Domingo de enorme alegria, com o povo rubro-negro indo às ruas comemorar com os seus heróis duas conquistas importantes, uma nacional – a Copa do Brasil – e uma continental – a Copa Libertadores.
Seguindo a matemática, pelo fato de termos disputado quatro campeonatos – Carioca, Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores – e vencido a metade, o resultado é altamente positivo. Porém, se a matemática for deixada de lado e a avaliação for mais profunda, será fácil concluir que deixamos de ganhar um tetracampeonato inédito na nossa história, além de soar esquisito o fato de o Flamengo ter terminado o Campeonato Brasileiro na quinta colocação. Aí, para quem já está de olho no futuro, vale alguns questionamentos, como a importância de não se equivocar na contratação de um treinador, além de um melhor timing, pois errar faz parte, porém, demorar a se dar conta do equívoco pode ser fatal. Como acabou sendo…e, graças a isso, jogamos pela janela que poderia ter sido o ano mais vencedor das nossas vidas.
Como o negócio é olhar para frente, após os justos festejos, o momento pede definição rápida sobre quem será o treinador, pois seria insano começar uma reestruturação pelo final, ou seja, sem que o comandante participe.
Há situações, como por exemplo a contratação de Gerson, que desnecessário é perguntar ao treinador se é bom, pois se alguém disser em contrário tem que ser internado…
Isto é simples, porém, há outras situações em que o dedo do comandante será decisivo.
Com a saída de Diego Alves, como ficamos? Simplesmente contratamos mais um goleiro? Emprestamos Hugo para jogar mais e ganhar experiência?
E se Rodinei sair? A lateral esquerda, fica como está?
E por aí vai… não esquecendo que o tempo passa muito rápido e, talvez ainda no mês de fevereiro podemos ter o Mundial de Clubes, que será o título mais importante de 2023.
Portanto, mãos à obra!!!
Para nós rubro-negros, 2023 precisa começar ontem…
O bom desta festa de hj foi o elenco perceber que essa torcida é demais,2 milhões de pessoas né mole não.Agora não hora da cobrança tmb nem me tmb não.
Só uma correção, caro Kleber: não ganhamos a supercopa do Brasil esse ano, apenas foram os dois títulos que mencionou mesmo.
Sinceramente, estou na torcida para Dorival ir para a seleção e contratarmos outro técnico. Dorival teve seus méritos em encaixar o time das copas e vencer com total mérito, mesmo jogando mal as finais. Mas acredito que não conseguiria manter o time em alta no ano que vem, além de carecer de melhor leitura tática das partidas. Nesse caso, entendo que, dentre os brasileiros, Cuca ou Diniz seriam as melhores opções para nosso comando, ou até mesmo Tite.
Mas lutaria mesmo pela volta de Jorge Jesus, ou a contratação bombástica de Bielsa, Galhardo, Sampaoli ou até mesmo o portuga Vitor Pereira, que demonstrou ser um ótimo treinador e tem a garra que falta ao Dorival.
SRN
Eu sei que o Gerson foi muito bem no Flamengo, mas pelo valor que estão dizendo, pensaria duas vezes. Precisamos definir lateral direito, lateral esquerdo, cabeça de area, goleiro e tecnico.
pra começar o planejamento eu diria :
OBRIGADO DORIVAL !
Mas não RENOVARIA COM ELE, apesar de ESTAR VITORIOSO o bom técnico Dorival não tem TESÃO é acomodado é conformado
Sem o perfil que nos aostumamos e nos identificamos, que contagia o excelente time e plantel com a Nação causando uma explosão de vibração,
SRN
HC
Paulo Henrique, amigo,
Obrigado! Já corrigido.
Fortíssimo abraço!
O primeiro passo é não renovar com Dourival e nem Rodinei. Obrigado por tudo e tchau.
Contratava novo LD pois Matheuzinho e esse Varella são meia boca.
Traz Gerson e negocia João Gomes.
Tb pode se desfazer do Marinho.
Agora urge trazer um substituto pra Arrascaeta não é possível que desde 2019 essa Diretoria não tenha tido competência para tal.
O Arthur para o lugar do Marinho seria espetacular.
SRN
Kleber , pode esperar, tudo no flamengo é demorado, para montar elenco, demitir treinador, contratar outro treinador e assim vai . mais um lembrete , não podemos esquecer os reservas para o Arrascaeta e Everton Ribeiro , atacante pela direita, goleiro e um volante.
Único clube que em momento algum, nas rodadas finais respeitou seu torcedor foi o Flamengo.
E a cobrança da torcida sempre será extremamente necessária.
Pois o Flamengo é um clube praticamente sem oposição.
Então o.torcedor tem que fazer essa função.
Corrigindo: onde aparece respeitou, entenda desrespeitou
Não fossem essas malditas organizadas, em sua grande maioria formada por maus elementos, a festa seria maravilhosa. Tem que se dar um basta para bandidos travestidos de torcedores. Com esses elementos, esse tipo de festa passa a ser um grande risco. Quem banca, sustenta e apoia esses marginais ?
Sergio, alguns anos atrás achava que as organizadas faziam falta, agora ja penso diferente, eles atrapalham . lógico que tem algumas que não fazem M… mas as duas principais já deu, chega, só fazem vergonha e se intitulam donos do Maracanã , é só prejuízo para o flamengo !
Antigamente as organizadas ajudavam. De uns tempos para cá, em relação ao nosso clube, no período da Patrícia Amorim mais acentuado, deram dinheiro, vantagens, empregos públicos em troca de apoio. Agora é um antro de baderneiro.
Pra 2023, primeiro,.decidir o.periodo de férias,.se.serao.45 ou 60 dias, porque pelo menos um time já.esta de férias a.15 dias.
Torcedor precisa saber com mais clareza.
Torcedor deixar de ser maluco e parar de pedir renovação de Rodinei.
6 anos, jogou.2 meses bem.
Rodinei é terrível na recomposição defensiva, inúmeros gols são do lado dele,.quando está em campo.
Me confesso decepcionado com os meninos que.subiram, Vitor Hugo, Mateus França, uma mascara terrivel.
Já Mateuzinho é muito fraco.
Nessa barca, outro urgente pra saída: Marinho.
Desde quando chegou não tem nenhuma capacidade técnica.pra jogar no.Flamengo.
Pra 2023 , além do Gerson, um.goleiro ,provavelmente virá Rossi do.Boca um lateral direito( posição carente demais no mercado), Gerson, baita reforço, dois meias, Ribeiro e arrasca não.tem reposição, um centroavante, Pedro não.tem reposição e um atacante de lado no lugar do Marinho.
Treinador…Renovar com Dorival seria justo, porém os 4 jogos.finais,.criaram.contra ele um.clima que não precisava, bastava os.caras.jogarem, mas Dorival soltou a corda.e o time não vem jogando.bem a tempos.
Então mesmo renovando, dificilmente terá vida longa.
Na primeira derrota.no carioca, a torcida pede o pescoço.
Pelo que conhecemos Dorival comandará o Flqmengo.até o.final da primeira fase.da libertadores, classifica e cai, assim é a tradição do Flamengo.
Mas o Principal: Flamengo pra continuar crescendo , precisar profissionalizar seu comando no.futebol.
Deixar a função de comandar o.futebol nas mãos de.jogadores, costuma.nao.dar certo.
Que se renova com Dourival ele cai antes de iniciar o brasileiro 2023 isso é fato.
O problema Liliano é que já teremos perdido o nosso tão sonhado mundial.
Tô cruzando os dedos pra seleção sei lá baseada em quê leve esse mediano treinador… Será nossa salvação.
SRN
#dorivalnaseleçao
Ainda tenho.por mim, que Brás não encontrou Diniz por coincidência não.
Sobre a situação contratual do Dorival, minha opinião é: se não conseguirmos um supertécnico, que seja renovado com ele. Jesus está (bem) empregado. Gallardo não vai querer. Acho que só sobraria Sampaoli, mas tenho sérios receios de seu relacionamento com a diretoria e grupo de jogadores. Ele foi muito malquisto no Galo e Santos quanto a este aspecto.
Não sendo nenhum desses, não desejaria nova aventura europeia. Que fique Dorival, pois bem ou mal já tem controle sobre o grupo, poderá montar o grupo a sua feição, fazer pré-temporada, treinamentos táticos.
O treinador do Flamengo é o Dorival. Não há nenhum brasileiro melhor do que ele. Estrangeiro já vimos que será engolido pela Gávea (jogadores, dirigentes e funcionários). Com uma pré-temporada digna, profissionais de preparação, scout, entre outras funções que foram negligenciadas no início de 2022, o Flamengo vai decolar em 23.
Até fica uma sensação de frustração pelo não título brasileiro, mas nesse calendário irracional, ainda mais neste ano, seria praticamente impossível vencer as três competições. Jogador não é máquina. Palmeiras foi eliminado nas quartas de Libertadores e Copa do Brasil. Só assim conseguiu ser campeão brasileiro. E se o Flamengo não mescla o elenco, provavelmente não ganharia as copas. Nem Bayern, City, PSG, Real Madrid ganham todas as competições num ano.
Sobre 2023, a meta é ser profissional (penso, torço) dentro e fora de campo.
Nada de caridade ou filantropia. Saíram os dois Diegos e devem sair mais jogadores que já tiveram seus ciclos encerrados ou não têm futebol para vestir a camisa do Flamengo, casos de Rodinei e Marinho. E nada de repatriar o Rafinha, por favor (ex-jogador).
No gol, eu ainda insistiria com Hugo na reserva do Santos. Ainda teremos os retornos de Rodrigo Caio e Bruno Henrique, além do Everton Cebolinha mais ambientado, com pré-temporada, entrosado, etc. Gerson é a cereja do bolo e certamente vai ser um grande reforço até como substituto do Arrascaeta, ER7 e volantes, afinal o Flamengo terá Carioca, Supercopa, Recopa Sulamericana, Copa do Brasil, Libertadores, Brasileirão e Mundial no calendário. É jogo que não acaba mais.
Ainda temos uma base boa com Matheus França, Victor Hugo, Matheus Gonçalves, entre outros.
É quantidade e qualidade de sobra. Só deixar o Dorival e comissão trabalharem.
Este banho de multidão é legal para os jogadores novos se aperceberem do que é Mengão.
Sobre Gerson, atenção, é muita grana para Marselha, e ver o que ele Gerson quer, este é bem com JJ, e só atenção ao salário.
Com calma sobre treinador, todo mundo sabe que treinador seleção é o Diniz, esqueçam. E Dorival conseguiu formar uma família, e não é bobo, não vejo que seja inferior ao Cuca, vejam a merda que está fazer, está época era salvador e está apertado para se classificar a libertadores. Acho mal a saída de Rodinei e acho bem a saída Diogo Alves, o goleiro já deu, iria buscar um goleiro, isso deixo para SCOUTING do clube.
Títulos conquistados e devidamente comemorados com (e sem) a torcida, agora é bola pra frente que vem 2023 aí com Supercopa, Recopa e, principalmente, Mundial de Clubes, só pra saída… crucial se preparar bem desde já, com descanso, jogadores se recuperando fisicamente e voltando em breve aos treinos para chegar na ponta dos cascos onde quer que se vá jogar o Mundial.
Sobre o elenco, saíram os Diegos e, para mim, saem Rodinei e Marinho, os jogadores mais fracos do elenco.
GOLEIROS: sai DA, eu emprestaria o Hugo para dar rodagem e ser titular em outro clube e ver no que dá e, fechando mesmo com o Rossi, teria Santos no time A, Rossi no B e subiria de vez o Matheus Cunha pra treinar com eles.
LATERAL DIREITA: Rodinei sai (7 anos e acham que vai se firmar agora?), Varela no time A e Matheuzinho no B. Se acharem outro LD melhor no mercado, entra no time B no lugar do Matheuzinho. Deixaria o Wesley como alternativa.
LATERAL ESQUERDA: Aqui sem dúvidas, fica como está, desde que o Ayrton fique. Preparar o Marcos Paulo como alternativa seria uma boa.
VOLANTES: T. Maia, J. Gomes, Pulgar e Vidal (Gerson a confirmar). Ou contratam mais um além do Gerson (Walace?) ou sobe o Igor Jesus. Saindo o Gomes, ainda buscaria um volante a mais para o elenco.
MEIAS: ER7 e Arrascaeta. Acho Vítor Hugo e M. França um pouco crus, mas podem ser preparados no jogando no time B. Porém, acho crucial tentarmos mais um meia consolidado (Oscar?) e um mais jovem e que já tenha mostrado algum talento para “criar”.
ATAQUE: Marinho seria craque em vários anos no Flamengo, mas não no elenco atual. Eu dispensaria. Cebola, pelo valor, última chance, mas caiu demais de novo. Muito facilmente marcado. Gabigol e Pedro titulares absolutos e aguardemos o retorno do BH mais para o meio do ano. E que volte bem… como acho o Mateusão fraco, mas vejo potencial no André, usaria o André no time B. Seria importante ter mais um jogador de área como alternativa ao Pedro enquanto o André não se consolida.
TREINADOR: particularmente, acho o Dorival a “menos pior” alternativa de técnicos brasileiros. Sobre estrangeiros, sempre ficará a dúvida. Dados os objetivos do Flamengo, eu iria sem pestanejar atrás do JJ e daria a chave do departamento para ele. Como isso não vai acontecer, penso que o Dorival precisa melhorar o time como um todo, pensar em formas diferentes de jogar, treinar esquemas e jogadas ensaiadas, enfim, terá que acontecer alguma melhora ou ele poderá rodar antes mesmo do que pensamos, se a queda de produtividade do time após os 4×0 no Velez se mantiver. Ganhamos sim, com qualidade, mas sem muito encanto. É ótimo, mas, para quem quer conquistar tudo em 2023, o Flamengo precisa melhorar.
Além disso, falta uma “contratação de peso”, que já chegaria atrasada e seria o CAMISA 10 honorário do time: PROFISSIONALISMO. Em todas as esferas do clube. Enquanto ainda acontecerem certas coisas no campo administrativo e no esportivo, o Flamengo ainda vai sofrer algumas baixas, seja de visão do mercado ou mesmo em campo. Profissionalizar DE FATO é prevenir para não precisar remediar depois. Especialmente quando não houver remédio (alguma eliminação).
SRN843!
Marcus, concordo com tudo.
Só acrescentaria que o Ramon, de volta do empréstimo, poderia vir a compor o elenco. Ele tem bola, e nada jogou no Bragantino — tudo bem que o titular lá (Luan Cândido) fez uma ótima temporada. Mas a questão do acidente que o envolveu pode ter atrapalhado muito ele.
Já o Marcos Paulo, não sei a idade, mas poderia fazer mais um ano embaixo ou ser emprestado para já vir com maior rodagem.
Não sei sua ideia sobre os zagueiros, mas na minha opinião não precisamos mexer aí. Ficou claro que o problema de nossos zagueiros era a pouca proteção que tinham à sua frente: apenas Arão. Quando passamos a ter 2 jogadores… melhorou. Além da marcação lá dos atacantes.
E o Noga estaria voltando de empréstimo. Ele tinha potencial na base, mas esteve em dois clubes este ano e não se firmou. Há de se compreender isso, para saber se fará parte do elenco ou não.
Sobre o Marinho, que concordo com sua saída, escutei na transmissão pela tv de que o Bahia estaria interessado nele. Ótimo, pro Flamengo, pro jogador e pro Bahia. Tipo de transação que será boa para todos os envolvidos. Não se pode deixar essa oportunidade passar.
Thiago, concordo com sua análise sobre o Ramon, deixando o Marcos Paulo mais um ano no sub-20. Na verdade, esqueci desse jogador, meu lapso…
Aliás, também esqueci da defesa, mas acho que estamos bem servidos. Até mesmo o Pablo, que teve o pior desempenho dos 4 (descontado o R. Caio por motivos conhecidos) não chegou a ser catastrófico. É bom jogador e acredito que pode melhorar, especialmente se tiver volantes melhores no time B ao invés do Diego Ribas perdendo bolas que o deixam na fogueira…
Sobre o Noga, seria um caso a se pensar. Nunca me animou, mas é melhor testar antes de descartar. Vai que perdemos de bobeira um zagueiro que depois se torna um grande jogador e aí ficamos só vendo navios? Nunca se sabe.
Caro Kleber e amigos!
A primeira grande contratação deve ser de um preparador físico!
SRN
Francisco, bom dia.
Também gostaria do melhor preparador físico. E nosso Flamengo merece isso. Não sei avaliar o atual. Mas sabemos que este ano foram 77 jogos apertados entre 26/1 e 12/11.
Ou seja: 77 jogos em 10 meses.
E, no meio disso, a troca de método quando mudou a comissão.
Ano que vem vamos ter mais campeonatos que este ano (Mundial e Recopa), pode ser que tenhamos os 77 novamente ou até mais jogos.
Mas é importante, claro, que o departamento de futebol, em conjunto com fisiologia, médico e técnico estejam bem atentos quanto a isso.
E, para mim, isso passará certamente com o que foi feito este ano: elenco forte para termos 2 times. Para rodar e descansar jogadores.
Pra que ano mais VENCEDOR da história ? Não quero pico de TITULOS, quero REGULARIDADE de TITULOS .
Quero uma HISTORIA de vitórias.
Quero DECADAS VENCEDORAS para o Flamengo.
Existe um dito popular que diz ;
” QUEM TUDO QUER NADA TEM/GANHA. ”
Eu jamais pactuei desse discurso de ter um ano VENCEDOR. Pra que serve isso ?
Eu quero GANHAR ALGO SEMPRE. Esse é o caminho pra ser gigante e INIGUALAVEL. Só os tolos correm atrás de tudo, acabam com nada. Em uma empresa ou no esporte é preciso existir PRIORIDADES, FOCO.
O Cruzeiro anos PASSADOS teve os 2 anos mais vencedores de sua história, isso é bom. Entretanto teria sido EXCELENTE se eles tivessem trocado esse pico CURTO, por um tiro mais LONGO e DURADOURO e tivessem ficado GANHANDO ALGO TODOS OS ANOS.
A grandeza de um clube/time está na SOMATORIA dos TITULOS conquistados. Esse negócio de ano mais VENCEDOR é uma MIRAGEM no deserto, quem vai na direção dessa miragem se afasta do OASIS.
Eu deixo os ADVERSARIOS perseguiram a MIRAGEM da triplice coroa e FOCO na CONSTANCIA para chegar no OASIS.
Eu quero o OASIS e não a MIRAGEM.
Perfeito, Fla D+.
Vejamos, de 2019 para cá ganhamos:
2 Libertadores 19 e 22
1 Recopa Sul-americana 20
2 Brasileiro 19 e 20
1 Copa do Brasil 22
2 Supercopa do Brasil 20 e 21
3 Estadual 19, 20, 21
Agora falar dos títulos que não vencemos, por estarmos próximos e então lamentamos muito neste período de 2019 para cá:
1 Libertadores 21 (danado do Andreas)
1 Brasileiro 21 (Galo não deu mole)
1 Estadual 22 (Paulo Sousa…)
Não coloco a Supercopa de 2022 pelo simples motivo de a gente só ter participado por ter sido vice-campeão brasileiro, pois o Galo ganhou em 21 o Brasileiro e a Copa do Brasil. Nem deveria ter o jogo de 22.
O Brasileiro de 22 também nem coloco na lista pq nunca tivemos chance. Podemos falar da chance que teríamos se vencêssemos o Palmeiras, quando escalamos os reservas. Se o time já chegou capenga nas duas finais das Copas, imagine se fosse lutar pelo Brasileiro até o fim? Foi um acerto sim da comissão técnica e da diretoria largar o Brasileiro.
Ou seja: nestes anos 2019, 2020, 2021 e 2022 jamais tivemos a chance de ganhar tudo, de acordo com a performance que tivemos em todos ele.
2019, faltou a Copa do Brasil (porém JJ acabava de assumir) e Mundial (prorrogação contra um timaço).
2020, faltou Copa do Brasil, Libertadores. Num ano atípico pela pandemia, com saída repentina de JJ, ter ganho aquele Brasileiro foi bom demais.
2021, faltaram Copa do Brasil, Brasileiro e Libertadores.
2022, faltou Brasileiro (e o tetra Estadual).
Então, Fla D+ e demais amigos rubro-negros, volto agora aos últimos títulos de nosso principal rival: Palmeiras.
2 Libertadores 20 e 21
1 Recopa Sul-americana 22
3 Brasileiro 16, 18 e 22
1 Copa do Brasil 20
2 Estadual 20, 22
Fato é que não há pq colocarmos uma meta de vencer tuuudo em 1 ano. Nem a gente, nem rivais, nem times de todo o mundo conseguem. Temos que priorizar.
Creio que todo ano temos que priorizar a Libertadores. É o maior título!
Recopa e Supercopa acabam sendo jogos de início de temporada, logo não é preciso priorizar. É jogar pra ser campeão.
Mundial, naturalmente, sempre será priorizado. Problema é o calendário ser entre o fim e o início de temporadas.
E aqui chego ao meu ponto: Brasileiro, Copa do Brasil e Estadual.
Estadual, jamais priorizaria. Seria campeonato preparatório, sem qualquer valor. Claro, indo pra final, é pra ganhar.
Brasileiro eu sempre priorizaria. Copa do Brasil, não até as semifinais.
O grande problema do calendário é que o primeiro semestre temos, Recopa, Supercopa, Estadual, Mundial e início da Libertadores e fases iniciais da Copa do Brasil.
Segundo semestre, Brasileiro e fases finais de Libertadores e Copa do Brasil.
Até o fim de março, já poderemos ser campeões em Mundial, Recopa e Supercopa. Com poucos jogos, início de ano.
A partir de abril, é foco total em Libertadores e Brasileiro. Copa do Brasil só daria prioridade se chegar na semifinal – afinal, seriam apenas 4 jogos, e no Brasileiro (já priorizado, espera-se com gordura pra queimar).
Mas, claro, tudo isso é o cenário perfeito: sem combinar com os adversários e com as lesões.
E, o que aprendemos com o Flamengo neste ano: ter elenco para ter 2 times fortes.