Flamengo 2 x 0 Fluminense
Ayrton Lucas, destaque absoluto deste primeiro jogo, e Pedro, do Flu, para escancarar o título para o Fla.
A famosa “lei do ex” machucou, acho que de morte, o Fluminense.
A escalação de Vitor Pereira, apesar da vitória, no mínimo discutível. Afinal, Matheus França começando, com Éverton Ribeiro no banco, meio esquisito…
Felizmente para nós rubro-negros o futebol tem os seus caminhos indecifráveis. O que tinha tudo para dar errado, sem a necessidade da ajuda de São Judas, deu certo.
Embora entenda que a maioria reaja muito de acordo com o resultado, faço questão de marcar posição, repetindo o que já disse aqui no nosso blog faz tempo. O nosso DNA não condiz com a armação tática de três zagueiros. Registro mais uma vez, pois estou muito mais preocupado com o que vem pela frente – Libertadores e Brasileiro – do que comemorar esta praticamente conquista de Carioca.
Acho que o time do Fluminense entrou meio que de salto alto, achando que o jogo, ou melhor, o título, estava no papo.
Como dizia o tricolor Nelson Rodrigues: “o manto sagrado é tão gigante que é possível vencer com onze cabos de vassoura…”
Não é o caso deste momento, pois o nosso material humano é muito bom. Mas jogar contra o Flamengo de salto alto, sempre será fatal.
Título no papo? Quase isso. Mas humildade, mais do que nunca, é fundamental.
Domingo de paz e alegria. Já era hora…
Esses caras não tiveram a fome de liquidar o campeonato hoje.
Fosse aquele velhinho à beira do campo seria uns 5 x 0 depois das expulsões.
Boa vitória mas, dava pra liquidar hoje.
Concordo
Ganhamos Amigos…
Não existe Gênio nenhum solto por aí no Brasil…
Talvez fora exista sim, aqui zero.
É só transpirar um pouquinho que dá certo…
SRN
Só posso constatar uma coisa, o futebol carioca é uma várzea e passará muita vergonha nesse Brasileirão!
O melhor do RJ, sem dúvidas, é o nosso Flamengo que está numa situação caótica, o time parece um remendo de jogadores velhos e outros sem condicionamento físico. Taticamente é um desastre, e vive de lampejos dos jogadores da frente.
Botafogo, sem comentários. O Vasco sofre para o Athletic…
E o Fluminense, o menos pior dos outros três, não passa de décimo lugar no Brasileirão. A prova?Vejam só essa final de Carioca, os caras conseguem perder para um Flamengo mal das pernas.
Brasileirão deve ficar mais um ano em São Paulo.
Palmeiras e seu Abel Ferreira tem tudo para um bicampeonato consecutivo……
Daniel G as vezes parece você eh um personagem kkk
Caros colegas, muito feliz com a Vitória, mas muito preocupado com o desempenho do nosso time.
Não temos saída de bola, o nosso jogo é no chutão o cara tá matando o nosso DNA. Que coisa triste ver o Flamengo jogar.
Eu não acho que esse título está praticamente garantido não. O time é mal treinado e todo espaçoso. O individual é que pode conseguir alguma coisa.
Times como Flamengo, Santos e São Paulo tem no seu DNA a vontade de ganhar e não ser reativo. Mas como dizem os sabidos final não se joga, final se ganha. Futebol medíocre igual o treinador.
Caro Kleber e amigos!
Eu esperava perder hoje muito pelo bom futebol do Fluminense ultimamente.
No início da partida eles tiveram chances melhores e não fizeram. Já nos últimos minutos do primeiro tempo a tão jogada manjada deles foi esfriando, apesar de considerar o Diniz um grande técnico.
Não fomos brilhantes, até porque o fator psicológico pesa muito em razão de vários jogos sem ganhar.
No segundo tempo fizemos logo um gol e depois mais um e ainda de quebra a expulsão do Samuel. Mas, o grande desfalque do Fluminense será o Diniz no próximo domingo.
Temos tudo para sermos campeões , porém, não podemos carregar essa certeza debaixo do braço.
O nosso momento é de muita insegurança.
Por agora, que bom que eles perderam. Estavam pensando em golear.
SRN
Pela primeira vez em 60 anos como torcedor, sócio desde 1977, confesso ter torcido contra para ver se a diretoria trabalhe e conserte o erro de ter contratado o atual técnico. Ficou treinando e não mostrou nada. O time só melhorou quando entrou os campeões de verdade. Espero que a direção seja mais rápida e nos livre desse encosto que chamam de técnico.
Torcer contra. NUNCA.
Amigos,
escalacão perfeita, substituições mais que perfeita.
Quanto ao midiatico Everton Ribeiro, o que entra no segundo tempo ou o que inicia o jogo? o que inicia a partida é péssimo. O que entra no segundo tempo é muito bom. o futebol mudou. Nome não ganha jogo.
Hoje a Fla mi-mi-mi está triste mas prefiro assim.
Srn
escalação ruim , e substituições maravilhosas, jogamos um primeiro tempo burocrático e um segundo tempo bom. poderíamos liquidar esse campeonato hoje, mas aquela confusão nas expulsões com a colaboração do Gabigol que não tinha que se meter na confusão. acho que não podemos continuar com três zagueiros, isso definitivamente deixa o time bem feinho. espero que o flamengo não de mole para perder esse final , pq colocou 80% do título na mão, esse treinador não passa confiança !
Um bom jogo.
Começamos pressionando.
Depois o Flu dominou e ameaçou. Mas foi por pouco tempo.
Primeiro tempo terminou equilibrado.
No segundo começamos com muita dificuldade na saída de bola da defesa.
Quando acertamos os passes saiu o primeiro gol.
Belo gol de trama coletiva.
Depois veio o segundo gol e a expulsão.
Faltou jogar mais um pouco no final para buscar o terceiro gol.
SRN
”Eu esperava perder hoje muito pelo bom futebol do Fluminense ultimamente.”
Estava nessa mesma vibe, logo, 2 x 0 é lucro!
O time precisa do Éverton Ribeiro armando as jogadas. Isso é nítido. Jogar com três zagueiros significa sofrer ao ver o David Luís e o Fabrício Bruno tentando armar o jogo.
Gostei de ver o Filipe Luís hoje.
Será que o Santos agradou? Ele salvou uma entregada do Gérson que valeu como um gol.
Eu sinceramente não posso estar feliz!
Ganhar o Cariocão com essa proposição tática do Vitor Pereira não vai me deixar feliz, nem ganhando!
Parabéns ao VP, no jogo de hoje, conseguiu destruir não só o futebol do Flamengo, bem como o do Fluminense tbm. Com esse futebol podemos ganhar o Brasileirão mas não chegaremos a lugar algum.
VP não quer associações de meio de campo, não quer triângulo, losango ou jogador conduzindo a bola, quer jogo médio ou em profundidade com jogo aberto cruzando as bolas na área. Se era para fazer isso eu preferia o Cuca, além de ser mais barato.
Por incrível que possa parecer, as proposições de anti-jogo do VP criaram mais oportunidades de finalização para o Flamengo do que para o Fluminense.
Pela média baixa do jogo proposto por VP, pela diferença do elenco, deu Mengão!
Corrigindo: “Com esse futebol podemos ganhar o Cariocão, mas não chegaremos a lugar algum”.
EU ME SINTO INCAPAZ DE ESCREVER ALGUMA COISA DEPOIS DO SEMPRE SÁBIO E LINDO TEXTO DO MEU ETERNO AMIGO PRESIDENTE KLEBER LEITE E DOS COMENTÁRIOS DOS TAMBÉM SÁBIOS AMIGOS E COMO UM EX REMADOR QUE TEVE A HONRA DE VESTIR O MANTO SAGRADO DO FLAMENGO POR 35 ANOS SÓ QUERO ACRESCENTAR UMA COISA: NUNCA DUVIDEM DA FORÇA QUE TEM ESTA CAMISA POIS ELA É MAIOR DO QUE QUALQUER COISA E SÓ É MENOR QUE DEUS 🙏🙏🙏🙏
SRN
COMO UM EX REMADOR QUE TEVE A HONRA DE VESTIR O MANTO SAGRADO DO FLAMENGO POR 35 ANOS SÓ QUERO ACRESCENTAR UMA COISA: NUNCA DUVIDEM DA FORÇA QUE TEM ESTA CAMISA POIS ELA É MAIOR DO QUE QUALQUER COISA E SÓ É MENOR QUE DEUS 🙏🙏🙏🙏
SRN
Mesmo não jogando bem
diante das circunstancias com 1 a mais e o Flu atordoado com placar e expulsões
PODERÍAMOS TER LEVANTADO A TAÇA HOJE, com mais 1 ou ate 2 gols
Embora pra mim
mais importante que ser campeão do Carioqueta é o time ENCAIXAR pro resto da temporada
E isso ainda não ocorreu
VENCEMOS, MAS NÃO CONVENCEMOS
SRN
HC
Pois é meu caro Aroldo,
Por esse quesito “encaixar a temporada” a evolução é zero. Formam 10 dias de treinamentos sem jogos e zero evolução tática.
Não se pode ter por nome “evolução” marcação alta e poder de destruição das jogadas adversárias.
No futebol de resultado, o Flamengo foi excelente neste sábado à noite. Confesso que vi só o 1º tempo e sem tanta atenção, então pouco posso comentar do jogo. Escalação, no papel, foi interessante e inteligente visando ganhar do Flu no contra-ataque. Diferente, sem os “craques” do time (Gabigol, ER7, Arrascaeta, Vidal), mas uma aposta que deu certo, especialmente porque o goleiro Santos estava inspirado e após a parada técnica o Flamengo resolveu jogar ao invés de entregar a bola pro adversário.
Segundo tempo, que não vi, deu certo pela qualidade do nosso time, do nosso elenco. O segundo gol mesmo foi uma aula de futebol com mais de 1 minuto de toques rápidos e precisos, colocando o Flu na roda até sair o gol.
Agora fico curioso sobre o time para estreias na Libertadores e Copa do Brasil. Vitor Pereira pode (e deve na minha opinião) usar o elenco, especialmente ER7, Gabigol, Vidal, Filipe Luis que são titulares do Flamengo mesmo sem atuarem o tempo todo e desde o começo.
Preocupante um time titular sem Éverton Ribeiro e Gabigol, dado que tinham condição de jogo e até entraram no decorrer. Dois dos melhores jogadores do time.
Ao mesmo tempo, aliviado por vencermos mesmo sem Arrascaeta e com time iniciando sem Éverton Ribeiro e Gabigol. Pode mostrar que o técnico pode ter lá suas razões para barrá-los, por jogadores que façam a marcação alta.
Talvez para um jogo contra o Fluminense, faça sentido esta escalação, pois o time deles se agarra à bola, gosta de tê-la desde lá atrás e de mantê-la à frente. Com Pedro, Gabi, ER e mesmo Arrascaeta, certo que não seria possível fazer a pressão alta lá no ataque. E somado, não teríamos muita velocidade para o contra-ataque.
Com Cebolinha e M. França nos lugares de ER e Gabigol entendo que funcionou o antídoto tático. Um primeiro tempo que fomos reativos, sem brilho, mas também não deixamos a engrenagem tricolor funcionar. Depois, o primeiro gol… depois, as modificações para “ganhar” o meio de campo.
Certamente vimos ontem o primeiro jogo do tal do Vitor Pereira que a diretoria contratou: um técnico tático. E importante: vencendo um outro bom técnico tático, que não soube sair do antídoto rubro-negro escalado e depois nas modificações.
A mim, vencemos e convencemos, sob o viés tático.
Pelo viés mágico e encantado que passamos a ter desde 2019, vencemos e não convencemos. Parecemos um Flamengo de 2015, mas agora com jogadores que resolvem jogos.
Péssimo jogo, excelente vitória.
Esse time está mal treinado, esquema tático sem o nosso DNA. Não sejamos resultadistas, falta muita coisa pra esse time jogar melhor.
Uma curiosidade, pq o banco do Flamengo ficou oposto a sua torcida? coisa da Ferj imitando a Conmebol? alguém me explica ou mais uma do Portuga?
Explorar as claras deficiências dos times de Fernando Diniz é quase que uma obrigação para qualquer técnico minimamente competente.
E não faz de VP nenhum gênio estrategista.
Antes do jogo observei que, se tivéssemos fôlego para pressionar a saída de bola do Flu durante boa parte do tempo, seria a única chance que teríamos.
Primeiro tempo horroroso em termos de criação simplesmente porque não havia jogadores em campo com essa capacidade.
Esse menino Matheus França pode vir a se tornar um Messi mas, hoje, é fraquíssimo em intensidade, parece desligado em campo, lento na tomada de decisões. O passe errado que deu para o Varela no primeiro tempo em uma das raras chances que tivemos comprovou isso.
Quanto ao segundo gol, cantado e decantado como um primor de toque de bola em 1:05 m., lembremos que nasceu de mais um chutão do Santos, goleiro medíocre com os pés.
Mérito total para o pivô do Pedro que ajeitou aquele tijolo para a jogada finalmente se desenvolver.
Não consigo torcer contra o meu time, seria insano. Mas esse sistema de jogo do VP jamais dará certo no Flamengo.
E que não calcemos no domingo o sapato alto que o Flu, com a ajuda da mídia paulista em particular, calçou ontem.
Já que não tivemos a fome necessária para enterrarmos o defunto ontem depois das expulsões, sandálias da humildade, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
Olho vivo!
No “cara a cara” antes do jogo só faltou o gol do Fabrício Bruno,kkk.
Bom dia! Com toda vênia meu Presidente, não acho que o título tenha ficado escancarado para o Flamengo, como também não acho que ele esteja quase no papo. Apenas conseguimos uma vantagem e temos que aproveitá-la. O que se viu ontem, foi a repetição da tremenda dificuldade que nosso time tem em sair jogando, tanto com a defesa, inclusive os alas, como com o meio campo. Esses últimos, Thiago e Gerson, estiveram péssimos com a bola nos pés, sendo que o Gerson quase entregou o jogo, logo no início, para o Fluminense. Novamente, tivemos o execrável hábito de jogar para trás, com o goleiro Santos, inspiradíssimo ontem, dando chutões para frente em grande parte do jogo.
A estratégia do nosso técnico funcionou apenas nos primeiros 10′ de jogo, para depois termos um completo domínio do Fluminense, que durou até os 30′ do 1º tempo. Nesse intervalo de tempo, o gol do Flu esteve mais do que maduro. Demos sorte e conseguimos reequilibrar o jogo. No 2º tempo, novamente começamos muito mal, sendo pressionados, mas o inspiradíssimo Ayrton Lucas, após bela combinação de passes do Flamengo, mudou a história do jogo. Em 15′, com ótimo jogo coletivo e consequente troca de passes, fizemos o 2º, novamente com participação decisiva do Ayrton, e liquidamos o jogo após a justa expulsão do desarvorado e desleal lateral do Flu. Para o próximo domingo, temos que mudar muita coisa e, concordo, calçar as sandálias da humildade. Não acho inteligente a estratégia de escalar dois jogadores mais velozes e agressivos na marcação para pressionar a saída de bola do Fluminense. Ao contrário, já que eles estão precisando do resultado, deveríamos armar nosso time concentrando o esforço de marcação a partir do meio campo. Com isso, o time ficaria mais compacto, teria menos desgaste e dificultaria em muito a possibilidade de ataque do Fluminense, cuja estratégia é atrair o time adversário para sua grande área e fazer lançamentos para os lados do campo, aproveitando a velocidade de seu ataque. Deixe que eles fiquem tocando a bola no seu próprio campo e obrigando que eles venham para cima. Com nosso time compactado do meio campo para trás eles terão dificuldades e certamente abrirão espaços na defesa. Aí funcionaria a velocidade no contra-ataque. Para tanto, escalaria Éverton Cebolinha na vaga do Arrascaeta e colocaria Gabriel (que precisa melhorar sua forma) avançado junto com o Pedro. Na defesa, manteria a formação de ontem, com uma única dúvida: Leo Pereira ou Filipe Luiz. Com o primeiro, ganharíamos nas bolas altas, enquanto com o segundo maior facilidade de sair jogando. Pena que o Filipe não tem mais pique para jogar 90′.
Nota completamente fora do tom a manifestação do Gabriel, neste momento de decisão. Acho até que ele tem uma boa dose de razão, mas não nesse momento, não é hora! Melhor seria ele usar essa semana para evoluir na parte física, que anda péssima, e provar em campo sua titularidade, que poderá sim ser ao lado do Pedro, como no ano passado. Que São Judas esteja de plantão no próximo domingo. SRN.
Resultado excelente em.uma.vitoria.que talvez possa ser péssima para a sequência.do.ano.
Flamengo.pode.pagar caro por essa Vitória.
Triste demais.ver o.que.um.treinador pode.fazer.com um.time.
Quando.tem.a bola em.diversos mmomentos a armação.do.jogo.fica.com.zagueiros.
Time antes se valia pelo toque de bola e qualidade, agora é defensivo, que joga em contra ataque e tem no.seu lateral esquerdo transformado em.ala como.unico destaque.
Um time que seus grandes jogadores são relegados a reserva, porque o treinador não.consegue fazer o.time jogar com craques.
Se fosse xadrez, treinador abriu mão de ter 4 a 5 rainhas, para usar somente peões.
O maior ídolo, Gabriel, primeiro afastado da área onde ele rende, agora.afastado.do time titular, Everton Ribeiro que em.dezembro disputou uma copa do mundo, agora reserva até de Mateus França.
Triste ver o.que Flamengo está virando.
Vitória perigosíssima , que pode iludir muito.
Jogando assim pode até ganhar como.ganhou do Fluminense , mas isso não é Flamengo.
Bom dia Amigos !!!
Segundo a mídia, o Fluminense joga o melhor futebol do Brasil, o Flamengo todo quebrado ontem poderia ter resolvido a parada, imagina se o próprio se ajudasse…
Jamais podemos esperar um futebol bonito, vistoso, do VP, pq nunca teremos, não sabe o que é isso, prática o anti espetáculo.
Mas, foi mto importante essa vitória pra subirmos o morro da Libertadores e no Domingo jogar com mais tranquilidade.Se pensarem que está ganho, perdem…
Esse quarteto aqui é o que vai brilhar esse ano ;
M.Gonçalves, Arrascaeta, BH e Pedro… anotem
Um Belíssimo Domingo a todos…
SRN
Ayrton Lucas valeu cada centavo, o que esse moleque tá jogando é coisa de maluco!!
https://mundorubronegro.com/flamengo/dez-anos-depois-flamengo-volta-a-inverter-banco-de-reservas-tradicional-no-maracana/
ate isso ele mudou!! fora VP.
Ótimo resultado e preocupante a atuação. Impressionante como o time não consegue evoluir. No Carioquinha, principalmente contra os grandes, o time muito além . Ainda mais com o material humano que tem e com o desempenho das últimas temporadas. Fica a preocupação quando pegarmos o Palmeiras, Galo e as pedreiras na Liberta. Mesmo ganhando, é urgente ligar o sinal de alerta. Acho que o VP está cavando a própria cova e declaração de Gabi após o jogo só faz confirmar esse cenário. Precisamos melhorar urgente ou ser feita alguma coisa .
Esta mais do que claro que tem torcedor que reclama ate de xoxo… apertada. O importante são os títulos e as vitórias. Principalmente sobre grandes rivais. Ganhou estou feliz. Ganhar o carioca e devolver o VP pro Corinthians
Impressionante como a mídia esportiva brasileira só comenta resultado. VP perdeu? teimoso. VP ganhou? convicto.
Ramon,
O RMP chamou o nosso bravo VP de “covarde”!
Acho que rubro negro nenhum esta feliz com o que estamos vendo!
VP transformou um time associativo, criativo, ousado, com triangulações, infiltrações, um time ofensivo em um time “reativo”, que joga o tempo todo na marcação com a desconstrução das jogadas?
VP destruiu o bom futebol do Flamengo, transformando nosso time em uma espécie de Corinthians, Palmeiras, sei lá?
Ai vamos a tática:
Time sem meias, sem criação! TV a exemplo de Cuca, Abel, Murici, que gostam que a bola passe de passagem pelo meio campo, em uma espécie de ligação direta entre a defesa e o ataque.
Isso nunca deu certo no Flamengo, não deu certo com Muriciy, tanto que Zé Ricardo que jogava em um associativo 4 4 2 ficou quase 3a no comando do clube. Foi sim com Zé Ricardo que se moldou o nosso sistema de jogo vitorioso desde 2019, com pontas que eram alas.
Outros técnicos tentaram modificar o nosso dna, Rueda, Abel Braga, Dommenéc, Paulo Souza e agora esse Vitor Pereira.
O resultado de sábado foi enganoso, bastando o Diniz recuar um pouco os seus volantes para o Fluminense transpor a marcação alta do Flamengo. Naquele momento o Flamengo não tinha marcação alta, não time meio campo e não tinha saída de bola.
Eu sinceramente
Sábado, quando vi Felipe Luiz, Everton Ribeiro, Gabriel no banco.
Fiquei imaginando se a solução em 83 para Carlos Alberto torres que havia acabado de assumir um Flamengo campeoníssimo mas que vinha muito mal naquele brasileiro, fosse colocar Junior, Adilio e NUnes ( que nem estava no clube em 83) no banco, alegando que estavam velhos ou nao se enquadravam no novo esquema.
Everton Ribeiro se reserva de Mateus França é de uma crueldade sem limites.
Outro ponto bem estranho: se Gabriel ficou no banco, porque pediu pra jogar como centroavante , porque quando ele entrou , nao foi no lugar do Pedro?
Gabriel no banco, com certeza será vestiário triturado em breve.
Engraçado que o torcedor do Flamengo nunca está satisfeito. Para muitos o jogo estava perdido, pois o Flamengo iria enfrentar o Fluminense o time que apresentava o melhor futebol no Brasil e comandado pelo melhor técnico do Brasil. Ai, Vitor Pereira deu um nó tático no Diniz, venceu o jogo por 2×0 Em decisão você precisa vencer, mesmo não jogando bonito.
Pra saber se o Flamengo jogou bem ou mal precisaria saber do VP se a ideia de jogo dele será implantada em função do aversario ou se o Flamengo vai jogar sempre no erro no adversário , seja o Fluminense, Nautico ou River Plate…
O problema não é jogar com 2,3 ou 4 zagueiros , mas será transição e recomposiçao do time.
Quanto ao Fla X Flu , tambem vi um Fluminense um pouco ” soberbo”, e quando quis correr teve um jogador expulso( merecidamente) …. Flamengo poderia ter matado a decisão , mas preferiu garantir o 2×0…. veremos domigo se a falta de ambição fez falta ???