Tenho aqui procurado, dentro da medida do possível, abordar todos os assuntos pertinentes ao Flamengo, sempre com otimismo e respeito. A veia onde corre o jornalismo sempre esteve e jamais deixará de correr em mim, porém neste espaço, acima de qualquer compromisso comigo mesmo, está – e sempre estará – o que for melhor para o Flamengo.
Querem um exemplo? Assim que cheguei a Doha, de forma curiosa recebi, “de graça”, uma informação preocupante. Os jogadores estavam no quinto andar do hotel e eu, no quarto andar. Ao entrar no elevador que vinha do andar de cima, na conversa de dois jogadores, tomei conhecimento da insatisfação deles pelo fato de a diretoria ter rompido o acordo que havia sido acertado com eles, sobre a premiação.
Como pratico a política da “boa intriga”, aconselhei que esquecessem momentaneamente o assunto, pois havia pela frente o jogo das nossas vidas.
Nada comentei aqui no blog, pois tinha certeza de que alimentaria algo que poderia nos ser prejudicial em momento tão importante. Da mesma forma que o meu compromisso era com o interesse do Flamengo, os repórteres que lá estavam tinham o compromisso com a notícia. Estava na cara que, se eu soube dentro de um elevador, com tanta insatisfação em toda delegação, isto acabaria vazando.
Depois apurei com cuidado. Os jogadores entenderam que deveriam abrir mão de 30% do que receberiam para dividir de premiação – pouco mais de 60 milhões – para que este montante fosse dividido entre todos que não entravam em campo para jogar, mas que participavam da “orquestra”.
Aí, conforme o combinado, por exemplo, caberia a um roupeiro que tem salário de dois mil reais, um prêmio de 60.000. Segundo apurei, o argumento para não cumprir o acordado foi este fato ter causado perplexidade ao presidente e ao vice de relações externas que, no fundo, no fundo, compararam o Flamengo a uma empresa, onde este tipo de “ bônus” jamais ocorreria. Esqueceram que o Flamengo não é uma empresa e que os dividendos são os títulos em que, o futebol é um mundo à parte. Não bastasse, como diria minha avó Corina, “o combinado não é caro”. E, em qualquer empresa ou clube de futebol, quando não se cumpre o combinado, as consequências são inevitáveis.
Os meus amigos mais próximos desta diretoria me garantem que querem colar em Paulo Pelaipe a culpa deste fato ter vazado. Que injustiça e que falta de dignidade. Os repórteres que lá estavam podem confirmar o que aqui coloco. E, todos aqueles que, por um motivo ou por outro, levaram o assunto para outras pessoas, deveriam ter um pouco de vergonha e, assumir.
Agora, vamos ao que interessa. Um gerente do departamento de futebol, que fechou com seu vice-presidente a renovação de seu contrato, sem que aumento de um centavo houvesse, foi demitido da forma mais fria, covarde e desumana possível, através de um e-mail de alguém do RH do clube. Quando aqui falo em covardia, me atenho ao fato da falta de coragem de quem ordenou ao RH a demissão do gerente de futebol, escondendo a cara. E, quem não tem coragem, covarde é.
Vamos às consequências. Fui vice de futebol do finalzinho de 2005 até a metade do ano de 2009, onde era eu o presidente do futebol, com total apoio e respeito do presidente, à época, Márcio Braga. Jamais fui desautorizado e, tudo que decidia era fielmente cumprido e honrado pelo presidente.
A pergunta que deixo no ar é simples: como será a convivência do vice de futebol Marcos Braz, daqui para frente, após ter sido desautorizado e ridicularizado publicamente?
Como é que alguém pode suportar este tipo de comportamento?
Será que continuando, terá ele por parte dos jogadores e comissão técnica o mesmo respeito e admiração que teve até agora?
Incrível a nossa capacidade de perder para nós mesmos.
A vaidade é o maior inimigo do ser humano. O Flamengo, infelizmente, não é exceção.
Estou decepcionado, mas sei muito bem o modo que opera Landim, Bap e Wallim. Quem tiver chance de conversar com Eduardo Bandeira, procure saber dele a verdade que aconteceu quando ele tinha os três em cargos chaves. Bandeira foi vítima dessa gente que ao fazerem dele presidente, pensaram que seria uma marionete. Ele ao ver Wallim vice de futebol agir em prol de si próprio pavimentando uma candidatura a presidente, onde Patrícia Amorim participaria, colocou-os para correr enquanto era tempo. Venceu a eleição sem eles e completou o ciclo do saneamento do clube. Tentaram de tudo para afasta-lo do clube e se não fosse Kléber leite, Márcio Braga e alguns outros, teriam conseguido.
Amigos,tudo é muito preocupante.Esta crise,que já tem diagnóstico,pode prejudicar o FLA neste ano de 2020.
As pessoas envolvidas só pensaram em si próprias,Esqueceram do FLA e principalmente do sentimento da sua imensa torcida,a paixão.
Boa sorte para tos nós !!!
SRNs.
Impressionante isso, o que será que passa na cabeça de algumas pessoas.
Poxa, o Flamengo tá tão bem, o que posso fazer pra estragar. Sugestão: traga o Itair machado pro lugar do pelaipe.
Vindo de Bap, Landim e Wallin, confesso que nada me assusta.
Esse foi o modus operandi quando Bandeira de Melo era presidente.
A diferença é que outrora, Bandeira rompeu com esses canalhas.
Não caro Kleber, o Flamengo não perde p si…..perde para os que se acham acima da instituição.
E digo mais….. vou ficar muito decepcionado com o Brás se ele não pedir demissão.
Dirigente convidado por essa corja, não é remunerado e é desautorado e esculachado em praça pública. Qual o motivo para continuar ?
Mas vai continuar tudo como antes…. afinal a eleição está longe.
Sou contra a saída do Marcos Brás, o Flamengo não pode ser punido. Esse Bap é uma marra , como pode esse cara ser Flamengo, o que me deixa mais perplexo é o presidente deixar isso acontecer . Sempre tem um para arrumar um probleminha , a coisa tá tão boa , vem um cara para estragar tudo , meu Deus !
Geraldo,
A equação Marcos Brás é simples, ou seja, gosta dele? Compareça em 2021 para votar no nome dele como presidente do clube, simples.
Até lá o presidente em exercício é o Landin, que obviamente atende aos interesses da chapa que o elegeu.
Saudações!
Boa tarde nação, pra mim não é surpresa o que está fazendo essa diretoria, pessoas que tratam Eduardo Bandeira de Melo como Eles tratam pode se esperar qualquer coisa deles. Bandeira foi um gênio no flamengo. Marcos Brás mantenha sua dignidade peça demição em 2021 Brás Presidente do Mengo com apoio do Bandeira e seu Kleber Leite. Saudações Rubro Negra
Desde o ano passado eu saliento neste espaço que o Flamengo unido, com todos remando para o mesmo caminho, será imbatível. Agora, neste mesmo espaço criticamos os ajustes políticos feito pelo Landim para acomodar todos aqueles que o ajudaram nas eleições diante do grupo do Bandeira/Lomba.
Vimos o retorno não concretizado da Patrícia Amorim, cargo para o Cacau Cotta, além das presenças de quem realmente são os mentores daquele processo inicial, mas enquanto estiveram no clube só atrapalharam: Bap e Wallim.
Sobre o Pelaipe, não o conheço, mas pelo o que observo no cenário do futebol, é daqueles dirigentes que pulam de galho em galho sem nenhum feito relevante. Tem um prestígio inexplicável e dá a sorte de participar dessa campanha exitosa em 2019, assim como fora em 2013 na Copa do Brasil.
Espero, sinceramente, que o antigo Flamengo não volte à tona.
Caro Kleber,
Nas rodas rubro-negras esta divisão na diretoria era falada a todo instante, a nossa torcida era de que o barril de pólvora não explodisse antes das decisões,
O que ninguém sabia era como as peças se moveriam, infelizmente para atingir o Marcos Bráz foi feita uma covardia com o Pelaípe, que pode ser acusado de quase tudo menos de traidor, até porque esta mesma diretoria sempre foi grata a ele , quando o mesmo matou no peito como se fora dele a indicação de alguns jogadores que fracassaram no clube , quando na realidade quem os indicou foram dirigentes torcedores, digo este fato pois membros da diretoria na época fizeram este comentário, demonstrando gratidão ao Paulo Pelaípe pela demonstração de caráter da parte dele.
Infelizmente a vaidade, a falta de sensibilidade e humildade são sempre os nossos maiores adversários.
Agora teremos de um lado a torcida com os membros do clube ligados ao futebol e do outro lado o Presidente com o seu grupo que é muito bom na parte administrativa do clube.
Demonstramos este ano que somos quase imbatíveis se a turma do futebol cuidasse do futebol e a turma do marketing e administrativo cuidasse dos seus setores.
Espero que o presidente exerça a sua liderança e coloque cada grupo dentro da área de conhecimento para que continuemos forte.
Radamés querido, eu lhe indago que liderança?
O Bap fez o Bandeira presidente assim como fez o Landim.
Só há uma diferença. O Bandeira, a quem parte da imprensa movida pelo Mauro Cezar Pereira chamava de banana, rompeu com esse canalhas.
E vamos chamar o Landim de que ? Porque esse não tem, e não terá nunca coragem e colhão para romper com o Bap.
Alias……são farinhas do mesmo saco. Se merecem!
Anderson,
Lamentável a sua contaminação emocional nessa questão, o que obviamente anula uma consideração mais equilibrada sobre o que vc escreveu.
Vc qualifica a atual diretoria como “canalhas”! Mas baseado em que irregularidades vc afirma isso?
Existem registros de lesão ao clube? Desvios de recursos do clube? Danos a imagem do clube?
Ou contrataram jogadores sem ter dinheiro para pagar? Como foi o caso da Sra. Patrícia Amorin?
Portanto meu caro, sugiro que calibre melhor as suas palavras, pois os executivos (e olhe que são altos executivos de grandes empresas) a quem vc se refere são os arquitetos que forneceram a base administrativa a que vc tanto glorifica na era EBM.
Mais respeito aos nossos diretores por favor!
Saudações!
Querido Rada e amigos. Nunca deixei de elogiar a gestão administrativa que esse pessoal realizou nos últimos anos, ressaltando que nunca houve uma quantidade absurda de dinheiro, fruto de Contratos com patrocinadores e venda de atletas da base.
Agora essa turma parece crer que o Flamengo foi descoberto em 2012, eles simplesmente renegam um passado de glórias e conquistas geradas por homens abnegados que em detrimento de suas vidas pessoais se dedicavam ao clube. Seu pai, meu pai nosso Kleber e inúmeros outros foram responsáveis por levantar títulos em épocas de vacas magras.
Pq eu falo isto : essa diretoria nao é e nunca terá humildade.
É gente que gosta de sacanear os mais fracos, gente que posta que favela é um termo que não condiz com o clube, é gente que para enfraquecer o rival do futebol sacrifica um profissional decente com requintes de crueldade.
Espero sinceramente que as coisas se acalmem , que está verdadeira fogueira de vaidades dê lugar ao objetivo maior que é de vitórias. Difícil mas temos que acreditar.
Saudações
“Calma nessa hora”
Acho que todos estão sendo sanguíneos, latinos, passionais demais!
1o. que o mandato é do Landin, ele é o caneta.
2o. que exista a visão da chapa, quem poderá julgar seus interesses ilegítimos?
3o. é que o Flamengo continua, com ou sem Pelaipe ou até mesmo o Brás.
4o. que o Brás é do grupo da Patrícia Amorim, então isso tinha data e hora e validade para acabar.
Ninguém gostou do noticiário da semana no clube, mas a diretoria com seu presidente e vice-presidente foram eleitos pelo clube.
Saudações!
Pelo amor de Deus!!! Não podemos virar um novo “Cruzeiro”. Temos o exemplo do clube mineiro que, mesmo ganhando títulos de expressões, a parte administrativa e financeira estava um caos. Será que o ciúme e a falta de unidade vão nos derrubar? Espero que não! O sr. Bap já aprontou na era Bandeira. Inclusive por picuinha retirou o patrocínio da Sky ao basquete. Meu pedido é que os homens de bem, os dirigentes e conselheiros do clube, tiram esse cara da frente de qualquer poder na Gávea? O Bap não respeitou nem nosso período de lua de mel com os títulos conquistados no ano passado. Será que ele vai respeitar alguma coisa? Claro que não. #forabap.
Silviomar Cunha, não seja bobo, amigo.
Não e trata disso. Estamos longe de virar um Cruzeiro.
O que estamos falando é que um profissional foi mandado embora sem o mínimo de consideração. Total desrespeito.
Atitude essa que pode sim atrapalhar o bom andamento de um ano, que não precisava disso.
Agora toda ação gera uma reação…..
E vamos aguardar as próximas cenas.
Vi inúmeros flamenguistas ufanistas dizendo “somos imbatíveis”, “a hegemonia começou”, vendo esses dizeres me lembrei dos meus amigos tricolores lá de SP que me falaram isso em 2006/2007, o ego subiu na cabeça, não conseguiram enxergar os próprios erros pois se consideravam no topo e deu no que deu.
Vejo muitos assegurando que 2020 será melhor que 2019, na minha opinião, um erro, é bom lembrar que futebol é cíclico, o último brasileiro vi da América foi o SPFC no longínquo 92/93. Em 2017 o Corinthians era a 4° força e foi campeão. Não há como prever nada, tudo pode mudar de uma hora para outra.
Veja, quem imaginaria que uma crise política poderia acontecer nesse momento? É provável que JJ, amigo de Pelaipe, não tenha gostado nem um pouco do ocorrido, em Portugal nosso portuga repete seguidas vezes que pode não continuar depois de maio.
Agora, imaginem o cenário, Gabigol saindo, que não seria surpresa, JJ vai embora em Maio, o que pode perfeitamente acontecer, isso somado com essa briga interna, no meio disso temos de trocar de treinador com o carro andando, digo seguramente que estaríamos começando 2020 bem abaixo de como terminamos 2019.
Perceberam como tudo pode acontecer do nada? Futebol é cíclico.
Para completar as notícias ruins só falta sair a notícia da contratação de Michael e do volante que não joga na França, Tiago Maia…….
Mas o Flamengo sem a nossa famosa MEGALOMANIA……..
NÃO É FLAMENGO, NÉ !?!?
Daniel G.,
Pegando o final do comentário, impressiona que este Tiago Maia esteja mais uma vez no foco, um cara que na carreira só jogou bem em uma temporada, que nas últimas não conseguiu jogar no CAMPEONATO FRANCÊS, que tirando o PSG, é mais fraco que a seletiva pro estadual… Será o novo Rômulo, pode anotar.
Diego, exatamente, meu maior temor é esse, virar um novo Rômulo, ele pouco jogou por lá e teve lesão, o titular é outro brasileiro, também com origem no Santos. Tiago Maia teve apenas um breve momento bom no Santos e só. Não entendo essas coisas…..
Um dos melhores volantes do Brasil, Bruno Henrique, continua dando sopa e o Fla mirando no Tiago Maia…..
Enfim, quem vier, tomara que dê certo!
Prezados,
O mais insano é movimentar o Departamento de Futebol em plena época de MERCADO DE ABERTO, interrompe-se contratações para lavar roupa suja. Bom lembrar que atualmente o atacante do elenco é o horrível LINCOLN…
Srs, vamos nos ater somente ao problema da demissão. Parem de criticar o trabalho brilhante que foi feito em 1 ano, ganhamos tudo, aliás, quase tudo. Quem anda com saudade do Bandeira de Melo e Rodrigo Caetano na gestão do futebol, vou refrescar a memória de vocês com a lista abaixo
Elias (volante)
João Paulo (lateral-esquerdo)
Wallace Reis (zagueiro)
Paulinho (atacante)
Gabriel (meia-atacante)
Bruninho (meia-atacante)
André Santos (lateral-esquerdo)
Chicão (zagueiro)
Marcelo Moreno (atacante)
Diego Silva (volante)
Val (volante)
Carlos Eduardo (meia-atacante)
Márcio Araújo (volante)
Léo (lateral-direito)
Alecsandro (atacante)
Lucas Mugni (meia)
Canteros (volante)
Eduardo da Silva (atacante)
Marcelo (zagueiro)
Elano (meia)
Élton (centroavante)
Arthur (meia-atacante)
Anderson Pico (lateral-esquerdo)
Erazo (zagueiro)
Feijão (volante)
Everton (meia-atacante)
Marcelo Cirino (atacante)
Pará (lateral-direito)
Jonas (volante)
Alan Patrick (meia)
Emerson Sheik (atacante)
Thallyson (lateral-esquerdo)
Arthur Maia (meia)
Kayke (atacante)
Bressan (zagueiro)
César Martins (zagueiro)
Ayrton (lateral-direito)
Ederson (meia)
Almir (meia)
Armero (lateral-esquerdo)
Guerrero (atacante)
Willian Arão (volante)
Muralha (goleiro)
Rodinei (lateral-direito)
Mancuello (meia)
Cuéllar (volante)
Rafael Vaz (zagueiro)
Juan (zagueiro)
Fernandinho (atacante)
Réver (zagueiro)
Diego Ribas (meia)
Chiquinho (lateral-esquerdo)
Leandro Damião (atacante)
Donatti (zagueiro)
Antônio Carlos (zagueiro)
Arthur Henrique (lateral-esquerdo)
Trauco (lateral-esquerdo)
Berrío (atacante)
Éverton Ribeiro (meia)
Renê (lateral-esquerdo)
Rômulo (volante)
Diego Alves (goleiro)
Rhodolfo (zagueiro)
Geuvânio (atacante)
Conca (meia)
Marlos Moreno (atacante)
Julio Cesar (goleiro)
Henrique Dourado (atacante)
Fernando Uribe (atacante)
Piris da Motta (volante)
Vitinho (atacante)
Estão com saudade desses jogadores maravilhosos???
Caro xará, obrigado por nos lembrar dessa carreta de bondes contratados ao longo de seis anos. Muitos, inclusive eu, quando puxam pela memória, nos vêm apenas Val, Bruninho e Pará.
Foram muitos os jogadores contratados por quem nada entendia de Futebol. E os valores com certeza não foram baixos.
Àqueles que acham normais as saídas de Braz, JJ e Pelaipe dizendo que “o Flamengo é maior do que eles” entendam que o clube é grande, sim, mas o Futebol do Flamengo só foi infinitamente maior do que nos seis anos anteriores porque tinha gente do ramo tocando o Departamento.
Quem fala que “se eu fosse o Braz sairia” não pode estar pensando que tudo vai continuar como está ou até melhorar.
A Paulistada está amando essa crise criada por nos mesmos pois sabem que, se tudo continuasse como está, eles não teriam a menor chance.
Que fique o Braz, por consequência JJ também. E se ele receber uma proposta de um dos tais cinco maiores clubes da Europa em maio(o que acho improvável), que o deixem ir. Ele já colocou seu nome na História do Flamengo, cumpriu a sua missão como poucos.
O mito das finanças não conseguiu 20 por cento de assertividade nos 6 anos de gestão . Não podemos nunca mais cair na armadilha de afastar pessoas que entendem de futebol do departamento !!! ALOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
O amigo só esqueceu de um personagem importantíssimo nesse show de horrores…
VICE DE FUTEBOL WALLIM VASCONCELLOS…
Por ter ganho as eleições, foi impugnado pelo Conselho e, assumiu a pasta mais importante do clube.
SÓ FEZ MERDA….
Foi uma demissão de um funcionário, nada mais. Podemos discordar da forma ,agora vamos ter cuidado pra não cair em uma cilada pra ficarmos contra a um grande projeto que foi criados por essa diretoria é a passada . Os que antes nunca permitiram que chegassemos a esse nivel(por má gestao),estão torcendo pro fracasso desses que Aí estão.
Pelaipe fora vida que segue pois ate zico saiu do Flamengo e o Pelaipe nem Rubro negro é, boa sorte em outro clube fez ótimo trabalho e foi remunerado pra isso. Agora se for verdade o que o Kleber diz acho correta a atitude da presidência no que diz respeito os bônus por conquistas , onde é que uma empresa se ganha uma PLR de 3.000 % do salário ?????? Isso não existe Kleber , mesmo querendo ganhar isso e adoraria que fosse assim no meu trabalho isso não existe em lugar nenhum. Todos que possuem empresa aqui duvido que dariam um PLR dessas a seus funcionários. independentemente do ser clube de futebol ou empresa é necessário ser pés no chão e raciocinar um pouco. Não discuto que mereciam bônus pelas conquistas, sou a favor de valorizar todo trabalhador, mas 3 mil % do salário ? Será que foi absurdo querer discutir isso ? Alguém aqui já pagou isso de bônus ou plr a ssim a qualquer funcionário ?
Andre,
O problema não é a demissão do Pelaipe, mas sim o esvaziamento e desprestígio ao Departamento de Futebol, comandado pelo Brás, em claro movimento político…
O Departamento de Futebol precisa de paz
para trabalhar. As intromissões indevidas e inoportunas so prejudicam o clube . Não entendemos essa insistência nessas tentativas de desestabilização num setor que foi vitorioso e altamente competente. Será que
Trabalho e Competência estão gerando incomodaçâo em alguns outros setores do Flanengo.?
Parabéns pelo artigo. Sem tirar nem pôr!
” a burguesia fede…”
Viva cazuza ,que por sinal conhecia bem o Leblon!!!
Quem é dono de Empresa ou os CEO’s, Diretores e Gerentes que agem como se fossem, seja pra puxar o saco do patrão ou defender seus empregos, jamais acharão justo dividir o lucro, 30% que seja, com os menos favorecidos.
Como bem escreveu o Kléber, com a experiência de anos frequentando vestiários, o Futebol não é uma empresa, envolve paixão e como tal tem que ser tratado de forma diferente. E os dividendos são os títulos.
Parabéns aos que lutaram pelos 30% para os que ganham menos.
André, amigo,
Será difícil você entender que o futebol é um mundo à parte e, nada tem a ver com a empresa que você trabalha?
Fernando Roberto, amigo,
O encerramento do seu comentário é perfeito. Penso ,exatamente , como você.
Abração aos dois.
Entendo que é um mundo a parte , porem não são funcionários ? não são CLT ? o dinheiro do futebol não é igual a de qualquer empresa ? Não são todos trabalhadores como nós ? A gestão precisa ser profissional independentemente de ser clube poliesportivo ou uma empresa, se o Flamengo tivesse déficit será que os funcionários doariam parte dos seus vencimentos para ajudar ? Eu sou a favor de valorizar todos porem deve ser feito com responsabilidade, não é porque ganhou 2 títulos importantes que ta com dinheiro sobrando e pode doar a vontade( nunca se sabe o dia de amanhã) , porque os Jogadores que já ganham um fortuna por mês não pegaram os seus Bônus e repassaram para os funcionários ? dos seus 70%, peguem seus 70% e doem. A instituição deve ser protegida, deve haver moderação nas ações, ricos de hoje podem ser pobres amanhã, Pelo que sei o Flamengo ainda dever próximo de 500 milhões ainda. Tem jogador que ganha por mês o que muitos funcionários não ganharam em toda a vida.
Só deixando claro que sou contra esta premiação toda pelas metas alcançadas para jogadores(incluindo bicho) , o que deveria ser obrigação profissional pra quem ganha um bom salário.
Meu caro André,
A questão é que a premiação foi combinada e os jogadores decidiram dar 30% dos valores para os demais funcionários do clube, aquilo que é combinado não é caro, por isso está gerando esta polêmica.
Eu discordo do Kleber, tenho convicção q essa ideia nossa de querer tratar o futebol de forma diferente de uma empresa e os Europeus indo na contra mão que criou esse abismo entre os 2 principais mercados do mundo. Saiu uma reportagem em um jornal Espanhol dizendo q se o futebol no Brasil fosse mais profissional teríamos condições de ser uma premier league.
Acho que todas as peças presentes na atual diretoria são importantes, independentemente da postura é da forma de pensar deles. Não existem inocentes nesse meio e nem nunca vai existir, afinal se trata de política. Agora… Acho que todos devem permanecer em seus cargos. Não podemos perder nenhuma das peças que lá estão hoje, pois todos são importantes é fortes dentro de suas funções. Que eles se entendam politicamente, minimamente que seja, pensando no bem maior, que é o Flamengo. O Braz, o Landim, o Wallin, o BAP etc… Cada um dentro de suas funções são de extrema importância e de muita competência.
No mais, não acredito em perda de moral do Braz diante dos jogadores e comissão técnica. Questões políticas ficam entre os dirigentes. O Braz diante dos jogadores continuará tendo voz ativa. E outra… Se ele pedisse pra sair estaria fazendo justamente o que os detratores querem. Se daria por derrotado! Duvido que o Braz se curvaria desta maneira. Ele permanece e com toda certeza vai se impor e mostrar quem manda no futebol.
Quem analisar a política do Flamengo com os paradigmas de 3 ou 5 anos atrás vai errar muito. O desenho mudou e vai ainda mudar muito.
André, xará!
O Flamengo chega a uma final do Mundial depois de 38 anos e apenas os mais favorecidos ficariam com a premiação. Não seria justo! Não mesmo!
O futebol é paixao! Não é uma empresa que visa o lucro para o seus donos!
A meu ver o Flamengo deveria ter feito o acordo proposto pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública com as família dos meninos, ainda que as indenizações fossem maiores do que a Justiça determina em casos semelhantes!
A imagem do clube e a cabeça no travesseiro agradeceriam!
Quem cogita pagar 80 milhões de Reais por um jogador não pode ficar postergando indenizações às famílias das vítimas do incêndio.
SRN!
Caro Kléber e amigos!
Lógico que uma situação dessa causa desgaste. Claro que causa desconforto, em especial, para nós torcedores.
Hoje, assim como ano passado, passei a ter muita confiança na atual gestão. Depois de um ano de profundas conquistas não vou desacreditar num primeiro ato infeliz. Houve uma forma errada de agir? Talvez sim! Falta manifesto de uma das partes.
O que fazer agora? Esperar que tudo seja devidamente esclarecido e que o clube volte a falar de futebol, de jogadores e não de dirigentes.
Acredito que o Brás ficará e se assim proceder, será porque se sentirá prestigiado e satisfeito com as explicações recebidas.
Quanto ao Pelaipe, lamento pela forma, mas, amanhã estará em outro clube e quem sabe não voltará depois ao Flamengo.
Como todo negócio, mesmo no futebol, dinheiro sempre está em primeiro plano e outro convite não será recusado. O Pelaipe sabe exatamente como é o futebol e as relações, isso, incluindo todas as vaidades possíveis.
Se as pessoas envolvidas estão certas ou erradas, amanhã saberemos. Acredito que a crise seja menor do que se imagina e se fala.
A demissão não foi da forma mais bonita de ser feita, mas, um dia antes o JJ criticou a venda do Reinier e imagino que não era sua especialidade. Essa semana erramos pelo ano todo e tudo no FLAMENGO vira novela. Logo passará para o bem de todos.
Boa sorte ao Pelaipe e sucesso ao Brás que vai continuar.
Creio que o JJ não ficará muito tempo, no máximo, até o contrato. Fará falta e haveremos de continuar vencendo quando isso acontecer.
SRN
Prezado Kleber,
Você foi muito feliz em sua análise sobre a crise política no Flamengo. Eu entendo se os valores foi combinado com os jogadores, a Diretoria não deveria interferir depois de combinado. Acho que inclusive influenciou no rendimento do time na final do mundial. Já vi isto acontecer em outras instituições e o resultado foi péssimo.
Porque então, diante deste imbroglio, a diretoria não sugeriu que os jogadores colocassem os 30% na famosa caixinha?
Coisa ao meu ver facil de ser resolvida.
Distribuisse o premio para os jogadores e comissão técnica, e estes em ato continuo, fariam um chequinho cada para a caixinha!
Zero estresse!
Boa noite !
Muito mimimi pra nada. O pelaipe foi desrespeitado ? Pode ser. Foi decisão política ? Pode ser, não sei…
Foi pra atingir o Braz ? Não sei não estou lá pra saber.
Comissão técnica e jogadores vão entrar em crise por isso ? Duvido, repito duvido e vida que segue.
Com relação a desrespeito, desumano, traição…. vamos parar de mimimi pelo amor de Deus….
Isso sempre aconteceu no futebol e no Flamengo aconteceu em todas as épocas, todas a exceção….
Menos por favor, menos…
SRN
Prezado Paulo,
E você acha isto correto?
Xará, não sei o motivo real. Não estou lá dentro.
Por isso não tenho opinião formada.
Mas que é muito mimimi na minha opinião é…
Isso sempre aconteceu, em todos os clubes, demissão por email, imprensa, telefone etc etc
Pra mim não há inocente no mundo do futebol, absolutamente ninguém.
Por isso acho tudo isso mimimi.
SRN
Presidente de férias, Vice-Presidente de férias…
Minha querida avó, que não é a Sra. Corina, me ensinou uma pérola…
“A ONÇA TÁ MORTA O MATO É NOSSO”…
Qualquer reboliço por dentro dos muros da Gávea, terá sempre os dedos de BAP e WALLIM…
Como estamos falando de dois vices, a caneta foi entregue numa bandeja para o Landim…
Sempre questionei a competência do Pelaipe.
Mas covardia e escrotidão, é ÔTO PATAMAR…
Egon, lembro bem do alerta que o amigo fez na eleição de Landim, que, quando estivesse ausente, ou até mesmo presente, não conseguiria segurar os rojões de Bap.
E, concordo, uma coisa pode ser a competência ou não de Pelaipe, confesso que não conheço com profundidade, agora, outra coisa é avacalhar e tomar uma atitude covarde dessa, mal comparando, me lembrou a sacanagem feita com Jaime de Almeida que soube de sua demissão ao vivo na ESPN, humilhante isso…..
É preciso o mínimo de bom senso e comunicação interna para evitar embaraços como esse….
Oh meu querido loiro!
Até tu embarcando nesse besteirol….
Brás sempre estará em casa alheia, e a atual diretoria sempre lhe lembrara disso.
O Brás por sua vez tá na dele, tem tudo a ganhar permanecendo no cargo, e muito a perder deixando o cargo, assim é ofício dele como vice de futebol pertencente a chapa da Sr. Patrícia Amorim, engolir sapos com uma certa frequência, sapos de tamanhos variados. Como disse é parte integrante da engrenagem rubro negra, uma certa afirmação de poder ora ou outra.
Esse assunto do Pelaipe é bobagem, até mesmo pelo cargo que ele ocupava no Ninho, aonde haviam redundâncias de atividades feitas por membros da própria equipe do JJ.
Agora vou te dizer, o Mister andou falando umas coisas incômodas em Portugal. Nós o amamos, mas sinceramente, essa possibilidade dele deixar o clube me maio é absolutamente intolerável! Deixar o clube no meio da temporada, meio do Brasileirão, em meio da Libertadores e Copa do Brasil.
Saudações!
Opiniões divergentes, meu caro!
Marcos Braz nem esquentou a cadeira na gestão da Patrícia.
A moça assumiu em janeiro. e demitiu Braz, Andrade e Eduardo Manhães em março…
Quando assumiu a pasta em 2009 – campeão brasileiro – entrou justamente no lugar do nosso Guru, pelas mãos de Delair Dumbrosck que assumiu a presidência.
Como Braz é meu amigo pessoal, posso te AFIRMAR, que você está redondamente enganado quanto ao perfil do cara…
O assunto Pelaipe é bobagem até a página 4.
Não, pelo Gerente de Futebol! Mas sim, pela ponta do iceberg político que está se formando e, sempre com a praga do Bap no olho do furacão.
Acho que o Mister mandou muito bem em relação a venda do Reinier.
30 milhões de euros na Europa… é troco…
Alisson, um goleiro nota 8, foi vendido pela Roma ao Liverpool por 100 milhões de euros.
CONCORDO!
“Deixar o clube no meio da temporada, meio do Brasileirão, em meio da Libertadores e Copa do Brasil.”
Bom pro Gajo, péssimo pra nós…
Qto ao Brás Egon, não é quanto ao perfil do cara, mas quanto ao fato concreto, a de qual chapa ele pertence….
Qto ao perfil, ele é uma absoluta notoriedade rubro negra! Se o futebol do Flamengo hoje tem cara, ele se chama Marcos Brás!
É justamente a partir desse ponto é que a situação é insolúvel.
O Mister falou demais em Portugal! 1o. que não é função dele fazer juízo sobre estas coisas, 2o. que ele não conhece a realidade sul-americana, pensa que esta na Europa, e desconhece menos ainda as implicações contratuais do Rennier, que quase saiu do Flamengo de graça! Nesse período o clube perdeu um pouco do controle sobre o destino e valor do jogador.
Mister deixou outro incômodo ao se referir ao Flamengo como fator secundário a partir de maio, eu não gostei.
Lembrando que o Mister saido Al Hilal pelos mesmos motivos contratuais. Lá eles queriam 2 anos de renovação, aqui queremos apenas ao menos 6 meses.
Saudações!
Posso falar de um e mal conheço o outro…
Braz está respaldado por um cara muito competente, chamado Bruno Spindel, que já foi CEO do clube.
Em 2019, estava no colo de um cara cascudo no futebol, chamado Eduardo Manhães…
O mínimo que podemos dizer, é que Braz cola em caras competentes no mundo do futebol.
Braz não precisa do futebol. É filho único e riquíssimo.
Pelo que vejo no seu PERFIL, com todo carisma que realmente tem, não sei se arriscaria uma posição de PRESIDENTE DO FLAMENGO.
Não é a cara dele…
…Em 2009, estava no colo de um cara cascudo no futebol, chamado Eduardo Manhães…
É…..
Parece que Michael vai vir mesmo, resumo minha opinião numa famosa frase do nosso grande Kleber Leite, “pode dar certo, mas tem tudo para dar errado”.
Michael vai vir por valores superiores aos de Everton Ribeiro…. É de lascar…. Jamais pagaria esse valor em jogador velocista que teve 6 meses de destaque, quero ver jogar contra as retrancas que o Flamengo tem que enfrentar quase todo jogo no Brasileirão, o espaço para ele sair correndo vai acabar rapidinho. Acho que se ele for para o Corinthians daria muito mais certo que no Fla, a característica de JJ de propor o jogo não se encaixa com a de Michael. Vocês viram o número de gols e assistências do poderoso Michael no campeonato? Pois vejam e analisem. Vindo, não passará de uma aposta, ainda está longe de ser realidade. Resumindo, acho Vitinho melhor que ele.
Olhando pelo lado positivo, ele pode ser útil nos momentos em que tivermos de jogar recuados e sair na velocidade. JJ é bom treinador, tomara que tenha um plano para o foguetinho, afinal, JJ melhora os jogadores. Ainda assim, não pagaria metade do que está custando. Tomara que o foguetinho cale categoricamente a minha boca, de início, terá minha torcida.
Daniel G,
Esse Michael é o novo Pablo de 2018, ou seja, dinheiro jogado fora, e o Flamengo sabe disso!
O jogador vem da 2a divisão, camisa do Goiás, jogando de contra ataques! Nada haver conosco que jogamos com posse de bola.
O Flamengo vai pegar o jogador apenas para enfraquecer os rivais, coisa que foi feita pelo Palmeiras até o ano passado, é feita por diversos clubes europeus, entre eles o melhor exemplo é o Bayer de Munique.
Saudações!
Segundo o repórter Fernando Lima, da Rádio Bandeirantes 820 de Goiânia, Flamengo e Goiás fecharam o negócio sobre o atacante Michael. O Goiás negociou 75% dos direitos econômicos do jogador por 7,5 milhões de euros, o que equivale a 34 milhões de reais. O pagamento dos 34 milhões será feito em três parcelas. O anúncio oficial da negociação será anunciada nesta quarta-feira.
Em resumo, o problema foi a forma e não o fato. Não estamos lamentando a saída do Pelaipe, porque isso não faz tanta diferença assim. Estamos criticando a forma com que isso aconteceu – e como o Flamengo é praticamente um veículo de mídia, tudo ganha uma proporção gigantesca. Tava faltando notícia, agora o Brasil inteiro está falando sobre um diretor que foi demitido por email. O arco-íris que estava meio apagado, voltou a aparecer.
O Abel também já tinha provado de um veneno parecido na sua demissão, mas como ainda não tínhamos chegado em “ôtopatamá” o fato perdeu relevância muito rápido com os meses seguintes, quando o nosso sonho foi ganhando forma e virando realidade.
O Braz já jogou gelo nessa fervura. Disse que não se sentiu desrespeitado, que tem relação boa com o Presidente – e segue o baile. Obviamente deve estar sofrido com o fato, mas teve uma atitude muito sóbria e objetiva. Com isso, ganhou mais pontos entre seus admiradores e não deu munição para os seus (eventuais) detratores.
Particularmente eu não acho saudável apedrejarmos nossos dirigentes em praça pública. Entendo que o sangue é quente e que temos um pouco de política aqui nesse ambiente, mas do mesmo jeito que o Braz e o Spindel estiveram à frente das contratações que nos deram o melhor ano da nossa história, todos esses nomes (Bap, Landim, Wallim) estão nos “créditos” desse filme maravilhoso – inclusive o Pelaipe. Não dá agora para desqualificarmos essas pessoas, que obviamente cometem erros, mas que já demonstraram o apetite e o talento para levar o nosso Flamengo para um “ôtopatamá”. De certa forma, acho até um pouco de ingratidão da nossa parte.
Não estou sendo leniente nem inocente, mas se nós concordamos que só podemos perder para nós mesmos, a minha sugestão é: vamos passar um Mertiolate na ferida, botar um Band-Aid e seguir em frente, confiando em mais um ano de vitórias e títulos.
SRN 7
ASSINO EMBAIXO, PERFEITO.
Só acrescento o seguinte:
Começou ontem mesmo a campanha de Brás à presidência, com 22 meses de antecedência.
E se ele for presidente do Flamengo…… coitadinho do Bap.
Nesse caso….e única e exclusivamente por esse ângulo, já estou até gostando desse rebú todo que aconteceu.
#ForaBapSempre
Anderson meu queridíssimo!
Vou te falar algo que vai lhe doer muito, BAP é a eminencia parda das gestões após o desastre da era da Sr.a Patrícia Amorin.
Em última análise, BAP é quem manda! Ou ao menos o que mais pensa e tem mais iniciativas. Evidentemente que ele não é o único, mas é ele.
Assim, todas estas saudações que vc faz ao EBM tem o dedo do BAP, o mesmo ocorre com o Landin (que exerce um precioso papel moderador, sim pq o BAP precisa ser moderado), e pode acrescentar o Vallin nessa conta tbm, é o trinômio rubro negro, arquitetos da nova gestão!
EBM poderia estar nessa turma? Sim claro, deveria! Não fossem as decisões politicamente equivocas que ele tomou nos 6 anos de mandado, que nós presenciamos e comentamos fartamente aqui no blog.
Saudações!
Anderson, apenas divagando aqui…
Eu gosto muito do Braz como Diretor de Futebol. Como Presidente, a história é outra. Com a evolução do modelo de gestão no futebol, me parece que cada vez mais são talentos diferentes e até excludentes.
A beleza da nossa Diretoria atual é justamente ter delineado bem essas esferas de atuação – e não há um único time no Brasil que esteja nesse patamar. Esse é o princípio para termos conseguido criar um time tão foda como esse.
Abraço.
SRN
Hoje já há 4 caciques correndo à presidencia. São eles :
Bap, Wallin, Brás e Pracownik( leia-se SÓ Fla )
Quem viver, verá ….é só aguardar
Colocaria o Rodrigo Dunshee de Abranches no lugar do Braz.
“Eu gosto muito do Braz como Diretor de Futebol. Como Presidente, a história é outra.”
Perfeito, Marcello! Como conheço bem a figura, absoluta certeza que AINDA não da pra ele.
Mas posso te garantir, que o cara é muito mais comprometido que o Landim.
Vive intensamente – tomando cafezinho – cada atitude que toma.
Rapaz Egon, eu não sei de qual principio vc partiu para fazer tal afirmação!
O Landin é figura apagadíssima do ponto de vista de encanto pessoal, carisma. Por outro lado é um monstro em termos gerenciais.
E o que dizer então do EBM? Do Vallin? Do BAP?
O Brás tem o encanto, a capacidade de encantar, de envolver, aglutinar para o comando.
Hoje o estatuto do clube prevê uma série da parâmetros para a gestão, além do fato do clube estar bastante profissionalizado em termos administrativos.
Seria somente o Brás saber manter e delegar, isso ele sabe fazer!
Agora essa chapa a que ele pertence….Hum, ai sim, puxa a candidatura dele lá para o fundo do oceano.
Saudações!
Conhecimento pessoal sobre de quem estamos falando.
Isso basta!!!
Mesmo “apagadíssimo” – segundo vc – Landim conseguiu juntar TODOS da Chapa Azul e vencer de barbada as eleições.
Engano seu, meu caro.
O trio Landim, Bap e Wallim, deixam Braz no chinelo…
“Casca de Banana”
Marcello meu querido, sábias palavras!!!
O único erro no organograma que eu vi, foi a não comunicação antecipada ao Brás sobre a não renovação do Pelaipe.
Mas convenhamos, o Brás esta em casa alheia, e a atual diretoria sempre lhe embarrá disso.
Para o Brás foi um teste de fogo esse….Com o presidente fora ele poderia ter simplesmente explodido dando margem para sua saída, mas parodiando seu próprio lema, “gelo no sangue”, Brás se desvencilhou dessa casca de banana, bravo!
Até porque saindo, Brás se auto-exilaria em um ostracismo de 24 meses até as próximas eleições!
Saudações!
Nino, eu acho que tiveram mais erros nesse episódio. Mas também dá pra trocar a palavra “erro” por “política” – e aí é um território que eu prefiro não me arriscar.
Te confesso que é um saco ficar vendo mesas redondas em tudo que é canal debatendo a “crise” nos bastidores do Flamengo. A paulistada está desvairada.
Não vejo a hora da bola rolar…
Abração.
SRN7
Marcello Penna meu caro!
Tem que ter crise cara! Crise regada a milhões e títulos, mídia e récordes de público cara!
A tônica para 2020 depois de 2019 era de acomodação!
O sucesso passa por crises, elas são o fator de motivação e renovação.
Saudações!
Também penso assim e acho que sairemos mais fortes!
SRN
Ótimo ponto, Nino. 🙂 🙂 🙂
Torcendo para que o bravo Michael não seja uma reedição em euros daquela leva do Goiás que nos empurrou Lúcio Bala, Dimba e Dill.
Que queime a nossa língua.
E que seja titular contra o Inter de Rodinei…
SRN
Caro Fernando, penso que o Flamengo evoluiu um pouquinho só (em todos os aspectos) desde a época de quem trouxe esses que vc citou até hoje, não acha? Sem falar que o cara tem bola, mostrou isso no campeonato e vai chegar no Flamengo para treinar com o JJ e mais um monte de jogadores bons. Se não “comer a bola”, vai ficar no banco. Será que, na idade dele, é isso que ele planeja?
No mais, sabemos bem que Dimba e Dill foram artilheiros, mas não jogavam nada mesmo antes do Flamengo apostar. O Lúcio não era genial, mas era um jogador bom naquele tempo.
SRNs!
Vamos mudar de assunto?
No TT hoje, a grande discussão é a seguinte:
Um time baseado nas negociações:
Cézar – Orejuela – Gustavo Henrique – Thuler – Renê –
Thiago Maia – Diego – Vitinho – Michael –
Pedro Rocha e Linconl.
Os outros 3 times do Rio de Janeiro são melhores que o time reserva do Flamengo?
Os outros 3 times do RJ juntos não são melhores que o nosso time reserva com 2 a menos desde os 15 min do primeiro tempo…
SRNs!
A contratação do atacante Michael parece estar cada vez mais próxima de acontecer para o Flamengo.
Um dirigente do Goiás acabou de chegar ao Rio de Janeiro para se reunir com o clube carioca. A intenção é ajustar os últimos detalhes e fechar a venda do jogador para o Rubro-Negro.
O clube carioca, caso concretize a negociação, irá adquirir 80% dos direitos econômicos do jogador, sendo 75% do Esmeraldino e 5% do Goianésia, equipe do interior de Goiânia. O restante pertence ao atleta.
Os valores envolvidos não foram revelados à reportagem. #ODia
Anderson, li no Twitter que um repórter local em Goiás já deu como certa a contratação do Michael.
Não entendo quem é contra, será que esse pessoal acha que o Flamengo vai jogar todos os jogos do ano com os mesmos 11 jogadores? Que não precisamos de banco de reservas? De elenco? Ou quem sabe que o Berrío é melhor que o Michael? Ou que o Flamengo não tem que investir num jovem que tem valor e provou saber jogar futebol? Ou será que são todos melhores que o CIM e o julgamento do JJ? Me parece que o povo esquece de lesão, de suspensão, de convocação, enfim, de tudo que pode desfalcar um time no ano. Não aprenderam nada em 2019, quando, na falta do BH, íamos de Berrío, na falta de Gabigol, de Lincoln e por aí vai.
Ademais, melhor ele no Mengão do que nos outros.
SRNs!
Segundo o Corriere dello Sport, houve uma aproximação entre Flamengo e Gabriel nas últimas horas, pois o jogador reduziu o que vinha pedindo ao clube, isso era o que estava emperrando a negociação.
Depois que a notícia do interesse do Chelsea foi categoricamente desmentida, só reforcei minha certeza de que ele não sai do Flamengo simplesmente pq não tem lugar melhor para ele ir. O Flamengo é imenso e é quem pode pagá-lo para jogar no Brasil e ser convocado, sem falar que o nível técnico dele é alto no Brasil, senão, teria rendido ao menos no Benfica, já que, como dizem por aí, o futebol de Portugal é fraco. A verdade é que ele não tem mercado em times grandes fora, logo, tem que ficar no maior das Américas.
SRNs!
Marcus meu caro!
Tudo FakeNews….
Só tem o “Presunto do Oeste” na Inglaterra interessado no Gabigol, o WestHam, o resto é papo furado.
Dificilmente Gabigol embarca nos top 10 Europeus no início de 2020, aliás em 2021 vai ter que arrebentar de novo, ai sim, com Seleção e tudo pode pintar.
Saudações!
O Braz não vai e nem pode renunciar, é justamente isso que o Bap quer. Se o Braz vazar, eles tomam conta do Dep. de Futebol, aí sim estaremos mal das pernas. O Braz é o representante da torcida lá dentro, é quem vai blindar o futebol dessa estúpida crise política. Não podemos ficar com medo do que está acontecendo, pois está bastante claro para todos. O mal é que a imprensa anti agora pegou carona nisso e está desesperada botando pressão pro Braz sair do Flamengo, pois sabem que ele tem dedo bom para contratar e para transformar o Flamengo no grande vencedor que é. Sem falar que deve ter gente doida pra levar o Braz pros seus times por aí.
Espero que, quando na época das campanhas eleitorais, a galera que vai votar não se esqueça do que está acontencendo na hora de eventualmente cogitar votar no Bap.
SRNs!
Faz quase uma ano tivemos a tragédia do Ninho do Urubu e demos a volta por cima.
Essa crise é passageira e contornável. Assim espero.
Que possamos o quanto antes voltar nos preocupar apenas com campo e bola, discutir escalações e contratações.
Sobre contratações, uma ideia me ocorreu. Emprestar jovens jogadores (tem muitos sobrando) ao Cruzeiro em troca do Orejuela.
Gabigol tem que ficar e pro lugar do Reinier tentaria o Nacho Fernandez do River.
Um centrovante também seria muito útil.
SRN
Luiz,
O jogador não é do Cruzeiro mas sim do dono do super mercado que põe dinheiro lá.
O dono do mercado, como bom atravessador, comprou o jogador pela metade do que ele vale e pois o jogador na prateleira!
Pagou 1,5mi de Euros e quer emprestar com opção de compra de 3mi de Euros…
Saudações!
“Com iminente saída de Reinier, Flamengo chega a R$ 465 milhões em vendas em três anos”
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/com-iminente-saida-de-reinier-flamengo-chega-a-r-465-milhoes-em-vendas-em-tres-anos.ghtml
“Craque o Flamengo faz em casa… e vende”…
ÔTO PATAMAR… kkkkk