Para começar, vamos brindar a boa notícia do dia que foi o resultado negativo na contraprova do nosso doce Portuga. Que alívio…
Claro que o assunto é a dúvida que toma conta de cada um de nós, onde o futebol não fica de fora.
Pelo que ouço das autoridades, e de amigos com total conhecimento de causa, a possibilidade da vida voltar ao normal antes de três meses, é muito remota.
No futebol, se isto ocorrer, não há como seguir adiante sem drásticas medidas.
A primeira, dar por encerrados os campeonatos estaduais, por absoluta falta de datas.
A segunda, uma possível modificação no regulamento do Campeonato Brasileiro que, em função de força maior, excepcionalmente este ano, deixaria de ser por pontos corridos, para ser disputado em um turno, onde todos se enfrentariam, classificando-se oito para o mata-mata. Exatamente como era no passado.
A Copa do Brasil não seria afetada, pois há possibilidade de levar a competição até dezembro.
A Conmebol vai ter que rebolar para concluir esta Libertadores, pois a competição foi esticada até dezembro. Para terminar este ano, só mexendo no regulamento e aí, será quase impossível agradar e ser justo com todos os clubes.
Enfim, como nossas próprias vidas, o futebol mergulha no mundo da incerteza.
Essa história de mata-mata no brasileiro não tem cabimento e não pode ser levada adiante… acredito que 11 de 10 times tentarão forçar a barra pra isso pois só assim igualariam a desvantagem para o Flamengo. Além desses, outros com interesses financeiros (inclusive a Globo que pagaria menos pois seriam menos jogos/rodadas e arrecadaria mais pois venderia anúncios mais caros nas partidas “decisivas”) SEMPRE foram contra os pontos corridos porque no Brasil competência e coerência são corriqueiramente punidos e não valorizados. SRN
O problema são os ESTAGIOS DIFERENTES.
Regiões diferentes passarão por picos diferentes da epidemia/pandemia provavelmente e consequenteme países diferentes terão picos e fases diferentes, resumindo , provavelmente quando um país AQUI DA AMERICA do Sul estiver saindo do surto outro país estará entrando no processo, isso significa que em termos CONTINENTAL o processo sera muito mais logo, talvez esse processo de espalhamento gradativo provavelmente inviabilizara qualquer competição internacional. Mesmo por que provavelmente teremos também uma longo período de CONTENCAO para EVITAR a possibilidade de uma REINCIDENCIA do virus em uma regiao/pais.
Acredito eu que o prazo de 4 a 6 meses se refere AO NOSSO PERIODO e não ao processo global.
Os presidentes de clubes e de alguns segmentos econômicos estão tendo pesadelos acordados.
Na verdade uma VACINA parece ser a única forma de fazer as competições internacionais possíveis esse ano. Apenas planejamento não me parece que dará conta de todo esse problema de forma CONTINENTAL em apenas meses.
Eduardo, amigo,
A CBF não pensa em sair dos pontos corridos para o mata-mata. Neste ano atípico e sofrido, provavelmente seja a única saída.
Forte abraço.
Caro Kleber Leite,
Não existe cabimento nessa ideia de mata a mata para campeonato Brasileiro.
Deveriam era aproveitar a situação e alterar o calendário para igualar ao Europeu, assim seríamos bem menos impactados em janelas de transferências e ainda conseguiríamos chegar no mundial de clubes em condições iguais ao menos fisicamente.
Abços
SRN
O sr Ministro da Saúde fez uma analogia afirmando que o mundo está em Guerra. Guerra esta com um inimigo invisível e que desafia a inteligência e o bom senso de cada pessoa.
E como todo pós guerras, surgem medidas cabíveis , nem sempre as possíveis. Vez ou outra medidas estapafúrdias.
Invariavelmente no futebol brasileiro, vai passar por todas essas medidas e claro, pelas crises financeiras pontuada em diversos clubes.
Futebolisticamente falando, de fato não é fácil tomar uma medida que pare todos os campeonatos no país. É a certeza de que muitos clubes vão quebrar as pernas nesse momento de crise e que outros tantos podem não resistir no pós crise.
Não tenho certeza se acontecerá uma debandada de patrocinadores saindo do futebol. Esse é o meu maior medo !
Há contratos assinados e para isso acontecer, há que se pagar multas rescisórias. Pode ser que isso segure o dinheiro.
Mas tenho quase que certeza que a chegada de novos patrocinadores até o fim do ano, seja impossível.
E sem dinheiro, não há futebol.
A bem da verdade, teremos que esperar o resultado do impacto econômico no Brasil, para entender quais medidas devem ser tomadas. Ainda é muito cedo para avaliar.
Em uma época difícil como estamos passando temos que ter a cautela e acatar as medidas recomendadas pelo Poder Público mas também aplaudir e agradecer aos profissionais de saúde que estão desempenhando um brilhante serviço.Alem disso desarmar os espíritos numa guerra que não é política e sim contra um vírus que não escolhe posições políticas nem ideológicas.A responsabilida cabe a todos.O esporte incluído nele o futebol faz parte desse sistema.
Eu penso que vai virar uma balburdia a mudança de formato do brasileiro e dificilmente retornaremos ao atual que premia a eficiencia. Mas minha preocupação maior é a renovação do JJ e não o brasileiro. Vejo o Flamengo proximo de cair num abismo economico enorme, pois soube que com a diferença do cambio, teriamos de pagar 3 milhões por mes, um absurdo e impraticavel. Por esse valor talvez compensasse se Neymar viesse de graça, com salarios apenas e que salario…
Kleber, e sobre uma possível mudança para calendário semelhante ao Europeu… 20-21, acha que seria interessante ou viável?
Disponibilizar UNIDADES MOVEIS DE LAVAGEM DE MAOS para população de forma gratuita.
É sabido que a forma mais eficaz de COMBATER e LIMITAR a proliferação é a simples LAVAGEM de mãos com AGUA E SABAO, partindo desse princípio os governos FEDERAL E ESTADUAIS deveriam disponibilizar caminhões tanque ou equipamentos semelhas com AGUA E SABAO para a população em locais de grande circulação de pessoas.
De preferência, equipados com algum sistema automático para aspergir uma quantidade pre definida nas maos para cada LAVAGEM por pessoa. Caminhões de bombeiros poderiam ser adaptados para isso, caminhões pipa também.
O EXERCITO talvez pudesse desempenhar uma ESTRATEGICA e decisiva atuacao nessa GUERRA contra a pandemia, com caminhoes pipas adaptados para esse fim espalhados pela cidade em lovais movimentados.
Caminhões pipas com AGUA E SABAO possuem um CUSTO infinitamente menor que internações hospitalares, e talvez consigam uma eficácia decisiva.
As vezes soluções simples são extremamente eficazes desde que bem planejadas e bem implementadas.
Entidades privadas e empresariais ou ONGs também poderiam contribuir nesse aspecto.
Pode ser uma solução simples para uma situação complexa.
Vamos disponibilizar agua e sabão de forma MASSIVA e literalmente lavar essa epidemia da face da terra.
Fla D+,
A lavagem das mãos é uma medida para REDUZIR o risco de contágio, mas o vírus não fica nas mãos. Existem inúmeras outras formas de contágio…
Caro Fla D+, acho que já passou da hora das Forzarmadas irem pra rua pra executar ações como a que você sugeriu.
Estamos recebendo informações vindas do “futuro”, como as da Itália, e continuamos a levar na brincadeira, duvidando das causas das mortes, ao invés de colocarmos em prática ações efetivas que podem evitar um genocídio.
Por enquanto os infectados estão sendo tratados nos “Einstein, Maggiores e Sírio Libaneses” da vida. E mesmo assim morrendo.
Imaginem quando chegarem aos hospitais públicos que, pasmem, estão fazendo um excelente trabalho de preparação para o pico da contaminação por aqui, dentro de suas parcas possibilidades.
Alguns se enganam brincando, dizendo que quem tomou água da CEDAE e não morreu aguenta o Corona. Sabemos que não é assim.
Fiquemos em casa, rezemos pelos profissionais de saúde, pelos doentes e, quando isso tudo passar, poderemos avaliar o que deverá ser feito.
Hoje vamos para as janelas às 20:30 h. Não para nos manifestarmos politicamente, não é hora disso, mas para aplaudirmos os profissionais de saúde, esses heróis que não podem fazer quarentena mas que vão nos ajudar a sair dessa.
Palmas para eles!
Prezados,
O melhor cenário seria CANCELAR o Estadual de 2020 (dividindo o prêmio com todos) e estender o campeonato brasileiro e a Libertadores até maio do ano que vem.
Não se enganem, essa crise vai se estender pelos próximos 3 meses pelo menos (somatório do elevado risco de contágio + uma população sem um mínimo de educação lotando praias e botecos = uma porrada de infectados e milhares de mortes) .
Na temporada de 2020 o carioca poderia ser realizado em longo prazo, com jogos em datas do meio da semana… Assim o time que estiver bem em competição Nacional ou Internacional pode descansar durante a semana (com um time B), enquanto os que já não tiverem mais chances nos campeonatos grandes podem dar um gás no estadual para tentar ganhar alguma coisa.
As novidades são boas e caso se confirmem serão MARAVILHOSAS.
Parece que a descoberta esperada foi feita.
Enquanto isso é todos se preservarem ao
máximo.
Que as boas notícias se confirm para o bem de todos AMEMMMMMM !!!!!!!!
O Flamengo com sua marca PROPRIA DE CAMISAS.
Tem sido uma tendência times da série B do brasileiro adotar uma marca própria de camisas e fugir dos patrocínios tradicionais ( Nick, adidas, …. ). Alguns times da série A também aderiram à essa tendência é passaram a ter suas próprias marcas de camisas e praticamente se AUTO-patrlcinarem.
Não seria essa uma possibilidade a ser pensada pelo Flamengo que chega a vender mais camisas que o Real Madri.
Talvez esse fosse mais um patamar FINANCEIRO a ser conquistado pelo Flamengo.
Vender camisas do Flamengo fabricadas pelo Flamengo.
Meu querido Guru!
“Enfim, como nossas próprias vidas, o futebol mergulha no mundo da incerteza.”
Seu título do post nos sugere uma constatação imediata…
“O que virá pela frente?”
Estamos vivendo a expectativa que uma mente brilhante detone essa praga do século XXI…
Essa quarentena ameniza em parte o problema.
Por outro lado, quando essa farra terminar, vamos ter que levar nosso fígado para o lanterneiro…
Sem futebol, com Corona em todas as mídias… e, com o encosto no papel de PM… vai ser foda meu amigo…
O que virá pela frente, é rezar para viver o que curtimos lá atrás…
Portuga vence o Covid 19 e continua invicto no RJ……..