Ia acrescentar “de sempre” ao título do post, quando percebi que cometeria uma redundância. Ora bolas, se é mesmice, só pode ser de sempre…
Como estamos confinados, pra quem gosta de futebol, os programas esportivos ajudam demais para que o tempo passe mais rápido – e que seja prazeroso. Porém, o que mais me chamou atenção em um dos programas que assisti foi uma ladainha que parece não ter fim, daí o título do post.
De novo, insistem em relutar um determinado treinador como revolucionário e ofensivo, enquanto que outros são rotulados de retranqueiros.
Divirjo totalmente deste tipo de colocação. Para mim, há treinadores iluminados, há bons treinadores e, como em qualquer profissão, os que pouco podem contribuir.
Qual é a primeira virtude de um treinador de clube? Simples. Encontrar a melhor solução tática, de acordo com o material humano disponível.
Exemplo 1: Jorge Jesus, com o elenco que tem no Flamengo, não tem outra opção, qual não seja propor o jogo e, ser 100% ofensivo.
Exemplo 2: Carille, na sua primeira fase no Corinthians. Não tinha um time brilhante, mas conseguiu os resultados, encontrando a melhor fórmula possível com o material humano que dispunha.
Só dois treinadores no Brasil podem ter e colocar em prática o que entendem como a melhor tática. São eles, Tite e Jorge Jesus. Tite, pois pode convocar para sua seleção quem se encaixe no seu esquema predileto, e Jorge Jesus, menos que Tite, é verdade, mas pelo elenco do Flamengo, são tantas as opções que o seu esquema tido como o ideal, também pode ser colocado em prática.
No mais, com todo respeito, o bom treinador será aquele que souber encaixar o seu material humano no melhor esquema possível.
Portanto, vamos parar com esta mesmice de rotular treinadores. Há os bons e os não tão bons. Todos eles dependem dos que vão entrar em campo. E, como sabiamente dizia Otto Glória, “sem ovos não se faz omelete”.
Tem gente que deixa a caixa dos ovos do omelete cair.
Tem alguns treinadores que fazem o ovos do omelete gorar. Já outros fazem aquela receita básica maravilhosa. OUTROS dão somente uma pitadinha especial apenas capricham nos ingredientes.
Talvez no Brasil tenhamos deixado a caixa dos ovos do omelete cair ao seguir uma fórmula de futebol europeia em excesso. .
Um dos fatores que fizeram o JJ ser um sucesso ,é que ele gosta do futebol brasileiro raiz e conhece o futebol e os jogadores brasileiros. Aquele antigo futebol que era apaixonado por gols e boas jogadas. Um futebol sem muita cara de mesa-tatica.
Talvez muitos técnicos tenham que reaprender a fazer omelete CANARINHO com aquele tempero BRASILEIRO.
Nosso futebol é colorido, nossa torcida é colorida, tropical e ENGRACADA. Gostamos disso, esse é o NOSSO JEITO.
Nosso futebol tem um que de PELADA profissional e gostamos disso. SOMOS ISSO.
Gostamos de pegar placa na torcida na hora do gol e fazer dancinhas e fazer a torcida rir e PROLONGAR assim com BRINCADEIRAS o momento é o prazer do gol. ESPERAMOS por isso, as CRIANCAS esperam por isso para sentirem a magia de chutar uma bola no gol na peladinha descalço e poder BRICAR com isso também.
O Carona-virus e o papel higiênico.
Sabem aquela teoria do kit de sobrevivência? Pois é, em todo o mundo devido a pandemia as pessoas estão estocando produtos desesperadamente e um dos itens de maior busca é o PAPEL HIGIENICO, sendo que alguns locais virou praticamente uma moeda de troca. Quem diria ?
Voltando ao futebol a Globo acabou se dando bem ao não assinar com o Flamengo esse ano e talvez já prevendo todo esse cenário de crise ela não fez o menor esforço para isso.
O JJ literalmente vestiu a camisa do Flamengo.
Acabo de ver uma postagem do JJ em rede social vestindo a camisa do Flamengo em um MOMENTO DE FOLGA. Essa iimagem é simbólica, fala muito sobre muitas coisas especialmente nesse momento. Quando foi que alguém viu pela última vez um técnico no Brasil vestiindo a camisa de um clube em um MOMENTO DE FOLGA ?
Eu so sei q o omelete do ZR, do Barbieri, do Abel e afins era horrível. Mas isso nao significa q se pague 3M/mes no belissimo omelete do JJ, por uma questao de prudencia. Pagaria ate mais caso ele ganhasse novamente algo relevante. Mas de antenao, eu nao pagaria, ainda mais em uma situação disruptiva como a atual.
Kleber
Há tambem os péssimos….Abel braga é um deles.
SRN
A Fifa pretende mexer no omelete, ops!! , nas regras do futebol.
Sao alguns exemplo;
Lateral com as mãos
Substituições ilimitadas
Cronômetro parando
Criaria uma regra para punir o time que atingisse X número de faltas COLETIVAS. Exemplo o time que atingisse 10 faltas passaria nao poder formar barreiras com máis de X jogadores. Também estabelecerá um número máximo de faltas para cada jogador. Exemplo se cada jogador pudesse fazer um máximo de 6 faltas então não teríamos partidas com mais de 60 faltas faltas.
Eu limitaria as substituições a 5 sendo que 2 delas deveriam ser feitas no intervalo do jogo, ou criaria uma regra que as substituições extras deveriam ser feitas por exemplo aos 25 minutos de cada tempo e a substituição do goleiro não contaria.
Em caso de FINAIS, havendo empate haveria PRORROGACAO sendo que cada equipe tiraria 2 jogadores do time, isso criaria mais espaço em campo e aumentaria as chances de gol nas prorrogações, além de dar a dimensão de como seria o futebol com menos jogadores. Além de haver o embate tático entre os técnicos.
Poderia se liberar o lateral com os pés somente quando a cobrança com os pés partisse do campo de DEFESA, por exemplo.
Colocaria mais 1 árbitro em campo com liberdade plena em TODO CAMPO.
No caso de partidas com cronômetro parando cada tempo seria de 30 minutos.
Talvez acabasse com o impedimento.
A imprensa esquerdista, capitaneada por Mauro Cesar e a turma ex ESPN batem palmas merecidas a jorge jesus, sampagnoli, agora Cude e para os brasileiros Fernando Diniz que nunca provou ser um bom tecnico e Thiago Nunes brilhante no Atletico, pessimo até o momento no Corinthians
Porém , criticam de forma insensata e insana a todos os demais treinadores brasileiros e tem em Vanderley luxemurgo que foi um baita treinador , Abel Braga que pra mim nunca foi um otimo treinador e agora até mesmo Renato.Gaucho que a 3 anos faz um otimo trabalho no Gremio, como os maiores centros de suas ironicas e agressivas criticas.
Se mostram donos absolutos da verdade, principalmente o Mauro Cesar ao criticar luxemburgo e os demais treinadores.
Chega a ser constrangedor , parecendo briga de criança..e acredito que se o luxa ganhar umas 3 libertadores e 5 mundiais ainda assim o insano mauro ainda encontrá motivos para critica-los.
Nosso portuga é o que deu mais certo no momento. Tem muitos meritos, mas isso é um momento.
Joel Santa a teve seu momento de idolo inquestionavel em 2007 e 2008 até sua saida traumatica.
Vanderley foi tao bom, que.chegou ao Real Madrid para comandar zidane, fenomeno, raul, figo, roberto carlos.
Se analisarmos bem, ele foi melhor que Jorge Jesus
Felipao foi treinador da seleçao portuguesa, se analisarmos bem, foi mais longe que Jesus.
Alias,.Felipao ganhou tudo e é o maior vencedor do futebol brasileiro , ganhando desde estadual a copa do mundo.
Treinou desde o criciuma ao chelsea e tem 3 copas disputadas, chegando em todas entre os 4 primeiros.
Mas hoje, o momento é do portuga.
Que tem competencia e deu uma sorte tremenda de pegar um clube como o Flamengo, vivendo um momento até melhor que dos anos 80.
Mas nem por isso, vejo Mauro.Cesar, juca kfouri e os demais com direito a tamanha criticas aos demais.
Ainda tem bons treinadores no.Brasil, o proprio Carile é um deles.
Existem varias formas e taticas de se vencer campeonatos.
Corinthians foi altamente vitorioso priorizando sempre a parte defensiva.
Assim como Palmeiras , Inter, Sao Paulo do murici e autuori que tambem se defendiam muito bem.
Mas.houve tambem times.vencedores que.jogavam ofensivamente; sao paulo do Telê, palmeiras e corinthians do luxa, cruzeiro do proprio luxa, enfim nenhum menos merecedor que outro.
Nenhum tira o merito do outro.
Somente dois times venceram sem que seus treinadores fossem excenciais: santos de Pelé e o Flamengo do Zico, esses até o abel braga, ganharia com eles.
Belo tema presidente, o unico a.trazer algo diferente que nos leva a pensar fora do Corona.
Liliano amigo, tens absoluta razão.
Em todas as emissoras e em todos os canais de comunicação, sejam eles quais forem, há jornalistas que eu considero “terroristas”
Uns mais, outros menos, mas os terroristas existem.
Como eu particularmente gosto de consumir notícias, sejam elas do esporte ou não, acabo assistindo e lendo várias fontes ao mesmo tempo sobre um determinado tema.
Faço isso, para não ficar preso nem aos extremistas e nem aos que só sabem passar pano.
Mas confesso aos amigos que alguns programas específicos é impossível assistir.
Hoje a minha lista de jornalistas que eu não gosto, é muito maior do que a lista dos quais eu admiro.
Gosto do João Guilherme, Rafael Marques, Edmundo, VSR, André Hanning, Alê Oliveira, Pedrinho e mais um ou outro que eu possa esquecer nesse momento.
De resto, ou são terroristas ou passam pano.
EdMundo kkkk
Liliano,
Dos mencionados na minha opinião não são o que pensam que são o Fernando Diniz e o Thiago Nunes.
Apesar de tudo, a chegada do JJ ao Brasil para que fez desmoronar a carreira de muitos que até então eram considerados verdadeiros entendidos.
O JJ começa bem pela grande liderança, inclusive, fora de campo. Quem agrada uma criança, por si só já é uma luz.
Ainda acho que no passado o futebol brasileiro quando era considerado arte era mais solto. Hoje a força física e forte marcação mudou muito o nosso estilo e junto a isso alguns clubes estão quase falidos. Não sei o que será de alguns clubes. O BRASIL ainda é muito corrupto e o futebol entra no pacote. Essa mesmice também é favorecida pela falta de salários em dia, troca de técnicos constante e incertezas.
O Flamengo com JJ, organização ao longo do tempo e com a massa de torcedores que tem, pode de fato virar uma potência. Que todos sigam seu exemplo.
E para sair da mesmice, precisamos também renovar o plantel de técnicos. Acho que poucos no Brasil são tão estudados quanto o JJ.
Abraço e SRN
Liliano, amigo,
Belo comentário. De zero a dez, 9.999!!! Discordo apenas quanto a Abel. O momento não o favorece, é verdade. Porém,
não há como se ignorar o conjunto da obra.
Forte abraço.
Esses 0,001 que faltaram pra dez talvez sejam pela introdução “imprensa esquerdista”, expressão que me fez lembrar muito um certo prefeito de Sucupira, cuja assombração ainda habita entre nós, e que sempre culpava a imprensa por tudo de errado pelo que era criticado…
Kleber e amigos…… por acaso lembram qual foi o faturamento do Flamengo em 2019?
Pois lembro os amigos que foi de 939 milhões de reais..
Pois qual não foi a minha surpresa em saber que a CBF teve um faturamento ainda maior….. Foram 957 milhões de reais em 2019.
…E eu espero imensamente que a CBF desça do seu salto alto e aproveite o seu belo faturamento de 2019, e ajude os clubes pequenos nessa enorme crise mundial de saúde.
É vergonhoso tamanho faturamento que não vemos ser aplicado na capilaridade do nosso futebol brasileiro.
Série A com menos equipes e mais forte.
Talvez esse fosse o momento de diminuir a série A de 2021 para 15 equipes com 30 rodadas e rebaixados.
Muitos times complica tudo. Dilui a renda e desgasta as grandes equipes tanto fisicamente quanto financeiramente.
Para se pensar em EQUILOBRIO no futebol brasileiro sem perder força internacional tem que diminuir a Série A. Somente assim seria viável pensar em uma melhor distribuição das cotas. Com muitas equipes as cotas ficam muito fatiadas e nivelam e puxam as equipes brasileiras para baixo. A falência de muitos clubes brasileiros e de nosso futebol no geral está diretamente ligada à esse INCHACO da série A.
Desinchar a 1 divisão irá fortalecer TODOS os grandes clubes. Diminuir a quantidade de times automaticamente melhorará a renda média das equipes.
Não adiante cair na falácia de um democrático campeonato brasileiro com uma distribuicao de renda SOCIALISTA com 30 equipes que SERIAM assim todas finceiramente fortes e com um campeonato equilibrado e forte. O ingrediente principal do nosso bolo não é o euro nem a Libra. Nosso ingrediente é o REAL, e portanto se fatiar entre muitas equipes termina todo mundo SUBNUTRIDO e com uma vadiazinha de um bolinho cada vez menor.
Concordo. Adotar a tática aos jogadores e não os jogadores à tática. Não gosto de ver sacrificar genialidade em prol duma tática. Quanto a haver treinadores maus… aí eu discordo. Acho que há treinadores que atrapalham mais do que ajudam. Mas quem sou eu…?
Liliano e Kleber,
Permita-me fazer um comentário a respeito do comentário do Liliano e a concordância de quase tudo do Kleber. O Flamengo do Zico teve um treinador que pode até não ter sido fundamental mas está na minha opinião entre os melhores de todos tempos se chama Cláudio Coutinho…. Outro treinador que infelizmente este sim não teve o devido “reconhecimento” talvez até por ser na dele era o Carlinhos não somente pelos títulos conquistados mas pela facilidade de revelar jogadores. Na minha opinião “deve nada” a Abel, Joel, Autuori,Renato,Carille dentre outros…. A respeito do J.J na minha opinião o diferencial é a intensidade e não priorizar campeonatos até pela cultura europeia mas claro sem desmerecer o trabalho e conquistas de outros grandes treinadores. Mas é inegável que ele entrou para história do clube.
Não estou aqui para defender cronista esportivo. Até porque todos têm suas qualidades e defeitos, uns mais, outros menos .
Porém, o que vejo na crítica AO TRABALHO do Luxa, a quem já elogiei aqui no blog pelas passagens de 2010 e 2014 no Fla, é extremamente pertinente. Não ouvimos sempre por aí que “futebol é momento”? Que grande trabalho o Luxa fez nos últimos 10 anos? Nos salvou do rebaixamento em 2014 e fez o mesmo com o Vasco em 2019? Qual foi o grande momento dele recentemente além dos “épico” 4×4 do ano passado?
Não estamos aqui para escolher o melhor técnico brasileiro de todos os tempos, se fosse isso poderíamos colocar o Luxa, o Felipão, papai Joel e até o Abel nesse balaio. Estamos para avaliar o momento. E o momento é de Jesus e ponto. Se o Luxa ganhar o Brasileiro e a Libertadores no Palmeiras, palmas pra ele.
O comentarista deve ser coerente com o que está vendo em campo. Não vejo ataques pessoais a qualquer treinador partindo do Mauro Cezar, apenas ao trabalho. É bom? Parabéns! É ruim? Pau nele. Até críticas ao Jesus ele fez recentemente.
Alguém aqui discordava quando ele defendia a dispensa de Muralha, Rodinei, Pará, Réver, Márcio Araújo, Gabriel, Zé Ricardo, Abel? Talvez se todos ainda estivessem lá não estaríamos vivendo todas essas glórias.
Pra fechar, concordo com os comentaristas listados pelo Anderson.
Agora, esse Edmundo que você gosta é o Edmundo mesmo, ex-jogador?
Será que aquele Edmundo que saiu alcoolizado de uma balada, segundo o que foi noticiado na época, e envolveu-se em um acidente trágico em que jovens perderam a vida? Seria esse o admirado?
Notícia boa, novo teste de Jorge de Jesus dá negativo.