Não sei se fiz certo ou errado, mas não resisti e liguei para o nosso presidente.
Como sempre, educado, Eduardo ouviu o desabafo de um torcedor que é tão rubro-negro como qualquer rubro-negro de verdade, e as ponderações de quem quer o bem dele, somando-se à experiência de já ter sentado na mesma cadeira que ocupa ele hoje, além da cadeira específica do futebol.
O desabafo foi no sentido do inconformismo de ver tanta gente séria e competente junta e, exatamente no que é mais importante para o torcedor, que é o futebol, muito mais decepções do que alegria.
A ponderação foi simples e objetiva, até porque, não é produtivo se criticar sem ao menos sinalizar qual seja o caminho que todos queremos.
A minha conclusão é simples. O resultado no futebol é fruto de um encaixe perfeito entre as pessoas que dividem o “vestiário”. Está mais do que na cara, que no futebol do Flamengo, do presidente ao diretor de futebol, ninguém mantém com o treinador uma linha direta. Talvez por achar que, dentro do regime profissional, isto seria uma interferência. Não quero aqui julgar. Há situações em que este tipo de raciocínio funciona e, há outras que não.
O treinador atual, necessita sim, de interferência – se assim quiserem chamar – não só pelo desconhecimento amplo do futebol brasileiro, onde o próprio Flamengo está incluído, como e, principalmente, pelas desastradas escalações, como a do jogo contra o Botafogo e a de ontem. Disse ao presidente que duvidava que alguém da diretoria, antes de qualquer jogo, fizesse ao treinador a pergunta óbvia: “qual é o nosso time pra hoje?”. Se alguém tivesse feito esta indagação, e sabedor do time escalado ontem, era obrigação argumentar que havia algo errado, possibilitando ao treinador pensar e, quem sabe, consertar o erro.
Como ninguém muda de temperamento, claro está que as pessoas que lá estão encaram este tipo de atitude como pouco profissional. Mas o que é profissional? É deixar alguém caminhar sabendo que na frente há um precipício?
Não estou aqui, como já disse, para julgar e, desta forma, até admito que quem pense de maneira diferente possa ter razão. Só que, quem pensa assim precisa ter como treinador alguém em quem se possa confiar e com profundo conhecimento de causa.
A filosofia da nossa diretoria é incompatível com este treinador. Como não haverá mudança na diretoria, que se mude o treinador. Se isto não ocorrer, vamos continuar sofrendo.
No fim do monólogo, informei ao nosso presidente que Cuca acabara de deixar o Palmeiras. Com este treinador, a filosofia abraçada pelos nossos dirigentes funcionaria, sem erro.
Casamento, perfeito!
Espero mesmo e como torço pra isso, que o nosso presidente o tenha escutado. Não é possível um time com um elenco desse, não estar entre os três primeiros colocados do brasileiro e concorrendo para o título. Demita esse colombiano enquanto é tempo.
Obrigado por ter sido o porta voz junto ao nosso presidente.
Saudações rubro-negras.
Presidente vc foi certeiro!eh hora de trazer o Cuca e fazer esse time jogar bola!
Caro Kléber e amigos!
Tomara que esse monólogo ou um próprio desabafo, encontre algum eco no coração do nosso presidente. Imagino que o presidente antes de qualquer ato mais profissional, deva ser um torcedor e apaixonado pelo Flamengo. Não estar incrédulo com toda essa desilusão é muito pouco provável.
Se existe incômodo com esses atos esquisitos do técnico, que alguma atitude seja tomada, alguma coisa seja dita e uma luz encontrada.
De repente e não podemos duvidar, o nosso elenco pode estar desorientado e cheio de dúvidas.
Vamos ver no que dá. O Cuca seria um bom nome.
SRN
A WEB facilita TUDO.
Reclamam muito da não presença dos diretores durante os treinos, mas vale lembar que estamos na era WIFI, WEB, cameras de transmissão em tempo real pela internet. Se o FLAMENGO ainda não instalou um circuito FECHADO com transmissão direta para a SALA DA PRESIDENCIA diretamente de TODOS os setores incluindo os CAMPOS, está na hora de instalar.
Não é preciso estar lá para ver tudo, tudo mesmo.
Se tem um treinador que mereceria essa vaga caso ela existesse seria o JAIR VENTURA, também o CUCA e o RENATO CARIOgaucho estão com a senha na mão.
Sim, muda-se o tecnico,e aí ? O elenco continua o mesmo ?
Que se notabiliza pela sua incapacidade.Os atletas,até então improdutivos,vão mudar radicalmente?
Diego voltará a ser o craque do Santos?Everton Ribeiro do Cruzeiro ?Geuovânio,Pará,Araujo,Mancuello,Berrio,Renê,Rômulo,VIzeu,Paquetá,Gabriel,Vaz,Rodolfo,Arão do Botafogo,?????
Acho que nem o Tite,apoiado pelo Guardiola vai fazer do FLA o time que nós sonhamos e queremos.
Faltou dizer,caro Kleber,o que disse EBM ao ouvir suas ponderações.
Outro treinador ? Luxamburgo,Cuca,quando,agora,praticamente no final da temporada ????
ABS.
Contato extremamente válido!!!
Porém discordo que o Cuca seja um bom nome. Não produziu nada no palmeiras nesse segundo ciclo e no primeiro, cabe um comentário feito pelo Alexandre Matos, executivo de futebol alviverde, após o título brasileiro ao ser “questionado” por um repórter sobre a conquista: “fomos campeões, apesar do Cuca!”. O trabalho do Cuca e do Dorival Júnior nesta temporada nos faz refletir sobre o nível atual dos técnicos “medalhões” no futebol brasileiro. Importante analisar também que nenhum clube que trocou o comando técnico com o brasileirão em curso mudou de patamar dentro da competição. Ironicamente, quem mais se aproxima disso eh o nosso rival comandado pelo “estagiário” que não nos foi útil. O futebol brasileiro precisa entender que troca de plano de ação não necessariamente passa por troca de nomes e troca nomes por si só tem se mostrado uma falta de convicção nas escolhas.
SRN.
Cro Romeu! O Santos mudou de patamar com Levi.
Dentre os atuais, acho o Cuca muito bom. Entendo que o grande erro do Palmeiras se chama Alexandre Matos. Contratou jogadores a perder de vista e deixou o elenco pesado. O erro do Cuca foi voltar na hora errada ao Palmeiras.
SRN
Caríssimo Kleber , admirável sua atitude , eu como rubro negro fiquei grato , obrigado ……porém não acredito na fertilidade da conversa , pra mim o Eduardo não tem humildade e sensibilidade para absorver nada , ele está cego de orgulho , nada , nada fará ele abrir os olhos , infelizmente . Na boa , cansei !!!!
presidente Kleber leite muito obrigado por te ligado para o presidente do flamengo e ter dado a Ele algumas dicas, como se toca o futebol. espero que ele tome as providências o mais rápido possível e vá buscar o cuca .reparar esse erro terrível de trazer um treinador de fora e insistir em deixar o futebol na mão de quem entende pouco !
Presidente Kléber,
Me perdoe, mas discordarei de v. e dos demais companheiros.
Trocamos fora de hora e trazer o Cuca agora, me soaria precipitado.
Cuca fez um mau trabalho no Palmeiras e nao é uma unanimidade entre a torcida.
Deixemos o Rueda se adaptar ao clube, ao elenco e ao futebol brasileiro.
Nos resta torcer.
Um abraço, Rafael Cordeiro.
Mais um ano, do time do futuro que nunca chega.
Foi uma bela iniciativa Presidente! Mas Cuca está deixando o Palmeiras ? Qual seria o motivo ? Acho que o mesmo do nosso. O Palmeiras nvestiu muito e não está tendo retorno dentro de campo. Muricy, Zé Ricardo e Rueda. Qual será a próxima vítima desse “time” ?
Certeiro! “Qual seria a próxima vítima desse time.”
Acrescento, que no contexto geral, Rueda precisa ser amigão da imprensa esportiva para poder gozar da mesma paciência e prestígio que os jornalistas concedem a outros técnicos. E olha que o cara não tem nem um ano no Flamengo.
Nitidamente o problema do fla está na estrutura administrativa. E principalmente devem responder aqueles quem montaram esse time. Não foi o Rueda, ou foi?
Agora o que me dizem desses que passaram nesta gestão: Dorival? Jorginho? Mano? Jayme? Ney Franco? Vanderlei? Cristóvão? Osvaldo? Muricy? Ze Ricardo? Acredito que me façam querer acreditar que Roger, era o cara! Se não ganhamos, também não perdemos em nada, para esses que saíram, ou que não vieram.
Vamos ter mais boa vontade!
Robson, você foi cirúrgico. Há muito tempo eu venho dizendo que não temos um elenco de qualidade. Temos é quantidade. Foram contratações equivocadas na sua maioria. Gastaram rios de dinheiro para nada. O que está acontecendo com o Flamengo é o mesmo problema do Palmeiras, inchou o elenco. Pode vir um um conselho de grandes treinadores mundiais que não dará jeito nesse time. E, com certeza, serão a próxima vítima, como você bem definiu (parece até título de filme).
Temos um centro de inteligência que de inteligência não tem nada. Temos um presidente orgulhoso que não escuta ninguém. Errar é humano, mas, errar várias vezes é burrice. Dizer que a situação financeira do Flamengo é graças a ele é pura balela. O único mérito dele foi se cercar de pessoas capazes na administração Financeira do Clube.
Porém, no futebol, até agora, nada conseguiu.
Será que todos aqueles treinadores que passaram nessa gestão são incompetentes (alguns até acho que são) ou o elenco não é bom? Como disse acima, fico na segunda opção.
Um abraço.
Achei válida sua ponderação, Kleber, principalmente quanto ao bate papo e troca de ideia com o Rueda. Agora, não cabe imposição ao treinador em nada, fato que parece sugerir.
O erro do Rueda é escalar o Márcio Araújo de inicio ? TODOS os que ali passaram erraram então, inclusive Luxa e Murici, dois medalhões. Erros de escalação? Concordo !!! Mas novamente afirmo que TODOS erraram a mesmíssima coisa.
Onde quero chegar ao afirmar essas coisas? Já escrevi isso aqui, para mim o maior erro é da diretoria que, entra ano, sai ano, renova com ínguas como Márcio Araújo e Gabriel, por exemplo. Esses jogadores voluntariosos e “úteis” são o terror de qualquer planejamento, na primeira oportunidade o treinador, buscando resultado a qualquer custo, lança esses jogadores que são obedientes taticamente. O técnico também erra ao escalar, claro, porém entendo sua posição ao não querer assumir riscos colocando esses atletas mais táticos.
A primeira providencia é fazer a limpa no elenco, doar Márcio Araújo, Gabriel, Mateus Sávio, Vaz, entre outros, e trazer sangue novo, jogadores com sede de vitoria.
Para o restante do ano, acho que cabe essa “troca de ideia” com o Rueda e, se não funcionar, afastar os jogadores que estão atrapalhando o andamento do trabalho e são insistentemente escalados. Já é hora de começar 2018 e mostrar com quem contaremos no ano quem vem, inclusive se o Rueda pretende seguir o planejamento determinado ou se vai pedir pra sair.
Tem duas semanas que o EBM optou por empossar um “Zé Ninguém” para o principal cargo do Futebol, a VPF.
Assim a conversa creio eu foi literalmente “Uma pregação no deserto”.
Infelizmente!
Alguém tem que falar. Que seja alguém do ramo.
Tens nosso apoio, caro Kleber, pois, além de tudo, também és um torcedor que, como nós, se indigna com algumas atitudes estapafúrdias tomadas no vestiário.
Presidente muito legal ver sendo exposta uma intimidade na conversa entre dois feras ,mais nesse caso o mais interessante seria saber a opinião da outra parte na conversa,ou seja o que pensa o Eduardo Bandeira.
Kleber leite vc foi perfeito vc fez o que eu li pedia aqui no seu blog interferir no flamengo com o respaldo que vc tem agora eu tenho certeza que o bandeira de Mello entrou no ouvido e saio no outro eu disse que para vice-presidente só teria dois nomes vc é Fábio Luciano ele colocou quem o caro nunca foi nada nessas horas difícil não é hora de colocar barriga verde e sim uma pessoa que coloque respeito e respeito ao treinador eu prefiro Abel Braga esse tem a cara do flamengo
Vili, amigo,
O futuro próximo responderá. A sua pergunta é válida, pertinente e pragmática.
Vamos torcer para que as coisas se encaixem. É o que está faltando. Que Papai do Céu ilumine o nosso Presidente.
Forte abraço.
Presidente o senhor esqueceu que na saida do ZR aqui mesmo em seu espaço diziam que O FLAMENGO TEM TECNICO? Devem estar satisfeitos.
Desculpem pelo menino, que tem até alguma qualidade mas o Paquetá é o Marcio Araújo do Rueda!
“No fim do monólogo….”
Eduardo continua o mesmo…….. (F.E.L.I.Z.M.E.N.T.E )
Anderson ilustre queridíssimo! Fim do monólogo por parte do KL, ok certo! Agora imaginar fim dos monólogos é muita falta de imaginação!
Imagina só o EBM ao deligar o telefone? Deve ter saído do modo protocolar e entrado no modo torcedor (que é o modo usual dele)!
Sim, aquele mesmo de dar banana para o torcedor, discutir com torcedor, palavrões etc…
Kleber, desiste cara! Não tem jeito! A hora é torcer para não chegarmos ao Z4, não tem outra expectativa!
A vaca do Rueda já foi para o brejo e o próximo coro no estádio vai ser de “Burro”, é só ele repetir ou fazer a próxima besteira.
Agora o que vc quer? Que o EBM mande embora o desastrado técnico colombiano? Com dois meses de trabalho? Pode desistir disso, o EBM prefere ir levar o nosso Flamengo a 2a divisão do que escutar alguém de calibre.
Pq uma coisa é saber administrar números, outra bem diferente é saber administrar o futebol, coisas inteiramente diferentes.
O EBM teve a chance de injetar sangue novo nesse universo de marasmo, mas não, o que ele fez? Injetou mais sangue de barata, mais do mesmo, que esta comprovado estar errado.
Prepare-se para o pior pq o fundo do poço ainda não chegou!
Z4????sinceramente heim meu amigo.
Vili Ribeiro meu caro.
Para minha surpresa e meu espanto, tanto a crítica especializada quanto a maior parte da nossa torcida vislumbra metas de vaga na Libertadores, sem no entanto o time dar a menor mostra ou indício que vá de fato jogar esse futebol que justifique um G4 ou um Título da Sul Americana.
Antes o que temos visto é um time é aprofundado declínio técnico desde a eliminação da Libertadores esse ano. Rueda veio agravar esse declínio técnico.
Campanha no 2o. turno do Brasileirão.
20o. CAM 2 X 0 FLA
21o. FLA 2 X 0 ACG
22o. FLA 2 X 0 ACP
23o. BOT 2 X 0 FLA
24O. FLA 2 X 0 SPT
25o. FLA 1 X 0 AVA
26o. POT 1 X 0 FLA
27o. FLA 1 X 1 FLU
Foram até o presente 24 pontos disputados no 2o. turno e 10 conquistados, menos da metade. Estamos a 9 pontos do SPFC.
Ou seja em 8 jogos ganhamos 3 empatamos 2 (Avaí não ganhamos empatamos em 1×1) e perdemos 3.
Tá bom?nao.
Mais dai pintar esse cenário criado por vc….não.
Ou seja sorria mais amigo e pitada de otimismo faz sempre bem.
“O combinado não sai caro, o não combinado sai”
Imaginem os Sr.s a essa altura do campeonato. Após terem ido atrás desse tal de Rueda, tirando o cara de um tempo sabático o qual ele se dedicava a atualizações na Europa!
Traz-se o cara para o Brasil, e diz-se ao cara que ele terá carta branca na condução técnica da equipe.
Com que autoridade agora essa direção vai botar esse cara na mesa e dizer: “Olha Sr. Rueda, vamos discutir jogo a jogo a escalação do time”?
Sim, o caldo iria engrossar ou o Rueda iria afinar? Primeiramente esse tipo de “cerceamento” já denota que algo não esta bem, indo errado e precisa ser corrigido, mas não auto-corrigido, mas sim corrigido por 3o.s.
Mas uma coisa me parece certa, nem com 12 dias de treinamento, nem com pré-temporada o Sr. Rueda vai dar certo no Flamengo, já deu errado! Assim essa “gerencia ou ingerência” no trabalho dele pode ser a saída para ambas as partes. Ou ele se alinha a ideia ou pede para sair amigavelmente, ou é demitido mesmo.
Se gerencia ou ingerência, algo precisa ser feito!
Sugestão.
O FLAMENGO poderia colocar no site oficial uma pagina onde os TORCEDORES dariam as NOTAS para os JOGADORES e técnico após as partidas. Elegendo os melhores por partida, mes, trimestre, TEMPORADA etc..
Faria a torcida ser muito mais participativa e INTERATIVA no site oficial e ajudaria a diretoria a perceber alguns detalhes.
Kléber Leite, não é hora de trocar o treinador!
Queria ter visto esse mesmo entusiasmo para demitir Zé Ricardo, no entanto foi defendido e o Flamengo desde o ano passado se afundou perdendo os campeonatos brasileiros.
Era preciso o mesmo entusiasmo para pedir a saída de jogadores como Márcio Araújo, Rafael Vaz( você tanto os defendeu ardorosamente), Gabriel, Pará, no entanto alguns destes foram premiados por prorrogações de contratos pelos sábios do futebol do Flamengo.
Concordo quando fala que é preciso alguém no futebol para “interferir” junto ao treinador, isso deveria ter acontecido desde o ano passado nas escalações erradas de Zé Ricardo e pior ainda nas substituições. o time de Zé Ricardo era Márcio Araújo e mais dez, impossível conquistar títulos importantes!
Nesti queridíssimo, ‘é hora sim de trocar filosofia” e não apenas treinador.
Trocar treinador eles vão chamar o Jair Ventura, o Roger e ai não resolve muito, como vemos, só piora!
Tem que mudar cabeças do comando do futebol.
Hoje o Zé Ricardo ganhou mais uma e eu estou com medo que ele e o seu novo time nos ultrapasse dentro do ninho do urubu. De qualquer forma, na minha opinião ,o Zé Ricardo é dez vezes mais técnico do que o Rueda e,se não bastasse isso,conhece mil vezes mais o futebol carioca e o brasileiro do que o enganador do Rueda.
Nesti, o ZR tinha uma visão humilde de quem estava começando, extremamente precavido, idéias firmes de jogo, tratou de agradar os “cascas” do elenco sempre que pode e foi possível. Em minha opinião foi traído pela ineficiência do ataque rubro-negro. O problema persiste, com Guerrero, Gabriel e Éverton perdendo gols não dava mesmo!
A diferença para o Rueda é que ele se acha a estrela da América do Sul. Despreza os conceitos de grupo, e principalmente do que acha a crítica e a torcida, dai as tais atrocidades na escalação do time, a estrela é ele entende?
Ninguém jamais levou a sério o Tom Cavalcanti como NARRADOR esportivo ? Sério ?
Estou assistindo uma entrevista onde pela bilionésima vez ele fala do desejo/delirio de ser narrador esportivo. Sinceramente eu daria uma chance a esse calouro de narrar alguns jogos no radio ou tv. Pelo menos ritmo ele teria.
Sei não eim, …
Sai de baixo !!!
Ele poderia narrar alguns jogos do Flamengo.
O Último gol contra do Pará narrado por ele seria sensacional.
E então?
Hoje tem mais do mesmo?
Camisa Amarela, futebol e escalação amarelados?
E depois do jogo?
Mais reclamações, choros e ranger de dentes, aqui no mural?
AINDA comentários em defesa do indefensável?
Os “craques” sem jogarem nada?
Os horríveis fazendo gols contra?
Treinador à beira do gramado com as mãos para trás, pacientemente?
Um elenco que também não deve entender nada do que o treinador fala?
Dirigentes desviando o foco e falando na recuperação financeira do clube?
Humilhação em rede nacional?
Protestos de torcedores no aeroporto?
Protestos em frente ao Ninho?
Barca? Arca de Noé?
Comentaristas paulistas rindo e receitando ” soluções”?
Ufa!
Esse roteiro nenhum rubro-negro aguenta mais!
Saudações,
Carlos Cazé.
Discordo do Cuca… Há muito tempo não tem um bom trabalho. Ganhou um brasileiro ano passado no bambo, só cruzamento e aproveitamento de 2a bola, e muita, muita sorte. Esse ano sem o fator sorte ao seu lado, vimos o resultado do seu trabalho no palmeiras.
Acho que falta alguém chegar no rueda e pedir pra fazer o feijão com arroz, eleger os 11 e variar pouco, chegar na zona da libertadores, e na pré temporada tentar implantar seus métodos.
Se houvesse vida inteligente no departamento de futebol do Flamengo, Cuca já estaria acertado para 2018.
O que derrubou ele no Palmeiras foi o mau ambiente criado pelo Felipe Mello.
Pra esse fim de ano, deixa o RUimEDA mesmo, e torcer pra fazer 45 pts e livrar o rebaixamento…
Fora R.Caetano !
Achei fantástica sua tentativa de aproximação com o Bandeira e sinalizar os pontos que consideras frágeis no futebol do clube. Concordo com 95% do texto, exceto a saída do Rueda (quem na América do Sul tem currículo recente melhor do que ele? Ninguém!) e muito menos a chegada do Cuca.