Primeiro sugiro catar os cacos, isto é, tentar entender o desastre de ontem. Nada melhor do que o tempo para que se reflita o suficiente e, como consequência, entender que o emocional é o inimigo número um do bom senso e do equilíbrio.
A frustração de ontem foi tão grande que explica a maioria das reações, através dos comentários dos companheiros rubro-negros deste blog e, minha também. Como não conseguia dormir, li e reli os comentários, tempo suficiente para entender que todos nós, traídos pelo emocional, pintamos o diabo mais vermelho do que realmente ele merecia.
Quando falo no “diabo”, não estou me referindo a uma só pessoa. O “diabo” pode ser qualquer um, jogador, treinador, ou dirigente, até porque, nos comentários de ontem para hoje, “sobrou” para quase todo o elenco, para o treinador, e também para os dirigentes.
Vou começar a minha avaliação pessoal, agora mais sereno, do treinador. Li vários comentários em que a síntese era a de que Zé Ricardo não é treinador para o Flamengo e, estou muito à vontade pois todos sabem da minha premissa de que o treinador tem que ter um tamanho compatível com o Flamengo.
Quando assumiu, Zé Ricardo era do tamanho de uma pulga diante do maior gigante do futebol brasileiro. Hoje, se não é um elefante, também não é um gatinho. Zé Ricardo cresceu, amadureceu, no colo do gigante, colo este, impaciente para ninar e ensinar os caminhos das conquistas, mas ante o imprevisto em determinado momento, foi ele a melhor solução.
Enfim, aqui já disse que, embora discorde de qualquer treinador aprender o ofício no Flamengo, reconheço que, em função do ocorrido com Muricy, e pela disponibilidade que o mercado oferecia, os dirigentes não tinham outra alternativa. Só que, pelos resultados, o interino foi efetivado e, mais uma vez os dirigentes acertaram.
Nesse período de indefinição, até agora, o Flamengo consolidou com excelentes resultados a sua melhor campanha ao longo de muitos anos no campeonato brasileiro. Após uma longa invencibilidade que, se não me equivoco de 10 jogos, galgou a condição de vice-líder e, mesmo após a derrota de ontem, continua na mesma posição.
Há quem abomine a presença de Gabriel no time e, há quem não entenda o fato de Mancuello não ser titular. Respeito estas opiniões, mas faço a seguinte indagação: que jogador Zé Ricardo indicou e que foi contratado? O que quero dizer com isso? Que, sem ter tido o direito de qualquer indicação, trabalhando com o material humano que encontrou, o resultado, até agora, está muitíssimo acima do que os mais otimistas poderiam esperar.
E querem saber mais: acho que Zé Ricardo está tirando água de pedra. Neste rodízio que vem acontecendo, vai injetando confiança até em quem não tem bola suficiente para acreditar em si mesmo.
Sei que vou contrariar muitos companheiros, mas me reservo o direito de ter uma opinião definitiva sobre Zé Ricardo na virada do primeiro para o segundo semestre de 2017, após o novo elenco ter sido montado e, com o trabalho em pleno andamento. Sem saber o que ainda virá neste campeonato, de forma convicta, afirmo que Zé Ricardo já fez por merecer que nele se aposte para um ano novo de muitas conquistas.
Agora, o elenco.
O Flamengo tem um goleiro que, entre os de bom nível, é igual. Nem melhor, nem pior.
Como é que posso deixar de afirmar que Pará se superou e queimou a minha língua, e a de muitos companheiros?
Rever e Rafael Vaz exorcizaram a praga dos zagueiros que entregavam os jogos.
Jorge, alterna momentos brilhantes com sonolência, é verdade. Mas, há outro para se colocar na lateral esquerda melhor do que ele?
Do meio para frente, só há um jogador inquestionável, que é Diego. William Arão, passou perto. É quase inquestionável. Marcio Araújo, como marcador, até porque não há outro, tem a confiança deste treinador e de todos os outros que por lá passaram. Everton, vem a seguir e, seu maior mérito é a regularidade – e ponto.
A partir daí a procura incessante pelo ideal, onde por flagrante deficiência técnica, entra um e no jogo seguinte sai, para outro entrar. E, isto também vale para Guerrero que não consegue equilibrar fama e custo, com produção. E, ante deficiência flagrante, principalmente no ataque, o treinador que se vire nos trinta…
Após catar os cacos, vamos contar os cacos. Faltam sete jogos para cada clube, num total de 21 pontos possíveis. O Flamengo está quatro pontos atrás do líder do campeonato, portanto, matematicamente é absolutamente possível. E, esta possibilidade começa na cabeça e na alma de cada torcedor. Já vi o Flamengo conquistar títulos com times questionáveis. Já vi e vivenciei verdadeiros milagres, como o de fugir do rebaixamento em 2005. Como também já vi título perdido quando já estava “no papo”.
Já vi de tudo e, tudo é possível em se tratando de Flamengo. Estamos em uma reta final, com a possibilidade, embora neste momento difícil, de conquistar o título de campeão brasileiro. Uma vitória aqui e uma derrota do Palmeiras, muda tudo. E, por favor, para isto acontecer, acreditar é fundamental. É possível, SIM!!!
Proponho uma trégua nas cornetadas até segunda ordem. O treinador, questionado por alguns companheiros, precisa de um mínimo de paz para tentar arrumar a casa, muito embora não tenha ele sequer sugerido qualquer item do mobiliário…
Vamos dar força. Vamos emprestar a nossa energia há cada jogo que falta, a começar por este domingo que se anuncia mágico pelo reencontro do time, e nosso, com o Maracanã.
Vamos dar uma força?
Apesar de todas as críticas (e a maioria são corretas), Zé Ricardo merece muito um belo elogio para seu trabalho este ano! Além de ser uma pessoa gente muito boa.
Me desculpem mas a minha opinião de elenco tem algumas críticas:
Goleiro: precisamos de um cascudo urgente para a libertadores
Lateral: por mais que o Pará tenha se superado, Rodinei continuaria sendo o melhor da posição para mim, meu titular sem dúvidas.
Volante: Libertadores com Márcio Araujo????? Aguardem
Meias: temos excelentes meias porém só 1 joga (Diego), o Zé não consegue colocar ou o Alan ou o Mancuello para ajudar ele.
Centroavante: Talvez esteja na hora de buscar novos ares
Caro Kleber Leite, pau no lombo do treinador, afinal ele ainda não tem grife, a turma gosta de uma grife, vide o Diego e suas mais do que benevolentes notas, ontem como o time perdeu, alguns ainda lhe deram notas baixas, mas que futebol melhor do que o de ontem o Diego vem jogando. Ele se limita a dominar e tocar a bola, não erra passes dizem alguns, porém seus passes são laterais, nunca ousa a jogada decisiva, poucas definições, assistências diminutas, mas na hora das notas e tome de 8, 8,5 , 9 e até 10. São as notas não no futebol apresentado pelo Diego, mas na grife que ele representa. Lá no fraco futebol grego, o Diego foi relegado a um segundo plano, saiu gratuitamente para o Flamengo, o temor é que já seja um ex jogador em atividade. Mas pode crer, ainda vai ter muito torcedor que irá demorar a observar isso.
Só vão entender que perder pro inter lá é tão normal quanto ganhar deles no RJ apó ele tirar pontos preciosos do palmeiras na casa deles!!! Resultado normal, em Ze de tarde infeliz, everton de tarde infeliz, diego de tarde infeliz!!! E torcida e time gaucho em perfeits sintonia!! Resultado esperado, so quem tem sindrome de megalomania nao acha normal perder pro inter lá com casa cheia e que nao perde a 3 jogos em casa!!! Seguimos na briga!!! 3 jogos atras disse que palmeiras precisa abrir 6 pontos ate o jogo flamengo e atletico mg!!! Caso nao faca o titulo eh nosso!!!
Acredito no Flamengo! Em 2009, na rodada 32, o Flamengo havia perdido por dois a zero para o Barueri, ficando há seis pontos do líder Palmeiras que tinha 57 pontos e o Flamengo com 51. Uma derrota ou empate do Palmeiras muda tudo, mas o Flamengo não pode perder mais como em 2009, perdemos ontem e podíamos perder como contra o Barueri em 2009!
Zé Ricardo está pegando experiência no campeonato e comete erros pela falta de experiência, mas temos que dar força e acreditar, pois jogamos melhor que o Palmeiras!
Com certeza o Zé Ricardo teve sua parcela de culpa na derrota de ontem.
Entretanto possui saldo positivo pelo que o Fla tem feito no campeonato.
Minha maior preocupação é que desde a partida contra o Palmeiras o nosso time não tem jogado bem, parede que os demais adversários encontraram formas de neutralizar a nossa tática.
Finalizando acho o nosso elenco atual no máximo bom.
Nos falta mais qualidade e acima de tudo, jogadores que decidam jogos.
Moro em Curitiba e fui ver Fla x Figueirense no Pacaembu e o Flamengo jogou demaaaaais. Era pra ter sido 7. Só um exemplo.
A torcida do Palmeiras diz o mesmo sobre o futebol deles. Amigo meu que é palmeirense está preocupado porque o desempenho do time dele é sofrível como ele diz, mas os resultados têm vindo como domingo e da forma que vimos.
Contra o Cruzeiro, o Palmeiras não perdeu por um aborto da natureza. Diante do Santa Cruz não merecia vencer. E assim vai.
Até o Santos e o Atlético-MG, que tinham as melhores apresentações, estão jogando pouca bola.
Concordo que o trabalho de Zé Ricardo deve ser levado em consideração, afinal, 60 pontos são 60 pontos. Para se ter uma ideia nem o galo de Robinho, fred e Lucas prato ainda chegou.
O jogo de domingo é talvez o mais importante da rodada, não para chegar perto da liderança, pois nem o mais otimista dos flamenguistas espera que o Sport tire pontos da pepa pig, mas para que o time jogue um bom futebol, consiga um placar elástico e acima de tudo tenha o controle do jogo do início ao fim.
Acontecendo isto, não tenho dúvidas de que a energia mudará.
É muito importante uma boa partida. Agora serão tês rodadas com semana livre para trabalho. Toda vez que temos tempo o time melhora demais.
Uma boa vitória contra as galinhas voadeiras e quem sabe uma vitória contra o galo pode mudar tudo, pois eles terão Santos fora e inter em casa.
Ainda dá e como dá!
Kleber,
Trégua é o que mais temos dado…
A cada jogo, estamos SEMPRE na torcida, inclusive do “grande Zé”, é claro ! Acreditando no que nos parece impossível, torcendo por um time que não evolui, sofrendo por cada vitória de 1 a 0 ou 2 a 1 e ainda comemorando como se fosse uma goleada, acreditando no título e sinceramente sentindo o tal do “cheirinho do HEPTA”, enfim nem precisa pedir por trégua, pois todas as vezes que o nosso maior amor entra em campo, independente de qualquer discordância, tudo se acerta, tudo se completa, tudo nos leva a um sentimento que só os verdadeiramente rubro negros conseguem entender…
Agora, usar como justificativa que o atual elenco não foi escolhido pelo Zé Ricardo não entendo que seja o mais correto, até porque também não escolhemos ele, nem nós torcedores e nem a diretoria, que acredito, depois de tanta demora para uma definição (11 rodadas), acabou respaldando sua permanência muito mais por uma visão financeira do que qualquer outra coisa…
Enfim Kleber, não tenha dúvidas de que CONTINUAMOS ACREDITANDO / TORCENDO, agora, para 2017, temos que pensar bem se vale a pena arriscar todo um elevado investimento para participar da Libertadores, com um técnico, no mínimo, tão inexperiente.
SRN
Mais uma vez, atuação comprometedora de jorge na defesa; mais uma vez, alan patrick demonstra pq seria rei no fluminense, mas não tem condições de defender o Flamengo, especialmente, em jogo decisivo. Zé Ricardo é excelente, mas precisa de um esquema alternativo, pois esse tá muito manjado,e, tb, maior consistência do sistema defensivo. acho que é hora de um 4 4 2 tradicional, deixando diego e guerrero no ataque com mancuello no meio junto com arão, éverton e m. araújo. O palmeiras não tá jogando nada, vai perder uns 6 ou 8 pts. depende de nós…
Para a libertadores, precisamos de jogadores cascudos e destemidos. Podem sair alan patrick, marcio araújo, sheik, gabriel, juan. sugestão de reforços: VITINHO, FELIPE MELO (ELE MESMO), PAULINHO, TAISON, ALEX (EX SANTOS), ALÉM DA EFETIVAÇÃO DE ADRIAN E MATHEUS SÁVIO. AH, E UMA CONVERSA MUITO SÉRIA COM JORGE…
Concordo plenamente, para mim, o grande erro é insistir com Gabriel.
Reconheço que ele se doa muito, mas isso só basta?!
Muito pouco para um time como o Flamengo.
Temos que apoiar o time, me recordo que em 2009, tropeçamos em Barueri, e todos afirmaram que as chances de titulo, haviam acabado.
Ultimamente o Palmeiras não tem jogado tão bem assim.
Tenho certeza que tropeçaram, e já exercito meu poder de advinhação agora: Inter, Galo, Santos e Vitória lutando para não cair em Salvador na última rodada.
As chances de tropeço são enormes, vamos fazer nossa parte!
Sábias palavras Kleber Leite! É hora de apoio incondicional! E há de se elogiar o trabalho de Zé Ricardo sim! A campanha do Flamengo é ótima! Com todo o desgaste físico dos atletas, viagens, sem casa fixa e estamos em segundo! Claro que queremos o título, sempre queremos! Mas não podemos deixar de valorizar o trabalho do técnico, que fez muito mais que o Muricy. Deu um padrão tático ao time, recuperou alguns jogadores, fez o time jogar um bom futebol. Há muito que evoluir e o próprio Zé Ricardo sabe disso. Confio no trabalho dele para 2017!
Presidente, eu penso e desejo muito mais quando se fala em Flamengo!
Classificação para libertadores, ao menos pra mim passa a ser obrigação todo ano, primeiro pela grandeza e força da nossa torcida e segundo pelo investimento que temos feito. Nem preciso citar que com 6 clubes a tarefa ficou mais fácil.
Esse papo de que estamos conseguindo execelentes resultado…pra mim também não cola e nem me basta, pois o Botafogo com investimento muuuuiito menor e com enormes limitações esse ano tem até o momento conseguindo resultados melhores que o nosso ou estou exagerando?
Acho que vcs já esqueceram os vexames do primeiro semestres ou a derrota vexatória para o “podereso” palestino.
Temos um time que não faz gol e pra ser campeão um time tem que criar e concluir bem ao gol, mas como fazer com as escolhas do nosso técnico?
Gabriel chuta de tornozelo
Guerrero o centro avante que não faz gol
Everton não consegue pensar e correr ao mesmo tempo.
Pra mim caso não sejamos campeões será mais um ano perdido e com resultados péssimos dentro de campo.
Fora de campo os resultado são melhores com melhora de estrutura e investimento.
Caro KL, obrigado por este perfeito comentário. Confesso que fico muito desanimado quando leio aqui tanta corneta assim para um time que é vice líder do torneio, ainda com chances reais de título. Galo tem Robinho, Fred e Pratto, com o cascudo Marcelo Oliveira e estão atrás de nós na tabela! Os que aqui escrevem:ah, mas no Flamengo é vencer vencer vencer… claro que “gostaríamos” que assim fosse, mas não é a realidade do futebol brasileiro. Aliás, que graça teria se todo jogo fosse fácil, 38 jogos e 38 vitórias, 100 gols de saldo.. os que acham isto possível, desculpem, acordem deste sonho! Em suma: Mengão, eu acredito!!!!! Que briguemos até o fim, e acho que virará rotina ao nosso Flamengo brigar pelo título nos próximos anos, o que aumenta a chance de títulos!!!
Caro Kléber e amigos! Concordo com suas palavras e posso assegurar que a nossa energia é altíssima. Reconhecemos o magnífico trabalho do Zé Ricardo e isso será seguido até mesmo se não formos campeões. Costumo até não criticar ele e apenas pontuar falhas, como fiz no post de ontem. De toda sorte, poderia ter sido melhor,aliás, bem melhor. Faltou força de alguns jogadores e entendo que o cansaço bateu, porém, a tarde horrorosa do Fernandinho e Guerrero somaram menos dois. Talvez numa leitura mais apurada, era melhor ter fechado o time e ter ido nos contra ataques ou chutoes para tudo que for sul. Mas, passou e não podemos viver a vida de vencedores se utilizando da marcha ré ou de leite derramado. Nós só temos direito de ganhar logo no próximo jogo. Infelizmente empatar será estrategicamente viral. Vida que segue e quando tudo passar, pensaremos em 2017. Que no próximo domingo o ZR diga ao mundo inteiro porque merece estar no Flamengo. A minha única aposta contrária é o fraco desempenho do Cuca em reta final, mesmo considerando sua evolução. Lógico, que a gente faça a nossa melhor parte para os sonhos se realizarem. SRN
Problrema que o ze e teimoso de mas e esta o time titular e esse e pronto muralha, para,rever ,vaz e jorge .marcio araujo , mancuello .alan e diego vizeu e fernandinho . Arao esra meio mascarado esta na hora de sentarvno banco e marcio marca melhor no caso do vizeu apesar da idade evo unico que esta fazendo gol entao e por merito .
Otimo texto, muito bem nos temas abordados
Segue minhas opnioes.
Treinador – Apesar de discordar de algumas decisoes concordo que com o mercado atual, tambem apostaria no Ze para 2017.
Elenco – nossa defesa esta no nivel ou melhor de qualquer uma do Brasil.
Vejo circulando nomes com Dede e vitinho na imprensa, porem nenhum volante para o lugar do Marcio Araujo. Alan Patrick ainda acho que tem serio problema fisico. nao consegue manter o ritmo no jogo. e nao entendo por que o mancuello nao tem a mesma paciencia que Gabriel tem.
O volante Felipe Melo, aquele, foi especulado.
Alan Patrick deve voltar para o Shaktar em 2017.
Prezado Kleber Leite,
Concordamos plenamente que temos que dar apoio ao técnico e ao time. Quando nos manifestamos contrários a algo que deu errado, não estamos necessariamente condenando quem comanda o time. Já disse antes e repito, torço pelo sucesso do Zé Ricardo por ser prata da casa. É muito mais identificado com o clube, embora, pessoalmente, seja contrário a ideia de fazer do Flamengo laboratório para técnicos iniciantes na carreira. Mas deu certo no caso dele. Otimo. Mas vamos, sim, vamos apoiá-lo com toda nossa energia possível.
O nervosismo que notamos em nossos jogadores é também evidente nos jogadores do Palmeiras. Até os dirigente estão com os nervos a flor da pele. Todos sabem como é difícil ganhar um brasileirão. Nossa ansiedade as vezes nos faz falar de forma desarrazoada. As vezes razão e paixão se misturam.
Boa noite presidente e amigos. Acredito sempre no Flamengo. Mas a respeito do Zé Ricardo continuo achando aquilo que já escrevi, não escala os melhores e banca uma ” família Scolari” no mengao, não jogam os melhores, jogam os da panelinha, está e a impressão que está ficando, de resto um abraço e SRN.
Presidente! Eu acho o Ze Ricardo com um grande futuro como tem também o treinador do Botafogo.
Acho até que ele deva ficar. Mas a respeito do Mancuello eu não questiono opção por ser titular mas o fato do treinador não o colocar mais desde aquele jogo contra o cruzeiro na qual fez um belo gol, assim como ele fez contra o Atletico PR, e Chapecoense. E quando ele entrou no time alternativo é o primeiro a ser substituído meu questionamento é este a pouquíssima utilização de um jogador que pode ser utel e já demonstrou isto. Outro fato que me chama atenção é o esquema na qual Guerrero( Observa a diferença dele na seleção Peruana) fica isolado e Diego sobrecarregado na criação. Peças que na minha opinião deveriam ser encaixadas e um esquema também. O Flamengo na Armação tem Diego, Alan Patrick, Ederson(quando estiver recuperado), Mancuello,e Adryan ou seja 5 jogadores para duas vagas e com dois volantes. E no ataque Guerrero, Vizeu, Damião, Thiago Santos, Everton e Gabriel ou seja 6 jogares para duas vagas um próximo ao outro. Na minha opinião o esquema esta deixando a desejar e muito pois sobrecarrega algumas peças importante e as escolhas não tem sido das melhores e a insistência. Vamos torcer para que o treinador mude um pouco.
Vc tem razão Kléber acredito como vc que o treinador faz um bom trabalho, com jogadores que jamais foi solicitado e precisa ser apoiado.
O Flamengo não jogou contra qualquer time, embora a tabela do campeonato o coloque entre os últimos ê um time de tradicão e é
tricampeão brasileiro.
Acho que tem muito torcedor ignorante e que se vangloria da sua própria ignorância, este tipo de torcedor não há muito que fazer.
Kleber concordo em boa parte com sua matéria porém não vejo Zé Ricardo como técnico a nível de Flamengo, os resultados vieram é verdade, aír entra o principal ponto em que discordo da sua matéria, o Flamengo conseguio essa campanha porque tem sim um bom elenco agora é escalado por outras rasões que não são técnicas, lembre comigo Chapecoense 1 Flamengo 1 Mancu entrou em campo arrebentou com o jogo final 3 a 1 Flamengo, Mancu ficou de quatro a cinco jogos fora do time até contra o Palestino ele ficou no banco, jogou pela ultima vez contra o Cruzeiro fez o gol da vitória e nunca mais jogou. Gabriel, Alan Patrik, sheik tem mais qualidade que Mancuello? Quem conseguio entender o treinador ter no banco Mancuello, Damião Cirino e mandar a campo sheik e Alan contra o inter?
Kleber, com esses dois comentários, só veio ratificar a minha admiração pelo seu caráter.
Concordo com tudo, sem tirar uma vírgula.
Parabéns pela lucidez.
Um grande abraço.
Luiz Carlos
Gostaria de deixar um comentário para reflexão:
Vários times grandes da série A colocam seus jogadores formados na base para jogar. Temos jogadores que foram campeões na Taça São Paulo que poderiam tranquilamente estar jogando, cito:
Paquetá e Thiago Santos.
Por quê no Flamengo isso não acontece?
Vixxi, a essa altura?
A situação do ZR é muito complicada…Não existem soluções para o ataque, simplesmente.
O melhor que pode ser feito é barrar o Guerrero e colocar o Vizeu e o Fernandinho no lugar do Éverton ( que parece que teve estiramento).
Kleber,
nem tirar nem pôr em seu comentário. Talvez, alguma discordância em relação a análises individuais do elenco. O Aron, por exemplo,tem muito a ver com a queda de produção do time. Vem mal há muito tempo. Mas parece ser intocável…
Caro Presidente, concordo apenas em um item, SUA PREMISSA: TREINADOR TEM QUE SER DO TAMANHO DA FLAMENGO !Um elefante não pode criar uma pulga ! Dizer que o SUB ESTAGIÁRIO, está tirando água de pedra ? Você mesmo presidente,elogiou o plantel do Flamengo, para mim o melhor do Brasil ! Que água de pedra ? Então o que está fazendo JAIR VENTURA NO BOTAFOGO ? Um plantel fraco, um time fraco, com problemas financeiros e que não chega aos pés do Flamengo, se alguém tira água de pedra é ele ! Como explicar a insistência com Cirino ? Com Márcio Araújo ? Como explicar as péssimas substituições ? Um esquema de jogo manjado, não tem e não sabe outro repertório, é música de uma nota só ! Gente boa, íntegro, bacana, etc… Mas muito verde para ser técnico do maior do mundo !
Jair ventura sim, tira água de pedra com um elenco barato e limitado ! O SUB ESTAGIÁRIO NÃO !!! Obs. Nada de pessoal conta Zé Ricardo, mas que volte as categorias de base, faça estágio com um técnico renomado, e tente a carreira de treinador ! Quem sabe até no Flamengo mesmo ?
Efetivação do Adryan, não acredito, isso é ficção, brincadeira !!! o Adryan é bonitinho mas ordinário, não jogo p……ra nenhuma..!!!
Caro Kleber , o mais importante agora é tentarmos nos motivar e motivar nosso time . Não há nada definido e por mais que tenhamos entrado em mais um turbilhão , ainda mais depois do último episódio do STJD , dando mais uma carta na manga pro Palmeiras ,precisamos nos unir e acreditar no título !!!! E mais , proponho que nossa diretoria aproveite os últimos acontecimentos e reflita sobre sua postura , que é um misto de generosidade e ingenuidade sempre em prol de uns trocados a mais . Amigos , depois de um trabalho árduo e muito bem feito de gestão ,nos vemos entrando num ciclo de liderança no futebol brasileiro , isto está começando e acontecerá naturalmente , e o que quero dizer é que teremos muita resistência dos nossos adversários , isso é nítido e não cabe mais fazer política da boa vizinhança a todo momento , a ” guerra” está anunciada e termos que ser mais fortes , frios articulados . Essa ideia de transformar o futebol brasileiro em algo ultra transparente , ultra cordial , pensando no bem comum é linda mas é mais fantasiosa que coelhinho da Páscoa . Claro que não tem ninguém inocente na diretoria do Flamengo , mas querer ser líder utilizando esse caminho tá manjado e já caiu de moda , talvez algum comentarista de vinte e poucos anos da Espn , ou alguém que acredite que o Lula é pobre defenda tal estratégia . Agora é momento de valorizar o que foi feito e valorizar nosso mando de campo , impondo a força de nossa torcida . Nada de sacanagens , baixarias como molhar o campo , etc … mas peço a você Bandeira de Mello , nossos adversários precisavam voltar a temer a força da nossa torcida !!!!!
Caro Kleber,
Com relação a escalação do Mancuello, o que mai nos parece é que, o Zé Ricardo não é muito a favor de GRINGO no time. É isso mesmo, veja qual dos gringos que estão no flamengo estão jogando? Alguns pode indagar, mas o sagueiro que chegou não é melhor do que estão no time titular, e o volante não é melhor que o Marcio Araujo, tudo bem posso até concordar que no atual momento não, pois esses vem com uma sequencia de jogo maior. Agora que o Mancuello, na minha concepção, é melhor que o Gabriel e em muitos momentos até melhor que o Alan Patrik(esse depende muito do dia em que esta inspirado). Vejo no Mancuello raça, vontade e técnica o que faltam em alguns desses que citei. Talvez o Zé opta por Gabriel/Alan Patrick/Cirino, pela obediência, pelo que ele pedi para ser feito em campo e esses obedecem a risca! Mas caso eu ali estivesse, teria tentado dar mais ritmo de jogo ao Mancuello e Emerson, talvez estaríamos com um time mais consistente ainda. Por fim, acho que mesmo não sendo o Zé que montou essa equipe ele tem sua preferências pessoas por jogador, independe do currículo dos que estão no banco. E eu particularmente, ainda acho que ele ainda não tem muita afinidade com os Gringos! Abraços nobre Kleber.
Prezados,
Embora considere improvável, lógico que quero queimar a língua e ver um título do Flamengo no final do campeonato, de preferência na última rodada para ser mais emocionante.
Quanto ao Zé Ricardo, sempre pensei parecido com os colegas que dizem ser ele inexperiente (daí o maldoso apelido de “estagiário”), mas não nego que tenha potencial para em alguns anos, com maturidade e mais estudo, possa se tornar um TOP do Brasil. Este exemplo podemos ver no Tite, que antes de iniciar a fase vencedora era um treinador bem comum e não tinha simpatia nem da mídia.
A ÚNICA oportunidade que existia na época era a contratação do Levir Culpi, os outros eram todos medalhões ultrapassados (Luxa, Abel Braga).
É notório que o nosso maior problema é o ataque, totalmente inofensivo com Gabriel, Everton, Fernandinho, Cirino, Damião e Guerrero. Considerando um dos piores ataques de nossa história, dispensaria 5 e só pensaria em manter o Everton (se não tiver proposta).
Me surpreende que o Gabriel esteja indo para o final da quarta temporada no Flamengo sem NUNCA ter conseguido deslanchar. Não lembro de um jogador improdutivo que tenha tido tanta paciência da Diretoria e principalmente da torcida…
Everton é um jogador para compor elenco, o considero razoável.
Fernandinho é reserva, só produz quando entra no final do jogo.
Damião esqueceu de jogar bola, irrecuperável.
Guerrero não dá e não dará certo no Flamengo, o melhor para as duas partes é o fim amigável do relacionamento. Poucas vezes vi um jogador tão sem química com o Flamengo, sempre que ele joga o desempenho do ataque e do time é tenebroso e nervoso. No mesmo barco o Cirino.
INTERESSANTE: As tentativas de trazer o bom Vitinho e o Keno. Vitinho é o jogador de lado de campo que precisamos, um moleque que vai pra cima e SABE CHUTAR. Keno é uma aposta, que certamente será melhor do que o Cirino.
Caro Kleber… No Futebol, a verdade dura 24 horas(Oswaldo Pascoal)
Vou responder e postar aqui, pinçando partes do seu post original.
“Quando falo no “diabo”, não estou me referindo a uma só pessoa. O “diabo” pode ser qualquer um, jogador, treinador, ou dirigente, até porque, nos comentários de ontem para hoje, “sobrou” para quase todo o elenco, para o treinador, e também para os dirigentes.”
Não podemos esquecer do exato momento da fotografia tirada quando da saída de Muricy.
Nesse momento, ninguém poderia imaginar e ser tão otimista quanto a temporada do Flamengo em 2016.
“Quando assumiu, Zé Ricardo era do tamanho de uma pulga diante do maior gigante do futebol brasileiro. Hoje, se não é um elefante, também não é um gatinho. Zé Ricardo cresceu, amadureceu, no colo do gigante, colo este, impaciente para ninar e ensinar os caminhos das conquistas, mas ante o imprevisto em determinado momento, foi ele a melhor solução.”
Concordo em gênero,número e grau. Ainda que Muricy não estivesse fazendo um bom trabalho, foi uma fatalidade não poder continuar com seu trabalho. E no campo da especulação, não é possível afirmar que Muricy não pudesse fazer um trabalho igual ou melhor que Zé Ricardo, mediante a tantos jogadores que chegaram ao elenco e que tiverem mais tempo para trabalhar com Zé Ricardo.
Também não podemos esquecer que o crescimento foi mútuo. Time e treinador cresceram de mãos dadas nessa temporada.
Na minha opinião tão somente por isso, Zé Ricardo já merece começar o ano de 2017 como treinador. Mostrou enorme coragem, preparo,aglutinação e acima de tudo, capacidade técnica.
“Há quem abomine a presença de Gabriel no time e, há quem não entenda o fato de Mancuello não ser titular. Respeito estas opiniões, mas faço a seguinte indagação: que jogador Zé Ricardo indicou e que foi contratado? O que quero dizer com isso? Que, sem ter tido o direito de qualquer indicação, trabalhando com o material humano que encontrou, o resultado, até agora, está muitíssimo acima do que os mais otimistas poderiam esperar.”
Nesse caso específico, já postei aqui algumas vezes que eu também estou aprendendo quanto ao Zé Ricardo. Mas confesso que a teimosia outrora criticada por mim é a ideologia certa que Zé Ricardo implantou no time. Explico:
Taticamente falando, nossos dois pontas titulares(Ewerton e Gabriel) fazem melhor a recomposição do que os reservas principalmente no primeiro tempo.
Há que se entender aqui, e mesmo não concordando, respeitar a ideologia do treinador.
Zé Ricardo, opta sempre por fazer suas substituições aos 15 minutos do segundo tempo, trocando os pontas. A terceira substituição, ou ele opta por tirar Guerrero e por outro matador( Viseu ou Damião) ou opta por mais mobilidade como nos últimos jogos com A.Patrick ou Sheick.
Zé Ricardo aposta que no último quarto de partida surjam mais espaços para entrar por exemplo com Alan Patrick, Mancu ou Sheick.
Aposta também que atacando mais e retendo a posse de bola no campo adversário com os três jogadores acima citados, nossos defensores ganham pulmões para aguentar novas investidas do adversário até o final da partida. TATICAMENTE O FLAMENGO É ISSO. TÃO SIMPLES, QUE DEU CERTO.
Esse é o estilo do treinador e sua ideologia. Se ao final da temporada a diretoria achar que foi satisfatório, Zé deve continuar. Se achar que não, Zé voltará para a base.
“E querem saber mais: acho que Zé Ricardo está tirando água de pedra. Neste rodízio que vem acontecendo, vai injetando confiança até em quem não tem bola suficiente para acreditar em si mesmo.
Sei que vou contrariar muitos companheiros, mas me reservo o direito de ter uma opinião definitiva sobre Zé Ricardo, na virada do ano, quando o elenco de 2017 for montado e o trabalho for iniciado. Sem saber o que ainda virá neste campeonato, de forma convicta, afirmo que Zé Ricardo já fez por merecer que nele se aposte para um ano novo de muitas conquistas.”
Nesse rodízio, eu teria dado mais chance ao Manco, principalmente no segundo tempo.Teria abominado de vez Chiquinho do elenco, e teria explorado Pará na esquerda e Rodinei na direita. A mim Jorge merece banco URGENTE.
Portanto caro Kleber, seu texto parece controverso ou no mínimo confuso já que no último paragrafo aqui copiado por mim, o seu afirma “Sem saber o que ainda virá neste campeonato, de forma convicta, afirmo que Zé Ricardo já fez por merecer que nele se aposte para um ano novo de muitas conquistas.”
OU O SENHOR CONFIA OU NÃO CONFIA. ESPERAR QUALQUER POSSÍVEL DERRAPADA DO NOSSO TÉCNICO PARA FAZER UMA AVALIAÇÃO PONTUAL AO FIM DA TEMPORADA, NÃO CONDIZ COM SUAS PALAVRAS NESSE ULTIMO PARAGRAFO COPIADO JÁ QUE O SENHOR TAMBÉM AFIRMA “Sei que vou contrariar muitos companheiros, mas me reservo o direito de ter uma opinião definitiva sobre Zé Ricardo, na virada do ano, quando o elenco de 2017 for montado e o trabalho for iniciado.”
Quanto ao elenco, que tal darmos mais um trabalho ao amigo Robert e fazermos uma enquete com todo o elenco e por voto, escolhermos quem fica ou quem sai, para que aí possamos brincar de escolher novos jogadores para 2017? Se o amigo Robert concordar, posso ajudar.
ABÇ#SRN
No ataque: Minha visão não é boa em relação ao Paolo Guerrero. Que é jogador renomado, reconhecido internacionalmente, que é ímpar quando joga pela sua seleção, isso eu não questiono e nem duvido. Porém o fato concreto é que temos apostado muito nele, nem digo financeiramente, mas esportivamente, e o que temos recebido é verdadeiramente, muito, mas muito pouco mesmo! De vez em quando, das vezes que ele joga, quando não esta atendendo as convocações de sua seleção, quando não estava afastado por cartões amarelos, ou quando não esta fora de condições físicas por gastrite, frébre e outras mazelas do sensível organismo dele, quando esta em apresenta muito, mas muito pouco. Qual foi a última grande contribuição do Guerrero? Um gol de fora da área contra a chapecoense, a quantas rodadas isso? 7 ou 8?
Pois bem, investir mais no Guerrero e fazer mais investimentos de risco no time, é debilitar mais as finanças dos gols necessários, e nossa média de gols é comparável a times do Z4, “não estamos em condições de investir mais nele”. Hora do ZR chegar a mais séria e grave encruzilhada de seu trabalho! Que o ZR superou quase o impossível com esse time, isso pudemos constatar, entretanto ele agora esta de frente para uma verdadeira parede de pedra, uma montanha! Vejo como nossa única esperança o nosso garoto, que vai deixar de ser garoto, para ser um atacante consagrado, Vizeu…Um salutar indício positivo disso seria promovê-lo a 1o. reserva do Vizeu, ou seja, jogar o Damião para 3o. opção, com merecimento, pois a exemplo do Guerrero não temos condições de investir mais no futebol dele (Damião), 10o. jogo do Damião sem balançar as redes com bola em jogo (só dois pênaltis).
Próximos jogos teremos Fernandinho no lugar do Éverton, se juntar o habilidoso Vizeu, ai sim, poderemos ter um ataque mais agudo, afinal agora só nos interessa os 3 pontos, mais nada!
Prezado Kléber ,
Achei perfeito o seu ponto de vista , acho também que o Zé Ricardo , apesar de algumas navalhadas tira leite de pedra com este elenco , principalmente com o setor ofensivo.
Acho que vale a pena a aposta nele para 2017.
Kleber, faltando 7 rodadas para o término do Campeonato, o Flamengo já tem sua melhor pontuação desde o início dos pontos corridos em 2003, incluindo 2009.
Quanto ao Zé, é um grande treinador e tem um futuro belíssimo. O que me deixa muito irritado, é que a cada derrota surge uma penca de pessimista colocando toda a culpa do fracasso nele. Como se o treinador entrasse em campo ou precisasse alertar a todo tempo os jogadores sobre suas funções.
Quanto ao elenco para 2017, já disse aqui e repito:
Um zagueiro rápido: Bruno Alves (Figueirense)
Um lateral-esquerdo: Diogo Barbosa (Botafogo)
Um volante: não sei
Um atacante veloz: Wiliam Bigode (Cruzeiro)
Só para finalizar: no post sobre a derrota para o Internacional alertei que o Flamengo deveria estar de olho vivo no que estão fazendo no Campeonato. Até aqui, fomos prejudicados em várias rodadas pela arbitragem, depois teve a vergonhosa atuação do apitador no jogo do Palmeiras e agora surge essa anulação do Fla-Flu depois de reportagem da Globo.
Bandeira desafiou a FERJ e bate de frente com a CBF. Nosso futebol é comandado por mafiosos e não duvido que o resultado do Fla-Flu seja mudado para 2 a 2.
URGENTE, URGENTÍSSIMO!
Presidente Kleber Leite: o senhor precisa entrar firme nessa história! Estão armando pra cima do Flamengo!
BRASILEIRO SÉRIE A
Flamengo, o clube que o presidente da CBF quer derrotar
Silvio Barsetti
Silvio Barsetti
Direto do Rio de Janeiro
18 OUT 2016 12h14atualizado às 12h25
A reta final do Brasileiro tem exposto uma disputa fora de campo entre duas forças que se opõem radicalmente – de um lado, Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, indiciado pela Justiça dos EUA por crimes de corrupção e que não viaja para o exterior com receio de ser preso; do outro, Eduardo Bandeira de Mello, presidente do clube de maior torcida do País e responsável direto pelo saneamento financeiro do Flamengo. Com o poder do futebol nacional em suas mãos, Del Nero leva vantagem no confronto.
Se continuar na CBF até o fim do seu mandato, em 2019 – hipótese pouco provável -, Del Nero vai querer a reeleição e tentará administrar a resistência de muitos clubes das Séries A e B do Brasileiro que têm visto em Bandeira de Mello uma liderança emergente.
Já submerso numa crise que impede a transferência de US$ 100 milhões da Fifa para a CBF, porque a entidade máxima do futebol suspeita da gestão da confederação, Del Nero sofreria um desgaste político mais acentuado ainda se visse o Flamengo de Eduardo Bandeira de Mello conquistar o Brasileiro de 2016.
Por isso, Del Nero, cujo coração pulsa pelo Verdão, não esconde sua torcida contra o Flamengo entre seus auxiliares mais próximos.
Talvez por coincidência, a CBF tenha vetado recentemente a venda de mando de campo nas rodadas finais do Brasileiro. Isso foi feito dias depois de o América-MG ‘vender’ o local de seu jogo com o Palmeiras – de Belo Horizonte para Londrina, cidade em que a torcida palmeirense é imensa. O Flamengo reclamou, mas não passou disso e vai ter de enfrentar o América na capital mineira em 16 de novembro.
Agora, o Rubro-Negro se vê diante de outra controvérsia, provocada pelo árbitro Sandro Ricci no jogo em que venceu o Fluminense por 2 a 1, em 13 de outubro, em Volta Redonda (RJ). O gol anulado de Henrique, que seria o do 2 a 2 e que estava realmente em impedimento, virou alvo de investigação pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa de suposta interferência externa que teria levado Ricci a invalidar o lance.
Até aí, flamenguistas e tricolores podem apresentar argumentos cada qual em defesa de seu clube e isso não vem ao caso. O que é de se estranhar, no entanto, é a reação do presidente do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, que declarou serem robustas as evidências de interferência externa na decisão de Ricci. Ao se manifestar dessa forma, Piacente praticamente já antecipou a votação do tribunal – ou seja, o jogo deverá ser anulado.
“Mais prudente seria que ele tivesse ficado em silêncio e deixado a procuradoria do STJD se manifestar”, disse ao Terra um especialista em direito esportivo e figura presente quase toda semana no plenário do STJD para defender clubes de todo o país.
O presidente do STJD ocupa o posto desde 14 de julho e só chegou lá graças à interferência externa de Del Nero, que foi seu cabo eleitoral número 1 em eleição realizada entre os nove auditores de última instância do tribunal. Piacente havia sido presidente do TJD-SP quando Del Nero dirigia a federação paulista. Os dois são aliados antigos e trabalham em conjunto.
Não é preciso ir longe para saber como começaram as rusgas entre Del Nero e Bandeira de Mello. A Primeira Liga, cada vez mais viva no cenário nacional, só se manteve até agora em razão do esforço do presidente do Flamengo. Ele apagou incêndio que se anunciava devastador, meses atrás, quando Gilvan Tavares jogou a toalha e anunciou sua saída da presidência da Liga, por razões políticas. Bandeira de Mello o convenceu a voltar atrás.
A saída de Gilvan, naquele momento, provocaria uma ruptura que provavelmente esfacelaria o movimento de clubes. Enquanto a Primeira Liga tentava se impor, a CBF de Del Nero fazia de tudo para boicotá-la. Esse desencontro permanece até hoje, tanto que a Liga não é reconhecida oficialmente pela CBF.
O dirigente da confederação teme que uma liga nacional de clubes esteja sendo semeada por Flamengo e outros grandes do Sul e Sudeste do Brasil. E nada indica que ele vá diminuir sua disposição de tomar medidas contrárias à Primeira Liga.
Além dessas questões, há uma outra que também deixa clara a oposição entre Del Nero e Bandeira de Mello. O presidente do Flamengo está à frente de um grupo de grandes clubes que ameaçam ir à Justiça para obrigar a CBF a cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, que determina a participação dos clubes das Séries A e B nas assembleias eletivas da confederação.
Del Nero e seu grupo não admitem isso e tentam, em conversas reservadas com um e outro presidente de clube, dissuadi-los de recorrer à Justiça.
Convicto de que o sucesso do Rubro-Negro representa uma ameaça ao seu projeto de poder na CBF, Del Nero tentou em vão uma aproximação com Bandeira de Mello. Convidou o desafeto para ser o chefe da delegação do Brasil na Copa América Centenário, em junho, nos EUA – competição em que a Seleção foi eliminada na primeira fase.
O dirigente do Flamengo aceitou a honraria, em nome de seu clube, mas voltou atrás dias depois por causa dos maus resultados do time no início do Brasileiro – havia pressão interna para que não se ausentasse da Gávea. Como Del Nero não ousaria viajar para o país no qual é denunciado por corrupção, substituiu Bandeira pelo coronel Antônio Nunes, um dos vices da confederação.
Bandeira de Mello já tinha ‘dado o bolo’ em Del Nero numa outra oportunidade. Mas daquela vez em conjunto com presidentes de outros grandes clubes. Foi em outubro do ano passado, quando o presidente da CBF recebeu os integrantes da Primeira Liga para uma reunião seguida de almoço na sede da entidade. Os convidados participaram da primeira parte do encontro e recusaram a refeição, num claro recado a Del Nero.
Eu não vejo futebol da mesma forma que a maioria e por certo, devo estar errado. Não culpo jogador e nem tecnico por resultado ruim. Devemos entender a pressão exercida pelo fraco time do Inter e sua torcida em desespero; nosso time, já não vinha jogando bem tinha alguns jogos, embra nas leituras viamos uma grande equipe o que não é a realidade em minha ótica; o tecnico esta conseguindo fazer jogadores como Fernandinho dar o maximo, ele que custava muito dinheiro e não jogava; na minha opinião, ou cria-se uma forma para aproveitar Guerrero ou temos que coloca-lo no banco; prefiro hoje em dia a entrada do Leandro Damião porque ele corre, ele se entrega e é mais jovem, conseguindo criar mais do que Guerrero que não recebe bola durante toda partida em posição de conclusão. Os gols que ele perde são jogadas isoladas e não criadas para ele , bastando lembrar do seu periodo de Corinthians, quando Tite fazia a bola ir nele.
Prezados do BLog:
As suspeitas se ampliam: CBF remarca os horários dos jogos do PALMEIRAS para depois do jogos do FLAMENGO!!!
Até Flamengo x Atlético MG será jogado antes de Palmeiras x santos!!
UMA VERGONHA! INACEITÁVEL! INADMISSÍVEL!
Onde estão os dirigentes do Flamengo?
Ninguém dará um soco na mesa?
Vamos aceitar todo esse absurdo?!?
…Foi por isso que “acabou a luz” no último jogo do Palmeiras?
Estou perplexo.
Esta demais, os últimos jogos do Brasileirão o Palmeiras vai jogar sempre depois de nossos jogos! Ou hora e meia após ou um dia após nossos jogos…
Ao Paulo Edson de Santos.
Prezado Paulo,
Escolhemos o Zé Ricardo sim!
Quem acompanha o futebol rubro-negro sabia do potencial do nosso “garoto”.
Como todo o respeito aos medalhões do nosso futebol, chega né?!
Os treinadores “novatos” estão dando um show: Zé Ricardo, Jair Ventura, Dorival, Marcelo Oliveira… Necessário faz-se modernizar o restante do nosso futebol!
Sobre o elenco para o ano que vem…
Negociáveis: Chiquinho, Cirino, Sheik, Gabriel e Guerreiro.
Talvez: Paulo Victor, Juan, Cuellar e Damião
Contratáveis:
Elias (Goleiro, Juventude)
Juninho (Zagueiro, Figueirense)
Junior Urso (Volante, Galo/Shandong Luneng)
Nahitan Nández (Volante, Peñarol-Uru)
Sebastián Pérez (Volante, Boca-ARG)
Walter Montoya (Volante, Rosário Central-ARG)
Everton Ribeiro (Meia, Al Ahli)
Vitinho (Meia-atacante, Inter/CSKA)
Considerar Juninho (zagueiro – Coxa)
Pelo trabalho que faz, Zé Ricardo é o cara!
Sem mais!
Abs