A noite de quinta-feira foi um dos piores momentos que tive na vida. Talvez neste depoimento fique claro a importância do que representa o Flamengo para mim.
Inacreditável o que se viu na reunião do Conselho Deliberativo, onde compareceram 242 conselheiros, com a finalidade de julgar se a decisão anterior deste mesmo conselho – que ratificara o título a mim outorgado de Grande Benemérito – era válida, pois havia um recurso do sócio Artur Rocha, alegando que 16 conselheiros, entre centenas, estavam inadimplentes.
A reunião citada ocorreu no dia 21 de julho de 2021, mesmo mês em que mais de 40.000 brasileiros perderam a vida, pois estávamos no olho do furacão da pandemia.
Dos 16 sócios, 14 estavam atrasados dentro do próprio mês, por questão de dias. Período complicado em que, face a pandemia, havia uma comoção nacional em tentar administrar entendimento entre quem esperava receber e quem estava devendo.
Paralelo a tudo isso, o estatuto do Flamengo é mais do que claro. Somente na Assembleia Geral, isto é, quando houver eleição para presidente e vice, os sócios inadimplentes não podem participar. O estatuto, em momento algum, inviabiliza por inadimplência a participação do associado em reuniões de qualquer conselho do clube.
A má fé no recurso fica escancarada quando se nota que, anteriormente à reunião do Conselho Deliberativo em 21 de Julho de 2021, em NENHUMA convocação havia a obrigatoriedade do sócio estar quite com o clube. Isto jamais foi exigência em nossa para lá de centenária existência.
Como havia o inconformismo de ter perdido no voto, a “genial” ideia foi procurar algum detalhe que tivesse ferido o estatuto e, por conseguinte, anular o que o voto havia decidido. Como última boia, foi sacada da cartola esta argumentação absurda, desumana e em total desacordo com o estatuto.
Pior ainda, abrindo um precedente perigoso, pois ao longo de 127 anos, jamais, em tempo algum, foi contestada qualquer decisão, através do voto, do Conselho Deliberativo, principal guardião dos interesses do clube.
Por fim, tive a oportunidade de deixar claro o real motivo desta perseguição alucinada que sofro por parte desta pessoa já aqui mencionada.
Em 2005, após ter colaborado, em dupla com meu amigo Hélio Ferraz, em jornada dificílima, evitando o rebaixamento, assumi a vice-presidência de futebol, atendendo apelo do presidente Márcio Braga. Nesta época, por motivo de saúde, Márcio teve que lidar com algumas ausências. O vice geral era Artur Rocha, com quem tive que conviver.
Um belo dia, recebi um telefonema que vinha da sala da presidência. Do outro lado da linha, o vice-presidente do clube me informava que estava negociando com um jogador colombiano, que deveria estar chegando ao Rio em dois ou três dias.
No ato, disse: “Arthur, desculpe, mas a banda aqui, agora, toca diferente. Qualquer jogador para ser contratado deve ter a aprovação da Comissão Técnica. Por favor, me diga de quem se trata que encaminharei ao diretor Eduardo Manhães e ao supervisor Isaías Tinoco, para que, com o treinador, avaliem.”
Senti do outro lado da linha uma saia justa. A nossa postura ética batia de frente com o interesse do vice-presidente.
Uma semana depois, outro telefonema: “Kleber, o jogador colombiano chegou e está na minha sala. Vou com ele aí para o futebol. Preciso que você organize uma coletiva de imprensa para apresentá-lo”.
Respondi da seguinte forma: “venha para cá, faça você a coletiva de imprensa apresentando o jogador, que farei outra, paralela, dando a minha versão sobre o que está ocorrendo.”
Ante minha reação, não houve nenhuma coletiva. Daí em diante, ante o exposto, nenhuma nova tentativa em emplacar um novo Dimba. Aliás, houve uma. Ganhei um inimigo. O único em toda minha vida.
Meus amigos me recriminam pela facilidade em perdoar. Se é defeito, vou morrer assim. Não tenho tempo e espaço para carregar rancor. Isto destrói a alma. Deleto. E vida que segue…
Este desabafo a todos os duzentos e tantos conselheiros precisava ser feito. Afinal, esta perseguição precisava ser explicada. Passou do ponto, mesmo para quem tenta conviver bem com todos, inclusive, com os que não falam à alma.
Para finalizar. Esta reunião do Conselho deliberativo foi o anti Flamengo. Meio que como tivéssemos voltado ao século passado.
Como o número de presentes foi de 242 conselheiros, quem recorreu tentando anular a decisão do conselho precisava de 122 votos, só tendo alcançado 108, não haverá outra alternativa ao presidente do Conselho Deliberativo, Antonio Alcides, senão anunciar que, finalmente, a absurda e nociva pretensão aos interesses do Flamengo está sepultada.
Que fique a lição. O que se viu nesta reunião foi o anti Flamengo, que perde, decepciona, entristece, envergonha e vira chacota.
Página triste, virada.
Kleber querido irmão, sempre ressaltamos que vc é uma alma diferenciada, algo fora do padrão desse mundo no qual nada se respeita e tudo passa sempre pelo levar vantagem.
Menos mal que essas hienas foram caladas ontem.
Temos todos o privilégio de conviver e aprender a cada dia com vc.
Saudações
Querido amigo, Kléber.
Os justos não toleram injustiça. A vida vai ter que seguir em frente, mas os “pequenos” estarão sempre na espreita, para praticar o mau…
Presidente KLEBER LEITE, tive o prazer de ser Diretor Geral dos Esportes Olímpicos de 1993 até 2001 assim nos seus dois períodos como Presidente trabalhei com o senhor e vi e vivi com a sua preocupação com o Flamengo e com seus funcionários e principalmente com a sua facilidade de perdoar! Confesso que sai da reunião do Conselho Deliberativo ontem sem saber exatamente o que foi decidido mas espero que este conselho tão bem presidido pelo Dr Alcides e suas comissões, como sempre fazem , cheguem a uma decisão justa para que o nosso clube continue sendo um exemplo de justiça em todos os aspectos !!!
Que bom que no final deu tudo certo.
Mas a curiosidade, quem seria o bendito jogador colombiano, rsrs
QUERIDO PRESIDENTE, não conheço os bastidores do Flamengo, muito menos a politica, estou longe no interior de minas, mas fica uma colocação:
Quem conhece Kleber Leite? e quem sequer já ouviu falar de Arthur Rocha?
Entao presidente, descanse tudo vai ficar no seu devido lugar e mais uma situação, independente do titulo, grande Benemérito, nada vai mudar sua historia não só de vida vitoriosa, como de ilustre colaborador e torcedor do Flamengo. Toda vez que falarem no nome Kleber Leite, lembraram dos seus grandes feitos como rubro negro.
Descanse presidente, todos sabemos quem você é. O tempo e as pessoas próximas a você irão provar isso…descanse.
Kleber, confesso a você que tinha esquecido desta reunião por conta do asco gerado por mais uma ação racista contra o Vimi Jr.
A feita desta vez foi tão pesada e baixa, que conseguiu, anda que momentaneamente, me tirar do sério por alguns momentos.
Contudo Kleber, não sei se cabe parabeniza-lo pois, há 108 carcarás, abutres e hienas que habitam dentro do Flamengo.
A muito tempo que digo e afirmo que essa diretoria não me representa, embora eu reconheça nela. alguns feitos extraordinários na gestão financeira.
Como eu disse antes, essa turma que aí está me dá nojo.
Um verdeiro e fraterno abraço Kleber, do tamanho do Maracanã.
Espero que esses merdas se tornem sócios da SUIPA, e que eles contribuam pra humanidade lavando pelo menos uns 50 cachorros por dia…
Já que não são úteis ao Flamengo e só sabem usar o Flamengo.
O grande problema é entender os 108 do mal…
Onde vivem, onde moram, o que fazem, pra que time torcem…
Enfim, nosso Guru meteu 14 x 0 no lombo deles…
Foi justamente o que faltou pra sacramentar uma grande sacanagem. uma puta injustiça…
Segue o enterro… e eles mordendo as costas…
Estou pensando em ser imediato de Grande Benemérito…
hahahahahahaha
Lau, amigo,
Isto foi em janeiro ou fevereiro de 2006. Faz tempo. Não lembro. Como Eduardo Manhães, que era o diretor de futebol e Isaías Tinoco, o supervisor, vou perguntar. Pode ser que eles lembrem o nome do quase Dimba colombiano…
Forte abraço!
Fred Rincón?
Imagina querer empurrar um Dimba Colombiano pra cima do homem que trouxe apenas Romário ao mais querido…
SRN
Caro Presidente, todos sabem quem é Kleber Leite, o que ele fez pelo clube que ama, com todos os acertos e erros, virtudes e defeitos de um ser humano, que presidiu o clube que amamos em uma época difícil e ainda nos trouxe o melhor jogador do mundo como presente do centenário.
Mas fica a pergunta?
Arthur quem?
Quem é?. O que fez? Que apito ele toca? Comprou quem?
Chega né??? Vamos falar sério.
Caro Kleber,
As pessoas podem me considerar suspeito, pois todos sabem que eu sou Kleber Leite Futebol Clube, as pessoas talvez não saibam que vc era amigo do meu pai e mesmo depois da morte dele, continuou dando carinho a minha família ao contrário da grande maioria de rubro-negros que após a sua morte jamais nos procuraram.
A reunião de ontem foi um vexame e eu continuo dizendo que está mais do que na hora do Presidente Rodolfo Landim, presidente que tem o ciclo mais vitorioso dos nossos 127 anos, com a autoridade conquistada e reconhecida por suas brilhantes conquistas ,dar um basta nisso, chamar as partes e acabar com essa divisão às vésperas de tantas finais de que iremos participar, devemos estar todos remando juntos.
Eu não sou advogado , mas acho que o Presidente Alcides tomou a decisão correta, da última vez ele consultou ministros do supremo que confirmaram o entendimento de que quem está presente e não vota conta como abstenção, portanto parabéns Kleber pela vitória de ontem.
Como eu me lembro da constrangedora contratação do Dimba.
Pior que ele ainda fez uns gols importantes naquele triste 2004.
Ajudou na luta contra o rebaixamento.
Mas que foi a bala de prata contra a Fla-Futebol, isso foi.
SRN!!!
Kleber querido,concordo com tudo o que vc escreveu e acho um absurdo abrir um precedente que poderá tornar as futuras votações do Conselho Deliberativo sempre passíveis de pedidos de anulação.
O mais triste é ver como a vontade de uma pessoa em retirar esse seu título ,possa querer se expor ao ridículo ,querendo mesmo assim,anular uma decisão perdida por ele democraticamente.
Estamos num momento maravilhoso do nosso futebol ,com grandes jogos decisivos pela frente e não podemos ficar pensando pequeno.
Saudações rubro-negras.
Enfim grande benemérito? Parabéns Kleber, justiça feita…..
Diga o nome do jogador…… por favor…..kkkkk
Acho bobagem sabermos o nome do jogador colombiano. O fato importante a nos debruçarmos é este disparate ao estatuto.
Bom que Kleber trouxe o depoimento de onde nasceu está perseguição. Agora todos sabemos.
Mas saber quem é o jogador, é apenas uma curiosidade que não agregará.
O que agrega é a moção moral de apoio ao Kleber e ao clube, que não pode ser usado por pessoas no atropelo de processos, inclusive éticos, internos e no arrepio dão estatuto do clube. Agrega, ainda, defendermos a honra e o justo título de quem há anos é sinônimo sim de Flamengo: quem lê Kleber Leite, quem escuta Kleber Leite, logo pensa em Flamengo. Julgamentos à parte se Kleber fez bom trabalho enquanto presidente, enquanto VP, é normal: alguns vão achar que não; outros achar que sim. Mas a pessoa de Kleber Leite sempre buscou REPRESENTAR o Flamengo, tentar o melhor para o nosso time do coração.
Sou apenas um humilde torcedor que nunca nem viu Kleber Leite, nunca apertou sua mão, deu um abraço. Nada. No máximo, o vi no Maracanã lá da geral ou arquibancada.
Mas me senti aqui profundamente tocado por tamanha injustiça que o dono deste blog sofre reiteradamente no clube que ama, que serviu, serve e servirá.
Nosso Flamengo precisa de empatia, de acolhimento, de união. “O Flamengo forte é imbatível”, muitos falam. E sócios do clube — quem têm os poderes de fazer as coisas para o Flamengo fora do campo e das arquibancadas— não se fortalecem juntos.
Como Boris Casoy fala… “isso é uma vergonha”, isso que ocorre com Kleber. Essa perseguição … e acrescento: e também uma injustiça e insanidade. Um ciúme doentio.
Alguns conseguem se tornar memória por seus feitos; outros se impelem de serem RECALCADOS por aqueles que se tornam memória: queriam eles serem, mas jamais conseguirão!
Kleber leite foi um maravilhoso repórter de campo. Ouvir Jorge Curi, Mario Vianna, João Saldanha, Kleber Leite e Loureiro Neto era fantastico. Ficava horas no rádio, ouvindo jogos e notícias do mengao. Como presidente acertou e errou bastante. Trouxe Romário, contratou Luxemburgo, colocou Washington Rodrigues como técnico, muitas emocoes. Porém, a história do Edmundo lembro bem e sei que não houve erro do Kleber Leite mas sim desonestidade do início ao fim do Dono da Multiplan. Esse foi tudo, menos correto com o Flamengo e com Kleber Leite. a exploração política desse fato sempre foi vergonhoso! Tudo de bom pra você, Kleber Leite.
Kleber sua facilidade em perdoar é um presente que lhe foi concedido por Deus e uma inspiração pra todos nós. Isso explica seu sucesso tanto material como espiritual. Um grande abraço pra você e felicitações rubro negras!!!
Se o Flamengo fosse unido, seria inimaginável o tamanho de sua força, o tanto de caras craques em suas áreas de atuação, gênios de mercado em todas as áreas, marketing, gestão, jurídico, comercial, visão, em todas as áreas temos grandes gênios que se juntos, o mundo seria logo ali…
Temos gigantes players em gestão empresarial, monstros do marketing, imagina se todos deixassem a vaidade e o orgulho e dedicassem um tempo juntos de suas vidas ao nosso Mengão…
O Mundo passa tão rápido, não vale a pena os desencontramos constantes que vemos na vida…
O Mundo precisa de união, o Flamengo precisa de UNIÃO de todas as forças…
SRN
Presidente, veja essa video, ao final dele tem uma bela declaração para você: https://twitter.com/i/status/1619315848694624256
Meu querido amigo Kleber Leite, o ser humano da mais alta dignidade e pureza no coração, entre tantas virtudes uma é logo notada pela sua inteligência inigualável, A vida nos dois que o mais querido no Brasil e no Mundo está atrasado em um feito muito importante para o Flamengo e mais de 40 Milhões de torcedores do Flamengo. O Flamengo é uma Nação querida e valiosa, mas ficaria mais valorizado se fizesse três obras muito importantes e necessárias. Três Estátuas no lugar que pudessem ser vistas e visitadas, Uma Estátua para o Deus do futebol o Zico. Outra para o Mister Jesus que conseguiu o carinho dos jogadores, da torcida, e da Diretoria. Jao foi o Mister mais passou pelo Flamengo um Técnico que desse tão certo. A outra Estátua seria para o grande Repórter Esportivo apaixonado pelo Flamengo que tanto engrandeceu o seu Clube de coração com tantos dias e noites trabalhando pelo Flamengo. Deus lhe deu o dom da palavra que deixava milhões de torcedores felizes com as sua lindas reportagens que ficaram registradas nos anais dos nossos corações . A minha imensa admiração por você se deve ao grande profissional que sempre foi, ao caráter inigualável que faz de você o homem mais notável na Imprensa Esportiva e exemplo como ser humano. Aceite o meu carinhoso abraço e a certeza da minha admiração. Desejo muita saúde e paz
Meu presidente,
Você será sempre o grande presidente que passou pelo Flamengo, quem é esse Artur Rocha? Juro que nunca ouvi falar nessa pessoa, com certeza é um dos sócios que queria ser alguém dentro do Flamengo, mas nunca será e para aparecer quer arranjar confusão. Na minha aldeia se fala: “vozes de burro não chegam ao céu”.
Abraço, grande presidente!
Flamengo muuuuuito mal no jogo!
Achou um pênalti graças a individualidade de Arrascaeta….
Se o Flamengo vai muito mal no jogo, o Palmeiras também não vai bem, mas é superior.
A tal da rivalidade criada está provada em campo com a gigantesca vontade dos jogadores verdes em campo.
Nosso vovô David Luiz amaciou a bola para Veiga e nosso goleiro não conseguiu pegar. Nosso lateral já está amarelo…. E o que mais espanta é a falta de contratação de laterais e zagueiros nesse time.
O Flamengo permanece sendo um avião do meio para frente e um fusquinha envelhecido do meio para trás .
Dois chutes, dois gols. Precisamos de um goleiro.
SRN
Precisamos de defesa organizada, precisamos de organização, precisamos rejuvenescer a linha de zaga…..
Precisamos de muita coisa. A única coisa que sobra no Flamengo recentemente é badalação.
Verdade Adriano. E esse lateral direito é bem fraquinho também.
Escrevi aqui há alguns dias…
Corinthians x Boca Jr… 1 chute a gol em 90 minutos
Hoje, zero chance de gol criada nesse primeiro tempo…
Tá estranho o negócio, mto estranho, vamos torcer mto pra mudar, mas o time é o oposto do JJ…
puo4es em campo pelo flamengo disparado varela, Davi Luiz e o Gerson
O que precisamos pode deixar alguns aqui ofendidos. Precisamos deixar de ser o Flamengo do Rio e ser o Flamengo do Brasil!
Time apático, auto suficiente, vivendo de um glamour do ano de 2019, falta total de intensidade e nossos dirigentes sempre falando que não precisamos de psicólogo… o Palmeiras é uma seita!
Assim como os fervorosos religiosos que deixam de comer para dar ao seu líder, os torcedores, jornalistas e principalmente jogadores, obedecem cegamente as escrituras de seu treinador, basta ouvir novamente a entrevista do jogador palmeirense no intervalo.
Sem intensidade ganha-se copas (com dificuldade como ano passado) mas não campeonatos! E no mundial, contra o time da casa ou um árabe na semifinal, vamos penar ou ficar pelo caminho… essa Supercopa já era mas ainda dá tempo de se mexer até o mundial.
Se esses senhores não “comprarem” a ideia do treinador, já sabemos onde iremos chegar!
Impressionante como o sistema defensivo do Flamengo não funciona!
Desordem total! Chegam em nossa área como querem!
Palmeiras, com seu Abel Ferreira, é mais organizado no jogo.
Já o Flamengo está sobrevivendo no Hugo na base da individualidade de seus jogadores.
Jogadores do Palmeiras estão jogando com uma vontade colossal, nem contra o Corinthians vejo eles fazendo isso….
Flamengo absolutamente “arreganhado” no jogo….
Só consigo encontrar duas explicações, ou o time é mal treinado ou estamos muito mal fisicamente por conta do início de temporada….
Defesa flamenguista é uma sacola de gols.
O badalado Flamengo tem mais posse, porém tem menos finalizações e é infinitamente mais desorganizado no jogo.
E ainda tivemos que assistir Arrascaeta saindo…..
Flamengo precisa ficar atento para não tomar de 5.
Um sistema defensivo desse no Mundial seria um massacre da serra elétrica …
Daniel, deixa o sentimento de lado, não foi isso que aconteceu amigo.
Ninguém jogou nada, nem Flamengo, nem Palmeiras.
A única diferença é que as bolas que chegaram o Santos aceitou, não fez uma defesa.
Até existe uma diferença na parte física do Palmeiras, mas nada de importante.
Gerson, David Luiz e Arrascaeta se esbaldaram nas férias, estão totalmente sem condições.
SRN
Jesus é tão inteligente que comentou sobre a qualidade do VP…
que era o melhor, etc…
Jamais chegará nem perto dele aqui, mto fraco, mas mto fraco, colocado por empresário… ganhou dele lá por um detalhe
Ficou bem claro hoje num time como o Flamengo que não criou nada no primeiro tempo o que nós espera né…
temos zero chance no Mundial amigos…
SRN
Adriano, se o vilão é só o técnico, que está começando o trabalho, não sei. Só sei que esse time foi campeão da Libertadores ano passado aos trancos e barrancos na final.
Nossa linha defensiva é muito envelhecido e carecemos de lateral.
Mais uma vez provado que o Flamengo está longe de ser isso tudo que falam, além da desorganização, possui deficiência técnica na sua envelhecida linha defensiva.
Esse é o melhor time do Brasil? Elenco principal, talvez… Mas time não é!
Abel Ferreira, compeoníssimo, segue calando a boca de muita gente, inclusive dos tais “favoritos”.
pior jogador do flamengo em campo Davi Luiz, e o Santos tirou a mão no último gol, gol que deveria ser anulado