(Foto: Twitter Oficial CR Flamengo)

Convicção

Quando se é otimista por natureza e, somando-se a isso, entra em cena a paixão sem limites, há de se ter muito cuidado nas análises e, principalmente, nas previsões. Começo o nosso papo desta forma para dizer que tenho sido muito cuidadoso ao opinar, sendo o Flamengo o tema.

Acordei propenso a fazer profunda reflexão sobre colocação aqui feita por mim, quando afirmei que o Flamengo só perderia este Campeonato Brasileiro para ele mesmo.

Em meio a esta pandemia, contratação equivocada de treinador, contusões em profusão, acabei me questionando, achando que poderia ter exagerado.

Este domingo que passou, em que vi futebol as pencas, tive a convicção de que o que aqui foi colocado retrata com absoluta fidelidade o futebol brasileiro de hoje.

Reparem que não fiz a afirmativa de que o Flamengo só perderia para ele mesmo em competições mata-mata, como Copa do Brasil e Libertadores, onde um dia infeliz joga todo projeto para o alto…

Agora, o Campeonato Brasileiro, por pontos corridos, é outra história. Vi o jogo do São Paulo contra o Corinthians. O placar de 1 a 0 não retratou o que houve em campo. Além de jogar melhor, o Corinthians perdeu três gols inacreditáveis. Com este resultado, vencendo o jogo que estamos devendo, estaremos somente a dois pontos do São Paulo.

O Atlético Mineiro, que também está na nossa frente, tem um jogo a mais. Resumo da ópera: matematicamente, tudo está ajustado e a diferença de elenco, do Flamengo para qualquer outro clube, é um abismo.

Vamos fazer um exercício? Que jogadores de São Paulo, Atlético Mineiro, Palmeiras, Grêmio e Santos seriam titulares no Flamengo?

Em síntese, reitero o que disse: O Flamengo só perde este campeonato para ele mesmo.