América-MG 1 x 2 Flamengo
Nosso “time alternativo”, de novo, demonstrou que se disputasse este Campeonato Brasileiro com outra camisa, a esta altura já teria vaga garantida para a próxima Libertadores, sem ter que passar pelo perrengue daquela fase inicial, visando classificação.
Vitória justíssima sobre o América Mineiro, onde nossa zaga teve atuação perfeita. Fabrício Bruno, nota 10.
E o Cebolinha, hein? Enquanto esteve bem fisicamente foi um azougue para seus marcadores. Marinho, não tão brilhante como Cebolinha, também foi bem.
Não há como se deixar de mencionar a atuação de Hugo. Duas defesas importantes e uma rebatida esquisita para dentro da área. No geral, boa atuação.
Sem a mínima intenção de provocar polêmica, no gol do América Mineiro, se a bola não toca no braço do jogador do clube mineiro, a jogada teria sequência completamente diferente. Até admito que não houve a intenção, mas como o braço mudou todo o curso da jogada que redundou em gol, acho que o toque deveria ter sido marcado.
A grande verdade é que a nossa cabeça está em outro lugar. Lá pelas tantas, recebi mensagem do grande rubro-negro Flávio Godinho, informando que o nosso adversário na final da Libertadores estava perdendo, embora jogando com todos os titulares.
Acho que Dorival acertou poupando para a final de sábado. Tivemos um ano com quantidade absurda de jogos, bem diferente do Athletico Paranaense. Arrascaeta, mais do que qualquer outro, precisa de uma paradinha. Ninguém é de ferro…
E pensar que antes de decidir esta Libertadores ainda teremos que jogar contra o Santos, já na terça-feira. Sugiro, além dos titulares, poupar também os reservas acima da média, a começar pelo Cebolinha…
Especialista em ESCANTEIO ?
O Zico era especialista em cobrar faltas é converter, o Gabigol é o especialista em converter pênaltis, e o MARINHO seria um especialista em bater escanteios ?
Escanteio batido pelo Marinho é meio gol. Os escanteios do Marinho são perfeitos. Escanteios como os dele eu só lembro do pé de anjo.
Verdade!
Kléber, os velhinhos tinham razão, era simples : Mão na bola: falta, bola na mão : nada.
Essa regra atual é ridícula! Se a bola bate na mão é vai para o gol é infração, no entanto se a bola bate na mão e vai em direção ao gol e então o companheiro corre e em cima da linha sem goleiro empurra para o gol , isso pode.
Ora bolas, a sequência do lance é que determina a infração?!?! Que loucura é essa?!?!!
O Flamengo já foi beneficiado por essa regra, o caso não é esse, a questão é que a regra é ridícula.
O que você acha?
Referente o jogo, fiquei feliz de ver a estreia no profissional do mais promissor jogador da base desde Vinícius Júnior, ou seja, Mateus Gonçalves.
Já comentei aqui no blog sobre isso algumas vezes, eu acompanho a base do futebol brasileiro pessoalmente, o moleque é do tipo exportação, tem tudo para virar craque, se vai “vingar” só o tempo dirá.
O França talvez se torne bom jogador, não será craque.
O Vitor Hugo é muito limitado, se virar um bom jogador profissional será uma grande surpresa.
Claro, torceremos por todos eles, quem sabe uma surpresa, como o João Gomes, que na base era fraquinho e agora é uma peça fundamental do time….
SRN
Adriano Xará,
Essa relação base-profissional é curiosa, Kaká foi reserva mtas vezes na base do SP, não era a estrela e virou o que virou…
O Gonçalves realmente promete mto, é mto mais talentoso que os demais.
SRN
Costumo acompanhar a base tb e, o Mateus Gonçalves é o que chama mais atenção. Tomara que ele jogue mais tempo contra o Santos e, espero que seja levado para a final da Libertadores, até para sentir o clima. Sei que tem outros jogadores na frente dele para entrar em caso de necessidade, mas não seria nenhum absurdo caso entrasse. O cara tem talento. Vide o aproveitamento de Vítor Roque do Athletico PR que jogará com apenas 17 anos. Logicamente foi aproveitado durante várias partidas no time principal paranaense e, já tem experiência.
SRN.
Adriano, amigo,
Antes era tâo simples. O árbitro marcava em função da
intenção. Mão na bola ou bola na mão.
Agora, um circo. Uma nova regra a cada quinze minutos…
Forte abraço!
NÃO TENHO MAIS NADA A ACRESCENTAR DEPOIS DOS COMENTÁRIOS ACIMA! SÓ UMA COISA EU FARIA NESTE JOGO CONTRA O SANTOS NA TERÇA-FEIRA: POUPARIA O CEBOLINHA E ATÉ O MARINHO POIS NO MEU ENTENDER É UM JOGO QUE PODEMOS VENCER COM A GAROTADA E SE NÃO VENCER NÃO VAI MUDAR NADA NO BRASILEIRO E QUANTO AO JOGO CONTRA O ATLÉTICO PR SERÁ MENOS TRANQUILO DO QUE O CONTRA O CORINTHIANS 🔴⚫️🙏
Esse time reserva do Flamengo fez 40 pontos em 19 jogos até aqui, se mantivesse essa média, faria 80 pontos em todo o Brasileiro sendo Campeão em quase todas as edições de pontos corridos… Curioso isso
Já ouvi que o Dorival pretende colocar alguns titulares na terça, porque 10 dias sem jogar é muito.
Pessoal, não sei se vcs repararam nisso, mas peguem as fotos de levantamento das taças recentes, da uma tristeza pelo menos em mim, essa da copa do Brasil mesmo, Diego e Diego Alves recebendo e levantando a taça, uns caras que não contribuíram em nada na conquista, e ídolos que venceram na raça em campo,
em segundo plano, quem tinha que erguer a taça é o Gabigol, o Pedro, arrascaeta, Davi Luiz, Santos. Mas Diego?
E reparem nas outras do brasileiro e libertadores, a mesma coisa ou até pior, piris da Mota, rodnei, Lincon, ridículo isso.
Concordo plenamente com vc. Foi o que falei com um amigo.
SRN.
Caro Wanderson, podemo até não gostar de time B, alternativo, ou seja lá o nome que se queira dar, mas é um fato que ao colocar esse time para jogar e descansar os outros, vc está contribuindo para as conquistas. Não acredito que até Jorge Jesus não fizesse algo parecido. Como nosso presidente sempre diz, nosso calendário é uma insanidade, não para nem em jogos da seleção. Os treinos físicos são muito fortes e uma sequência direta, sem descanso, acarretaria um DM lotado por lesões musculares. É chato, mas muito necessário, amigo.
No jogo de ontem, por exemplo, era nítido os destoamento entre alguns atletas. Só para citar um exemplo, vc deve se lembrar de uma bola que Mateus França recebeu sozinho num contra-ataque e o Marinho, ao lado dele, esperando para só empurrar a bola para as redes e o Mateus França conseguiu não fazer nada, nem chutou e nem passou a bola. A cara do Marinho disse tudo. Vitor Hugo não acertava nada, nem passes de meio metro. Mateusinho é o novo Ruindinei na fase negra. MAS, se não fosse eles, correriamos o risco de ter que escalar os titulares e algo ruim acontecer. Viu como o time do América estava ganhando todas divididas? Para eles, sim, era jogo de vida ou morte. Para nós, até se tivessemos perdido, não faria muita diferença no campeonato. É um luxo estarmos no G4 com um time misto. Não sou fã do Dorival, mas não posso deixar de reconhecer o bom trabalho que vem fazendo.
E também não podemos ser injustos, afinal, eles deram sua contribuição para os títulos de 2019 e 2020. Que eles também se deliciem com as conquistas.
E lembre-se que para o próximo ano, muitos desse elenco atual estarão de partida. Inclusive esses citados por você.
Então, faça como eles. Comemore tbm mais título.
Os caras estão dando uma moral para o Ribas e o Alves que estão no dead line de suas carreiras.
A gente não pode esquecer a contribuição histórica desses caras!
Ribas por exemplo foi marco na passagem de nível daquele time de 2016, com ele o time mudou de perspectiva, além do passe histórico que ele deu para o Gabigol na final da Libertadores, além de todo o seu amor declarado em palavras e ações pelo clube.
Vamos reconhecer.
Outra imagem
Concordo inteiramente com você, Wanderson.
Já é uma ignomínia que esses trais elementos, os tais dois diegos, estejam, ainda, sendo pagos milionariamente por nós (para nada fazerem e só pertubarem, líderes das panelas que são), quanto mais deixá-los levantar uma taça para a qual em nada, literalmente em nada, contribuíram.
Pelo contrário, só atrapalharam com as suas fofoquinhas, em suas panelas, nos vestiários.
Não vejo a hora deles partirem.
SRNs
Como perguntaria nosso querido companheiro Nino: Cadê o nórdico de Angra?
Estamos sentindo falta de suas ponderações sobre nosso bem comum.
Vms fazer uma varredura nas biroscas de Angra, certamente ele aparecerá. rs
E o assunto estádio murchou. Será que desistiram dessa ideia?
Nenhum clube brasileiro, com o dólar alto como está, pode construir estádio com recursos próprios. A não ser em sociedade com prazo determinado como o Palmeiras. Mais importante do que construir é obter apoio na Alerj e conseguir o estádio por 30 anos ou então fazer uma proposta séria de compra do Maracanã. Alguém tempos atrás afirmou ao GE que o estádio valheria 2,2 a 2,5 bilhões. Sem o Flamengo não tem como alguém adquirir ou arrendar o estádio. Seria o ideal
Dalmir,
A viabilidade financeira para o Flamengo esta disponível, e o clube esta se dando ao luxo de dispensar algumas possibilidades como “venda de cadeiras cativas” que renderiam 800mi, “parceria empresarial”, “venda de seus ativos nesse Banco Virtual” (Arapuca Financeira sem valor real e sem ativos reais de um banco).
Estima-se que se o clube lançasse mão de todos os seus recursos, raspasse o fundo da panela a alocação de recursos disponíveis bateriam os 5bi.
Mas ai é aquilo, endividamento, perda de receitas, não contratações etc.
Então o assunto precisa ser bem discutido para não virar uma Arena Corinthians.
Helder,
Um projeto com esse não pode ter as suas etapas ou até mesmo a visibilidade das negociações publicadas como um big brother como seria o nosso desejo, dada a ansiedade que nos bate sobre o tema.
O que esta pegando em minha opinião são a contaminação do terreno, os alvarás atuais do local e o nosso querido prefeito mutilando o terreno com o terminal rodoviário Gentileza (Projeto BRT na Avenida Brasil que esta parado a mais de 10 anos).
Amigos da GLORIOSA NAÇÃO
Eu estava aguardando a postagem do Presidente KL, prometida logo após a vitória da Copa do Brasil, para então comentar. Entretanto, tenho visto notícias – que óbviamente só podem ser esta nova modalidade de mentiras, chamada “fake news”- dando conta de que nosso técnico deverá escalar 5 ou 6 titulares, entre eles o único goleiro que temos, no jogo contra o Santos, que vem mordido e babando para conseguir pontos.
Como tenho quase certeza que nosso técnico seria prudente o suficiente para não contar com a sorte, por favor, me confirmem tratar-se de intrigas de nossos inimigos e não apenas adversários
Ontem acompanhei ao jogo in loco e como a torcida estava feliz com o título de quarta não se descreve. Cebolinha e Fabrício Bruno foram os melhores em campo, Marinho esforçado, Matheus França fominha, Victor Hugo vagalume, Hugo inseguro, João Gomes pela direita abaixo da sua média. Mesmo assim o Flamengo foi dominante e poderia ter feito mais 3 no mínimo. Noite feliz! Mengoooo!
SRN
Eu também estive no estádio, Paulo.
E concordo 100% com a avaliação que você faz das atuações dos nossos.
Uma questão: alguém aqui do blog saberia me explicar o porquê de termos ido sem o lateral-direito Wesley? Ele não foi, sequer, relacionado.
Estaria contundido?
Fomos sem reserva para a lateral-direita, e era a ocasião de pouparmos, aos 15′ do segundo tempo, um reserva importante do primeiro time tal qual é o Matheuzinho.
” (…) Cebolinha e Fabrício Bruno foram os melhores em campo, Marinho esforçado, Matheus França fominha, Victor Hugo vagalume, Hugo inseguro, João Gomes pela direita abaixo da sua média (…)”
Perfeito!
SRNs
Vejam como é impressionante a raça rubro-negra. Ontem à noite, sábado, nada menos que 8 jogadores do sub-20 que jogaram hoje, domingo, no Piauí, estavam em Belo Horizonte : Diegão, Cleiton, ZéWelinton, IgorJesus, MatheusGonçalves, Werton, KaykeDavid e RyanLuka. Sendo que IgorJesus e MatheusGonçalves chegaram a jogar, poucos minutos, mas jogaram.
“Flamengo vence o Fluminense-PI mais uma vez e se classifica para semifinal da Copa do Brasil sub-20 Zé Welinton garantiu a vitória em linda cobrança de falta. Adversário na próxima fase sai do duelo Ceará x Cruzeiro A equipe sub-20 do Flamengo venceu por 1 a 0 o Fluminense-PI, neste domingo, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, e assegurou a classificação para a semifinal da Copa do Brasil da categoria. A equipe rubro-negra já havia vencido a partida de ida, na Gávea, por 3 a 1. Escalação do Flamengo: Kauã Santos, Wesley (Otavio), Diego, Cleiton, Zé Welinton (Marcos Paulo); Igor Jesus (André Junior), Evertton, Matheus Gonçalves (Petterson); Werton, Kayke David (Dudu) e Ryan Luka (André Luiz)”
Já os chilenos, Pulgar e Vidal, e o uruguaio Varela…
Amigo Andre
Esse Zé Wellinton, já tenho postado aqui, trata-se de uma grande promessa. Veja que superou o bom Marcos Paulo e tornou-se titular, embora tenha apenas 17 anos. Alem de habilidoso, é raçudo e ainda cobra faltas muito bem(já fez outros gols de faltas), enquanto isso os detratores da base falam em contratar substituto para o F. Luis…
Sou testemunha disso, amigo Marcio. Você, desde há muito, aponta para essas qualidades do ZéWelinton.
SRNs
Louvável o que faz o Dorival Jr no Flamengo ao trabalhar com dois times. O time B inclusive joga diferente até pelas características dos jogadores, especialmente os dois pontas. Vi o jogo sem tanta atenção e confesso que fiquei surpreso pela vitória, principalmente quando vi a escalação com Hugo no gol (pelo menos é melhor que o Diego Alves, mas ambos bem abaixo do Santos) e Diego no meio. Ainda assim, nossa zaga muito bem e os garotos mostrando bola.
Contra o Santos, na terça-feira, usaria força máxima exceto os machucados e mais velhinhos, ou seja, Santos, Rodinei, Fabricio Bruno, Leo Pereira e Ayrton Lucas; Gomes, Pulgar, ER7; Gabigol, Pedro e Cebolinha.
Henrique, é inegável que Dorival Jr melhorou o Flamengo e é responsável direto por todas as taças que o Flamengo levar Gávea em 2022 e, sim, concordo muito que a opção pelo “time B” não só foi uma excelente ideia como não pode ser descartada para os anos seguintes, mesmo se Dorival resolver sair (ou se for “saído” no futuro). O time B, para mais do que permitir que tenhamos um time inteiro em condição de jogo, permite que tenhamos alternativas interessantes para casos de lesão, suspensão ou convocação de atletas do time A. Destaco, por exemplo, o Fabrício Bruno e o Cebolinha. São jogadores que podem, inclusive, ser utilizados na final da Libertadores, caso necessário, para se mudar o jogo.
É também sempre importante ressaltar que o pensamento de ter sempre o melhor 11 é, já na teoria, equivocado. Em cenário nenhum possível um time vai pro jogo com 11 e vai terminar o jogo com os mesmos 11 e repetir isso durante, nesse ano, quase OITENTA jogos. É óbvio ululante que isso é impossível. Um time tem que ter, ao menos, 16 atletas “titulares” preparados para cada jogo, os 11 iniciais, mais os 5 possíveis substitutos. Isso estabiliza a curva de rendimento dos atletas e do time em uma partida e ao longo do ano. Para garantir isso, o time B ter ritmo de jogo e até mesmo jogar com outra formação é essencial. E, nesse caso, o time B também precisa de 16 jogadores por partida, ou nossas alternativas acabam por não estarem na melhor forma.
Apesar de achar o time do Santos um tanto “arame liso”, inexperiente, fraco e não violento, penso que escalar titulares importantes na semana do jogo mais importante do ano é uma situação de pensamentos conflitantes. Por um lado, está o ritmo de jogo. Por outro, o risco de uma lesão num jogo em que nada essencial está em jogo. Veja os casos do Vidal e do Arrascaeta. Com a ajuda divina, a lesão do Thiago Maia não foi grave, mas imagine o caso de perdermos para sábado o goleiro Santos, o Gomes, o ER7, o Gabigol ou o Pedro? Novamente: eu entendo a questão do ritmo de jogo, mas acho que o time está bem nesse aspecto e apresentou desgaste no segundo tempo da final da Copa do Brasil, logo, seria mais prudente pensar em recuperação e treinamento de alguma variação tática possível para sábado.
Penso que o Flamengo precisa ter um goleiro reserva com ritmo de jogo e, como o Hugo jogou a última partida e é mais novo que DA, que seja ele. Com isso, com a lesão do Varela e as disponibilidades para o jogo, eu iria para o Brasileiro com:
Hugo, Matheuzinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; Pulgar, Vitor Hugo e Matheus Gonçalves; Cebolinha, Marinho e Matheus França
Obviamente que o Dorival, se optar por uma formação parecida com a que sugiro, vai preferir o Diego Giras ao Matheus Gonçalves, afinal, quem tem dúvida de que, se o Flamengo estiver com o jogo ganho no sábado, o Giras vai entrar no fim do jogo?
Que venha o Santos, que ganhemos o jogo, independentemente de quem joga e que o Flamengo esteja num grande dia sábado e não permita que o Pathético Sinthético sequer perceba que esteja em campo numa final de Libertadores…
SRN8!
Ele já adiantou que jogarão 4 ou 5 titulares. Gabigol e Leo Pereira quase certos. O risco de lesão pode acontecer num treino (vide Emerson na Copa 2002), acidente doméstico (Arão 2021), entre outros locais e situações. Dorival citou também ritmo de jogo, etc, pois às vezes muito tempo parado é ruim. Enfim, vamos aguardar e torcer.
Para 2023, o planejamento é outro até pelo fato de finalmente a temporada ser normal e os trabalhos começarem ainda em dezembro ou começo de janeiro mesmo. Vai dar tempo para pre-temporada, treinos, carioquinha, contratações, renovação do elenco (saem Diego, Diego Alves, Rodinei no mínimo).
Sei que é futebol e jogo único, mas só uma catástrofe para o Flamengo não atropelar o Atlético-PR. Felipão deve vir todo atrás e descendo a porrada. Se toma um gol no começo, haja vista que o Flamengo deve montar uma blitz inicial, já pode tirar a cerveja do congelador e começar a festa.
Henrique, sim, acidentes acontecem em qualquer lugar, mas vamos concordar que é muito mais provável durante uma partida de futebol? O resto pode acontecer, mas tem menos probabilidade e normalmente menores os efeitos.
Para 2023, a confirmar, já poderemos iniciar a pré-temporada em 2022, pois há grandes chances de termos o Mundial já em fevereiro e aí temos que estar preparados o quanto antes. E aí que se dane carioqueta. Mudanças no elenco, de certo, só as saídas já citadas, de resto, só chutes. Mas, saia quem sair, chegue quem chegar, fato é que o time precisa estar pronto pro Mundial.
Acho que nem o próprio Pathético e seus torcedores realmente acreditam que podem superar o Flamengo num dia “normal”. A aposta deles é por um dia “abaixo” ou por algum desalinhamento do universo que nos afete, mas, nas CNTP, é Flamengo e a arcoirisada inteira sabe e morre de raiva disso!
SRN8!
Marcus, é o seguinte:
O nosso elenco é muito bom meu caro!
O único que não conseguiu jogar nada com ele foi o Paulo Souza!
Com Domme não se estabilizou, Renato durou pouco, Ceni foi campeão e com Dorival esta funcionando razoavelmente.
Então o que a gente vê? Se o técnico tiver o mínimo de equilíbrio na gestão do grupo, tiver ao menos um esquema tático que funcione bem definido e não inventar, esse time joga!
O Dorival tem qualidades e limitações gritantes!
– O sistema de marcação na 2a linha é frouxo, sem o João Gome inexiste.
– O sistema de marcação da 1a linha funciona pouco, pq a 2a linha joga recuada quase colada na 1a linha.
– Dorival não tem variação do seu sistema de jogo.
– Dorival não tem variação da dinâmica e intensidade do seu sistema de jogo.
– Dorival demora muito a tomar alguma medida corretiva mesmo quando o problema é gritantemente visível.
Enfim, Dorival é sim um bom técnico mas as deficiências nos últimos jogos tem deixado claro que é necessário melhorias, mas como?
Para mim só existiria uma possibilidade viável, que seria a contratação de um novo auxiliar técnico para o ajudar! Mas como se o auxiliar dele é o próprio filho?
Isso teria que ser uma coisa que partisse do próprio técnico, portanto esta fora de questão!
Não é crível que o time seja encaixotado sem soluções com um elenco desse, como o que se viu em jogos contra o SPFC lá pela Copa, Palmeiras lá BRão, e agora contra o Corinthians aqui.
“O sistema de marcação da 1a linha funciona pouco, pq a 2a linha joga recuada quase colada na 3a linha (última da zaga).”
Nino, concordo com os seus pontos e acho que a resposta à pergunta “Enfim, Dorival é sim um bom técnico mas as deficiências nos últimos jogos tem deixado claro que é necessário melhorias, mas como?” poderia ser respondida idealmente dessa forma:
Com um treinador melhor.
O problema é que essa resposta gera novas perguntas, obviamente a primeira: “Quem é melhor que Dorival?”. Aí depende muito… alguém levava fé em JJ quando ele chegou? Não creio. Acho que, na melhor hipótese, deram a ele algum crédito, já que ele era o substituto de um achincalhado Abel Braga. E a maioria inclusive não achava o Abelão um bom treinador no fim de 2018? Até pode ser que não, já que muitos preferiam o Renight Gaúcho. Qual dos 2 daria errado na teoria? E qual deu certo na prática? Pois é…
A questão que EU defendo é que o Flamengo precisa ter profissionalismo em todas as áreas do clube, logo, ter os melhores profissionais em cada área, dentro e fora do campo. Isso significa, mais especificamente no campo, treinador, comissão técnica, auxiliares, etc. que sejam top de linha – claro, dentro daquilo que a austeridade financeira possa pagar. Não adianta querer o Guardiola pq não vai conseguir bancar. Outra coisa é ter um elenco cada vez mais qualificado, seja com jogadores de carreira consolidada, seja com uma busca adequada do scout e até mesmo com a base, tudo em prol de termos os melhores jogadores possíveis no elenco. Com jogadores capazes, preparados e bem treinados, cada vez menor a chance de se deixar as brechas existentes no sistema de jogo. O treinador também deve ser capaz de identificar os problemas inclusive durante o jogo e tomar atitudes que objetivamente resolvam os problemas enfrentados, com trocas no time ou apenas ajustes táticos. Mas, para isso, o melhor profissional precisa estar disponível nos treinamentos e na beira do campo.
SRN8!
Pulgar e Vidal, chilenos, e , ao menos o segundo, com salário altíssimo, desproporcional.
Já o Varela é uruguaio. Menos mal.
Todos os três contundidos e não jogam hoje.
Quantos minutos jogaram esses caras até agora?
Verifiquem a relação custo/benefício.
Não teriam sido mais umas das aquisições equivocadas da diretoria de futebol?
SRNs
Kleber, a Commebol não entrega os pontos!
Decidiram que a próxima final terão oficialmente uma sede alternativa, um plano B.
Isso não resolve o principal problema, que é o deslocamento e hotéis.
Sinceramente, esse modelo só funcionaria no Brasil, Argentina, Uruguai e talvez Chile. Os outros países, sem time local envolvido na decisão é garantia de estádios vazios.
Parece que ainda terão que aprender mais um pouco.
#ChoraNeto
bua, , bua, bua !!!!!!!
kkkkkkkkkk
Pelo que o repórter Cae Mota, da Globo.com, postou, o time será: Santos, Matheuzinho, David Luiz, Pablo e Ayrton Lucas (Filipe Luis); Pulgar, Victor Hugo e ER7; Marinho, Pedro e Cebolinha.
Gabigol tá gripado e há dúvida sobre Filipe Luis ou Ayrton.