O nosso doce Portuga foi muitíssimo bem em sua entrevista coletiva. Abordou com sabedoria e pragmatismo todos os temas.
A estratégia de ir ajeitando e dando forma ao time nos jogos pelo Campeonato Carioca, mirando a Super Copa do Brasil, contra o Athlético Paranaense, é perfeita. No fundo, muito melhor jogar contra Resende e Madureira, ambos os jogos no Maracanã, do que realizar dois treinamentos coletivos. Como sempre disse mestre Didi, “treino é treino. Jogo é jogo!”
Meio no ar está a história de Pablo Marí. A sensação que tenho é de que há algo importante que não foi divulgado, por um motivo ou por outro. Como é que um jogador se apresenta a um clube para fazer exames médicos, sem que as pontas estejam ajustadas? Como é que se pode discutir valores e forma de pagamento, após o jogador já ter se apresentado em seu “novo” clube?
Há algo no ar que não seja avião de carreira…
No mais, para nós, ótimo que Marí tenha ficado, pois foi um passo importante para a manutenção do time vencedor de 2019.
E, por favor, sem essa de crucificar Pablo Marí por ter demonstrado interesse em jogar no futebol inglês. Todos, “inclusive TODOS os jogadores” desejam o mesmo. Em nada esta pretensão diminui a importância do Flamengo.
Houve quem aqui comentasse e criticasse as constantes mudanças na tabela do Campeonato Carioca, onde o Flamengo, por estas mudanças, pode acabar disputando todos os seus jogos no Maracanã. Quem argumenta – e com razão no aspecto equilíbrio técnico – que uma coisa é jogar contra o Volta Redonda lá e, outra, jogar no Maraca, esquece que estamos diante de uma coincidência, qual seja, a fome, com a vontade de comer.
A fome, pode ser explicada com a vontade do Flamengo em jogar no Maraca. A vontade de comer, fica por conta do plus financeiro do Volta Redonda com a mudança. Quanto mais após a coletiva do Mister que anunciou para este jogo a estreia de boa parte do time titular. Garantia, pela saudade, de Maracanã lotado.
Agora, só falta Gabigol. Vocês podem até não acreditar, mas sonhei com o Marcos Braz, em meio a uma monumental macarronada, anunciando que estava tudo certo.
Kleber ,boa tarde ,o jogo e contra o Rezende e não contra o V.Redonda , abraços !!
Oi Sergio, o jogo contra o Volta Redonda foi mencionado pois foi o citado nos comentários, quando o Diogo Ramos disse, no post anterior, que “É muito diferente enfrentar o Volta Redonda no Maraca e na casa deles, por exemplo.”.
O comentário pode ser visto aqui.
Abraço
A sim Robert , entendido , abraços !!
Gabigol + dificíl ? Alem do Pedro teríamos outro jogador para a vaga do Gabriel ? Plano “B” ?
Parece que a Inter so quer vender os 100% do passe do atleta.
Novas reuniões ?
Abs.
Carlos Alberto,
A Inter quer mais dinheiro pelo Gabriel;
A Inter não quer o Gabriel em seu plantel;
NINGUÉM, a não ser o Flamengo, demonstrou interesse pelo Gabriel.
Se não fechar com o Flamengo, o Gabriel ficará pelos menos mais 6 meses encostado, desvalorizando.
A equação é simples: Quem está em condições de negociar é o Flamengo, não a Inter… Por isso a demora para o desfecho, já que a janela só fecha sexta-feira.
Olha Diego,
Acho bom o Márcio Brás tomar um Engov meu caro!
Essa macarronada citada pelo Kleber esta enjoativa, azedou!
Ou come logo ou joga fora!
Saudações!
Diego suas premissas estão corretas.Só que precisamos ver a solução final.Ela existe.Seja qual fôr.Inclusive o jogador ficar “encostado” na Inter.
A novela continua…
Abs.
Acho que fica óbvio que o Marí “não passou” nos exames médicos… Assim como o Rodrigo Caio foi “reprovado” à época de sua negociação com o Atlético de Madrid. Se ele está “reprovado” e jogando tudo que jogou ano passado (lembrar que foi um dos menos poupados e só ficou de fora após a final de Lima por “torção do tornozelo”). O Arsenal tem o direito e a obrigação de confiar na sua equipe médica mas vemos muito disso: jogador vive no DM em times europeus e voltam pra se recuperar (e conseguem) por aqui. Lembram do Alexandre Pato? Até biópsia muscular realizou na época de Milan e ao se tratar no Corinthians recuperou-se “milagrosamente” (do pnto de vista físico pq bola mesmo…). SRN
Também tenho a impressão que tem a ver com problemas médicos. Tomara que não seja nada que atrapalhe sua carreira.
“Agora, só falta Gabigol. Vocês podem até não acreditar, mas sonhei com o Marcos Braz, em meio a uma monumental macarronada, anunciando que estava tudo certo.”
Kleber, os sonhos são em sentido figurativo, sempre são, e não reais. Por isso é necessário ter sabedoria para interpreta-los.
Um leigo até poderia achar uma “macarronada” coisa boa, festiva e nutritiva! Mas o termo esta mais ligado a confusão, imbróglio, confusão, indefinição, falta de bom senso.
Saudações!
Em matéria de sonhos eu sonhei com o Pedro fazendo aqueles gols de caneleiros, ou seja, aos trancos e barrancos..
Sobre o Mari,
O Flamengo é que tem vir a público dizer que documento é esse que o jogador apresentou?
Quem foi que redigiu? Quem assinou?
Afinal tudo pode não ter passado de uma jogada do empresário do jogador, com ou sem a anuência do mesmo.
Agora é de duvidar que essa diretoria fosse passar por um vexame como esse em um documento sem credibilidade.
Saudações!
Agora vcs imaginem o inverso!
O Arsenal recebendo o jogador para exames. sem que objetivamente o clube tenha feito de fato um proposta ao Flamengo?
O que eles pensariam?
Que se tratava de uma galinha morta? Que se tratava de fazer uma proposta mínima como fizeram?
Fatos são fatos, ou os ingleses que lá estão não são ingleses (e hoje clube inglês é tudo de árabe) ou a verdade da venda do jogador nunca existiu, e o ônus é todo nosso!
Saudações!
Uma verdadeira macarronada!
Nino,
O amigo Egon está sumido… Será que está entrando em rolas, pelos mares de Angra?
Diego,
Ele deve estar a deriva no meio do mar com seu marujo, e sem pressa para voltar, kkkk
Nesse cenário, rolas acontecem!
Saudações!
A sim Robert , entendido , abraços !!
Essa história do Mari precisa ser esclarecida, eu estou revoltado!
Tá parecendo até uma moça que viajou do interior para a capital em busca de um emprego e voltou com uma proposta de assédio sexual.
O fato do jogador ter ido a Inglaterra fazer exames com a anuência do clube é gravíssimo!
A imagem do clube foi desrespeitada, o assunto precisa ser esclarecido!
O Flamengo não é a casa da mãe joana! Não é bagunça (não é mais)!
Temos uma grande torcida e projeção nacional e internacional, o que é isso que aconteceu?
Saudações!
Segundo soube na gavea, o presidente Landim tem a proposta desde o início do mês e por isso entrou em contato com o Santos para liberar o Gustavo. Está parecendo algum problema médico.
Nino, a questão do Marí é a seguinte: ele embarcou para fazer os exames e voltar para o Brasil, uma vez que, em qualquer formato que fosse, ainda não tinha sido negociado. “Então por que foi?”, seria a pergunta e a resposta é simples. Porque a janela da Europa fecha na 6a feira, poderia não haver tempo hábil para os exames após uma negociação mais longa do que o esperado. A viagem do Marí para a Inglaterra sempre foi com a premissa de ir e voltar, o que não significa que ele estava já negociado, nem tampouco a volta faz com que a negociação esteja encerrada. Ela provavelmente vai acontecer, mas não em modo “empréstimo” simples. Ou o Arsenal vai comprar o Marí ou, mais provavelmente, vai fazer como o Flamengo tem feito no mercado (no caso deles, por conta do fair play financeiro), que é um empréstimo com obrigação de compra a partir da próxima abertura de janela na Europa.
É claro, a negociação pode não acontecer por uma série de motivos, mas, se der tudo certo, o Arsenal vai fechar com o Marí, segundo o Mauro César, por algo na casa de 15 MM de euros, fora a visibilidade de jogar na Premier League e estar mais próximo de uma eventual convocação para a Seleção Espanhola.
Eu discordo, porém respeito, a sua opinião de que o Flamengo foi desrespeitado. Apenas aconteceu um arranjo diferente do usual exatamente porque o Flamengo não se deixou desrespeitar, nem na viagem para os exames, nem por uma proposta que não fosse vantajosa. E não vejo qualquer semelhança, como outros citaram, com o caso do Cuellar, que deliberadamente forçou a saída por pressão do empresário. O Marí teve reconhecimento no Flamengo sim, mas isso não faz com que ele deva a vida ao Flamengo. Basta lembrarmos que a contratação dele não foi apoiada por grande parte de nós exatamente por ele não ser conhecido. Aí, agora que o cara, já na idade de ter uma carreira consolidada, resolve aproveitar a própria subida de patamar, nós vamos crucificá-lo como traidor? Não é por aí. E é tão substituível quanto qualquer outro jogador que já saiu do Flamengo. Muitos melhores do que ele já saíram do Flamengo e o Flamengo nunca dependeu de jogador. Deixemos o cara ir em busca de algo melhor para ele no momento e sem ressentimentos. Ele honrou o Manto sempre e vai nos deixar com títulos conquistados, coisa que muitos craques que já vestiram o Manto infelizmente não conseguiram.
SRNs!
Nino,
Segundo o Mauro Cesar Pereira: “A informação que eu tive é que este valor poderia chegar a 15 milhões de euros (R$ 69,5 milhões)”…
Porém, o clube inglês não poderia pagar o valor agora – por questão de fair play financeiro da FIFA, só podendo pagar no meio do ano… Então o Arsenal tentou fazer um empréstimo com “OPÇÃO” de compra no meio do ano, mas o Flamengo exigiu que seja empréstimo com “OBRIGATORIEDADE” de compra no meio do ano, pois não quer o risco de emprestar e no meio do ano o time inglês “optar” por não comprar.
Em tempo, se for mesmo esse valor, seria uma venda fantástica por um zagueiro de 27 anos…
Caro Kleber, como entendo que parte do post foi a mim direcionado, segue a resposta:
A coincidência da fome com a vontade de comer não foi por nós inventada, Corinthians, Palmeiras e inúmeros outros clubes já se beneficiaram dessa artimanha.
Acho, porém, curioso que você, neste mesmo blog, há menos de um ano (no dia 25/04/2019, no post “A preocupante falta de sintonia entre a torcida e o treinador”) classificou esse tipo de ação como “aberração que não cheira bem”. Isso porque o Corinthians havia comprado o mando de campo do Vasco.
Agora que somos nós os CLARAMENTE beneficiados sua opinião mudou?
Como coloquei anteriormente, tira a credibilidade de um campeonato que já tem pouca credibilidade. Uma taça que tem seis jogos e jogamos todos os jogos em nossa casa, enquanto outros jogam dentro e fora, gera, obviamente, um grande desequilíbrio.
Segue abaixo e íntegra do que você escreveu no ano passado sobre esse tema:
“O Vasco, segundo estou informado, vendeu seu mando de campo, já nesta terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo contra o Corinthians – que seria em São Januário – será realizado em Manaus.
Pergunto: para o Corinthians, é melhor jogar com o Vasco em São Januário ou, fora do Rio de Janeiro?
Sem precisar responder, já que a resposta é óbvia, volto a alertar que este tipo de “venda” pode representar um enorme favorecimento técnico ao final do campeonato e, estimular quem tenha dinheiro em caixa a sair por aí comprando mandos e somando preciosos pontinhos no mais importante campeonato nacional.
Urge que a CBF proíba definitivamente está aberração que não cheira bem…”
—————-
O que você colocou no ano passado contradiz muito com o que você escreveu neste post de hoje.
E acho curiosa essa mudança de opinião em apenas 9 meses, sendo que a aberração num estadual ainda é muito maior que no Brasileirão, dada a disparidade entre as equipes.
Diogo, amigo,
Você está coberto de razão, no que diz respeito ao aspecto técnico. A minha opinião não difere da sua. Claro que continuo achando um absurdo, no campeonato brasileiro, um clube vender o seu mando de campo. Já coloquei aqui que o poder econômico, mantida esta aberração, pode ser fator decisivo na conquista do título. Basta um clube, mesmo delegando a terceiros e, claro, terceiros/parceiros, sair comprando mandos de campo, onde deixará de jogar no campo do adversário para, no mínimo, jogar em campo neutro. Não esquecendo que o campeonato brasileiro é disputado por pontos corridos, onde todos os jogos têm o mesmo peso, a mesma importância.
Portanto, continuo pensando igual. No que diz respeito ao campeonato carioca, citei apenas a coincidência de interesses de Flamengo e Volta Redonda. Claro que, no aspecto técnico esta liberalidade passa longe da normalidade ética.Repito: você está coberto de razão.
Talvez tenha eu me expressado de forma não muito clara e, daqui me desculpo.
Forte abraço.
Melhor virtude do ser humano é admitir seus erros.
Nisso você é craque.
#Meu Respeito!
Obrigado pela resposta, Kleber. E nem precisava se desculpar.
Só uma observação, essa “coincidência de interesses de Flamengo e Volta Redonda” citada por você, é a mesma que fez Corinthians e Palmeiras comprarem mandos de times menores, como Vasco e Botafogo. É a mesma fome com a necessidade de comer, não é exclusividade do nosso Flamengo e do nosso Estadual, logo não vejo qualquer diferença no que tange à ética comparando-se venda de mando de campo no estadual ou brasileiro.
Pessoal, eu vivi para ver o Flamengo ter 20 milhões de euros para contratar o Gabigol e o Arsenal refugar a contratação do Mari por 10… KKKKKKK
Eita que esse Flamengo me enche de orgulho!!!!
SRN
Voltando à vaca fria, nosso doce Portuga deu o colete de lateral direito para o possante Berrio.
Seria apenas falta dos meninos Matheusinho e João Lucas, treinando com o Maurício Souza, ou o Mister já chegou abrindo a sua clínica de recuperação?
A conferir…
Meu caro, o Berrío tem suas virtudes, mas ele definitivamente não tem como ser aproveitado na lateral, isso nem Jesus na causa…
SRNs!
Concordo com você, Marcus.
Fora o drible no Victor Luiz, nosso Fio Maravilha do século 21 tem dificuldades com a pelota.
Fernando,
Além do Matheusinho e João Lucas treinando com o sub-20, o Rafinha não participou das atividades em campo de ontem, ficou só na academia… O recado é outro: O Berrío está sobrando neste elenco, o melhor é pegar o boné e ir embora (ele recusou duas propostas)!
VOU PINGADO…..
1 – Mauro Cezar confirma que, no momento, Pablo Marí fica no Flamengo, mas ainda há possibilidade de venda ao Arsenal. Diretoria aceitaria um empréstimo, com cláusula obrigatória (!) de compra no meio do ano. Segundo o Mauro, valor pode chegar a 15 milhões de euros (R$ 69,5 milhões).
2 – Sobre a troca de diretor de marketing no Flamengo.
O grande desafio para o próximo a sentar na cadeira é alavancar a receita comercial, hoje muito tímida. Sem isso o clube estará condenado a estacionar no atual patamar de receitas, já que não há negociações de TV (nacional)
Nem a possibilidade no curto prazo de alavancar as receitas de match day (bilheteria) para muito mais do que nível atual. E se ficar estagnado no atual patamar comercial o Flamengo tenderá a ver os outros clubes (que ainda tem espaço pra crescer) se aproximarem
Para crescer de forma agressiva existem duas oportunidades que hoje são maltratadas pelo Clube. A primeira é o programa de ST, que além das deficiências da gestão de ingressos possui um modelo ultrapassado cujo foco é apenas o público de estádio
Apenas um plano de ST capaz de entregar valor real aos 80% dos torcedores que moram longe demais do Maracanã para comprar ingresso, irá levar a receita do Flamengo a seu potencial real. É preciso levar o Flamengo para quem não pode vir até ele
Além do ST há claro, a questão da receita com patrocínio, que hoje não representa os 15% da receita recorrente total do Flamengo. Uma participação baixíssima, que mostra uma performance comercial muito aquém do que pode o Clube.
Mas claro que, para levar o faturamento do Flamengo com patrocínio e licenciamento para um patamar compatível com seu potencial, é fundamental sair do feijão com arroz, é preciso inovar.
No final, para se manter à frente da concorrência o Flamengo precisa retomar uma curva de crescimento comercial mais acentuada, como há alguns anos. Mas para isso é preciso sair da zona de conforto e parar de apostar no óbvio. #RicardoHinrichs
#DIGA-SE DE PASSAGEM, NOSSO MARKETING ANDA UMA MERDA.
3 – Flamengo aguarda apenas o documento da rescisão contratual da Inter de Milão com Gabigol para anunciar oficialmente a contratação. Já está tudo acertado com o clube italiano.
🗞 Globo Esporte
4 – Flamengo contrata o juiz-forano Max Alves, 18 anos, que foi destaque na copinha atuando pelo TUPI.
Morador do bairro Dom Bosco, Max já treinou hoje com sua nova equipe o sub-20 rubro negro no Rio.
Sorte e sucesso!!!
5 – O Braga (PORTUGAL) tem negociação avançada com o Flamengo para contratar o atacante Vitor Gabriel. O time português está perto de acertar a chegada do jovem jogador por empréstimo. #ODia
6 – Piris treinou normalmente nesta segunda e ninguém da diretoria o procurou para conversar. O representante do volante chegou ao Rio há 15 minutos e pretende conversar com o Flamengo nesta terça. América-MEX e um time francês, segundo o agente, estão interessados no jogador. #ODia
7 – O empresário de Bruno Henrique, Denis Ricardo, é aguardado no Rio essa semana para finalizar o acordo pela renovação de contrato do atacante com o Flamengo até o final de 2023. Gabigol também está encaminhado. Um documento apenas e o camisa 9 assina até 2024 #FutGloboCBN
8 – Como eu já tinha alertado aqui no Blog…………
Até o ano passado, a Ferj publicava o valor das cotas de TV nos borderôs para disfarçar prejuízos de jogos que não se pagavam.
Aos 4 grandes, era adicionado o valor de 1,5 milhão ao borderô.( Valor fracionado da cota de 15 milhões )
Em 2020, houve redução do contrato pela falta de acordo da Globo com o Flamengo e… a entidade parou de divulgar as cotas de tv:
#Putaria pouca é bobagem.
9 – O Flamengo também receberá uma quantia por ter aceitado a troca de mando de campo contra o Resende. Além disso, em contrato, está acertado que:
– a partir de 20 mil ingressos vendidos, o Flamengo receberá R$ 10 por bilhete.
#ODia
10 – Clubes de São Paulo como mandantes no Paulistão:
– Palmeiras x SPFC: 15.173
– São Paulo x Água Santa: 18.493
– Corinthians x Botafogo: 24.512
– Santos x Bragantino: 12.412
Flamengo SUB-20 no Carioca:
– x Macaé: 27.205
– x Vasco: 23.110
– x Volta Redonda: 22.724
Repercussão: 0
11 – Boa terça !
Nem repercussão da Globo. Tomara que isso seja indício do início do fim desses medíocres estaduais, com todo respeito a quem ainda os defenda.
Flamengo não tem que ficar atrás de repercussão no grupo Globo sobre o Estadual. O clube não é parceiro no Estadual e futebol é negócio. Eu penso diferente da maioria. Acho a Globo a melhor parceria. Nao deu certo, bola para frente. O que não podemos é culpar a globo por tudo. Ela vende os produtos dela. Se é pra ficar ficar dependendo dela, que faça contrato. Aprendi desde cedo quando saí de casa em Petropolis que ser independente tem muito onus e alguns bonus. Não dá pra viver exigindo sem conceder. A relação é no caso, comercial e opcional. Vamos esquecer a Globo e pensar no clube. Quando começar brasileiro aí sim tem a parceria.
Já tem gol do Gabigol na Austrália !
No Brasil tbm. Fla e Gabigol acabam de confirmar.
Acho que ninguém duvidava que Flamengo x Gabigol x Internazionale chegariam a um acordo. A questão era só quando e quanto.
Se vendermos o piris hoje, esse dia entra pra história.
Não sei se o negócio sai hoje………..mas deve sair.
Prezados,
O Flamengo ter mantido TODO o time de 2019 demonstra o “OTO PATAMAR” financeiro que o clube atingiu… Antes era comum que o clube campeão do Brasileiro ou da Libertadores fosse todo desmontado, com vendas a preço de banana de seus principais jogadores.
Manutenção do time possibilita a formação de ÍDOLOS de longo prazo – as “lendas”, coisa que falta no futebol brasileiro. Os últimos ídolos tinham sido Petkovic e Adriano, que apesar do BR 2009, acabaram ficando por pouco tempo no clube… Ainda sonho com um jogador deste nível fazendo quase toda a carreira no Flamengo, batendo recordes de partidas, gols e títulos.
VAMOS FLAMENGO!!!
“(..) TODO o time de 2019”(..)
para isso , falta saber se Marí fica ou não.
E eu ainda não tenho certeza se ele fica.
Kleber e amigos, faço aqui um relato da minha decepção.
Infelizmente chegamos a um tempo que o jornalismo esportivo estagnou-se nas solas dos sapatos.
É impressionante e ao mesmo tempo inadmissível, que nos tempos de hoje não haja mais apurações dos fatos e claro, movido sempre pelo “furo nas redes sociais”
Hoje o jornalista busca pelo “Like” momentâneo.
E nos casos específicos de Gabigol e Pablo Marí, essa chuva de ”desinformação” chegou ao seu auge. Como pode tantas ” informações ” desencontradas e antagônicas fazerem parte do mesmo contexto?
Se o sujeito fizer como eu, que tem o hábito de ler 4, 5 , 6 sites diferentes, vai achar 750 informações distintas sobre o mesmo tema.
NÃO HÁ QUEM NÃO FIQUE “BUGADO” EM 5 MINUTOS.
Não atoa, TODOS OS CONGLOMERADOS, INCLUSIVE TODOS, passam por maus lençóis nos dias atuais.
Inclusive convido a todos a seguir o perfil no TT @BarrigadasFlatt.
Ao menos se não podemos confiar nem nos conglomerados e muito menos nos jornalistas de certo nome e pompa, nos divertimos com tanta asneira.
#Fica a dica para rir e desopilar o fígado.
Anderson,
A mídia esportiva SEMPRE viveu dando barrigadas, o que mudou é que as barrigadas atuais são mais “democráticas”, ou seja, não partem apenas da grande imprensa.
Na minha adolescência vivia acreditando nas barrigadas do jornal Lance, do jornal dos Esports, no panorama esportivo da Rádio Globo. Falavam o nome de 1000 jogadores, até acerta um. Talvez o jogador mais “contratado” tenha sido o Riquelme, com montagens de capa dele com a camisa do Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Vasco…
Concordo Diego…….só acho que hoje, passou dos limites
Nos últimos anos, Gabigol atuou em grande nível apenas na temporada 2019.
Trata-se de grande finalizador, mas não muito mais do que isso.
Funcionou num esquema muito bem montado por Jorge Jesus, numa equipe que encaixou, como orquestra, apesar do pouco tempo de trabalho.
Fracassou nas demais tentativas compondo elencos ainda mais robustos, com treinadores, também, de boa qualificação.
Ontem, amparado na pressão da torcida pelo desfecho do negócio, o Flamengo topou pagar R$ 83,5 milhões por 80% dos direitos de Gabigol.
Ninguém no mundo tentou, sequer, chegar próximo da oferta.
Todos estão errados ou os dirigentes do rubro-negro fecharam o ‘negócio do século’?
O tempo dirá.
Por enquanto, a Inter de Milão comemora o negócio, dado como perdido um ano atrás, como se fosse conquista de título.
Publicado no blog do Paulinho
Acabo de ler matéria da folha sobre a polêmica da distribuição dos prêmios do Flamengo na véspera da final do mundial. Espero que essa história tenha sido definitivamente resolvida e devidamente sepultado o caso, sem qualquer prejuízo para o rendimento do time dentro de campo. E, Gabigo, vc é o cara, amigo. Mas parafrasear D. Pedro no dia do fico é demais, vamo combinar. Até pq é fácil dizer que fica pra alegria e felicidade da Nação, depois de esperar um ano por propostas europeias que acabaram não vindo. SRN!!!!
Não há como ser sepultado.
1 – Fere as leis trabalhistas. Não há como dar bônus salarial sem que seja registrado em folha e pago os devidos impostos.
2 – Não pode ser pago em espécie sem que haja os mesmo dispositivos da lei do trabalho.
Caso seja refeito, teremos problemas com o MINISTÉRIO DO TRABALHO.