O Dia da Polêmica

1 – Gilmar Rinaldi e Dunga, demitidos. Certo ou errado?

2 – Tite Chegando. Esta é a melhor opção?

3 – Além de Tite, que treinador brasileiro mereceria dirigir a nossa seleção?

4 – Mozer foi contratado para fazer o elo entre Direção/Comissão Técnica e jogadores, além de dar mais vida ao vestiário rubro-negro que, segundo dizem, está fraco na animação. Que tal, gostou?

5 – Mozer chegou dando força ao treinador Zé Ricardo, enquanto o presidente, mais ponderado, afirma que o assunto está sendo analisado com calma. Qual dos dois raciocínios é mais coerente com a realidade rubro-negra?

Vou começar:


(Foto: Ricardo Moraes - Reuters)

(Foto: Ricardo Moraes – Reuters)

1 – Conforme já havia dito no post de ontem, o momento requer mudança no futebol brasileiro. A hora de mudar era essa mesmo.


2 – Tite virou quase que uma unanimidade nacional, muito embora Nelson Rodrigues sempre tenha defendido a tese de que “toda unanimidade é burra”… Brincadeira à parte, me parece uma escolha óbvia.


Cuca Levir Zico3 – Essa é quase uma pegadinha. Com certeza muitos nomes serão mencionados. Dos treinadores em atividade no Brasil, deixa eu ver… difícil… mas para não ficar em cima do muro, vou citar dois: Cuca e Levir Culpi. Dos treinadores brasileiros no exterior, Zico.


Fabio Luciano4 – Embora a maioria das pessoas não entenda, até porque esta é a parte íntima do futebol, um bom “vestiário”, isto é, quando o fator emocional é pra cima momentos antes do jogo, é muito importante. Na minha passagem pelo futebol, o campeão do mundo em vestiário foi Fábio Luciano, e não tenho nenhuma dúvida em afirmar que, a ele, neste aspecto, devemos muitas vitórias. Portanto, se o” vestiário” precisava de energia, a providência foi válida. Com relação ao escolhido, no caso Mozer, Flávio Godinho consumou a contratação após ouvir alguns jogadores que com ele atuaram.


(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

5 – A colocação do presidente, não tenho nenhuma dúvida, se encaixa melhor à nossa realidade. Claro que a intenção de Mozer, dando força ao treinador Zé Ricardo, foi a melhor possível, mas a esta altura do campeonato o melhor é não se comprometer, pois o futuro é incerto e duvidoso…

Agora, é com vocês…