Muito cuidado nesta hora

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Leio que o diretor de futebol e o treinador do Flamengo foram demitidos, ou seja que, em tese, a responsabilidade maior dos sucessos não obtidos foi por culpa deles.

Não vou aqui discutir a competência profissional de cada um destes profissionais. Prefiro afirmar que, pela experiência acumulada no mundo da bola, a decisão tomada foi pertinente ao momento, porém, sem nenhuma garantia de que esta simples atitude venha a reverter o triste panorama do futebol do Flamengo.

Entendo que, na crise, este tipo de atitude seja até normal, só que há também no mundo do futebol, algo que é definitivo. As coisas caminham, desde que, haja um bom time e que ninguém atrapalhe.

No nosso caso, o assunto é mais profundo. Há um time que, repito, no contexto nacional é bom, mas onde não há uma sintonia fina, até porque, se houvesse, muitos títulos teriam sido conquistados.

Não tenho a informação precisa de como é estruturado e como caminha o nosso futebol. Apenas, pelos resultados – e pelo que me dizem – a fórmula atual, é ruim.

Amigos, a regra é simples. No futebol, quanto menos gente, melhor. Quando não há um comando claro, DEFINIDO, nada caminha. O jogador de futebol, funciona ou não, muito em função da estrutura. A nossa é fraca, é frágil. E, como o jogador é sensível…

O resumo da ópera: pela atitude tomada pelo presidente Eduardo, há indícios de que com estas mudanças o panorama vai mudar? Tomara.

Acreditando que qualquer mudança, até pelo fato de ter a obrigação de apresentar algo diferente, possa fazer o barco andar melhor, com todo respeito, tenho minhas dúvidas.

Aprendi que no futebol, além de, quanto menos gente melhor, a química é fundamental. Não há química…

1 Comentário

  1. A barca é ainda maior. Já circula nos principais sites esportivos que também foram demitidos Mozer, Jayme e o preparador físico Martorelli.
    Enfim, uma atitude.
    Concordo com você. Se isso vai dar o resultado esperado é outra coisa. Mas como você sempre diz, pior do que pecar por errar tentando, é pecar por omissão. Era necessário mudar.
    Achei que o Lomba iria cair fora. Mas não foi isso que aconteceu. Mostrou atitude, o que se espera de alguém que comando nosso principal departamento e até está sendo cotado para disputar a presidência do clube.

    Reply
  2. O gerente Mozer, o auxiliar Jayme de Almeida e o preparador físico Marcelo Martorelli também foram demitidos…
    Eis que essa eliminação foi fantástica para o Flamengo, algo precisava ser feito NO COMANDO do futebol. Gostei da atitude deste Lomba!

    Reply
    • Diego, há males que vêm para o bem. Espero que essa eliminação seja decisiva para o restante do ano. O Flamengo é líder do seu grupo na Libertadores e o Brasileiro começa em 20 dias quase.

      É hora de buscar um lateral e um camisa 8. O 9 volta em maio. Pra Libertadores não dá pra contratar, mas por que não testar Klebinho e aquela gurizada que começou o estadual?

      Reply
      • Isso aí. So discordo do 9. Um 9 não pode fazer apenas 6 gols no Brasileiro e ter mais cartões que gols em 3 anos. Sem falar que é carissimo. Num time acertado, com um bom lat esq, com Klebinho passando direto, meias infiltrando e VJ e Everton indo no fundo, o Dourado vai funcionar.

        Reply
      • Henrique,
        Certamente! Ainda não entendi o afastamento do Jean Lucas, acho que tem muito mais bola do que o insosso W.Arão.
        O Klebinho deveria ter sido testado no time, o carioca servia para isso. Na LD temos o fraco Pará. Na reserva o Rofdinei, um cara que em 3 anos de Flamengo nunca conseguiu alcançar a condição de titularidade. Qual o motivo sde manter alguém que é reserva por 3 anos no elenco??? É o tipo da coisa que não consigo entender…

        Embora eu não seja muito fã do Guerrero, certamente é mais jogador do que o Ceifador.

        Tenho o sentimento de que o Flamengo perdeu 3 meses do ano. Agora é ficar na torcida.

        Reply
    • Nem terminei de comemorar e as primeiras notícias já são ridículas. O nome de FELIPÃO em alta… Se for verdade, esses caras devem estar de zoação com a nossa cara!

      Reply
  3. INFELIZMENTE é assim que banda toca. Muito mais fácil demitir um tecnico do que mandar embora jogador que não rende o que dele se espera. Eu aceito jogador que não rende, mas não aceito jogador que não corra, não jogue com vontade. Quem pode desfilar em campo é o craque e nós não temos nenhum.

    Reply
  4. Companheiros, quando li a entrevista do nosso Vice, normalmente comedido, imaginei que mudanças profundas viriam. Acredito que muita coisa de ruim esteja acontecendo no futebol do Flamengo. Acredito até afastamento de jogadores. Vamos aguardar.

    Reply
  5. O Flamengo informa que Mozer, Jayme de Almeida e Marcelo Martorelli não fazem mais parte do corpo técnico do Flamengo. Com isso, Maurício Barbieri comandará os treinamentos até a definição do novo técnico.

    E parece que ainda vai cair mais gente.

    Reply
  6. Desde que soube da notícia da demissão do Carpegiani venho me perguntando qual seria o melhor nome para seu lugar e juro que não consigo. O Cuca tem um contrato assinado com a Globo para comentar a Copa. Não deve ser viável agora. Falam em Abel e Renato. Não creio que eles deixem seus respectivos times, levando em conta a relação que ambos têm com seus clubes.

    Felipão? Luxemburgo? Dorival? Oswaldo? Sinceramente, eu, como torcedor, não tenho confiança, apesar de respeitar e muito o Scolari e Luxa.

    Vamos aos novos nomes: quem? Petkovic? Fernando Diniz? Rogério Ceni? Os dois últimos estão empregados. E o Pet, sei que até agora não fez um trabalho que justificasse seu nome aqui (assim como o Ceni), mas está no mercado.

    Algum amigo do blog tem alguma outra sugestão entre medalhões, novatos ou estrangeiro?

    Abs e SRN

    Reply
  7. Amigos, existem males que vem para o bem .
    Primeiro defenestraram o bando de incompetentes que dirigia o clube.
    Agora falta afastar alguns jogadores, está na hora do porta da rua é serventia da casa.
    Segundo, por favor parem de falar em base. São uma cambada de mascarados, marrentos e egoístas. Não vão resolver.
    Agora é botar ordem na casa e colocar esse bando de vagabundos para jogar. Fogo no rabo deles. Isso aqui é Flamengo. Manda essa cambada ver um jogo de basquete com Olivinha, marcelinho e sua turma para descobrir o que é o Flamengo.

    Reply
    • Aí Octavio, temos que nos lembrar que são esses sanguessugas empresários quem tem uma enorme culpa na questão desses meninos pensarem mais de sí mesmos do que deveriam pensar. São induzidos a crer que se fizerem dois gols serão vendidos rapidamente para a Europa e juntar-se-ão a Neymar, Coutinho, entre outros.

      Reply
  8. Mas,Kleber o que está errado na administração do futebol do Fla,na sua parte mais intestina.? Aonde está faltando quimíca ? Por que não ocorre a tal sintonia fina.? Alguem está destoando ?
    Enfim,faço perguntas,óbviamente a título de curiosidade.Invoco o “reporter tira-teima”,de tempos passados da Radio Globo,para se puder responder.
    ABS.

    Reply
  9. Leonardo no lugar do R. Caetano
    Coordenador Marcos Braz
    Gerente F. Luciano
    Renato Gaucho de técnico
    No lugar do Pará, Thiago Ennes
    No lugar do Renê, Zeca
    No lugar do Diego, R. Augusto
    No lugar do Dourado, Guerrero

    Reply
  10. É bem mais fácil mandar cortar a cabeça do que remendá-la.
    Pedir para sair é fácil, agora a questão é: quem colocar no lugar. Por isso o EBM é tão avesso a trocas de comando.
    Já observo aqui uma divisão de nomes no comando técnico.
    Mas existem peças dentro das quatro linhas que também deviam entrar na barca. Tem muito morcego se passando por gavião.
    Infelizmente alguns bons jogadores ainda não justificaram sua contratação. Everton Ribeiro é um exemplo claro. E tem alguns jogadores, rotineiramente aqui mencionados pelos amigos, que jamais deveriam ter sido contratado, como exemplo, Renê do Sport. Outro erro inadmissível foi contratar esse “ceifador”, que muito mais me parece um ciscador. Só sabe fazer gol de pênalti.
    Bem, nossa sorte está lançada. Vamos ver quem vem e quem ainda vai.

    Reply
  11. Já demitiram alguém do centro de inteligência?

    A imprensa adora esse momento de especulações, e se for no flamengo, melhor ainda. Dizem que o Tsunami chegará aos jogadores. Eu pessoalmente acho que: RÔMULO~ARÃO, RENÊ~PARÁ e LEO DUARTE, devem partir, e mais do que nunca cheguem: segundo volante, laterais e zagueiro, pois o que não dá é ver um lateral desconhecido do Botafogo ser um dos nomes do jogo, enquanto isso ficam cheios de dedos para contratações.

    Reply
    • Novamente sugiro:

      Técnico: Renato, Abel, Tuca Ferretti, Cuca, Eduardo Berrizo.

      Gerente futebol e auxiliar técnico : Mozer/Jaime x Fábio Luciano, Zinho/Jorginho, Petk.

      Diretor executivo: Ximenes, Pelaipe, Thiago Scuro, Leonardo.

      Reply
    • Novamente sugiro:

      Técnico: Renato, Abel, Tuca Ferretti, Cuca, Eduardo Berrizo.

      Gerente futebol e auxiliar técnico : Fábio Luciano, Zinho/Jorginho, Petk.

      Diretor executivo: Ximenes, Pelaipe, Thiago Scuro, Leonardo.

      Reply
  12. Boa noite, amigos,
    Muita gente mandada embora. Ótimo, pois era necessário mesmo. E os jogadores? Vamos continuar com esses laterais horríveis? Com a enceradeira do Diego? Com o sem vontade do Éverton Ribeiro? Com o bracinho de dinossauro do Diego Alves (o cara toma susto da bola)?
    Estou com medo do técnico que vem por aí.
    SRN.

    Reply
  13. Finalmente alguém deu um murro na mesa e disse chega: recado do Lomba ontem foi claro. E a barca não vai ser só de.comandantes não.
    Pela primeira vez a direção tomou a decisão correta. O prejuízo que esse Caetano causou ao flamengo, beira o imensuravel. O prejuízo financeiro , técnico e moral que podem afetar uma grande geração de futuros rubro negros. 20 campeonatos perdidos em 5 anos e três meses. Uma vergonha difícil de apagar. Quantos mil sócios torcedores abandonaram o barco, quantas premiações deixamos de ganhar. O Flamengo realmente arrecada muito, para conseguir suportar tamanho prejuízo.
    E hoje foi o dia do basta, o dia que pode ser o.da virada de página do futebol rubro negro.
    Dispensar uma comissão técnica inteira..para poucos. Parabéns ao Lomba e que Deus os ilumine para que coloquem as pessoas certas. T

    Reply
  14. Coisa interessante: acabei de ver a virada do Vasco (os caras tem um histórico de virada mesmo), e uma coisa que me chamou atenção, é que geralmente quando o Flamengo não está envolvido no clássico,os jogos são emocionantes. Será que o motivo deve-se ao fato de Vasco, Fluminense e Botafogo terem mais vontade que o Flamengo?
    O tal do Paulinho joga muita bola.
    SRN.

    Reply
  15. Leio que o Flamengo sonda Felipão, Alexandre Matos ou Leonardo? É rir para não chorar. Primeiro que Felipão mostrou-se ultrapassado no Palmeiras, seleção, Chelsea, etc. Aquele papo de família já era. Alexandre Matos só se fosse idiota para sair do Palmeiras. E o Leonardo não conhece nada da realidade do futebol brasileiro, do nosso mercado, empresários de jogadores, etc.

    Diz que o Fábio Luciano rejeitou o Flamengo. Eu, sinceramente, iria atrás do Alessandro. Ele saiu do Corinthians e foi criado na Gávea. Alessandro, Zinho e um bom treinador. Pra mim seria o Abel, mas jamais ele sairá do conforto do Fluminense.

    Falando em treinador, e o Zé Ricardo? Deveria estar na Gávea até hoje. Sorte a ele, mas no domingo serei Fogo!

    Reply
    • Concordo com quasr tudo, exceto Ze Ricardo. Parte dessa mentalidade de protegidos, de amigos desse ou daquele foi implementada por 18 meses por ele. Basta ver que o melhor jogador do time hoje, Paqueta, foi jogador dele na base e nunca teve 5 minutos com ele no profissional. Ja esqueceu que o Cuellar era banco do MA? Da tolerancia absurda com a falta de compromisso do Vaz? Da insistencia com Gabriel?
      Sinceramentr, nao tenho nenhuma saudade do ZR. Espero que ele nunca mais volte ao clube. Precisamos olhar pra frente, implementar um regime profissional, nao de compadrio, buscar titulos, ter jogadores que queiram conquistar.
      Em tempo: olha as indicações do ZR: Geovanio, Romulo, Rene e mais alguns inuteis caros. Nestes casos, ele foi, no minimo, conivente. Precisamos de um treinador com personalidade vencedora, com ambicao e que nao dr submeta a qq interesse de dirigente.

      Reply
      • Veja os resultados do Zé: campeão carioca, 3 lugar no brasileiro 2016 e 5 lugar em 2017 qnd saiu do Flamengo, classificado na copa Brasil as semifinais. Ruim não era!

        Reply
    • Prezados,
      Li que os jogadores queriam apontar o nome de um treinador, o que foi negado… Esses caras ainda não entenderam que também fazem parte dessa podridão. Já que estão futucando a ferida (o que deveria ter sido feito em dezembro/2017), que mandem embora parte deste elenco nutella – sendo o representante maior do molenguismo o W.Arão.

      Reply
  16. Leonardo? Pelo amor de Deus… Lembro que em 2009 ele tirou de bolso a grande solução. Em entrevista imprensa, o mesmo bradou: A SOLUÇÃO É VENDER O FLAMENGO !!! Só isso já basta!! Leonardo NÃO!!!!!

    Reply
  17. Querido Kleber,
    Indo numa linha um pouco diferente.
    Foi necessária uma crise para uma tomada de atitude corajosa do Lomba.
    Há muito já era pra ter demitido o Caetano. Ele sozinho causou um estrago enorme ao Flamengo, seja em contratações equivocadas de jogadores, seja de técnicos. A opção pelo Rueda então, foi de uma burrice colossal.
    Jamais seria demitido num momento mais tranquilo do time e do clube. A lógica até seria essa, mas na prática, não fariam. Então, que seja na crise. Fizeram a limpa.
    E vem mais. Alguns dos jogadores contratados pelo energúmeno também vão sair.
    Agora, não adianta especular. A decisão do Lomba foi correta e vou com você nessa direção. Quanto menos, melhor. Dou meu palpite aqui que deveria ser ele a assumir a diretoria executiva ou o Marcos Braz. É da casa e está em casa.
    Alguns aqui do blog estão sugerindo o Pet. Não podemos ter memória curta. Lembram da lambança que ele fez no Vitória?
    O Zinho seria muito bem vindo como coordenador técnico e treinador, eu tiraria o André Jardine do São Paulo. É jovem, conhece muito e foi escanteado pelo clube. Se viesse para o Flamengo seria um esfomeado na frente de um prato de comida.
    Enfim, agora vamos aguardar. O pior já foi feito.

    Reply
  18. Finalmente, o presidente do clube mostrou serviço. A exceção de Carpegiane , que foi o ultimo a chegar e ja pegou um grupo contaminado, todos os outros demitidos estao há dois anos assistindo os seguidos vexames, a falta de comprometimento, a falta de planejamento e de comando , e nada fizeram pra mudar..TODOS que foram demitidos já foram tarde !
    QUERO MEU FLAMENGO DE VOLTA !

    Reply

Comente.