(Foto: Daniel Gamba)

Mensagem a um querido amigo que defende a tese de que o regulamento da Libertadores não poderia ser mudado

Como nesta mensagem está a síntese de tudo que penso a respeito deste triste episódio, achei oportuno dividir com vocês.

Em tempo: A participação da jornalista Ana Thais, sobre o tema em questão, no programa “Troca de Passes” do Sportv, foi um bálsamo para quem ama o futebol e reverencia independência e talento no jornalismo.


 
Querido amigo,

Os advogados defendem a tese de que “regulamento foi feito para ser mudado”. Brincadeira à parte, emendo: quanto mais este que, em um continente paupérrimo, sem ferrovias, estradas que matam e malha aérea ridícula, é cópia escarrada da Champions, onde o mundo para o torcedor é outro. Ademais, com os dois únicos interessados de acordo, que tipo de prejuízo esportivo poderia haver em se fazer a fase final em dois jogos, um no Rio e outro em Buenos Aires, facilitando a vida de torcedores argentinos e brasileiros?

O incrível é que, não satisfeitos, conseguem se superar e encontrar na fórmula errada, a pior das opções. Como é que uma cidade que não apresentou condições para a decisão da Copa Sul Americana, e por isso a final passou para Assunção, pode ser a final da Copa Libertadores?

E não acabou. O noticiário dá conta de que, no dia 23, data do jogo, haverá greve geral no Peru.

Conclusão: Gérson, o “Canhota de Ouro”, tem razão: “o futebol está sendo dirigido mundo afora por quem nunca jogou uma pelada”.

Você deve estar observando pelas redes sociais o quanto de gente está desistindo – não há voos regulares para Lima, cinco horas e meia de viagem e, caro – além das inúmeras ameaças de processos contra a Conmebol.

Para concluir, espantado fico com a passividade dos clubes que, como protagonistas, deveriam fazer valer antes de qualquer coisa, o interesse de seus torcedores.

Enfim, lamentável!

Já estou “correndo atrás” para estar lá no dia 23, até porque a paixão está infinitamente acima da decepção com quem comanda o nosso futebol.

Forte abraço.

Kleber Leite