
Diego Alves, já FOI sim, o cara!
Filipe Luiz, ja JOGOU sim, de terno.
Diego Ribas, um dia FOI importante.
Ninguém é eterno e todos fizeram aniversários…
Ess três jogadores que já foram muito importantes, tiveram seus contratos renovados, até dezembro de 2022. Os três, somados, representam parte significativa da folha, comprometendo, de forma óbvia, novos e importantes investimentos
Espero que tenha me feito entender. Não é comentar após o jogo. Ao contrário, até porque, já havia defendido aqui esta tese.
Forte abraço!
Kleber, o contrato da chamada “geração 85” não foi renovado até DEZ/2023?
Não sabia que foi até DEZ/2022…..
Dez 2022 !
Obrigado Anderson!
Caro Kleber,Filipe não eh problema basta que tenha alguém pra revezar com ele que NÃO é o ramon…jogador com a idade dele foi o segundo que mais atuou pela equipe o que já mostra erro…Ribas já eh reserva desde 2019,seria ele o problema principal mesmo?
Caro Kleber e amigos!
Vou começar pelo final. O ano de 2022 não será nada fácil. O estilo de contratação do Flamengo é recolher jogadores disponíveis em promoção no mercado, pouco importando suas fases. Quanto aos técnicos, salvo JJ, os que chegarem terão problemas com o atual elenco.
Quanto ao Galo eu acertei que goleava hoje. Errei o placar. Disse que seria 6 x 0.
O futebol não é feito de muita lógica, mas, está na cara que o Valentin é uma tentativa de extorsão as nossas inteligências e que esse atual Atlético PR pouco se pode esperar. Perder de 3 x 0 no Maracanã é algo que somente as zebras do futebol explicam.
Na próxima quarta-feira o Galo dará outra goleada e em 2022 junto com o Palmeiras deve disputar os grandes títulos. Nós vamos chegando por ali e certamente não teremos um time muito competitivo na questão física e isso fará da nossa equipe um time apenas para garantir vagas na libertadores.
Nós temos uma defesa cansada e de má fase individual não precisamos comentar o restante da equipe.
Tomara que mude. Tomara Deus que sim.
SRN e parabéns ao Galo.
É uma ofensa ao futebol perder esse título para um time do nível do atual Atlético PR.
Nós sofremos essa dor, infelizmente!
Após a conquista do Campeonato Brasileiro o Atlético-MG conquista o bicampeonato da milionária Copa do Brasil com uma goleada sobre o time do fraco Alberto Valentim. O fato de termos tomado um cacete de 3×0 em pleno Maracanã desse clube mostra o quanto nosso badalado Flamengo teve um ano absolutamente desastroso e desorganizado.
Impossível não sentir uma inveja colossal de ver o Palmeiras papando títulos e o Altético se inserindo no cenário nacional, ambos com investimentos que, ao que tudo indica, não vai parar nem tão cedo. A inveja ocorre pois eu tenho plena noção que, se tivéssemos uma mínima competência e organização no departamento de futebol, poderíamos ter levado esses títulos. Mas a realidade é que MERECIDAMENTE saímos com as mãos abanando cantando uma hegemonia que nunca atingimos, e infelizmente ainda tem gente que não desceu do pedestal.
VAMOS MARCAR UM CHURRASO PARA COMEMORAR? POIS É O QUE A DIRETORIA FEZ…..
Deixa para fazer churrasco depois de ter contratado o técnico, jogadores para compor o elenco e resolver todas as questões do futebol que fizeram o Flamengo ter um pífio desempenho em 2021, considerando sua folha de pagamento e seu elenco.Foi uma vergonha.
Amigo Kleber,
Já o tinha alertado, a diretoria do benfica, mesmo que seja derrotado pelo Porto, para taça de Portugal, nossa Copa do Brasil, e para o campeonato dia 30/12, não será demitido, tem crédito com a ADMINISTRAÇÃO, campeonato ainda vai na 14ª jornada, há mais 20 pela frente, não é hábito do Benfica demitir um treinador, muito menos foi o único treinador que nos deu mais títulos, o único em 2 anos seguidos estivemos numa final liga Europa, perdemos é verdade, uma contra Chelsea, e outra nos penalties, e roubados pelo juiz, contra o Sevilla, e já agora sabe quanto é que JJ com apuramento da Liga dos Campeões, e para as 8ªs de final de Liga campeão deu ao Benfica? 54.3 milhões euros em reais dá 380 milhões reais, fora a valorização dos atletas. O Darwin indicado por ele custou 24, já ofereceram 50, o Lucas Veríssimo custou 6 milhões, se vende fácil por 30/35. Tudo graças ao JJ, ao Mister. Onde ele põe a mão nasce grana.
Abraço
De fato o amigo tem total razão quando diz que JJ dá retorno financeiro e também no campo. Vários títulos. Pagar 3 milhões de euros para ele é até uma baba pelo retorno que ele dá.
Uma pena ele ter ido embora da forma que foi. Nunca saberemos se ele conseguiria repetir o feito do ano anterior.
Hoje com aquele time mais velho e sem algumas peças, fica difícil conjecturar se seria possível ganhar tantos títulos. Mas duvido que ele não levaria essa Libertadores.
Xico,
O JJ é um treinador de visão… Ele consegue ver jogadores em ligas menores que podem render bons frutos aos clubes. Basta ver o negócio fabuloso que foi a contratação do Pablo Marí. O espanhol foi comprado pelo Flamengo por 1.2 milhão de euros, em menos de um ano foi vendido ao Arsenal por 8 milhões de euros.
Os times portugueses vivem disso, inclusive. Contratam bons valores de divisões inferiores ou mercados mais “baratos”, depois revendem.
Aqui no Brasil essa é a visão de negócios do RB Bragantino. Comprar jogadores jovens dos times com a corda no pescoço e ganhar na revenda.
Concordo que o Atlético teve alguns pênaltis “estranhos “, mas vejo algumas pessoas querendo diminuir os títulos do Atlético. Os caras tem um time muito bom. Tem muito volume de jogo.
O tal do Hulk, cairia muito bem no Flamengo, mas , acharam caro e trouxeram o possante Kennedy e, super entregador de ouro do Andreas.
Pela primeira vez, depois da estruturação do Flamengo, estou pessimista com o ano que vem. Os Menin e a Leila irão injetar muita grana. Acho que financeiramente, não dá para acompanhar.
Se estivéssemos na final da CB e, jogássemos o que jogamos contra os porquinhos na final da libertadores, seríamos amassados pelo Atlético.
Espero que o Flamengo se reforce, para não passar vergonha na final da Supercopa do Brasil.
Enfim, vamos esperar.
SRN.
Paulo, concordo com você que, com pênaltis ou sem pênaltis estranhos, o Galo passaria o trator no Pathético e seria campeão brasileiro da mesma forma pois levou a competição a sério e tem um bom time.
Nada demais o time deles, entretanto.
Com base na Teoria da Conspiração, porém, há muito venho imaginando se o Cuca não treina esta jogadinha de levantar a bola na área na altura dos braços dos defensores, sabendo que aqui nesses várzea e principalmente depois do chute na porta dado pelo Rodrigo Caetano(que não deu em nada, impressionante!), toda bola na mão é pênalti. E há sempre um pênalti a favor do Atlético para “abrir os trabalhos” estando o jogo fácil (como o de hoje) ou enroscado como contra o Grêmio, Santos, Fluminense.
Pode até ser chororô de quem não teve competência para sequer dar um susto no Galo mas que a sequência de pênaltis marcados a favor deles é fora do comum, isso é.
Será que na Supercopa vai ter pênalti? Pra que lado?
Jogaremos a Supercopa e, caso sejamos vice, ganharemos uma bolada milionária.
Uma pergunta: se o JJ morrer, ficar doente ou se aposentar, o Flamengo acaba?
“se o JJ morrer, ficar doente ou se aposentar, o Flamengo acaba?”
Amigo Henrique, sua indagação é espetacular e pertinente. Essa “dependência” que temos de JJ mostra que a coisa mais importante que o Flamengo pode fazer é profissionalizar o seu departamento de futebol para que não ficássemos tão dependentes do português.
O problema é que diante de todos os erros físicos, táticos e de planejamento que tivemos internamente nos departamentos do futebol este ano, a diretoria resolve fazer um churrasco para comemorar o troféu “ganhou nada”.
Estamos longe de ter a melhor estrutura profissional do futebol do país e isso vem cobrando o seu preço. Estamos gastando rios de dinheiro com um elenco caríssimo para entregá-los para incompetência dentro do Ninho do Urubu. Teremos em 2022 um elenco envelhecido com os mesmos vícios dessa estrutura incompetente de futebol e enfrentaremos um Atlético e um Palmeiras cada vez mais fortalecidos.
Se eu não me engano, o campeão ganha R$ 5 milhões e o vice, R$ 2 milhões !
Mesmo prêmio pago deste ano !
Na maior das humildades possíveis, gostaria de mencionar um ponto importante:
Venha quem vier para o comando técnico, o mais importante é saber qual será sua equipe. Não vejo outra alternativa de sucesso se esta pessoa não vier com uma equipe bem robusta, é preciso com urgência rever a parte médica, fisiologia, nutrição, preparação física e de goleiros, analista de desempenho.
Além disso será preciso carta branca para bater de frente com os medalhões que sentaram no trono. Também é urgente o rejuvenescimento da equipe, principalmente nas laterais que ficaram sem pernas ao longo do ano. Se em 2021 o elenco morreu em outubro, em 2022 será ainda pior o calendário, com a copa do mundo achatando tudo.
Caso este novo corpo técnico venha do exterior (o mais provável) é fundamental que o Flamengo tenha no mínimo umas duas pessoas de sua equipe permanente acompanhando e aprendendo tudo. Desta forma ficará um legado, coisa que não ocorreu quando JJ partiu.
Bem , estas são as coisas que eu acho que acho.
BAP será candidato único nas eleições para o Conselho de Administração do Flamengo, dia 15.
Moysés Akerman desistiu de concorrer ao pleito.
Com isso, o dirigente( ?) deve deixar a vice-presidência de Relações Externas.
Bernardo Amaral e Cacau Cotta são nomes cotados
#FutGloboCBN
———————–
Não sei se choro ou se me desespero de vez !
ENGRAÇADO COMO SÃO AS COISAS ……..
Eu realmente não consigo entender as pessoas usando a palavra tragédia, para especificar o ano do Flamengo no futebol.
Ser vice da Libertadores, não é tragédia e nem vergonha
Ser vide do Brasileiro também não o é
Eliminado na Copa do Brasil numa semi final ? Acontece !
O que fica evidente é que podíamos ter feito melhor e ter sim efetividade!
Mas tragédia e vergonha, acho demais !
Incompetência é a melhor palavra e explica tudo !
Eu diria que não é tragédia, nem vergonha e nem incompetência.
Pq todas as metas estabelecidas no início de 2021 foram atingidas.
Simples assim.
Mas, porém, contudo… estamos inconformados com a performance esportiva e a falta de um grande título pq estávamos com a expectativa lá no outro patamar.
Temos que voltar a ter humildade!
Nosso time já não está no outro patamar desde 2020.
Parece que 2021 se passou exatamente após 2019, sem termos tido o 2020 que tanto tranco, perda…
Que 2022 seja um ano de passar a limpo 2021 e 2020. Pq parece ter faltado fazer esse “passar a limpo” em 2021 com relação a 2020.
A hegemonia que queremos construir precisa disso. E, ainda assim, precisamos de humildade, acima de tudo. Compreender que o time titular não pode ter mais em sua defesa (goleiro, laterais e zagueiros) tantos >32 anos. Para um time que ataca tanto, é preciso força física junto da experiência.
Anderson, o problema foi a expectativa criada. Se caíssemos nas oitavas da Libertadores e nas quartas da CB, como ano passado, ia doer mas…ferimentos leves.
Entregamos literalmente a paçoca na Libertadores, fomos eliminados por esse time medíocre do Pathético e fizemos campanha”Robin Hood” no o Brasileiro, que, apesar do time não jogar nada na reta final, dava pra ganhar.
Daí a tragédia, na minha opinião. Se usarmos como parâmetros a receita e as metas atingidas, nossos executivos foram brilhantes. Olhando pelo lado esportivo, medíocres.
E o Flamengo não é banco nem multinacional.
Anderson,
Acho que foi pelo nível de desempenho que PODERIA ser muito melhor, caso tivéssemos um treinador… Acredito que se o time estivesse BEM TREINADO, mas ainda assim perdesse as copas (por acaso do futebol) e ficasse brigando ponto a ponto com o Galo no brasileiro, a torcida não teria ficado com esse gosto de cocô na boca.
A sensação de tragédia é pelo fato de 99% da torcida e mídia esportiva terem apontado, meses antes da final da Libertadores, que aquele amontoado ia dar m… na hora decisiva.
Cuca ser chamado de “baita treinador”….
É por essa e outras que o futebol brasileiro vai do jeito que vai…
Não temos nenhum treinador que preste, nenhum….nosso futebol é medíocre e sem graça.
Mas por aqui, Joel Santana já foi enaltecido e chamado de treinador….. MISERICÓRDIA!!!
Concordo,cuca baita treinador kkkk esqueceram de 09…..comentar resultado eh mole
Técnico Renato Paiva foi campeão no Equador, ontem, contra Emelec.
Infelizmente você tem toda a razão!
Fomos uma Mãe 😠
Fausto, amigo,
Não entre nessa de achar que todo treinador brasileiro é um idiota de carteirinha. Cuca é um dos nossos melhores treinadores que vem evoluindo a olhos vistos. Entre todos os treinadores com quem convivi, foi o mais sensível e competente na montagem de elenco. Superou problemas pessoais, cresceu, amadureceu e, hoje, é, sim, um baita treinador. A meu conceito, o melhor entre todos os brasileiros.
Forte abraço!
Caro Kleber!
Concordo plenamente em relação ao Cuca. Até imaginava que o Renato seria o próximo técnico da seleção e hoje e se for um brasileiro, creio ser o Cuca o nome mais indicado.
Eu apostei minhas fichas no Ceni no Flamengo e continuo acreditando que ele será ainda mais reconhecido no futebol brasileiro além de uma promessa. No Brasil a cultura é pesada e a primeira vítima será sempre o técnico.
Paralelo as idas e vindas do nosso futebol, é preciso entender também o nível de consciência dos nossos atletas. Como disse o David Luis. É preciso treinar. É preciso se dedicar mais. Talvez todos os episódios que envolveram o Cuca numa suposta falta de gestão de grupo, talvez passe pela incapacidade dos atletas super bem pagos de recusarem a entender o seu papel de empregado de um clube.
Bastou Dorival Júnior peitar o Diego Alves para ser visto de uma forma negativa no Flamengo. Na época se desenhava um bom trabalho.
Em resumo: NÃO É FÁCIL SER TÉCNICO. Todos são de fases e vida curta e essa vida curta pode ser de fato causado pelos grupinhos formados nos ambientes de trabalho
O Flamengo que o diga! JJ, Dome, Ceni, Renato e o próximo.
Será que nenhum dirigente errou?
E as multas rescisórias?
Grande abraço
Não acho que fomos uma “Mãe” não, os outros é que foram mais competentes e mereceram. No Flamengo sempre que perder arrumamos milhões de defeitos e problemas e esquecemos algumas virtudes, principalmente a virtude do vencedor. O cavalo paraguaio esse ano foi muito bem, foi o mais perto de ganhar tudo que um clube chegou ultimamente. Se eles chegassem na final da libertadores também teriam ganho e o ano deles seria superior ao nosso de 2019. Agora eles se juntam ao Cruzeiro de 2003 como campeão da tríplice coroa nacional: , estadual, copa do Brasil e brasileirão. Falando de treinador eu vejo uma dicotomia muito grande na torcida do Flamengo. A grande maioria quer um treinador de conceitos modernos , estudioso e que jogue um futebol ofensivo. Mas querem o JJ de volta que em Portugal é conhecido como um treinador ultrapassado. Lembro de uma entrevista do JJ que ele disse que nunca tinha lido nenhum livro sobre táticas de futebol na vida, sobre futebol em geral, ele não é estudioso do futebol, nesta mesma entrevista ele disse que tudo que treina foi criado da cabeça dele. Isso não o torna incompetente porém deixa claro que ele não é esse treinador moderno que muitos dizem por aí. Comparando aqui no Brasil ele é como o Muricy Ramalho pro futebol brasileiro. Um treinador das antigas, competente mas que não usa conceitos modernos no futebol. O que aconteceu em 2019 não se repetirá novamente se o Jesus vier, entendam isso, 3 anos se passaram, os jogadores mudaram, envelheceram, os adversários melhoraram. Corre o risco de que se a equipe não for bem , parte da torcida esqueça o ano de 2019 e o encanto com o Jesus acabe. Eu prefiro deixar na história , registrado que o Flamengo teve um treinador português que em 1 ano ganhou mais títulos do que teve de derrotas, que jogou um futebol super eficiente, que fazia os adversários tremerem e comemorar empates como contra nós. Que Jesus fique lá e que consiga ganhar a Champions com o Benfica, que o Flamengo siga em frente sempre buscando o topo. Como disse aqui antes, eu ligaria pro Zidane pra saber se ele se interessaria em morar um tempo na América do Sul.
Presidente, mesmo sabendo que se o Atlético Mineiro vencesse seríamos nós seu adversario na disputa caça niquel, torci para o adversário deles. Não temos condições enfrentar o CAMPEÃO BRASILEIRO 2021. As campanhas de 21 pelo menos mostrou que n somos os melhores do país. Olha o banco do Atlético e até do Palmeiras e veja a diferença gigantesca. Eu correria para contratar um grande goleiro, pois o nosso joga poucas partidas, dois zagueiros, um lateral esquerdo e usaria o Filipe luis como meio campo. Contrataria um meio campista, e um atacante. Não adianta contratar bonzinho. Depois vc precisa escalar e daí vai ver o quanto é ruim. Rodrigo Caio e Diego Alves precisam mostrar que podem jogar futebol.
Amigos JJ é passado,o Flamengo é eterno.
Mandem embora a geração 01 que deve ser a do Vitor Gabriel e a geração 93 deve ser a do Rene e a geração 03 a do ramon ….todas péssimas e igualmente danosas
A geração 85 AINDA eh necessária pelo simples fato que diferente do Palmeiras e do galo NÃO temos elenco.teremos jogadores machucados por causa do dm fraco e do calendário insano e convocados :ae caso eles fossem embora aturaria e enfrentaríamos boca galo e palmeiras com Neneca ,ramon e Lázaro ou João Gomes ,grandes possantes que não jogam
No Cuiabá com todo respeito.óbvio que essa mudança tem ser feita mas aos poucos e tendo jogadores que cheguem pra assumir :não essas merdas tão amadas.
“Não entre nessa de achar que todo treinador brasileiro é um idiota de carteirinha.”
Não usei tal expressão “idiota”, jamais o faria. Tenho respeito pelas pessoas….
Disse que nossos técnicos são medíocres, aqueles que não são estão abaixo disso…
Basta ver o futebol apresentado…
Por falar em montagem de grupo, o Cuca era apaixonado pelo bravo Willians, jogador abaixo da mediocridade que ele garimpou e trouxe para o mengão…
Mas já tivemos toró, da Silva, Irineu, Marcinho, Val baiano, Bruninho entre outras pérolas, né…
O PODEROSO FLAMENGO!! TEM O MELHOR ELENCO DAS AMÉRICAS!
Renato Gaúcho, então técnico do Grêmio sintetizou em uma frase quão fácil seria jogar futebol bonito quando se tem um time de 200 milhões.
Caros rubro-negros, é sobre isso que abro discussão. Estávamos no ano de 2019 com Jorge Jesus, onde o esplêndido futebol, o futebol encantado do Flamengo deixou a todos, especialmente nós torcedores mais e mais apaixonados, com comentaristas dedicando horas diárias ao Flamengo, e inesperadamente veio a despedida de Jorge Jesus, mas aqui não desalojou o sentimento já instalado na torcida e nas bancadas das mídias futebolística, o sentimento do PODEROSO FLAMENGO, O MELHOR ELENCO DAS AMÉRICAS. J.J. partiu, mas o sentimento ficou.
O que Renato disse era corrente na imprensa, todos falavam com reverência, e mesmo, temor, se o adversário era o Flamengo, candidatissimo a ganhar tudo, presente em todas relações dos favoritos pela imprensa por MESES E ANOS, sentimento este que foi paulatinamente se incorporando e se fixou como uma certeza inabalável, o futebol do Flamengo é esplendoroso!! Lembram do áudio do jogador do Boa Vista?
Aí, meus amigos, aconteceu o que não poderia: Misturam esplendoroso com imbatível. Veio a soberba.
Quer me parecer, que essa contínua batida gerou o sentimento de hiper vaidade, do posso tudo, dormimos por anos sob o efeito paralisante de uma anestesia, onde o filtro era seleto, só se propagava os elogios da mídia, é o melhor elenco, é o favorito, até não se cuidarmos dos primeiros pontos perdidos e perdermos 17 pontos em campeonato de pontos corridos para os 05 (cinco) últimos colocados e perdermos uma Libertadores por uma falha individual muito elevada, dentre outras, uma escalação com base em histórico, como Everton Ribeiro colocar Michael no banco, estando este em melhor fase e o primeiro em triste momento, ora deveria jogar quem estava em melhor momento.
Presidente Kleber sempre disse que o Flamengo só perde para o Flamengo. Foi o que aconteceu.
Assim, se não estou equivocado, os bons números de 2019, em um futebol lindo e convincente que aterrorizava os adversários, se enraizou em fama no elenco, comentaristas e torcedores. Todos viviam 2019, todos ainda gritavam MISTER, MISTER, MISTER!!
E a diretoria? Cabia inteligência e experiência administrativa para espalhar no elenco um comportamento de humildade, pé no chão, freiar esse sentimento de Todo Poderoso, de Imbatível, mas o que sobrou foi soberba, vaidade em alto grau e omissão nos departamentos de futebol e saúde, além de péssimo relacionamento com a CBF, e triste relação com a imprensa, especialmente na tragédia no Ninho do Urubu que ceifou muitas vidas de garotos.
Dizem que ‘o jogo só termina quando acaba”. Os campeonatos, também!!
Hora de calçar as sandálias da humildade.
Prezados,
“Na última sexta-feira (10), o Maracanã iniciou o processo de reforma para a temporada 2022. Isso porque, o estádio adotará um dos sistemas mais tecnológicos do mundo ao instalar o gramado híbrido, ou seja, combinação de grama natural com fibras sintéticas.”
Finalmente vão reformar aquele pasto!